sábado, 22 de novembro de 2008

Webber já começou mal a temporada 2009

Você é um piloto com mais de 100 corridas na Fórmula 1 e nenhuma vitória.

No ano que vem, o seu novo companheiro é um jovenzinho extremamente rápido, considerado por muitos um futuro campeão da F-1. Alguém que já venceu corrida e impressionou a todos.

Seu contrato com a equipe termina no fim da próxima temporada. Ou seja: você precisa mostrar serviço. Perder para o jovenzinho é algo que não pode acontecer.

Mas o jovenzinho começa os testes de inverno num ritmo impressionante, enquanto você aproveita as férias no seu país.

Então, durante uma corrida de mountain bike, você quebra a perna e perde todos os demais testes antes do início da temporada.

O jovenzinho, portanto, fica responsável por desenvolver o carro, que chegará com várias novidades porque o regulamento do ano que vem é bem diferente.

Ao mesmo tempo, você, sem poder fazer nada, passará as férias deitado na cama ou sofrendo para andar de um lado para o outro de muletas.

Sem dúvida, quando o campeonato começar, o jovenzinho estará bem mais preparado do que você. E recuperar essa desvantagem não será nada fácil.

É essa a incômoda situação em que se encontra o australiano Mark Webber, que fraturou a perna direita num acidente de mountain biek neste sábado.

Webber vai ficar de molho durante um mês e meio no mínimo, e só deve voltar a pilotar um carro de Fórmula 1 no finalzinho do período de pré-temporada.

Assim, o alemão Sebastian Vettel será o responsável por comandar a Red Bull em todos os testes coletivos de dezembro em janeiro.

Em sua carreira, Webber já enfrentou - e venceu - novatos promissores como Antonio Pizzonia, Justin Wilson, Christian Klien e Nico Rosberg.

Agora, porém, o australiano se vê diante do maior desafio desde que chegou à categoria.

Andar na frente do fenomenal Vettel não é uma tarefa fácil.

E, com o infeliz acidente deste sábado, ficou bem mais complicado.

Ainda faltam cerca de quatro meses para o GP da Austrália do próximo ano.

Mas, para Mark Webber, a temporada 2009 já começou muito mal.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dirigentes lançam mais uma idéia fantasiosa para o treino classificatório

E eis que os dirigentes da Fórmula 1 aparecem com mais uma "genial" solução para o treino classificatório.

A idéia que circulou nesta sexta é absolutamente fantasiosa.

Aí vai: colocar os 20 carros na pista ao mesmo tempo, com a mesma quantidade de combustível, e ir eliminando o mais lento a cada volta.

Depois de 14 giros, os seis primeiros retornariam aos boxes para um novo jogo de pneus, mas permaneceriam com a mesma quantidade de combustível.

O "sobrevivente" ao fim de 20 voltas seria o pole e ganharia também um ponto extra no campeonato, além de um prêmio em dinheiro.

Alguém aí percebeu algo de errado no sistema?

E se um piloto mais rápido alcançar outro mais lento, perder tempo por causa deste adversário e terminar eliminado porque naquela volta, especificamente, ele pegou tráfego?

É inacreditável que os dirigentes da Fórmula 1 não tenham se dado conta de que 20 carros na pista ao mesmo tempo, em algum momento, vão se cruzar.

Não está óbvio que um piloto vai acabar atrapalhando a volta do outro? Isso faz parte do sistema ou não?

Pois bem, a decisão da Associação das Equipes sobre o assunto sai no dia 4 de dezembro.

Até lá, tomara que os dirigentes percebam o tamanho da bobagem que podem fazer.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Novo carro da Stock será grande atração da categoria em 2009


Nesta semana, a categoria reuniu a imprensa para revelar algumas das novidades da próxima temporada.

Entre elas, o novo calendário - com destaque para uma possível etapa nas ruas de Salvador - e a possiibilidade de usar o álcool como combustível a partir de 2010.

Mas nada chamou mais atenção do que a apresentação do novo carro da Stock.

