sábado, 10 de maio de 2008

Massa mantém domínio e crava pole do G.P. da Turquia

Pelo terceiro ano consecutivo, Felipe Massa é o pole position do G.P. da Turquia. Confirmando sua supremacia no circuito de Istambul Park, o brasileiro foi o melhor no treino classificatório de hoje, enquanto seu rival Kimi Raikkonen não conseguiu mais do que um quarto lugar. Entre os dois pilotos da Ferrari está a dupla da McLaren, com Heikki Kovalainen à frente de Lewis Hamilton. Mais atrás, Rubens Barrichello fez um razoável 12º, com Nelsinho Piquet aparecendo apenas na 17ª posição.

Choveu pela manhã em Istambul, mas a pista já estava seca quando a classificação começou. A temperatura ambiente, porém, manteve-se muito baixa, complicando a vida dos pilotos que saíram para a pista antes. Com o asfalto escorregadio, Kazuki Nakajima rodou e quase bateu na barreira de proteção, mas conseguiu evitar o choque. Apesar disso, o japonês não escapou da eliminação no primeiro trecho do treino.

Assim como Nakajima, Nelsinho Piquet, Sebastien Bourdais, Adrian Sutil e Giancarlo Fisichella também foram cortados. Sem conseguir acompanhar o ritmo de Alonso, Nelsinho declarou-se "extremamente decepcionado" com o seu resultado. Em cinco corridas, o novato ainda não conseguiu superar o bicampeão. Isso já era até esperado, mas a diferença entre Alonso e Nelsinho na Turquia foi bastante considerável.

Lá na frente, Massa marcou a volta mais rápida do primeiro trecho da classificação, seguido por Hamilton e Raikkonen. A situação se inverteu na segunda parte do treino, quando Raikkonen foi o melhor. Dessa vez, Robert Kubica terminou como o vice-líder, com Massa caindo para terceiro. Mais atrás, a briga para conseguir um lugar na "superpole" foi animada como de costume.

No fim, os "nocauteados" foram Nico Rosberg, Rubens Barrichello, Jenson Button, Sebastian Vettel e Timo Glock. Falando à TV Globo, Rubinho declarou-se um pouco chateado com o resultado, já que tinha esperanças de largar entre os dez primeiros. O veterano brasileiro, porém, pareceu conformado com a 12ª posição, basicamente o máximo que o carro da Honda pode conseguir.

Finalmente era chegada a hora da verdade. Hamilton começou melhor, mas logo depois foi batido por Massa. Já no final da primeira rodada de tentativas, o piloto brasileiro mostrava-se num patamar um pouco acima da concorrência. Nos minutos finais, Kovalainen ocupou a liderança por alguns segundos, antes de Massa recuperar a ponta. Hamilton precisou se contentar com o terceiro lugar, com Raikkonen não passando de quarto após enfrentar tráfego na sua última volta rápida.

Na seqüência, Kubica estabeleceu o quinto tempo com a BMW, seguido pelo ótimo Mark Webber. Mais uma vez, Fernando Alonso fez o máximo com a Renault, e terminou num razoável sétimo. A seguir, Jarno Trulli, Nick Heidfeld e David Coulthard fecharam os dez primeiros, todos dando pinta de estar com carros mais pesados. Logo abaixo, o grid de largada do Grande Prêmio da Turquia:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:27.617s
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.808s
3. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:27.923s

4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:27.936s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:28.390s
6. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:28.417s
7. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:28.422s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.836s
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:28.882 s
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:29.959s
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:27.012s
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:27.219s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:27.298 s
14. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:27.412s
15. Timo Glock /Alemanha/Toyota, 1:27.806s
16. Kazuki Nakajima/Japã
o/Williams, 1:27.547s
17. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:27.568s

18. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:27.621s
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:28.325s
20. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:27.807s*
* = punido com a perda de três posições no grid por avançar o sinal nos treinos de sexta

A largada do G.P. da Turquia está marcada para as 9 horas de Brasília neste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo.




