Dia de noticiário pouco agitado na Fórmula 1. De importante, mesmo, apenas a confirmação de que a Honda deve seguir oferecendo suporte técnico e financeiro para Super Aguri, numa atitude essencial para a sobrevivência da simpática equipe do ex-piloto Aguri Suzuki. Segundo a revista Auto Motor und Sport, o apoio da Honda continua na temporada 2008, mas não está garantido depois disso.
Nas palavras da reportagem, a situação da Super Aguri está "totalmente aberta". Ao que parece, o desejo da Honda é colocar sua "filial" à venda para empresários dispostos a invertir na Fórmula 1. Por enquanto, porém, a Super Aguri permanece sendo sustentada pela montadora japonesa. Agora, é esperado para as próximas semanas o anúncio da dupla de pilotos da Aguri para 2008. Takuma Sato está praticamente assegurado, enquanto Anthony Davidson e Luca Filippi brigam pela outra vaga.
Enquanto isso, Mark Webber encontrou jornalistas durante um evento na Alemanha, e falou bastante sobre as suas expectativas para a próxima temporada. Comentando as perspectivas da Red Bull, o australiano foi claro: "Seria ótimo lutar com a BMW pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores, mas a briga vai ser muito acirrada. Se o nosso carro for confiável, vamos evoluir. Em condições normais, porém, uma vitória ainda está fora de questão".
Sobre o amigo Fernando Alonso, Webber também deu seus pitacos: "Ele vai começar o ano bastante motivado, mas não deve alcançar o mesmo sucesso que teve na McLaren". Webber, um sujeito que às vezes fala demais, foi muito sensato dessa vez. Apostar em vitórias para a Red Bull, pelo menos no curto prazo, é muito arriscado. E a posição de Alonso é esta mesmo: na Renault, o espanhol dificilmente vai ter condições de levar o título...
Por fim, vale mencionar que a "brincadeira" de Michael Schumacher com um táxi na última semana pode sair caro para o alemão. Para quem não conhece a história: atrasado para pegar um avião, Schumi pediu ao motorista do táxi onde estava para assumir a direção. Uma vez no comando, o heptacampeão "realizou ultrapassagens fantásticas e correu a toda velocidade nas curvas", segundo o relato do taxista Tuncer Yilmaz, que ficou no banco do carona.
Pois bem: o diário Bild relata neste sábado que o diretor de tráfego da cidade de Coburg - local das peripéricas de Schumacher com o táxi - está ameaçando processar o alemão por "ofensa contra as leis de trânsito". Se for condenado, Schumi pode até perder a carteira de motorista. Nesse caso, o heptacampeão talvez precisasse passar por um curso de reciclagem.
Alguém aí teve a sensação de já ter visto isso antes?
A Corrida dos Campeões definiu hoje os confrontos do torneio individual durante um sorteio que contou com a presença da imprensa. Logo de cara, alguns duelos acirrados já vão acontecer. Ganhador do evento em 2004, o finlandês Heikki Kovalainen, por exemplo, pegou uma baita pedreira: o novato Sebastian Vettel.
Outro confronto bem interessante envolve os dominadores de duas das principais categorias norte-americanas: Jimmie Johnson, bicampeão da Nascar, e Sebastien Bourdais, tetra da ChampCar. Por sua vez, o heptacampeão Michael Schumacher - aposta do Blog - vai enfrentar o norueguês Henning Solberg, do Mundial de Rally. Vencedor da Corrida dos Campeões no ano passado, o sueco Mattias Ekström corre contra o vice-campeão do Mundial de Rally, Marcus Grönholm.
No campeonato entre equipes, a rivalidade histórica entre Inglaterra e Escócia será testada já na primeira fase. O cruzamento, aliás, colocou em lados opostos os astros Jenson Button e David Coulthard. Além da batalha entre ingleses e escoceses, a disputa entre Alemanha (Schumacher e Vettel) e Estados Unidos (Johnson e Travis Pastrana) também deve ser bastante interessante.
Atual campeã entre as nações e palpite do Blog, a Finlândia (Kovalainen e Grönholm) estréia contra o combinado da Escandinávia (Ekström e Tom Kristensen). Durante os últimos dois dias, os pilotos tiveram a primeira chance de treinar na pista montada dentro do estágio de Wembley, em Londres. Amanhã, a competição acontece no estilo mata-mata, com o vencedor avançando e o derrotado sendo já eliminado.
