sábado, 17 de maio de 2008

Mosley: "FIA pode perder controle da Fórmula 1 caso eu saia"

Está começando a bater o desespero em Max Mosley. Nesta última sexta, o dirigente inglês enviou uma carta aberta a todos os membros da FIA, clamando pela sua permanência à frente da entidade. De acordo com Mosley, uma mudança de comando seria devastadora para a FIA, já que a Fórmula 1 poderia acabar nas mãos de um grupo sem vínculos com a federação.

"No momento, a FIA está renegociando os direitos comerciais da Fórmula 1 com a empresa de Bernie Ecclestone. A princípio, foi pedida apenas uma redução nas taxas cobradas, mas agora Ecclestone deseja também determinar o regulamento do campeonato. Caso eu deixe a presidência, meu substituto pode terminar fechando este acordo. A FIA perderia o controle da Fórmula 1, e ficaria bastante enfranquecida", escreveu Mosley.

O encontro que vai decidir se Mosley permanece ou não na presidência da FIA está marcado para o início de junho, logo antes do G.P. do Canadá. Até lá, o dirigente inglês deve continuar sob forte pressão para abandonar o cargo por causa do escândalo sexual denunciado em março pelo tablóide News of the World. Mosley garante que a sua saída poderia enfraquecer ou desvirtuar a Fórmula 1, que precisaria manter intacta sua ligação com a FIA.

Considerando a sucessão de regras estapafúrdias inventadas nos últimos tempos pela entidade, porém, não dá para evitar a pergunta: será que seria tão ruim assim se a Fórmula 1 se tornasse de uma vez por todas um produto de Bernie Ecclestone? Talvez não...


Daniel Pedrosa estabeleceu a pole position para o Grande Prêmio da França da MotoGP, em Le Mans. Atual líder do campeonato, o espanhol da Honda superou Colin Edwards em apenas um décimo. Na seqüência, Casey Stoner é terceiro, com Valentino Rossi aparecendo na quarta posição. Por sua vez, Jorge Lorenzo sai de quinto. A largada do G.P. da França acontece às 9 horas da manhã deste domingo, horário de Brasília, e tem transmissão ao vivo do SporTV.

No Rally da Sardenha, Sebastien Loeb finalizou o segundo dia de competições na ponta. Nessa altura, o francês já abre quase trinta segundos de distância para Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen. Os dois finlandeses da Ford estão empatados na vice-liderança, e possuem uma confortável vantagem para o quarto colocado Gigi Galli. Amanhã, mais cinco especiais encerram o Rally da Sardenha.

Em Curitiba, o paraibano Valdeno Brito conquistou a pole position para a corrida de amanhã, terceira etapa da temporada da Stock Car. Fazendo a dobradinha da equipe Medley A. Mattheis, Marcos Gomes larga de segundo, com Allan Khodair em terceiro. A seguir, os favoritos Cacá Bueno e Ricardo Maurício fecham os cinco primeiros. Neste domingo, a TV Globo mostra ao vivo a prova de Curitiba da Stock Car a partir das 11 horas da manhã, horário de Brasília.

Para fechar o dia, vale registrar que a Fórmula Indy conhece amanhã o grid definitivo das 500 Milhas de Indianapolis, no tradicional "Bump Day". Por enquanto, os brasileiros Tony Kanaan, Helio Castroneves, Vitor Meira, Bruno Junqueira e Mario Moraes já estão garantidos na prova.


O vídeo do dia é uma raríssima filmagem onboard com Stirling Moss, lenda do automobilismo da década de 50. As imagens são curtas, mas valem a pena. Pelo visto, a pista é o histórico circuito de Goodwood, que até hoje recebe o maior festival de carros de competição antigos do planeta:



Até mais!

Crédito das fotos:
Max Mosley - www.papermag.com/
Valdeno Brito - www.stockcar.com.br

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Lancia pode entrar na Fórmula 1 comprando a Toro Rosso

Aos amigos do Blog, um aviso rápido: como vocês devem ter notado, quase não pude dar atenção aos seus comentários durante esta semana. O tempo tem sido curto para mim, mas vou tentar compensar nos próximos dias

A Fórmula 1 pode ganhar mais uma montadora num futuro bem próximo. Segundo informações da imprensa italiana, a Lancia estaria disposta a investir na categoria para revitalizar a sua marca, e a Toro Rosso poderia ser a porta de entrada para a marca de Turim. Ao que parece, as negociações seriam intermediadas pelo empresário Nicolas Todt, filho do ex-chefe de equipe da Ferrari, Jean Todt.

Presidente da Lancia desde 2006, o francês Olivier François vem comandando uma agressiva ofensiva de marketing para aumentar as vendas da marca. O objetivo é triplicar o total de carros vendidos por ano, atingindo o patamar de 300.000 até 2010. Para isso, a Lancia contratou garotas-propagandas como a cantora Carla Bruni - atual esposa do presidente francês Nicolas Sarkozy - e estaria desejando voltar à Fórmula 1 após seis décadas de ausência.