Felipe Massa está com a vitória do G.P. da Turquia nas mãos. Com Kimi Raikkonen limitado ao quarto lugar, basta ao piloto brasileiro manter a liderança na largada, e não cometer erros no resto da prova. Se nada der errado, Massa vence até com certa folga. Por outro lado, Raikkonen deve encontrar bastante dificuldade para superar as McLaren. Ao que tudo indica, o resultado do G.P. de Turquia vai embolar o campeonato.

A segunda posição no grid foi o melhor resultado da curta carreira de Heikki Kovalainen na Fórmula 1. O finlandês provou estar recuperado do pavoroso acidente no G.P. da Espanha, e deu mostras de que pode desafiar Lewis Hamilton dentro da McLaren. Ape
sar de tudo, as esperanças de vitória do time prateado ainda estão com o inglês. Largando de terceiro - ou seja, do lado limpo da pista - Hamilton tem tudo para superar Kovalainen já na primeira volta.

Por sua vez, a BMW talvez tenha sido a grande decepção do dia. Em quinto, Robert Kubica ficou a quase sete décimos da pole, enquanto Nick Heidfeld não passou de um discreto nono lugar. Ao mesmo tempo, a Red Bull emplacou dois carros entre os dez primeiros, conseguindo um resultado promissor. Também merecem elogios Fernando Alonso e Jarno Trulli, que voltaram a ter desempenhos consistentes.

Sobre Rubinho e Nelsinho, poucas palavras. O veterano da Honda não tinha como arrancar mais do que um 12º lugar mesmo. E Nelsinho já começa a testar a paciência da Renault. Certamente, a equipe não esperava um início de temporada tão fraco por parte do novato...



Ficamos sem o "vídeo do dia" hoje por causa da lentidão da conexão discada que eu estou precisando usar neste fim de semana. Na segunda a seção volta ao seu ritmo normal. Agora, é concentração total para o G.P. da Turquia...

Até mais!

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sexta-feira, 9 de maio de 2008

Massa lidera treinos de sexta na Turquia

Um aviso aos amigos do Blog: o post sobre a classificação de amanhã deve entrar no ar com certo atraso, apenas na parte da tarde. No domingo, porém, o relato da corrida e a Análise do Grande Prêmio vão ser postados o mais rápido possível

Deu a lógica nos primeiros treinos do G.P. da Turquia. Confirmando todo o seu favoritismo, a Ferrari comandou as duas sessões desta sexta com certa facilidade. Felipe Massa foi o mais rápido na parte da manhã, enquanto Kimi Raikkonen foi o melhor nos ensaios da tarde. Na tabela dos tempos combinados, vantagem para o piloto brasileiro, que superou Raikkonen em dois décimos. Entre eles, Heikki Kovalainen ficou com o segundo lugar do dia, com uma volta estabelecida na sessão matinal.

Como de costume, os treinos de sexta-feira foram um tanto monótonos, embora os pilotos tenham completado um número de voltas relativamente alto. Pela manhã, a pista ainda estava um pouco molhada por causa da chuva que havia caído na madrugada, o que acabou limitando as atividades. Mesmo assim, Massa cravou o melhor tempo do dia nos minutos finais da sessão, sendo seguido por Kovalainen e Lewis Hamilton.

Por sua vez, Raikkonen amargou a última posição entre os vinte pilotos participantes. Culpa de um problema mecânico, que deixou o finlandês parado no box durante a maior parte do tempo. A reação de Raikkonen veio no treino da tarde. O "homem de gelo" finalizou na liderança, com Hamilton e Massa logo atrás. No balanço do dia, porém, quem saiu em destaque foi mesmo o piloto brasileiro.

