sábado, 12 de setembro de 2009

Hamilton, com sobras, faz a pole para o GP da Itália

Foi fácil para Lewis Hamilton.

Neste sábado, o inglês da McLaren impôs pelo menos meio segundo de vantagem para quase todos os outros adversários e fez a pole position para o GP da Itália deste domingo.

A única exceção foi o alemão Adrian Sutil, da surpreendente Force India, que chegou perto do topo e terminou o treino a apenas um décimo de Hamilton.

Apesar da distância pequena, porém, a impressão clara é que o atual campeão sobrou em relação aos demais.

Embora provavelmente tenha menos combustível, Hamilton já entra como o grande favorito para a vitória na corrida italiana.

O inglês conta com o motor Mercedes - destacadamente o melhor da Fórmula 1 no momento - e também com o "KERS", que representa uma grande vantagem numa pista rápida como Monza.

Desde que não chova ou que algum fator externo interfira em sua corrida - um safety car ou uma batida múltipla na largada, por exemplo - Hamilton já tem meio caminho andado para o triunfo.

Em segundo no grid, Sutil confirmou a impressionante evolução da Force India.

A performance de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica, de fato, não havia sido fogo de palha.

Dificilmente o alemão terá condições de acompanhar o ritmo de Hamilton na corrida. Se a vitória não está perto, o pódio é um objetivo bastante realista.

No terceiro lugar, está o único intruso entre os pilotos da Mercedes - a montadora alemã emplacou seis pilotos nos sete primeiros lugares, vale ressaltar.

Kimi Raikkonen esteve sempre muito acima do novo companheiro Fisichella, e nunca deixou de andar entre os primeiros.

Se repetir a empolgante largada que fez no GP da Bélgica, o "Homem de Gelo" tem até uma chance de brigar pela vitória.

O outro finlandês do grid, Heikki Kovalainen, fez o de sempre e terminou em quarto, com uma atuação discreta como de costume.

Na sequência, os dois pilotos da Brawn concluíram em quinto e sexto, com Rubens Barrichello à frente de Jenson Button.

Mais uma vez, o brasileiro foi superior ao companheiro de forma constante. E parece estar em boas condições para a prova de amanhã.

Button, por outro lado, voltou a ter problemas com a temperatura dos pneus. Foi o sexto colocado, mas sem muito brilho.

De volta após um longo tempo como piloto de testes, o italiano Vitantonio Liuzzi finalizou num bom sétimo posto, embora um pouco longe do companheiro Sutil.

Já o bicampeão Fernando Alonso, em meio à toda a polêmica sobre o escândalo de Cingapura, deixou os problemas do lado de fora da pista e levou a Renault até a oitava posição. Dentro das circunstâncias, um resultado promissor.

Por outro lado, a Red Bull continua ladeira abaixo e, dessa vez, sofreu para colocar seus pilotos entre os dez primeiros.

A equipe chegou lá, mas ficou com as duas últimas posições na "superpole". Sebastian Vettel foi o nono, com Mark Webber em décimo. Os dois vão precisar se esforçar para pegar as migalhas da zona de pontuação amanhã.

Na metade de trás do pelotão, o piloto que mais chamou atenção foi Giancarlo Fisichella.

Muito mais pelo fato de estar pilotando uma Ferrari do que pelo seu desempenho na pista, é verdade.

O italiano não foi uma catástrofe como o antecessor Luca Badoer, mas ficou aquém das expectativas e não passou de 14º.

Enquanto isso, a BMW sofreu com dois motores quebrados num espaço de poucos minutos, a Williams fez seu pior treino classificatório do ano e a Toro Rosso confirmou que, com a evolução da Force India, assumiu o lugar de equipe mais lenta do grid.

Neste domingo, a largada para o GP da Itália é às 9h.

Hamilton está perto da vitória. Mas, se chover, não há nem como imaginar o que vai acontecer...

Palpitão do Grande Prêmio da Itália

Por erro do escriba do Blog, este post foi publicado no dia 11 de setembro de 2008 e, portanto, ficou fora da primeira página. Só agora percebo a bobagem, e o treino classificatório para o GP da Itália já aconteceu...