A seguir, os cruzamentos do torneio individual:
Michael Schumacher (ex-Fórmula 1) x Henning Solberg (Mundial de Rally)
Jenson Button (Fórmula 1) x Alister McRae (Mundial de Rally)
Jimmie Johnson (Nascar) x Sebastian Bourdais (ex-ChampCar, atual Fórmula 1)
David Coulthard (Fórmula 1) x Petter Solberg (Mundial de Rally)
Heikki Kovalainen (Fórmula 1) x Sebastien Vettel (Fórmula 1)
Andy Priaulx (Mundial de Turismo) x Yvan Muller (Mundial de Turismo)
Mattias Ekstrom (DTM) x Tom Kristensen (Le Mans/DTM)
Marcus Gronholm (Mundial de Rally) x Travis Pastrana (Motocross)
Logo abaixo, os confrontos do campeonato entre equipes:
França x Noruega (Bourdais x H.Solberg/Muller x P.Solberg)
Finlândia x Escandinávia (Kovalainen x Kristensen/Grönholm x Ekström)
Escócia x Inglaterra (Coulthard x Button/McRae x Priaulx)
Estados Unidos x Alemanha (Johnson x Schumacher/Pastrana x Vettel)
A Corrida dos Campeões de amanhã tem início às 15 horas de Brasília. Já tentei vários links diferentes para o canal Eurosports, que vai transmitir o evento ao vivo. Até agora, nenhum funcionou. Se alguém puder ajudar, o escriba do Blog agradece muito!
O título da Fórmula Truck é uma possibilidade apenas remota para Roberval Andrade, mas o vice-líder da temporada 2007 tem um excelente chance de, ao menos, fechar o ano com uma vitória. Neste sábado, Andrade cravou a pole position para a etapa de amanhã da Truck, em Brasília, que encerra o atual campeonato da categoria.
Já fora da briga pelo troféu de campeão, o veterano Renato Martins conseguiu uma ótima segunda posição no grid, com um tempo apenas um décimo mais lento do que o de Andrade. Logo na seqüência, Jonathas Borlenghi larga de terceiro, enquanto Leandro Totti estabeleceu a quarta melhor marca.
Ao mesmo tempo, o primeiro colocado na tabela de pontos, Felipe Giaffone, teve um dia bastante difícil. Num dos treinos da manhã, ele perdeu o controle de seu Volkswagen e acertou a barreira de pneus, paralisando as atividades de maneira momentânea. No treino classificatório, porém, Giaffone se recuperou e marcou o quinto tempo, um bom resultado diantes das circunstâncias.
Por sua vez, o palpite do Blog, Geraldo Piquet, teve um desempenho discreto. Vencedor em Brasília no ano passado, o filho mais velho de Nelsão foi apenas o 12º, mas subiu para oitavo depois que nada menos do que onze pilotos foram desclassificados por excesso de fumaça. A seguir, o grid da largada para a etapa de amanhã da Fórmula Truck:
1. Roberval Andrade/São Paulo/Scania, 1:12.356s
2. Renato Martins/São Paulo/Volkswagen 1:12.447s
3. Jonathas Borlenghi/São Paulo/Volkswagen, 1:12.678s
4. Leandro Totti/Paraná/Ford, 1:13.199s
5. Felipe Giaffone/São Paulo/Volkswagen, 1:13.690s
6. Djalma Fogaça/São Paulo/Ford, 1:13.888s
7. José Maria Reis/Goiás/Scania, 1:14.053s
8. Geraldo Piquet/Distrito Federal/Mercedes, 1:14.189s
9. Valmir Benavides/São Paulo/Volkswagen, 1:14.326s
10. André Carreira/Paraná/Volvo, 1:14.759s
Com transmissão ao vivo da Band, a finalíssima da Truck está marcada para as 14 horas de Brasília, neste domingo.
O vídeo do dia é um trecho do G.P. da Alemanha de 1975, disputado no espetacular traçado antigo de Nurburgring. As imagens são sensacionais por vários motivos, como o desfile de verdadeiras lendas do automobilismo - do calibre de Niki Lauda, Emerson Fittipaldi e Carlos Reutemann - a demonstração de dificuldade da pista apelidada de "Inferno Verde", e os sons arrepiantes dos motores da década de 70. Conferida obrigatória: