domingo, 18 de novembro de 2007

Weekend Update - Stock Car

Na etapa do Rio de Janeiro, a festa foi dos cariocas. Competindo na Stock Car desde 2001, Duda Pamplona finalmente quebrou a barreira da vitória ao triunfar na corrida de hoje, no meio-autódromo de Jacarepaguá. Mas a prova - penúltima do calendário da temporada 2007 - vai ficar marcada por ter consagrado Cacá Bueno, que conquistou o bicampeonato da categoria.

Desde o início, a corrida foi bastante movimentada. Na largada, o pole Ricardo Sperafico manteve a ponta, enquanto Duda Pamplona (à esquerda) passou de terceiro para segundo. Ao mesmo tempo, Ricardo Maurício, que havia saído da primeira fila do grid, recebeu um toque de Antonio Pizzonia, chocou-se contra o muro e abandonou logo de cara. Mais atrás, o começo da corrida foi perfeito para Cacá Bueno.

O piloto da equipe Eurofarma RC ganhou cinco posição na primeira volta, passando de 16º a 11º. De quebra, Cacá ainda superou Rodrigo Sperafico e Thiago Camilo, os únicos que ainda podiam tirar o seu título. A corrida, porém, não seria fácil para ele. Já no terceiro giro, Cacá perdeu a direção hidráulica. O líder do campeonato ficou sem o acessório até o fim, precisando fazer um esforço tremendo para manter o carro na pista.

Parecia que a definição do título ficaria para a etapa final da Stock, em São Paulo, mas a sorte virou de novo. E, dessa vez, ficou ao lado de Cacá. Precisando recuperar posições, Thiago Camilo tentou uma manobra otimista demais para cima de Antonio Jorge Neto. Os dois se tocaram e foram para a grama, de onde Camilo não conseguiu voltar. Assim, Rodrigo Sperafico tornou-se o único homem na pista capaz de impedir o bi de Cacá.

Enquanto isso, Ricardo Sperafico não suportou a pressão de Duda Pamplona, perdendo a ponta quando faltavam apenas seis voltas para o fim. A briga pela terceira posição também era ferrenha: David Muffato e Ruben Fontes chegaram a sair da pista juntos, mas nenhum dos dois perdeu muito tempo. Mais atrás, Rodrigo Sperafico era apenas o sexto, marcando um número de pontos insuficientes para superar Cacá Bueno.

Nas últimas voltas, Duda Pamplona abriu uma diferença confortável para Ricardo Sperafico, que por pouco não perdeu a segunda posição para David Muffato, em ótimo dia. Ruben Fontes finalizou num bom quarto, com Ingo Hoffmann em quinto. Logo a seguir, Pedro Gomes superou Rodrigo Sperafico na última volta, levando o sexto lugar e confirmando o título de Cacá Bueno, que manteve-se num seguro décimo.

Vale destacar ainda a boa participação de Luciano Burti, que vinha entre os líderes até sofrer uma quebra perto da bandeirada. Ricardo Zonta foi outro que não contou com a sorte: depois de andar no grupo da frente na maior parte da prova, ele teve problemas de pneus e terminou apenas em 15º. Para terminar, é preciso mencionar que a chuva - presente durante quase todo o fim de semana - não deu as caras dessa vez.

Com os resultados da etapa carioca, Cacá Bueno subiu para inalcançáveis 278 pontos, confirmando seu segundo título consecutivo. Agora, a luta é pelo vice-campeonato, que está entre Rodrigo Sperafico (251), Thiago Camilo (247), Ingo Hoffmann e Felipe Maluhy (ambos com 234). Logo abaixo, a classificação final da prova de hoje, no meio-autódromo de Jacarepaguá:

1. Duda Pamplona/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, 32 voltas em 46:19.317 s
2. Ricardo Sperafico/Paraná/Peugeot 307, a 4.241s
3. David Muffato/Paraná/Peugeot 307, a 4.399s
4. Ruben Fontes/Goiás/Peugeot 307, a 8.628s
5. Ingo Hoffmann/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 9.887s
6. Pedro Gomes/São Paulo/Peugeot 307, a 10.400s
7. Rodrigo Sperafico/Paraná/Volkswagen Bora, a 11.040s
8. Hoover Orsi/Mato Grosso do Sul/Volkswagen Bora, a 15.473s
9. Felipe Maluhy/São Paulo/Mitsubishi Lancer, a 16.743s
10. Cacá Bueno/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, a 17.811s

A etapa final da temporada 2007 da Stock Car acontece no dia 9 de dezembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Ao longo deste domingo, o Blog volta comentando as atividades do G.P. de Macau, dos Mundiais de Rally e Turismo e da Nascar. Até mais!

Crédito das fotos: www.stockcar.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

ótima corrida, título merecido para o Cacá e como eu sou um cara muito chato, corrige ai: o Ruben do Ruben Fontes é com N e não M (risos).

Blog F1 Grand Prix disse...

Edvaldo,

É verdade, erro meu. Já corrigi, obrigado pela dica!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Fui na corrida e curti mto a corrida. Tava torcendo mais pros antigões, Ingo e Chico Serra; ateh q o Ingo foi bem, mas o negocio tava feio pro Chico. Parabens pro Cacá q conseguiu segurar o carro com desempenho ruim por mtas voltas, no final ateh pensei q ele ia dar uma de Helinho e escalar a grade, mas foi quase...
E o Pizzonia, se eu já naum era mto fã dele, conseguiu piorar a imagem dele...tsc tsc tsc...
Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Eu gostaria de ter ido também, mas infelizmente tive um compromisso. Nem escrevo estar linhas do Rio...

Pelo menos eu ainda consegui ver a prova pela televisão. Aliás, se você quiser enviar alguma foto ou vídeo, pode mandar que eu coloco no Blog!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gustavo, ficaria mto honrado de te passar fotos ou videos mas tudo o q fotografei e filmei com meu humilde celular foram pontos coloridos em alta velocidade lah embaixo (fiquei lah em cima na arquibancada); ou seja, dificil enxergar algo.

Mas se quiser msm assim, rs

Felipe Maciel disse...

Corridaça do Cacá, título merecido mais uma vez.
E o Burti continua andando bem e quabrando demais...

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Entendi. Paciência, fica para a próxima! De qualquer maneira, obrigado pela atenção!

Grande abraço!

Gustavo Coelho