Mais uma vez, a BMW teve um desempenho discreto na sexta, não conseguindo mais do que um sétimo com Robert Kubica. A Red Bull surpreendeu com um ótimo quinto lugar, graças ao criticado David Coulthard. Prestes a bater o recorde de mais largadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello fechou em 16º, uma posição atrás de Nelsinho Piquet. O veterano usou uma pintura comemorativa na sua Honda, que ficou bastante caprichada.

Dessa vez, os micos do dia foram proporcionados por Giancarlo Fisichella e Mark Webber. Primeiro, o italiano saiu para a sessão da manhã antes da abertura da pista. Pelo avanço de sinal, Fisichella vai perder três posições no grid, e não deve escapar da lanterna amanhã. Mais tarde, Webber forçou demais na curva oito de Istambul Park e bateu forte, destruindo sua Red Bull. O acidente do australiano forçou a única bandeira vermelha do dia. Logo abaixo, os tempos combinados desta sexta-feira:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:27.323s
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.456s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:27.543s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:27.579s
5. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:27.763s
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:28.284s
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:28.431s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.619s
9. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:28.664s
10. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:28.817s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:28.826s
12. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:28.849s
13. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.907s
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:29.008s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:29.024s
16. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:29.082s
17. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:29.462s
18. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:29.630s
19. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:29.633s
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:29.756s

O treino de classificação do G.P. da Turquia está marcado para as 8:00h da manhã, horário de Brasília. A TV Globo mostra ao vivo.



Fora da pista, Felipe Massa virou notícia por ter anunciado hoje sua saída da GPDA, a Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios. Além do piloto brasileiro, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Adrian Sutil também não fazem parte da entidade, liderada pelos veteranos Pedro de la Rosa, Jarno Trulli e Mark Webber. Ao que parece, a decisão de Massa foi uma reação ao "imposto" cobrado pela GPDA, que é maior para os pilotos que marcam mais pontos.

Enquanto isso, a Formula One Manegement - empresa que controla os direitos comerciais da Fórmula 1 - deu hoje uma excelente notícia aos fãs da categoria que gostam também de videogames. A partir de 2009, a Fórmula 1 vai voltar a estrelar um jogo de corrida, que deve ganhar versões para computador e PlayStation. Desenvolvido pela Codemasters, o game será o primeiro a incluir nomes como Lewis Hamilton, Robert Kubica e Sebastian Vettel.

Em Indianapolis, a Fórmula Indy encerrou a primeira bateria de treinos para as 500 Milhas de Indianapolis, marcadas para o próximo dia 25. A chuva, que cancelou as atividades de quarta e quinta, deu uma trégua hoje, e os pilotos ganharam algum tempo de pista antes do Pole Day. No fim do dia, melhor para o australiano Scott Dixon, que terminou como o mais rápido dos 33 pilotos. Logo atrás, o brasileiro mais bem colocado foi Tony Kanaan, em segundo lugar.

O tradicional Pole Day, que define parte do grid de largada da corrida, acontece neste sábado.


O vídeo do dia mostra o principal momento dos treinos desta sexta na Turquia: a escapada de Mark Webber na sessão da tarde, que deixou a Red Bull do australiano bastante destruída. Para quem não viu, vale a pena conferir:




Nos vemos por aí!

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Fórmula 1 - www.gpupdate.net
Scott Dixon - www.motorsport.com

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Turquia

E, mais uma vez, a disputa pela vitória está entre Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Em condições normais, a dupla da Ferrari não perde o triunfo no G.P. da Turquia. Após a acachapante dobradinha da equipe vermelha na Espanha, ainda não dá para esperar uma reação rápida da McLaren, ou uma surpresa por parte da BMW. Raikkonen e Massa vão travar, de novo, um duelo particular.

Qual dos dois vai se dar melhor? Difícil dizer, mas o Blog aposta no "homem de gelo". No ano passado, Massa venceu as corridas do Bahrein, da Espanha e da Turquia. O brasileiro ganhou com facilidade as duas primeiras corridas da lista, mas Raikkonen chegou pertinho da vitória na prova turca. Embora Massa esteja precisando mais de um triunfo no domingo, é no finlandês em quem jogo minhas fichas dessa vez.