Abaixo estão os meus palpites para a corrida deste fim de semana em Monza. Você vai perceber que a aposta para a pole foi para Lewis Hamilton - o piloto que, neste sábado, fez a pole para o GP da Itália.

Pois bem: eu juro que essa aposta foi feita antes do treino. Assim como as outras também.

Aí está o palpitão do GP da Itália:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole Position: Lewis Hamilton
Melhor Volta: Fernando Alonso
Grid aleatório (14º lugar): Kazuki Nakajima
Tempo da pole: 1:24.350
Primeiro abandono: Sebastien Buemi
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Jenson Button
3. Giancarlo Fisichella
4. Fernando Alonso
5. Heikki Kovalainen
6. Mark Webber
7. Adrian Sutil
8. Nico Rosberg

Em instantes, o Blog volta com o comentário sobre o treino classificatório para o GP da Itália.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Indefinição da Ferrari deixa o mercado de pilotos parado

É esperado para amanhã o anúncio do acordo entre a Ferrari e o Banco Santander, que deve substituir os cigarros Marlboro como principal patrocinador da escuderia italiana a partir do ano que vem.

A negociação já era conhecida há muito tempo, mas só agora parece pronta para ser revelada.

Espanhol como Fernando Alonso, o Santander sonha ver o bicampeão num dos carros vermelhos em 2010. Um sonho que não está tão longe assim de ser realizado.

Tradicionalmente, a Ferrari anuncia sua dupla de pilotos para o ano seguinte no GP da Itália. Talvez a esperada confirmação do acordo entre Alonso e o time de Maranello venha já neste fim de semana.

Dessa vez, entretanto, o quebra-cabeças do mercado de pilotos é bem mais complexo.

A Ferrari, por exemplo, tem quatro nomes de peso enfileirados para correr pela escuderia em 2010: Massa, Raikkonen, Alonso e... Schumacher. Que, segundo o chefe de equipe Stefano Domenicali, ainda não desistiu de retornar à Fórmula 1.

Diante desse dilema, não seria surpresa alguma se a Ferrari adiar a definição de seus planos. Se nada for anunciado neste fim de semana, inclusive, ficará claro que a opção natural de permanecer com Massa e Raikkonen está sendo questionada dentro da equipe.

Enquanto a primeira peça do dominó não cai, a dança das cadeiras para 2010 continua em compasso de espera.

As demais equipes, direta ou indiretamente, dependem da Ferrari para escolher seus pilotos.

A começar pela Renault. Uma equipe que, em meio ao escândalo de Cingapura, ainda nem sabe se vai continuar na Fórmula 1 em 2010.

Mas, se Alonso for mesmo para a Ferrari e a escuderia francesa permanecer na Fórmula 1, fica disponível um cockpit interessante para pilotos em busca de uma troca de ar.

Uma escolha provável da Renault seria Robert Kubica, que está sem contrato para 2010 com a saída da BMW, mas há outras opções.

Nomes como Heikki Kovalainen, Nico Rosberg, Timo Glock e Adrian Sutil estão em plena atividade neste ano e ainda não sabem onde vão correr na próxima temporada. Qualquer um deles, em tese, está em busca de opções para 2010.

Enquanto isso, permanece também a indefinição sobre os planos das equipes que vão estrear no ano que vem. Até agora, não há nenhum sinal vindo de USF1, Manor e Campos e não dá para saber o que realmente planejam cada uma delas.

Nos bastidores, especula-se também que grupos da Malásia, da Índia e da Suíça disputam a compra da BMW, o que complicaria ainda mais o panorama.

De fato, não dá para adivinhar o que vai acontecer nas próximas semanas.

Ao contrário deste ano - quando a saída de David Coulthard e a entrada de Sebastien Buemi foi a única mudança no grid do início da temporada - o campeonato de 2010 promete ter um pelotão bastante modificado.

Mas, para que a fila comece a andar, é preciso que a Ferrari mostre suas cartas.

Talvez isso já aconteça amanhã, mas a novela ainda deve durar muito mais tempo.