Em meados da década de 50, a Lancia chegou a ter o carro mais rápido do grid, mas não conseguiu ter sucesso com uma equipe própria. O projeto da Lancia foi encerrado após a chocante morte do principal piloto do time, Alberto Ascari, que faleceu durante um teste privado em Monza, no início de 1955. Os carros da Lancia foram comprados pela Ferrari, que com eles dominou a temporada de 1956, quando Juan Manuel Fangio conquistou o quarto de seus cinco títulos.

Fora da Fórmula 1, a Lancia ganhou destaque no antigo Mundial de Marcas e no Mundial de Rally, com modelos que marcaram época. A montadora ficou perto da falência em 2004, mas resistiu. Assim como a Ferrari, a Lancia também é controlada pelo grupo FIAT, um indício de que a entrada na Fórmula 1 poderia ter o suporte do time de Maranello. Se fechar a compra da Toro Rosso, a Lancia teria motores, caixa de câmbio e apoio técnico da Ferrari.

Agora, é esperar para ver se haverá novos capítulos para essa história. Por enquanto, os boatos até fazem sentido...


Apenas um dia após ser publicamente criticado pelo diretor técnico da Renault, Steve Nielsen, Nelsinho Piquet recebeu mais uma má notícia hoje. De acordo com a revista AutoHebdo, a equipe francesa estaria considerando marcar um teste com o japonês Takuma Sato, que poderia tomar a vaga do piloto brasileiro em breve. É claro que tudo não passa de pura especulação, mas Nelsinho precisa ficar alerta. A pressão sobre os seus ombros é cada vez maior.

Nesta sexta, ao menos, Nelsinho até apareceu bem nos testes de Paul Ricard, que encerraram a preparação das equipes para o G.P. de Mônaco. Num dia de muita chuva, Jarno Trulli foi o mais rápido dos onze pilotos que participaram dos ensaios na pista francesa. O piloto da Toyota, porém, nem chegou perto do melhor tempo da semana, estabelecido ontem pelo campeão Kimi Raikkonen.

Logo atrás de Trulli, Nelsinho Piquet ficou com a segunda posição, enquanto Pedro de la Rosa ocupou o terceiro posto. Por sua vez, Felipe Massa não passou do sexto lugar, tendo completado apenas 19 voltas por causa da pista molhada. O mau tempo frustrou os planos das equipes, mas pode ter sido um bastante útil, já que as primeiras previsões apontam 55% de possibilidade de chuva para o G.P. de Mônaco. A seguir, os tempos desta sexta:

1. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:31.360s (26 voltas)
2. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:31.634s (60)
3. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:32.143s (53)
4. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:32.480s (49)
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:33.246s (19)
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW,1:33.371s (30)
7. Sebastien Buemi/Suíça/Red Bull, 1:34.064s (16)
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:34.071s (31)
9. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:36.501s (19)
10. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:43.877s (13)
11. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:44.741s (35)

A próxima bateria de testes coletivos da Fórmula 1 está marcada apenas para meados de maio, em Barcelona. Nos próximos dias, as equipes já se deslocam para Mônaco, que recebe a categoria na semana que vem.


Aproveitando a deixa do título do post, o vídeo do dia traz cenas raras da Fórmula 1 na década de 50. As imagens são do G.P. da França de 1954, vencido pelo inglês Peter Collins, que pilotava um Lancia-Ferrari. Futuro campeão da temporada, Juan Manuel Fangio foi quarto. Único brasileiro na pista, Hernando da Silva Ramos finalizou em oitavo, com um Gordini. Vale conferir os melhores momentos da prova, disputada no extinto circuito de Reims:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Lancia -
www.wikipedia.com
Juan Manuel Fangio - http://www.shorey.net/

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Renault pressiona Nelsinho por melhores resultados

Apenas cinco corridas após estrear pela Renault, Nelsinho Piquet já está sob intensa pressão. Nesta quinta, o diretor esportivo da equipe francesa, Steve Nielsen, deu um forte puxão de orelhas no piloto brasileiro em entrevista à agência Reuters. Embora tenha elogiado o desempenho de Nelsinho no último G.P. da Espanha, Nielsen disse que o brazuca precisa se recuperar rápido, e que a desculpa da inexperiência tem um certo limite.

"No ano passado, Heikki Kovalainen também estava no seu primeiro ano e teve um mau início, mas conseguiu dar a volta por cima. Nelsinho precisa fazer o mesmo, mostrando a todos o quanto é bom. Nesse esporte, quem não tem bons resultados não recebe perdão", falou Nielsen. Na mesma reportagem da Reuters, Nelsinho se defendeu das críticas: "Espero melhorar a cada prova. Por enquanto, o apoio da equipe tem sido muito bom".

De fato, a Renault vem dando um tratamento bastante razoável a Nelsinho, evitando pressioná-lo por causa da inexperiência. Mas paciência tem limite, e o desempenho do brasileiro realmente vai deixando a desejar nesta temporada. Nelsinho ainda está muito longe de receber uma demissão, como chegaram a especular alguns setores da imprensa. O seu prestígio, porém, está em jogo.

Em Mônaco - um circuito em que o piloto faz a diferença - Nelsinho tem uma boa oportunidade de silenciar os críticos. Se conseguir pontuar, todos os erros do início do ano já serão perdoados.