Já que a Ferrari parece inalcançável, BMW e McLaren vão disputar as migalhas. Apesar de ter conseguido um podium na Espanha, Lewis Hamilton e o time prateado continuam numa situação enfraquecida. Liderada por Robert Kubica, a BMW tem totais condições de derrotar a McLaren. A batalha entre as duas equipes, porém, será extremamente equilibrada.

O resto é o resto. Fernando Alonso ainda se destaca, mas a Renault não dá muitas esperanças aos fãs do bicampeão. Se os pilotos de Ferrari, BMW e McLaren não tiverem problemas, Alonso realmente não pode esperar mais do que um sétimo lugar. Sendo assim, sobra apenas mais uma vaga na zona de pontuação. Aposto em Jarno Trulli, que marcou pontos nas últimas três corridas e tem boas chances de manter a boa seqüência.

Vitória: Kimi Raikkonen
Pole Position: Kimi Raikkonen
Primeiro abandono: Timo Glock. Sabe quando a maré não é boa e um acidente na primeira volta ainda piora tudo? Pois é...
Decepção do fim de semana: Honda. Talvez a praga dos órfãos da Super Aguri possa dar resultado. Na Turquia, a Honda nunca conseguiu grandes resultados...
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen
2. Felipe Massa
3. Robert Kubica
4. Lewis Hamilton
5. Nick Heidfeld
6. Heikki Kovalainen
7. Fernando Alonso
8. Jarno Trulli

O primeiro treino livre do G.P. da Turquia está marcado para as 4 horas de Brasília, na madrugada desta sexta. Mais tarde, a partir das 8 da manhã, os pilotos voltam à pista para a segunda sessão do dia. A transmissão das atividades fica por conta do Sportv.


Heikki Kovalainen só recebeu hoje a autorização necessária para correr no G.P. da Turquia. Após sofrer um fortíssimo acidente no na Espanha, o finlandês passou duas semanas em recuperação, e conseguiu convecer os médicos da FIA que está apto a competir. Segundo o principal diretor da Mercedes, Norbert Haug, o problema que causou o acidente de Kovalainen em Barcelona foi na roda dianteira esquerda, que quebrou-se por causa de um defeito de produção.

Com a falência da Super Aguri, a FIA foi obrigada a mexer nas regras da classificação. A partir de agora, serão apenas cinco - e não mais seis - os pilotos cortados tanto no primeiro quanto no segundo trecho da sessão. Na prática, a regra deve complicar a vida dos pilotos de Toro Rosso e Force India, que dificilmente vão escapar da eliminação logo no início do treino.

A previsão do tempo aponta um fim de semana muito frio para o G.P. da Turquia. De acordo com os metereologistas, a máxima não deve chegar a 20ºC, enquanto a mínima pode ficar em gélidos 9ºC. Teoricamente, esse cenário favorece Kimi Raikkonen, já que a pista tende a perder bastante aderência, e Felipe Massa tem notórias dificuldades nesse tipo de situação. As atuações do brasileiro em corridas de chuva estão aí para comprovar...

Mesmo assim, Massa inicia o fim de semana em pé de igualdade com Raikkonen. O treino classificatório será crucial para saber qual dos dois vai levar a melhor.


O vídeo do dia é o segundo filme da campanha que a Toyota preparou para a temporada 2008 da Fórmula 1. Vale a pena conferir este filme muito bem produzido pela montadora japonesa:




Até mais!

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quarta-feira, 7 de maio de 2008

O boato do dia: Sato pode substituir Rubinho a partir de Mônaco

A fábrica de boatos da Fórmula 1 produziu mais uma pérola nesta quarta. Segundo o site Italiaracing, a Honda estaria considerando trocar Rubens Barrichello por Takuma Sato já no próximo G.P. de Mônaco, marcado para o fim deste mês. De acordo com a reportagem, essa teria sido a solução encontrada pela Honda para acomodar Sato, que ficou desemprego após a falência da Super Aguri.

