sábado, 19 de julho de 2008

Hamilton supera Massa e crava pole do G.P. da Alemanha

Amigos, peço desculpas pelo imenso atraso na publicação deste post. Precisei ficar fora o dia inteiro e só consegui colocar o texto no ar agora, já quase de madrugada. Neste domingo, o Blog volta ao ritmo normal!

Com os pilotos da BMW em dificuldades, Kimi Raikkonen apagado e Heikki Kovalainen errando mais do que devia, a luta pela pole position do Grande Prêmio da Alemanha acabou se transformando num duelo particular entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. No fim, o inglês levou a melhor por apenas dois décimos de segundo. Kovalainen fecha os três primeiros, enquanto Raikkonen não passou de sexto.

Desde o início do treino, já ficou claro que a pole seria discutida principalmente entre Hamilton e Massa. No chamado "Q1", o brasileiro levou vantagem, mas o piloto da McLaren deu o troco na segunda fase da classificação. Então, no momento de decisão, Massa cravou o melhor tempo na primeira rodada de tentativas, apenas para ser superado por Hamilton quando o cronômetro já havia zerado.

Na seqüência, Kovalainen saiu um pouco decepcionado com o terceiro lugar, já que cometeu erros nas suas duas voltas rápidas. Em ótima forma, Jarno Trulli e Fernando Alonso ficaram em quarto e quinto, à frente do burocrático Raikkonen, que admitiu ter errado no acerto do carro. Robert Kubica confirmou a má performance da BMW em Hockenheim e foi apenas o sétimo. Em contraste, Sebastian Vettel levou a Toro Rosso a uma excelente nona posição.

O desempenho do alemão, porém, foi bastante criticado por Nelsinho Piquet, que acusou Vettel de ter bloqueado sua Renault no "Q1". Certo ou não, o fato é que Nelsinho não conseguiu mais do que um 17º. E, mais uma vez, vai largar bastante pressionado. Ao seu lado na nona fila está Rubens Barrichello, que também acabou eliminado já no primeiro trecho da classificação. Logo abaixo, o grid completo do Grande Prêmio da Alemanha:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.666
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.859
3. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.143
4. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:16.191
5. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:16.385
6. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:16.389
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.521
8. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:17.014
9. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:17.244
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:17.503
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:15.508
12. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:15.581
13. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:15.633
14. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:15.701
15. Sebastian Bourdais/França/Toro Rosso, 1:15.858
16. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:16.083
17. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.189
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:16.246
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:16.657
20. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:16.963


A largada do G.P. da Alemanha está marcada para as 9h00 deste domingo, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Giorgio Pantano parece estar com sorte de campeão na GP2. Neste sábado, o italiano perdeu a liderança da primeira bateria de Hockenheim nas últimas voltas, depois que um temporal mudou a corrida e entregou a vitória para Romain Grosjean. O francês, entretanto, recebeu uma punição por ultrapassar em bandeira amarela, sendo penalizado em 25 segundos no tempo final. Assim, Pantano venceu, com Grosjean em 2º e o português Álvaro Parente em 3º. Os brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi terminaram em 4º e 5º, respectivamente.

Em Laguna Seca, Casey Stoner arrebatou a pole do G.P. dos Estados Unidos da MotoGP com extrema facilidade. O australiano colocou quase meio segundo de vantagem para o seu perseguidor mais próximo, o heptacampeão Valentino Rossi. Na seqüência, o piloto da casa Nicky Hayden completa os três primeiros. Vice-líder da temporada, o espanhol Daniel Pedrosa não vai correr neste domingo por causa das lesões sofridas no G.P. da Alemanha. A largada acontece às 18h00, com Sportv transmitindo.

Na Fórmula Indy, Helio Castroneves liderou a dobradinha da equipe Penske no grid de largada da etapa de Mid-Ohio. Pela segunda corrida consecutiva, Helinho cravou a pole position, dessa vez superando seu companheiro Ryan Briscoe em apenas um centésimo. Marco Andretti e Justin Wilson aparecem logo a seguir, enquanto Tony Kanaan é o quinto. Já o líder do campeonato Scott Dixon sai da sexta posição.