A Ferrari deu o troco e liderou os testes de hoje no circuito francês de Paul Ricard. Dessa vez, Kimi Raikkonen foi o mais rápido do dia, superando Heikki Kovalainen e a McLaren numa disputa bem equilibrada. O tempo de Raikkonen também bateu em pouco mais de dois décimos a marca estabelecida por Lewis Hamilton, que havia sido o melhor dos ensaios da última quarta.

Mais uma vez, as equipes usaram uma configuração mais travada do autódromo de Paul Ricard, que oferece 180 opções diferentes de traçado. Dos onze pilotos que participaram da sessão de hoje, Nelsinho Piquet foi quem mais trabalhou, terminando o dia com um impressionante número de quase duzentas voltas completadas. Apesar disso, o piloto brasileiro não passou da oitava posição.

Por sua vez, Robert Kubica cravou o terceiro tempo com a BMW, a meio segundo do líder Raikkonen. Mesmo assim, o polonês não perdeu o otimismo, e deu uma declaração muito confiante no comunidade distribuído ao fim do dia: "Já sabíamos que o nosso desempenho na Turquia seria abaixo da expectativa. Mas espero que seja a única prova assim. Em Mônaco e no Canadá, teremos condições de acompanhar Ferrari e McLaren", garantiu Kubica. A seguir, os tempos de hoje em Paul Ricard:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:05.381s (102 voltas)
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:05.471s (89)
3. Robert Kubica/Polonês/BMW, 1:05.905s (135)
4. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:06.001s (82)
5. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:06.091s (155)
6. Sebastien Bourdais/Alemanha/Toro Rosso, 1:06.125s (110)
7. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:06.205s (120)
8. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:06.355s (193)
9. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:07.080s (129)
10. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:07.104s (66)
11. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:07.123s (64)

A bateria de testes em Paul Ricard encerra-se amanhã.


O vídeo do dia conta um pouco da história do lendário traçado antigo de Nurburgring, considerado o mais desafiante circuito que já existiu. A ótima dica é do leitor Jairo Maragato. Vale a pena conferir:





Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Hamilton lidera primeiro dia de testes em Paul Ricard

O circuito francês de Paul Ricard recebeu hoje o primeiro dos três dias de testes programados para esta semana, como preparação para o G.P. de Mônaco do fim do mês. Confirmando a evolução da McLaren, Lewis Hamilton foi o mais rápido dos dez pilotos que participaram do ensaio, superando o campeão Kimi Raikkonen em quase meio segundos. Dos brasileiros, o único que trabalhou nesta quarta foi Lucas di Grassi, que terminou na décima e última posição.

Em termos aerodinâmicos, o circuito de Paul Ricard oferece o cenário mais próximo ao que será encontrado no G.P. de Mônaco. A pista francesa, que oferece nada menos do que 180 opções diferentes de traçado, foi montada numa configuração lenta e travada, para simular as condições das ruas de Monte Carlo. E, pelo menos neste primeiro round, Hamilton e a McLaren levaram a melhor sobre a Ferrari.

Nas demais equipes, várias novidades. A Williams estreou seu modelo "bigorna", copiando a tamba de motor mais alongada que Red Bull e Renault já adotaram. Por sua vez, a Honda apresentou uma nova versão para as suas "orelhas de coelho", posicionadas logo no bico do carro. Já a Toro Rosso colocou na pista apenas pela segunda vez seu modelo para 2008, o ST3. Dessa vez, o alemão Sebastian Vettel comandou o teste do novo carro, e terminou em quinto.

Logo abaixo, os tempos desta quarta:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:05.600s (84 voltas)
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:06.098s (103)
3. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:06.177s (124)
4. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:06.348s (93)
5. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:06.372s (99)
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:06.571s (154)
7. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:06.681s (131)
8. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:06.936s (93)
9. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:07.346s (106)
10. Lucas di Grassi/Brasil/Renault, 1:07.430s (146)

A bateria de testes de Paul Ricard continua amanhã, e encerra-se na próxima sexta.



A Ferrari pode anunciar já em Mônaco a renovação do contrato de Kimi Raikkonen. Ao menos, é isso o que garante uma reportagem publicada hoje pela revista Autosprint. Vale lembrar que foi em Mônaco, há cinco anos, que a Ferrari divulgou a renovação de contrato de Michael Schumacher até o fim de 2006, naquele que foi o último acordo entre o alemão e a equipe. Agora, ainda falta saber qual seria o tempo de duração do novo compromisso de Raikkonen com a Ferrari.

Enquanto isso, a Autosport divulgou hoje os valores que a FIA pretende estabelecer como teto de orçamento para as equipes, numa medida que já entraria em vigor no ano que vem. Pelo visto, o limite ficaria em 175 milhões de euros para 2009, 140 mi para 2010 e 110 mi para 2011. A idéia, porém, ainda precisa ser aprovada pelas escuderias da Fórmula 1. Por enquanto, apenas a BMW manifestou-se favoravelmente à proposta da FIA.