Horas depois do anúncio que selou o destino da Aguri, um grupo de fãs do piloto japonês reuniu-se na sede da Honda em Tóquio para protestar. De fato, Sato é um ídolo nacional, e conta com uma legião de fãs. Mas isso não chega a ser suficiente para que a Honda sacrifique o lugar de Rubinho, que ganhou bastante valor no time com a contratação do engenheiro Ross Brawn.

No início desta semana, por exemplo, a Honda organizou um campeonato de golfe apenas para homenagear Rubinho. O brasileiro está prestes a se tornar o piloto mais experiente da história, e essa não é uma marca qualquer. Mesmo que os resultados de Rubinho não tenham sido nada satisfatórios no ano passado, ele ainda continua tranqüilo na Honda até o fim da temporada. Em 2009, aí sim, será outra história.

Porque o contrato de Rubinho com a Honda termina em dezembro, e Sato certamente vai tentar roubar a vaga do veterano brasileiro.



Evitar a falência da Super Aguri era possível, mas a falta de interesse da Honda terminou selando o destino da simpática equipe. O alemão Franz Weigl, que havia mostrado desejo de investir na Aguri, não escondeu sua revolta com a postura da montadora: "A política venceu. É uma pena que tivesse de ser assim. A Honda fez tudo que estava ao seu alcance para acabar com a Aguri", revelou Weigl à Auto Motor und Sport. Infelizmente, foi isso mesmo o que aconteceu.

Da França, vem uma notícia curiosa: fã de automobilismo desde criança, o primeiro-ministro François Fillon estaria se movimentando nos bastidores para concorrer ao cargo de presidente da FIA, que pode ficar vago caso Max Mosley realmente deixe a entidade. O escândalo sexual do inglês ainda não perdeu força, e vai ser julgado no início de junho. Até lá, a lista de possíveis sucessores só deve aumentar. Além de Fillon, também estão na disputa nomes como Jean Todt e Jackie Stewart.

Para terminar, vale registrar o desabafo de Lewis Hamilton ao jornal The Sun. Irritado com as críticas, o piloto da McLaren resolveu quebrar o silêncio: "Erros são inevitáveis mesmo. Não sou o Super-Homem, mas acho que tenho condições de levar o título. Aposto que o Nelson Mandela, aos noventa anos, ainda comete erros", disse Hamilton. Não dá para dizer que o inglês está cedendo à pressão.

Mas Hamilton está muito longe da postura tranqüila que manteve ao longo de todo o ano passado.



O vídeo do dia é parte de uma caprichada campanha que a Toyota preparou para a temporada 2008 da Fórmula 1. Vale a pena este filme que ainda não ganhou destaque na internet:



Nos vemos por aí!

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terça-feira, 6 de maio de 2008

Confirmado: Super Aguri fecha as portas e já não corre no G.P. da Turquia

A Super Aguri bem que tentou, mas no fim não teve salvação mesmo. Nesta terça, a simpática escuderia japonesa anunciou o encerramento imediato das suas atividades, como resultado de uma prolongada e dramática crise financeira. O equipamento da equipe chegou a ser enviado para a Turquia, só que o fracasso num acordo com a Honda forçou a Aguri a desistir da corrida. Infelizmente, o esforçado time de Takuma Sato e Anthony Davidson está fora da Fórmula 1.

"Com muito pesar, confirmo que a equipe fecha suas portas hoje. Estou exausto, e preciso de uma folga. A Fórmula 1 é realmente um 'clube de piranhas', e eu não quero mais estar envolvido nesse meio", desabafou o chefe Aguri Suzuki. A revolta do ex-piloto é compreensível: nos últimos dias, a Super Aguri esteve prestes a conseguir um acordo com um grupo de investimento alemão, mas teve sua intenção barrada pela Honda.

