quinta-feira, 2 de julho de 2009

Alonso e a Ferrari: um namoro perto de virar casamento

A longa disputa entre a FIA e Fota atrasou a preparação para a temporada 2010 da Fórmula 1.

Já estamos em julho e, até agora, pouco foi esclarecido sobre o regulamento do ano que vem. O calendário também não parece perto de ser divulgado.

E o mercado de pilotos, naturalmente, ficou bastante tempo paralisado.

Agora, estão começando as movimentações.

Na terça-feira, o jornal As publicou que Fernando Alonso já tem um acordo com a Ferrari para 2010. O anúncio da contratação do espanhol seria feito no GP da Itália, em Monza.

Não é novidade para ninguém que a Ferrari tem interesse em contar com Alonso. O bicampeão é um desejo pessoal do presidente da escuderia, Luca di Montezemolo.

Além disso, o banco espanhol Santander já se acertou com a Ferrari para 2010 e faz um grande lobby pela contratação de Alonso.

A ligação entre o piloto e a Ferrari não é pura especulação. Mas parece difícil garantir que o acordo já foi sacramentado.

Primeiro porque a Ferrari já tem, em tese, dois pilotos contratados para 2010. Um é Felipe Massa, bastante querido dentro da equipe e cujas performances não justificam uma demissão.

O outro é Kimi Raikkonen. Que, bem ou mal, é um campeão do mundo.

Entre os dois, a Ferrari provavelmente dispensaria o finlandês. Mas não é simples assim.

Para ter Alonso, a equipe não precisaria somente quebrar o contrato com Raikkonen. Muita gente parecer esquecer que o espanhol também está comprometido com a Renault.

O acordo de Alonso com a escuderia francesa vai até 2010. Se existir uma cláusula de desempenho, o espanhol fica livre para ir embora porque a Renault certamente não alcançou a expectativa de Alonso neste ano.

Mas e se a Ferrari precisar pagar uma rescisão de contrato para acertar com o bicampeão? Será que a escuderia italiana está assim tão desesperada para contar com Alonso desde já?

Os pilotos da Ferrari são ótimos, não há dúvidas. Pode ser que Alonso já tenha mesmo algum tipo de pré-acordo com a equipe, mas a contratação só seria concretizada em 2011.

O namoro entre Alonso e Ferrari é um fato. O casamento é que talvez ainda vá demorar um pouco.

--

Sim, o Blog vem tendo problemas de atualizações desde a semana passada. O espaço anda meio abandonado, porém isso é só temporário.

Foram duas semanas complicadas, de muita correria. Mas não demora muito e o Blog F1 Grand Prix voltará a ser atualizado diariamente.

domingo, 28 de junho de 2009

Rossi: 100 vitórias de um gênio

A crise na Fórmula 1 já acabou, embora o presidente da FIA, Max Mosley, insista em afirmar que não perdeu a batalha ainda.

Ninguém parece levar a sério as ameaças que Mosley faz agora, mas as declarações dos dirigentes ainda dominam o noticiário da F-1.

Que coisa chata.

Enquanto isso, a MotoGP vive um momento iluminado. Graças a um ídolo carismático como Valentino Rossi.

A grande notícia do fim de semana foi a 100ª vitória do italiano no Mundial da Motovelocidade.

Rossi venceu o GP da Holanda, em Assen, de forma dominante. Comemorou com irreverência - como de costume - e recebeu uma merecida homenagem ainda dentro da pista.

Para quem não viu, vale a pena conferir este momento histórico. Não é todo dia que um gênio da raça alcança uma façanha tão impressionante:



--

Nesta semana que passou, o Blog ficou sem atualizações de quarta-feira a domingo: o maior período desde que o espaço entrou no ar, em junho de 2007.

Aos leitores que acompanham o Blog, peço desculpas pelo sumiço sem aviso. Culpa, principalmente, da rotina muito forte no trabalho.

A partir desta segunda-feira, voltamos com o ritmo normal, com atualizações a cada dois dias pelo menos.