Para fechar o dia, vale registrar que a organização do G.P. Brasil liberou mais uma carga de ingressos para a corrida deste ano. As entradas, porém, são válidas apenas para os treinos livres. Estão disponíveis bilhetes para os setores A, M e F, os dois primeiros na reta dos boxes, e o último localizado no "S" do Senna. Os ingressos custam de R$115,00 a R$600,00, e podem ser adquiriados no site oficial da prova.

Se você ainda não tem entrada, esta é a derradeira oportunidade de conseguir um lugarzinho. Mesmo que seja só para o treino, já vale a pena.



O vídeo do dia é um registro histórico, com cenas da terceira edição das Mil Milhas de Interlagos, realizada em 1966. Vale a pena conferir como era o automobilismo da época, e perceber como o autódromo de Interlagos mudou de cara radicalmente desde então. Alguém consegue imaginar carros de Fórmula 1 correndo nesta pista:


Esse eu vi no Blig do Gomes

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Interlagos - www.motorsport.com

terça-feira, 13 de maio de 2008

BMW muito perto de garantir Kubica até o fim de 2009

O ótimo início de temporada aumentou claramente o prestígio de Robert Kubica, e a BMW não parece disposta a perder o talento do polonês para uma das equipes rivais. Nesta terça, uma reportagem do site Autosport revela que o time alemão já se movimenta para segurar Kubica até o fim de 2009. Ao que parece, uma cláusula no contrato do piloto de 23 anos será acionada para prolongar de maneira automática o compromisso com a BMW.

De acordo com a Autosport, o contrato de Kubica se encerra no fim deste ano. A BMW, porém, deseja fazer valer em breve uma cláusula que obriga o polonês a continuar com a equipe na próxima temporada. Mesmo se Kubica preferir uma transferência para outra escuderia, a BMW teria poder suficiente para segurá-lo. A única hipótese para a saída do polonês seria o pagamento de uma multa milionária, algo bastante improváevl.

Nas últimas semanas, Kubica e seu empresário deram a entender que haviam recebido propostas de duas outras equipes para o ano que vem. Mas, nessa altura, tudo leva a crer que os boatos não passavam de uma forma de pressionar a equipe alemã a aumentar o salário do polonês. Segundo o chefão da BMW, Mario Theissen, o time azul e branco deve anunciar seu dupla de pilotos para 2009 já nos próximos meses. E tudo indica que Kubica será um dos dois nomes da lista.
Às equipes que sonhavam com Kubica, resta esperar até 2010...


Bastou uma bela performance na Turquia para que o nome de Lewis Hamilton voltasse a ficar em evidência. Agora, a novidade é que o inglês teria assinado um milionário contrato de 20 milhões de dólares com a marca de produtos esportivos Reebok. A notícia é curiosa porque a McLaren, desde os tempos de Alain Prost e Ayrton Senna, sempre limitou patrocínios exclusivos para os seus pilotos. Mas, em se tratando de Hamilton, a equipe abriu uma exceção...

Enquanto isso, a FIA anunciou hoje que o circuito de Istambul Park pode receber uma séria punição por causa da invasão de dois cachorros durante a prova de domingo da GP2. O brasileiro Bruno Senna atingiu em cheio um dos animais, matando o pobre cachorro na hora e precisando abandonar a corrida com a suspensão quebrada. "Vamos investigar, porque essa falha é inaceitável. Nenhuma sanção está descartada", disse hoje um porta-voz da FIA.

Já que a terça-feira foi fria em notícias da Fórmula 1, vale registrar que o veteraníssimo Roberto Moreno embarcou para os Estados Unidos para participar das famosas 500 Milhas de Indianapolis. A corrida, que vai acontecer no dia 25 de maio, também deve contar com os brasileiros Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Mario Moraes, Enrique Bernoldi, Bruno Junqueira e Jaime Camara. Seria um verdadeiro esquadrão brazuca, mas a maioria ainda não tem lugar garantido na prova.

O grid definitivo das 500 milhas de Indianapolis só será conhecido no tradicional Bump Day, marcado para o próximo domingo, dia 18.


O vídeo do dia é mais um episódio de "Los Quemagomas", a série espanhola que transforma a Fórmula 1 num desenho animado. Vale a pena conferir o filme, que já ganhou destaque em vários blogs e foruns especializados:




Até mais!

Crédito das fotos:
Lewis Hamilton - http://www.gpupdate.net/

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Honda: "Rubinho precisa ser rápido o suficiente para continuar em 2009"

A Honda comandou uma série de merecidas homenagens para Rubens Barrichello ao longo da última semana, como parte das comemorações pela quebra do recorde de mais largadas na Fórmula 1. Apesar disso, a equipe japonesa ainda não renovou o contrato do piloto brasileiro, que termina no fim desta temporada. De acordo com o chefão Nick Fry, a permanência de Rubinho depende apenas do próprio veterano:

"Na verdade, é bem simples. Se Rubinho for rápido o suficiente, continua conosco no ano que vem. Caso contrário, ele não permanece. É isso", afirmou Fry à agência Reuters. O dirigente também fez questão de ressaltar que o assunto ainda não é uma prioridade na Honda. "Rubinho está na equipe há dois anos, e já teve seu compromisso renovado uma vez. Podemos prolongar seu contrato de maneira fácil, sem perder muito tempo. Seria uma negociação ligeira".