Principal financiadora da Aguri desde o início, a montadora japonesa decidir encerrar qualquer relacionamento com a "filial", por falta de capacidade para manter duas equipes na Fórmula 1. Como a Aguri depende da parceria com a Honda para obter motores e outras vantagens técnicas, não houve outra saída. Na manhã desta terça, a Aguri soltou um comunicado confirmando sua falência, e agora a mais importante categoria do automobilismo mundial está limitada a apenas vinte carros.

É chato, é triste, mas é assim mesmo. A lógica da Fórmula 1 é cruel, e fez apenas mais uma vítima hoje. Para a Super Aguri, foi bom enquanto durou.


A Toro Rosso anunciou hoje que a estréia do seu novo carro será mesmo no G.P. de Mônaco, marcado para o fim deste mês. O ST3 deveria andar pela primeira vez agora na Turquia, mas os planos precisaram ser alterados após um forte acidente sofrido por Sebastien Bourdais nos testes coletivos de Barcelona. "Fizemos de tudo para consertar o equipamento a tempo. Infelizmente, não deu", explicou hoje um engenheiro da Toro. Na Turquia, portanto, não há nada a se esperar da equipe.

Na Inglaterra, a principal notícia do dia foi a volta de um antigo boato: a possibilidade de se realizar uma corrida da Fórmula 1 nas ruas de Londres. Ao que parece, o projeto é aproveitar parte do complexo construído para as Olimpíadas de 2012, e que será desativado após a competição. Vale lembrar que uma idéia parecida levou à criação de um circuito na ilha de Notre Dame, palco das Olimpíadas de 1976. A Fórmula 1 experimentou, gostou, e o G.P. do Canadá nunca mais mudou de endereço.

Por fim, vale registrar uma entrevista que Rubens Barrichello concedeu nesta semana à revista Veja. "Minha situação na Ferrari era desigual. Quando assinei o contrato, não havia nenhuma cláusula de privilégio para o Schumacher, mas na prática era bem diferente. No G.P. dos Estados Unidos de 2005, vieram pelo rádio me pedir para reduzir a rotação do motor, para que ele se aproximasse de mim e fizesse a ultrapassagem. Foi aí que percebi que era o momento de deixar a Ferrari", revelou Rubinho.

O G.P. dos Estados Unidos mencionado por Rubinho foi aquele fatídico espetáculo que contou com apenas seis carros na pista. Curioso, porém, é lembrar que Schumacher nunca esteve atrás de Rubinho naquela prova. A história da ordem pelo rádio, portanto, parece ficar um pouco estranha. Será que Rubinho se confundiu?


Assim como ontem, o vídeo do dia é uma excelente dica do Speeder, do blog Continental Circus. Dessa vez, trata-se de um emocionante e caprichado tributo ao lendário Gilles Villeneuve:





Até mais!

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segunda-feira, 5 de maio de 2008

Caso seja bicampeão, Raikkonen pode se aposentar no fim do ano

A possibilidade é remota, mas realmente existe. Embora tenha contrato com a Ferrari até o fim de 2009, Kimi Raikkonen pensa em se retirar da Fórmula 1 no encerramento desta temporada, caso venha a conquistar seu bicampeonato na categoria. A informação é da revista portuguesa Autosport, que revela também que a Ferrari teria escolhido o mês de junho como limite para que Raikkonen decida o seu futuro.

De acordo com a reportagem, o desejo da Ferrari é propor um novo contrato a Raikkonen, que se estenderia até o fim de 2011. O finlandês, porém, não estaria disposto a dar uma resposta rápida para a equipe. Ao mesmo tempo, a Autosport assegura que a posição de Felipe Massa na Ferrari ficou enfraquecida com a saída de Jean Todt, e que o empresário do piloto brasileiro, Nicolas Todt, "tem sido visto em conversas sérias com outros times, preparando-se para qualquer eventualidade".