A etapa de Mid-Ohio começa às 14h30 deste domingo, com transmissão da Band, Bandsports e PlayTV.



O vídeo do dia mostra os últimos minutos do treino classificatório, com narração em português:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com

sexta-feira, 18 de julho de 2008

McLaren domina treinos de sexta em Hockenheim

Os primeiros treinos do Grande Prêmio da Alemanha viram uma bela demonstração de força da McLaren, que monopolizou as duas primeiras posições até com certa facilidade. No combinado das sessões desta sexta, Lewis Hamilton foi absoluto ao colocar seis décimos de vantagem para o adversário mais próximo, seu próprio companheiro Heikki Kovalainen. A dupla da Ferrari veio logo a seguir, com Felipe Massa liderando Kimi Raikkonen.

Contrariando a rotina dos treinos de sexta-feira, a pista de Hockenheim recebeu hoje duas sessões muito animadas. Como havia chovido à noite, o circuito ficou bastante molhado e atrapalhou os pilotos na parte da manhã. Robert Kubica perdeu o controle de sua BMW na entrada do "estádio", batendo de leve na barreira de proteção. Apesar de não danificar muito o carro, o polonês perdeu bastante tempo de pista e saiu bem decepcionado.

Por sua vez, Hamilton esperou até os últimos minutos para fazer a volta voadora que lhe rendeu a primeira colocação. Na sessão da tarde, o companheiro Kovalainen superaria Massa na disputa pelo segundo lugar. Em quarto, Raikkonen teve mais um desempenho discreto, enquanto Mark Webber e Fernando Alonso tiveram performances elogiáveis em quinto e sexto, respectivamente. Rubens Barrichello finalizou em 14º, enquanto Nelsinho Piquet não passou de 16º.

Logo abaixo, os tempos combinados dos treinos desta sexta em Hockenheim:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.025
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:15.666
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.722
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.760
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:16s017
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:16.163
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.355
8. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.363
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.377
10. David Couthard/Escócia/Red Bull, 1:16.378
11. Sebastien Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:16.422
12. Jarno Trulli/ItáliaToyota, 1:16.530
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:16.542
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:16.677
15. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:16.680
16. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:16.734
17. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:16.781
18. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:16.821
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.008
20. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.047

O treino classificatório para o G.P. da Alemanha está marcado para as 9h00 deste sábado, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Sem nenhum alarme, o chefe de equipe da Honda, Ross Brawn, confirmou hoje que a escuderia japonesa deve mesmo permanecer com sua dupla de pilotos para 2009 "Nossa prioridade é evoluir o carro, já que estamos satisfeitos com os titulares. Eles vão continuar", revelou Brawn ao site oficial da Fórmula 1. Mais tarde, porém, Rubens Barrichello contou a jornalistas em Hockenheim que ainda não assinou um novo contrato com a Honda.

Em meio aos boatos de troca de pilotos, surgiu hoje o rumor de que a Peugeot poderia retornar à Fórmula 1 num futuro próximo. A informação é do site Grand Prix. Ao que parece, o diretor de comunicações da marca francesa, Jean-Claude Lefebvre, esteve em Hockenheim visitando os boxes das equipes. Lefebvre garantiu que estava apenas de férias, mas não foi muito convincente. Na década de 90, a Peugeot chegou a trabalhar com McLaren, Jordan e Prost antes de deixar a Fórmula 1 em 2000.

Na GP2, o líder do campeonato Giorgio Pantano arrebatou a pole position para a bateria inicial da etapa de Hockenheim. Piloto de testes da Renault, Romain Grosjean completa a primeira fila, seguido por Andreas Zuber e Sebastien Buemi. A principal dupla de brasileiros está bem colocada: Lucas di Grassi larga de quinto, com Bruno Senna em sexto. Mais atrás, Alberto Valério aparece em 19º, Diego Nunes é o 21º e Carlos Iaconelli alinha da 23ª posição.

A largada para a corrida deste sábado acontece às 11h00 de Brasília, com transmissão do Sportv.