Com linhas claramente inspiradas no modelo do Campeonato de Turismo Alemão, o carro não lembra em quase nada as chamadas "bolhas" que a categoria usa há oito anos.

Será a grande atração da Stock em 2009.

Além da vantagem no visual, ainda vai proporcionar muito mais segurança aos pilotos, que vão ficar mais ao centro do cockpit para evitar lesões em caso de acidentes laterais.

É verdade o novo bólido da Stock continuará sendo totalmente diferente dos carros de rua - o que para alguns é algo imperdoável - mas o trabalho foi realmente caprichado.

O novo carro deve ser capaz de atrair uma parcela do público que não se interessava pelos modelos um tanto "sem graça" que a categoria vinha usando no passado recente.

Ainda há aspectos que a Stock ainda precisa corrigir, como o confuso sistema de classificação e a falta de patrocínio para a "Corrida do Milhão".

Apesar disso, não resta dúvida de que a Stock começou bem a preparação para 2009.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Senna vence ''vestibular'' e fica bem perto da vaga na Honda

O ''vestibular'' da Honda em Barcelona terminou com um claro vencedor.

Bruno Senna, que já era o favorito na disputa por uma vaga na equipe japonesa, parece ter afastado de vez a ameaça de Lucas di Grassi.

Nesta quarta, Senna conseguiu um promissor oitavo tempo e ficou a somente três décimos do titular da Honda, Jenson Button.

Na terça, Di Grassi havia sido pouco mais de meio segundo mais lento do que o inglês.

Desempenhos semelhantes, mas Senna foi ligeiramente melhor. Como a Honda já estava mais inclinada a acertar com o sobrinho de Ayrton, tudo indica que essa tendência não será mais revertida.

Senna só não estréia na Fórmula 1 em 2009 se perder a vaga na Honda para Rubens Barrichello.

Afastado das especulações nas últimas semanas, Rubinho virou o azarão na disputa contra Senna e Di Grassi, mas ainda tem suas chances.

Resta saber se terá calibre para frear o crescimento de Senna, que reagiu realmente bem à pressão em Barcelona.

Quanto a Di Grassi, parece que vai precisar partir para outra.

Lucas tem garantida sua posição de piloto de testes na Renault, só que ainda tem outras opções.

A porta da Toro Rosso está quase fechada, mas ainda há uma abertura.

A equipe de Penske de Fórmula Indy procura um substituto para Helio Castroneves e Di Grassi poderia ser uma escolha.

Há também a possibilidade de correr mais um ano na GP2. Di Grassi seria o titular da equipe Campos, que o idolatra após o ótimo desempenho da última temporada.

Por fim, o piloto pode permanecer na reserva da Renault, esperando um deslize de Nelsinho ou a sempre cogitada saída de Alonso para fazer sua esperada estréia na F-1.

Na Honda, isso não vai acontecer.

Porque, a não ser que Rubinho consiga uma virada espetacular, Bruno Senna será o companheiro de Jenson Button em 2009.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

F-1 perto de abolir os pontos e adotar as ''medalhas''

Em sua busca incessante para melhorar o ''espetáculo'' da Fórmula 1, os dirigentes da categoria parecem maravilhados com a sua mais nova invenção: o sistema de pontuação baseado no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos.

Segundo Bernie Ecclestone, o modelo está perto de ser adotado já em 2009.

O campeão seria o piloto com mais vitórias, independente do número de pontos conquistados.

Ainda é cedo para saber se a idéia daria certo. Mas, desde já, não causa uma boa impressão.

Basta ver o número de discrepâncias que geraria se fosse o modelo em vigor desde o início da década de 80, por exemplo.

Nelson Piquet seria um homem sem título mundial.

E Nigel Mansell, seu grande rival, teria três títulos na bagagem.

Alain Prost perderia os campeonatos de 1986 e 1989, mas ganharia os de 1981, 1983 e 1984.

Ayrton Senna teria conquistado um tetra entre 1988 e 1991.

Apenas Michael Schumacher continuaria com seus sete títulos, assim como está hoje.