Vale lembrar que a imprensa italiana chegou a especular, na semana passada, uma possível substituição de Rubinho por Takuma Sato já nas próximas corridas. O boato, porém, não demorou a ser desmentido. Mesmo assim, Rubinho ainda não tem seu lugar garantido para 2009. Seu prestígio na Honda é considerável, e a equipe provavelmente vai querer uma renovação de contrato. Mas Rubinho não está numa posição realmente tranqüila.

Sato permanece ali, amparado por uma legião de fãs, apenas esperando uma oportunidade para voltar à Fórmula 1. E, para azar de Rubinho, a Honda seria o destino mais lógico do japonês...



Embora tenha vencido o G.P. da Turquia com absoluta autoridade, Felipe Massa não escapou das críticas do engenheiro-chefe da Ferrari, Luca Baldisseri. "O resultado de Istambul foi excelente, mas não estou totalmente satisfeito. Se Massa tivesse conseguido segurar Hamilton por mais duas voltas, Raikkonen poderia ter feito a dobradinha", disse Baldisseri à RAI. De fato, o brasileiro nem tentou fechar Hamiton. Mas o principal culpado pelo fraco terceiro lugar de Raikkonen foi o próprio finlandês.

Por sua vez, Lewis Hamilton não esconde o entusiasmo com a segunda posição na Turquia. Pelo visto, a prova turca superou todas as expectativas do inglês e da McLaren. "Nossas melhores simulações diziam que eu só terminaria em quinto. Mas deu o meu máximo, tirei tudo do carro e tive a minha recompensa. Acredito que esta foi a melhor corrida da minha carreira", cravou Hamilton. E na próxima corrida, em Mônaco, o inglês já aparece mais cotado para brigar pela vitória.

Assim como Hamilton, a BMW também está otimista para o G.P. nas ruas de Monte Carlo. Apesar da discreta performance na Turquia, o chefe de equipe Mario Theissen garantiu que a BMW está em condições de rivalizar com Ferrari e McLaren. "Para Mônaco, estou realmente confiante. Nosso carro deve andar bem lá, já que as dificuldades de adaptação serão menores. Vamos estar fortes", prometeu Theissen.

Com o provável crescimento de McLaren e BMW, arriscar um palpite para Mônaco fica realmente bem mais difícil. Em Monte Carlo, a Ferrari não será tão favorita assim.


O vídeo do dia mostra o bizarro acidente que tirou Bruno Senna da segunda corrida da GP2 em Istambul, no domingo de manhã. Disputando as primeiras posições, o brasileiro foi obrigado a abandonar a prova após atingir um cachorro que havia invadido a pista. O pobre animal, infelizmente, não teve chance de sobreviver. E Bruno ficou um pouco mais distante dos líderes do campeonato. A dica é do amigo Maurício Gomes:


Antes de me despedir, um aviso ao internauta Guilherme: o vídeo do resumo do G.P. da Turquia enviado por você seria postado hoje aqui no Blog, mas já foi retirado pela FOM. Mais uma vez, só nos resta lamentar...

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

domingo, 11 de maio de 2008

Análise do Grande Prêmio - Turquia/Istambul Park (11/05/2008)

Análise dos pilotos:

Felipe Massa
Ótima atuação, digna de um forte candidato ao título. Controlou bem a corrida, e não se afobou quando Hamilton tomou a liderança. Só não leva a nota máxima porque foi levemente ofuscado pelo inglês.
Nota: 9

Lewis Hamilton
Talvez tenha sido o grande destaque do dia. Andou o tempo todo no limite, superando Raikkonen no braço. O segundo lugar foi animador, e provou que o inglês está realmente na briga pelo campeonato.
Nota: 9

Kimi Raikkonen
Teve uma daquelas atuações medianas e burocráticas, que estão abaixo da média do finlandês. Ainda lidera a tabela de pontos, mas Massa e Hamilton não aparecem tão longe assim...
Nota: 6

Robert Kubica
Pela primeira vez no ano, conseguiu fazer uma boa largada. Mas isso ainda não foi suficiente para bater a McLaren no fim. De qualquer maneira, mais uma boa e consitente corrida do polonês.
Nota: 7

Nick Heidfeld
Já está virando segundo piloto da BMW. Perdeu mais uma disputa de grid para Kubica, e terminou a corrida muito atrás do polonês. Ainda tem prestígio na equipe, mas a sua vaga é das mais desejadas.
Nota: 5

Fernando Alonso
A Renault está no mesmo nível de Red Bull, Williams e Toyota. Mesmo assim, Alonso sempre é o melhor de todas essas equipes. Pois é: o piloto ainda faz diferença.
Nota: 8

Mark Webber
Mais uma performance segura e sem erros por parte do australiano, que está destruindo a moral de Coulthard. Até agora, Webber pontuou em todas as provas que completou neste ano.
Nota: 8

Nico Rosberg
Conseguiu um pontinho suado e merecido. Nessa altura do ano, a Williams permanece perigosamente estática, e Rosberg vai se virando para não ficar para trás.
Nota: 7