Vamos lá com alguns momentos dos treinos desta sexta. Primeiro, a escapada de Robert Kubica na sessão da manhã:



Também vale conferir uma espetacular super câmera lenta, com filmagens de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Nico Rosberg:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Alemanha

Nas últimas quatro corridas, o Blog acertou três dos ganhadores. Além de cravar a improvável vitória de Robert Kubica no Canadá, também "previ" os triunfos de Lewis Hamilton em Mônaco e na Inglaterra. Só errei ao jogar minhas fichas em Kimi Raikkonen na França, onde o finlandês deveria ter vencido não fosse o problema no escapamento. Para manter a boa fase nos palpites, meu escolhido para o G.P. da Alemanha é um piloto em quem não aposto há um bom tempo: Felipe Massa.

Em baixa após a constrangedora atuação em Silverstone, o brasileiro é quem mais precisa de recuperação entre os líderes do campeonato. Na pista de Hockenheim, tem um histórico de boas performances. Há dois anos, por exemplo, provavelmente teria levado a vitória se não tivesse sido forçado a deixar o caminho livre para Michael Schumacher. Agora, o heptacampeão está longe. E Massa tem tudo para vencer na Alemanha. Isso se não chover, é claro.

Se a corrida for realizada com sol, a expectativa é que Ferrari, McLaren e BMW não deixem muitas migalhas para a concorrência. Fernando Alonso é o melhor piloto da "segunda divisão" e, em condições normais, deve assegurar seu lugar na zona de pontuação. Para fechar, também aposto em pontos para o australiano Mark Webber, que certamente vai voltar a aparecer bem no treino classificatório. Sem mais delongas, é hora do Palpitão do G.P. da Alemanha:

Pole: Lewis Hamilton
Vitória: Felipe Massa
Primeiro abandono: Jenson Button. Francamente desmotivado, o inglês não tem muito o que fazer em Hockenheim. E o carro da Honda vem quebrando bastante...
Decepção do G.P.: Williams. A equipe saiu desanimada dos testes da semana passada e Nico Rosberg admitiu que dificilmente brigaria por pontos na Alemanha
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Lewis Hamilton
3. Kimi Raikkonen
4. Robert Kubica
5. Heikki Kovalainen
6. Nick Heidfeld
7. Fernando Alonso
8. Mark Webber


Os primeiros treinos para o G.P. da Alemanha acontecem nesta sexta, às 5h00 e 9h00 de Brasília, com transmissão do Sportv.



Agora é confirmado: Sebastian Vettel é piloto da Red Bull a partir do ano que vem. O anúncio foi feito nesta quinta, em Hockenheim. "Essa é uma boa mudança para mim. Nos últimos anos, a Red Bull já provou que ainda pode melhorar muito", falou Vettel. Em 2009, o alemão vai formar dupla com o australiano Mark Webber, que teve seu contrato renovado por mais uma temporada. Na Toro Rosso, o mais forte candidato a substituir Vettel é o brasileiro Bruno Senna.

Finalmente, o mercado de pilotos ensaia se agitar. Falando à revista Sport Bild, o empresário Willi Weber revelou que o alemão Nico Rosberg pode se juntar à McLaren no ano que vem. "Rosberg vai assumir a vaga de Heikki Kovalainen, que deve retornar para a Renault", afirmou Weber, um sujeito com vários contatos na Fórmula 1. Se for verdade, Fernando Alonso ou Nelsinho Piquet perderiam seu lugar na equipe francesa.

Caso deixe a Renault, o destino do bicampeão poderia ser a BMW. Ao jornal As, Robert Kubica admitiu que ainda não sabe se continua no time alemão em 2009. "Essa é uma pergunta difícil. Não sei ainda se vou permanecer na BMW. Por enquanto estou concentrado no campeonato", garantiu Kubica. Apesar de todas as especulações, o mais provável ainda é que Kubica não saia da BMW, nem Alonso da Renault ou Rosberg da Williams.

Mas a temporada de boatos da Fórmula 1 está só começando.