Apesar de tudo isso, vale lembrar que o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, ressaltou há algumas semanas em entrevista à Gazzetta dello Sport que a equipe não tem nenhum interesse em trocar seus pilotos. Montezemolo até foi além, classificando Raikkonen e Massa como "os melhores do mundo". Por enquanto, Raikkonen tem total estabilidade dentro da Ferrari. E Massa - embora contestado por parte da imprensa e do público - continua valorizado pelo time.

As duas vagas da Ferrari são as mais cobiçadas do grid da Fórmula 1. Talvez seja por isso que a equipe vermelha tenha sido alvo de tantas especulações neste início de temporada.



A novela da Super Aguri deve finalmente terminar amanhã. Após ter tido sua entrada no paddock de Istambul Park barrada - resultado de uma ação nada sutil da Honda para pressionar a pequena equipe a fechar as portas - a Aguri reúne-se amanhã com a montadora japonesa para definir de vez sua situação. "Precisamos mais do que nunca do suporte da Honda", afirmou hoje um desesperado Takuma Sato. A Honda, porém, permanece irredutível na sua decisão de não querer mais vínculo com a Aguri.

Outra escuderia que chega à Turquia em dificuldades é a Toro Rosso. Nesta segunda, o ex-piloto e sócio da equipe Gerhard Berger revelou que a Toro não vai mais estrear seu novo modelo em Istambul, como estava planejado. A decisão é resultado do acidente que Sebastien Bourdais sofreu há algumas semanas com o STR3, no primeiro teste do carro. O francês destruiu seu equipamento, e forçou a Toro a adiar seu cronograma. Agora, a equipe só deve correr com o STR3 no G.P. de Mônaco, no fim do mês.

Já se passaram quatro corridas na temporada 2008 da Fórmula 1, e uma das grandes decepções até agora é o alemão Adrian Sutil. Após fazer um belo campeonato com a Spyker no ano passado, Sutil vive péssima fase na Force India. Nos últimos dias, inclusive, o piloto de testes Vitantonio Liuzzi foi apontado com seu possível substituto para as próximas corridas. O chefe de equipe Colin Kolles, porém, saiu hoje em defesa de Sutil: "Ele é forte, rápido e ainda vai provar como é bom".

Apesar do apoio do chefe, Sutil ainda é o grande favorito ao desonroso título de "primeiro demitido do ano".



O vídeo do dia é uma espetacular dica do amigo Speeder, que escreve o excelente Continental Circus. Trata-se de um curto resumo da carreira do finlandês Henri Toivonen, definido pelo Speeder como o "Gilles Villeneuve dos rallies". Durante a década de 80, Toivonen teve uma trajetória meteórica, chegando a vencer três provas do campeonato mundial. Infelizmente, sua carreira encerrou-se cedo demais, por causa de um acidente fatal no Rally da Córsega de 1986:



Nos vemos por aí!

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domingo, 4 de maio de 2008

O boato do dia: Kubica interessa a Ferrari e Renault

Robert Kubica está realmente com moral na Fórmula 1. Embora tenha contrato com a BMW até o final de 2009, o polonês já desperta o interesse de outras equipes da categoria. Ao menos, é isso o que garante uma reportagem publicada pelo jornal Bild neste domingo. De acordo com o diário alemão, Kubica estaria na mira de Ferrari e Renault, que já teriam até sondado o piloto da BMW.

Segundo o Bild, o salário de Kubica gira em torno de "apenas" 2,5 milhões de dólares anuais, um valor quase quatro vezes menor do que o de Nick Heidfeld, seu companheiro da BMW. Para renover seu compromisso com a equipe alemã, Kubica teria pedido um volumoso aumento, que estaria travando as negociações. A reportagem do Bild ressalta que a BMW tem bastante interesse em estender o contrato de Kubica, mas que Ferrari e Renault também estariam na disputa pelo polonês.