David Coulthard
Não chegou a ter um desempenho ruim, mas a comparação com Webber é covardia. Precisa de uma reação espetacular para não receber a aposentadoria compulsória no fim da temporada.
Nota: 5

Jarno Trulli
Deveria ter marcado pontos, mas perdeu muito tempo na largada, uma de suas maiores fraquezas. De qualquer maneira, voltou a superar Glock com relativa facilidade.
Nota: 6

Jenson Button
Ficou atrás de Rubinho no grid. Na corrida, porém, foi destacadamente o melhor piloto da equipe. Mesmo assim, ainda terminou muito longe da zona de pontuação.
Nota: 6

Heikki Kovalainen
Poderia ter conseguido um podium, mas deu azar: um pneu furo logo na segunda volta, estragando sua corrida. Apesar de tudo, não desistiu nunca, e realizou algumas belas ultrapassagens.
Nota: 8

Timo Glock
Até agora, não justificou o investimento da Toyota. Seu ritmo de corrida nem é tão ruim assim. Na classificação, porém, Glock vem tendo desempenhos sofríveis.
Nota: 3

Rubens Barrichello
Depois de fazer festa por causa do recorde de mais largadas na Fórmula 1, voltou ao ostracismo na corrida. Não acompanhou Button, e passou bem longe de quebrar o incômodo jejum de pontos.
Nota: 4

Nelsinho Piquet
Às vezes, dá impressão de querer andar mais do que o carro. E aí, inevitavelmente, acaba cometendo alguns erros. Nelsinho vem se esforçando, mas ainda precisa melhorar um pouco para acompanhar Alonso.
Nota: 3

Adrian Sutil
Por enquanto, ainda não conseguiu fazer oposição ao veterano Fisichella. Dessa vez, pelo menos teve o mérito de não terminar na lanterna dos que completaram a prova.
Nota: 3

Sebastian Vettel
Em cinco G.Ps, perdeu parte do prestígio que ganhou no ano passado. Na Turquia, foi o último dos dezoito que receberam a bandeirada. Ao menos completou uma corrida pela primeira vez nesta temporada.
Nota: 3

Sebastien Bourdais
Perdeu a disputa de grid para Vettel, mas vinha à frente do companheiro quando uma quebra tirou-lhe da corrida. Ainda bem que o carro novo da Toro Rosso chega na próxima corrida.
Nota: 3

Kazuki Nakajima
Alterna atuações promissoras com corridas acidentadas. Não teve culpa no acidente com Fisichella, mas sua uma performance ao longo de todo o fim de semana foi bem abaixo da sua capacidade.
Nota: 2

Giancarlo Fisichella
Desde o início, deu tudo errado para o italiano na Turquia. Uma punicão estúpida por avanço de sinal jogou Fisichella para o fim do grid. Na corrida, abandono por acidente já na primeira curva.
Nota: 1

Análise das equipes:

Ferrari
O resultado do fim de semana só não foi perfeito porque Raikkonen esteve estranhamente apático. Por outro lado, Massa teve uma performance excelente, e mereceu o triunfo.
Cotação: ****

BMW
Numa pista cheia de ondulações, o sensível carro da BMW teve dificuldades de adaptação. Mesmo assim, os dois pilotos voltaram a pontuar com facilidade, provando o potencial da equipe.
Cotação: ***

McLaren
Tática inteligente para Hamilton, que conseguiu um resultado animador. Por sua vez, Kovalainen foi vítima de um furo de pneu e não de um erro de estratégia do time, ao contrário do que foi inicialmente divulgado.
Cotação: ****

Williams
Um pontinho suado para Rosberg, que andou mais do que o carro. A Williams foi bem, mas falta dinheiro para desenvolvimento. Após um início promissor, a equipe pode cair na segunda metade do ano.
Cotação: ***

Red Bull
Mais dois pontinhos para a equipe das bebidinhas energéticas, que andou muito forte neste fim de semana. Se não fosse Coulthard, já poderia estar em quarto no Mundial de Construtores.
Cotação: ****

Renault
A sexta posição de Alonso foi mérito principal do espanhol. O carro não é nada brilhante, e a maior prova disso vêm sendo as atuações medianas de Nelsinho.
Cotação: ***

Toyota
Ficou fora dos pontos apenas pela segunda vez no ano. Trulli se esforça ao máximo, enquanto Glock vem tendo desempenhos abaixo do esperado. É hora de dar uma puxada de orelhas no alemão.
Cotação: **

Honda
Ganhou destaque por causa do recorde de Rubinho. Na corrida, porém, seus carros voltaram a fazer figuração. Nesse ritmo, só vai ter oportunidade de pontuar se muita gente tiver problema.
Cotação: *

Toro Rosso
Fim de semana para esquecer. Vettel até andou bem na classificação, mas terminou em último dos que completaram a prova. E Bourdais abandonou por causa de um problema mecânico.
Cotação: *

Force India
Escapou de terminar em último, e por isso leva uma estrelinha a mais. Mesmo assim, a Force India não tem muito a comemorar. Com a saída da Super Aguri, a equipe indiana virou a lanterna da Fórmula 1.
Cotação: **