Campeonatos muito equilibrados como Villeneuve-Schumacher (1997), Hakkinen-Schumacher (1998) e Schumacher-Raikkonen (2003) teriam sido decididos muito antes do tempo.

Ou seja: o modelo das medalhas representa realmente uma forte ruptura com o sistema que está em vigor.

Se os dirigentes o adotarem, tomara que saibam o que estão fazendo...

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Em Barcelona, Di Grassi esteve longe de um desempenho ruim, mas também não foi espetacular.

Ficou a meio segundo de Button, enquanto Vettel liderou as atividades do dia.

Agora, é esperar pelo teste decisivo de Bruno Senna, nesta quarta.

O sobrinho de Ayrton provavelmente vai virar um tempo melhor que o de Di Grassi, já que a pista vai melhorando à medida que os carros passam mais tempo correndo.

O que vai contar, realmente, é a diferença de Senna para Button.

No momento, Senna é o grande favorito à vaga.

Só precisa repetir a performance de Di Grassi para conquistar de vez a preferência da equipe.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Senna vence primeiro ''round'', mas disputa ainda vai esquentar

A esperada bateria de testes de Barcelona foi aberta nesta segunda com o japonês Takuma Sato, da Toro Rosso, na liderança.

Sato, desempregado desde a falência da Super Aguri, tem de mostrar serviço para voltar à Fórmula 1 em 2009.

Começou bem.

Assim como Bruno Senna. O sobrinho do tricampeão Ayrton finalizou o dia apenas em 15º, mas impôs 1.2s de vantagem para o compatriota Lucas di Grassi, o grande rival na briga por uma vaga na Honda.

Os dois andaram em condições um tanto distintas, é verdade.

Di Grassi pegou pista suja, um carro mau acertado e pneus velhos.

Senna andou com o circuito limpo, o acerto que Di Grassi escolheu e compostos novos.

Ambos treinaram com bastante combustível, é bom ressaltar.

Senna começou mostrando potencial, mas a disputa contra Di Grassi ainda não terminou.

A verdadeira avaliação da Honda só irá acontecer nos próximos dois dias.

Nesta terça, Di Grassi corre em todas as sessões. Na quarta, Senna testa pela Honda no mesmo esquema, de manhã até de tarde.

O parâmetro de comparação será o inglês Jenson Button, que se junta aos brasileiros a partir de agora.

Com pneus macios, pouca gasolina e pista limpa, Senna e Di Grassi, enfim, vão ter a chance de mostrar ao que vieram.

domingo, 16 de novembro de 2008

Hora da decisão para Senna e Di Grassi

Os testes de Barcelona começam nesta segunda e vão decidir qual será o terceiro representante brasileiro na temporada 2009 da F-1.

Massa e Nelsinho, como todos sabem, já estão assegurados.

Resta a desejada vaga na Honda, que vai ficar com Bruno Senna, Lucas di Grassi ou Rubens Barrichello.

Rubinho, embora garanta que ainda ''tem gás'' para a F-1, já está praticamente descartado.

Entre Senna e Di Grassi, cada um tem o seu favorito.

Nelsinho Piquet, por exemplo, afirmou que Senna é ''muito melhor'' do que Di Grassi.

Uma declaração surpreendente de alguém que, na maior parte do tempo, evita comentários sobre qualquer assunto.

A opinião de Nelsinho, porém, não é o que leva Senna a ser considerado favorito na disputa com Di Grassi.

E sim o sobrenome do sobrinho de Ayrton, seus patrocinadores e o potencial para melhorar bastante.

Se fizer bem seu trabalho em Barcelona, Senna vai ganhar a disputa mesmo se Di Grassi for um pouco melhor.

Para o perdedor do duelo, restará uma vaga de piloto de testes ou na GP2 em 2009.

A Toro Rosso, única outra equipe que ainda não fechou os titulares da próxima temporada, deve escolher dois nomes entre Sebastien Bourdais, Takuma Sato e Sebastien Buemi.

Portanto, o teste na Honda é o grande momento das carreiras de Bruno Senna e Lucas di Grassi até agora.

Esta é a hora para os dois provarem seu valor.