No caso da Renault, Kubica representaria uma excelente opção caso Fernando Alonso realmente não continue por muito tempo na equipe. Mais uma vez, porém, o alto salário pedido pelo polonês dificultaria as negociações. Isso não seria problema para a Ferrari, que ganharia um piloto fluente em italiano, já que Kubica iniciou sua carreira na Itália. Mas um possível acerto com o time de Maranello depende da saída de Kimi Raikkonen ou Felipe Massa. E nenhum dos dois parece perto de deixar a Ferrari.

Por enquanto, a reportagem do Bild não passa de mais um boato da Fórmula 1. Talvez até lançado pelo próprio Kubica, interessado em pressionar a BMW para ganhar um salário maior. O polonês dificilmente teria espaço na Ferrari. E a Renault, no estágio atual, está alguns degraus abaixo da BMW. Para alguém que ainda está em começo de carreira como Kubica, não vale a pena trocar um carro bom apenas para ganhar um pouco mais de dinheiro.

A verdade é que Kubica tem muito valor dentro da BMW. Nos próximos dois ou três anos, o polonês não deve mudar de endereço.


Ricardo Maurício venceu praticamente de ponta a ponta a etapa da Stock Car em Brasília, realizada na manhã deste domingo. Largando da pole position, o piloto da equipe WA Mattheis conquistou um triunfo fácil, só perdendo a liderança durante o período de pit stops. O líder do campeonato Marcos Gomes foi segundo, com Rodrigo Sperafico fechando o podium. Agora, a próxima prova da Stock Car acontece em Curitiba, no dia 18 de maio.

Em Brands Hatch, os times da anfitriã Grã-Bretanha e da Índia venceram as provas da última rodada dupla da temporada 2008 da A1GP. Com um quarto e um terceiro lugares, a Suíça confirmou o título do campeonato. Na tabela final, os suíços somaram 168 pontos, superando Nova Zelândia (127), Grã-Bretanha (126), França (118) e África do Sul (96). Por sua vez, o Brasil se limitou a posições intermediárias em Brands Hatch e não passou de 14º na classificação geral, com 44 pontos.

No Grande Prêmio da China da MotoGP, melhor para o heptacampeão Valentino Rossi. O italiano encerrou um período de sete corridas sem vitória ao derrotar Daniel Pedrosa numa batalha que se estendeu por quase toda a corrida. Mais atrás, Casey Stoner apareceu em terceiro, seguido pelo heróico Jorge Lorenzo, que correu com um tornozelo quebrado. No campeonato, o líder Pedrosa acumula 81 pontos, enquanto Lorenzo (74), Rossi (71) e Stoner (56) permanecem firmes na briga.

A próxima corrida da MotoGP está marcada para o dia 18 de maio, em Le Mans.


O fim de semana também teve uma animada prova da Nascar em Richmond, que terminou com a vitória do azarão Clint Bowyer. A corrida foi marcada por dois acidentes, um espetacular e outro bastante polêmico. Primeiro, uma rodada do canadense Patrick Carpentier gerou uma reação em cadeia, envolvendo onze carros numa típica batida múltipla da Nascar:



Mais tarde, Dale Earnhardt Jr. aproveitou um problema mecânico com o líder Danny Hamlin para tomar a ponta. Sem vencer há quase dois anos, "Junior" parecia prestes a quebrar o incômodo jejum. A três voltas do fim, porém, o agressivo Kyle Busch tentou uma manobra arriscada para ganhar a liderança, e o resultado foi desastroso. Melhor para Clint Bowyer, que ultrapassou os dois e venceu a corrida, em meio aos protestos dos fãs de Earnhardt Jr.:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
Ricardo Maurício - http://www.grandepremio.com.br/ (créditos para o fotógrafo Bruno Terena)