Análise da corrida:

Comparado ao último G.P. da Espanha, a corrida deste domingo foi espetacular. Mesmo assim, ainda ficou muito aquém daquilo que os fãs da Fórmula 1 realmente esperam. De qualquer maneira, o G.P. da Turquia teve um número de ultrapassagens razoável, táticas diferentes que mantiveram o suspense até o fim e - o mais importante de tudo - luta de posição entre os líderes. Apesar de curta, a briga entre Felipe Massa e Lewis Hamilton mostrou que as paradas de box não decidem o resultado sozinhas.
Nível: Boa

Análise do campeonato:

O resultado do G.P. da Turquia embolou o campeonato. Agora, Kimi Raikkonen tem apenas oito pontos de distância para Felipe Massa e Lewis Hamilton, uma distância mínima considerando que ainda faltam treze corridas para o encerramento da temporada. A disputa pelo título ainda está completamente aberta, embora os pilotos da Ferrari continuem com todo o favoritismo.
Nível: Muito Bom

Balanço dos palpites:

Vitória: Kimi Raikkonen. O vencedor foi Felipe Massa
Pole Position: Kimi Raikkonen. O pole position foi Felipe Massa
Primeiro abandono: Timo Glock. O alemão escapou da minha secada, mas fez uma corrida bem fraca. Dessa vez, Giancarlo Fisichella e Kazuki Nakajima foram os primeiros a abandonar a prova.
Decepção do fim de semana: Honda. Depois de marcar três pontos na Espanha, a equipe japonesa decepcionou na Turquia. Não chegou a ser um vexame completo, mas a Honda certamente ficou abaixo da esperado.
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen (Felipe Massa)
2. Felipe Massa (Lewis Hamilton)
3. Robert Kubica (Kimi Raikkonen)
4. Lewis Hamilton (Robert Kubica)
5. Nick Heidfeld (PALPITE CORRETO)
6. Heikki Kovalainen (Fernando Alonso)
7. Fernando Alonso (Mark Webber
8. Jarno Trulli (Nico Rosberg)

A quinta posição de Nick Heidfeld e o desempenho ruim da Honda salvaram as apostas do Blog. De resto, só erros: um piloto da Ferrari venceu, mas não foi Raikkonen, e sim Massa. E a McLaren andou mais do que a BMW, ao contrário da minha expectativa. Está hora de lustrar melhor minha bola de cristal...
Nível dos palpites: Regular

Por hoje, é só. Até amanhã!

Vitória de Felipe Massa no Grande Prêmio da Turquia

A pista de Istambul Park tem dono. Pelo terceiro ano consecutivo, Felipe Massa dominou o Grande Prêmio da Turquia, vencendo a prova deste domingo com bastante autoridade. O piloto brasileiro precisou derrotar a inesperada oposição de Lewis Hamilton, que chegou a liderar parte da corrida e terminou num promissor segundo lugar. Kimi Raikkonen ficou limitado ao terceiro posto, enquanto Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet não passaram das posições intermediárias.

O dia amanheceu ensolarado em Istambul, embora a temperatura continuasse fria como no restante do fim de semana. Já no grid de largada, a Ferrari mostrou que apostaria numa tática diferente. Ao contrário dos adversários, a equipe italiana optou por calçar seus pilotos com pneus macios desde o início. BMW e McLaren davam pinta de usar uma estratégia idêntica, começando com compostos duros para fazer duas paradas ao longo da prova. Mas não seria bem assim para o time prateado.

Na largada, Massa saiu bem e manteve a ponta com certa facilidade. Ao mesmo tempo, Hamilton pulou melhor do que Heikki Kovalainen, tomando a segunda posição antes mesmo da primeira curva. Kovalainen ficou lado a lado com Robert Kubica, mas conseguiu segurar a terceira posição. Pior para Kimi Raikkonen, que ficou espremido e acabou perdendo o quinto lugar para Fernando Alonso. Mais atrás, um acidente obrigou a entrada do safety car.

Saindo de último, Giancarlo Fisichella tentou recuperar o prejuízo rápido demais e se deu mal. O italiano acertou a traseira de Kazuki Nakajima, encerrando a corrida dos dois já de cara. A Force India de Fisichella espalhou vários detritos na pista, o que forçou a intervenção do safety car. Outros que ficaram para trás logo no início foram Timo Glock e Nelsinho Piquet. O alemão teve uma largada horrorosa e atrapalhou Nelsinho, que vinha justamente atrás no grid. Na saída da primeira curva, os dois já haviam caídos para as últimas posições.

Não durou mais do que duas voltas o período de safety na pista. O carro de segurança entrou nos boxes de repente, e pegou a McLaren de surpresa. Momentos antes, o time prateado havia chamado Kovalainen para um pit stop estratégico, que acabou se revelando um desastre. A nova tática derrubou o finlandês para o fim do pelotão, e estragou o ótimo desempenho na classificação de ontem. Menos mal que a McLaren ainda contava com Hamilton, que mantinha um ritmo semelhante ao do líder Massa.

Os dois primeiros andaram colados até a primeira rodada de pit stops, sem jamais ficarem separados por mais de um segundo e meio. Enquanto isso, Raikkonen enfrentava dificuldades atrás de Alonso, na disputa pelo quinto lugar. Após algumas voltas atrás do espanhol, Raikkonen conseguiu uma bela manobra na reta oposta de Istambul, subindo para quarto. Mas o finlandês já estava distante demais para lutar pela vitória.

Alonso foi o primeiro piloto a visitar os boxes, na volta 15. Logo depois, Hamilton fez o mesmo, saindo em apenas 6.4s. A curta parada, porém, não foi suficiente para que o inglês ganhasse a liderança, já que Massa abriu uma pequena distância nas voltas que antecederam seu pit stop. O piloto brasileiro retornou logo à frente de Hamilton, mas o inglês estava claramente mais rápido. Pela primeira vez em um bom tempo, a briga pela liderança era na pista.

Sem hesitar, Hamilton partiu para cima de Massa. O inglês realizou sua manobra no fim da reta oposta, arriscando tudo para tomar a primeira posição. Talvez pensando na corrida, Massa não resistiu como seria esperado, e Hamilton tomou a ponta. Nas voltas seguintes, o inglês disparou na liderança, com uma seqüência de voltas extremamente rápida. Logo ficou claro que Hamilton e a McLaren haviam feito uma mudança de estratégia, apostando em três paradas para superar Raikkonen, que vinha em terceiro após superar Kubica na primeira rodada de paradas.

No meio do pelotão, as brigas eram animadas. Precisando se recuperar após o erro estratégico da McLaren, Kovalainen vinha fazendo várias ultrapassagens. Ao longo da prova, o finlandês realizou manobras difíceis sobre Sebastian Vettel, Timo Glock e David Coulthard, sempre ajudado pela impressionante potência do motor Mercedes. Por sua vez, Sebastien Bourdais tornou-se o terceiro e último abandono do dia, após rodar por causa de um problema mecânico na sua Toro Rosso.

Lá na frente, o líder Hamilton visitou os boxes pela segunda vez na volta 32, retornando em terceiro lugar. Depois que Massa e Raikkonen fizeram suas últimas paradas, o inglês voltou a assumir a ponta. Mais uma vez andando no limite, Hamilton conseguiu abrir vantagem suficiente para bater Raikkonen na luta pelo segundo lugar. A vitória, entretanto, estava nas mãos de Massa. O piloto brasileiro apenas administrou o primeiro lugar nas últimas voltas, vencendo com uma tranqüila distância para Hamilton. Mas, para o inglês, o segundo lugar já foi um excelente resultado.

Atrás do burocrático Raikkonen, a BMW fez uma corrida bastante discreta. Como vem sendo usual nesta temporada, Kubica superou Nick Heidfeld sem problemas. O polonês ficou em quarto, enquanto o alemão finalizou em quinto. Na seqüência, Fernando Alonso conseguiu um suado sexto lugar, tirando o máximo que o carro da Renault permite. Por fim, Mark Webber e Nico Rosberg fecharam a zona de pontução, com performances seguras e sem erros.

Após ser ultrapassado por Button na largada, Rubens Barrichello acompanhou o companheiro ao longo de toda a prova. As paradas de pit stop terminaram não sendo boas para o veterano, que perdeu posições e não passou de 14º na classificação final. Já Nelsinho Piquet encerrou a prova apenas no 15º lugar, culpa da péssima posição de largada e do tempo perdido logo na primeira volta. Logo abaixo, o resultado completo do Grande Prêmio da Turquia:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 58 voltas em 1h26:49.451s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 3.779s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 4.271s
4. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 21.945s
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 38.741s
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 53.724s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 1:04.229s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 1:11.406s
9. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 1:15.270s
10. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 1:16.344s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1 volta
12. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 1 volta
13. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 1 volta
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1 volta
15. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, a 1 volta
16. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, a 1 volta
17. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 1 volta
Não classificados:
Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, Problema mecânico na volta 24
Kazuki Nakajima/Japão/Williams, Acidente na volta 1
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, Acidente na volta 1
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1:26.506s na volta 20

Mundial de Pilotos: 1. RAIKKONEN, 35 pts; 2. Massa e Hamilton, 28 pts; 4. Kubica, 24 pts; 5. Heidfeld, 20 pts; 6. Kovalainen, 14 pts; 7. Webber, 10 pts; 8. Alonso e Trulli, 9 pts; 10. Rosberg, 8 pts; 11. Nakajima, 5 pts; 12. Button, 3 pts; 13. Bourdais, 2 pts; 14. Coulthard, Glock, Fisichella, Barrichello, Piquet, Sato, Davidson, Sutil e Vettel, 0 pts.

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 63 pts; 2. BMW, 44 pts; 3. McLaren, 42 pts; 4. Williams, 13 pts; 5. Red Bull, 10 pts; 6. Renault, 9 pts; 7. Toyota, 9 pts; 8. Honda, 3 pts; 9. Toro Rosso, 2 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts

A próxima parada da Fórmula 1 é em Mônaco, no dia 25 de maio. Logo mais, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo os desempenhos de pilotos e equipes na Turquia. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net