No ano passado, a única corrida realizada em solo alemão foi o G.P. da Europa, em Nurburgring. Vale a pena relembrar o grande duelo que decidiu a corrida, entre Fernando Alonso e Felipe Massa:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vídeo do dia - A primeira vitória de Rubens Barrichello

Dia corrido, então para não deixar o Blog desatualizado deixo vocês com um vídeo que nenhum de nós fica cansado de rever: os melhores momentos da memorável primeira vitória de Rubens Barrichello na Fórmula 1. Aconteceu em 2000, justamente no circuito de Hockenheim, que recebe o G.P. da Alemanha no próximo domingo. Vale a pena conferir:



Até mais!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Previsão de chuva para o Grande Prêmio da Alemanha

Os metereologistas se enganaram de novo. Depois de garantirem que o Grande Prêmio da Alemanha do próximo domingo seria disputado com sol, os especialistas do tempo agora asseguram que a corrida tem tudo para acontecer em pista molhada. De acordo com as últimas estimativas do site MSN Weather, pode chover em todos os três dias de atividades em Hockenheim.

Para a sexta-feira, a previsão indica 40% de possibilidade de chuva para a parte da tarde. No sábado, a expectativa é de um clima bastante nublado, com 60% de chance de chover ao longo de todo o dia. O maior percentual é justamente o de domingo: no momento, há 80% de possibilidade de pequenos chuviscos pela manhã, que podem se alongar até o horário da largada.

A última vez em que choveu em Hockenheim foi no ano 2000, quando Rubens Barrichello conquistou a primeira vitória de sua carreira. No ano passado, um temporal assolou o G.P. da Europa, única corrida da temporada disputada na Alemanha. O circuito de Nurburgring, que sediou a prova, agora se divide com Hockenheim na tarefa de receber a corrida germânica. Segundo notícia divulgada hoje, aliás, o revezamento foi estendido até 2011.



Sensação da pré-temporada, a Williams talvez seja a grande decepção do ano até aqui. O clima na equipe não é de muito otimismo, como Nico Rosberg deixou escapar nesta terça. "Tenho boas lembranças de Hockenheim, onde consegui bons resultados nas categorias de base. Estou ansioso para correr em casa, mas sei que será bastante complicado lutar por pontos", admitiu Rosberg, que não termina entre os oito primeiros desde o G.P. da Turquia.

Nos bastidores, a transferência do Banco Santander para a Ferrari em 2010 já é dada como certa. Se concretizado, o acordo poderia significar a contratação de Fernando Alonso pelo time de Maranello. Mas hoje surgiu uma novidade: segundo a imprensa européia, o Santander não deixaria de patrocinar a McLaren. Pelo visto, a instituição espanhola seguiria na equipe de Ron Dennis através do Abbey, que pertence ao Santander e aproveitaria a presença de Lewis Hamilton.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma declaração do italiano Giancarlo Fisichella. Ao contrário do colega David Coulthard, o italiano não pensa em aposentadoria. "Estou me divertindo. Ainda amo este esporte e no ano que vem quero continuar aqui, seja na Force India ou em outra equipe", falou Fisichella. O veterano garante ter assinado um contrato de dois anos com o time indiano, mas tem consciência da forte possibilidade de mudar de endereço na próxima temporada.



Quer uma sugestão? Antes de apertar o "play", diminua o som. Com vocês, um narrador japonês que deixa Galvão Bueno no chinelinho:


Alguém me explica o que foi aquele grito na marca de trinta segundos??

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Hamilton: "McLaren está à frente da Ferrari"

Bastou conquistar uma triunfo na frente de sua torcida para Lewis Hamilton voltar a demonstrar sua confiança característica. Nesta segunda, o inglês garantiu que a McLaren está um nível acima da Ferrari e que o time prateado é o grande favorito à vitória no próximo Grande Prêmio da Alemanha. Para Hamilton, a McLaren leva vantagem porque tem um carro que é rápido em qualquer condição:

"Dizem que a Ferrari é melhor do que a nossa equipe em algumas pistas, principalmente nas de alta velocidade. Não acho isso. Somos competitivos em todos os circuitos. No momento, estamos à frente deles. Mas a Ferrari continua na cola", falou Hamilton no comunicado pré-corrida distribuído pela McLaren. O inglês vem de uma vitória categórica no G.P. da Inglaterra, só que precisa ter cuidado para não provocar seus rivais de Maranello.

Até agora, Hamilton não venceu nenhuma corrida neste ano em que os pilotos da Ferrari não tenham enfrentado problemas. É prematuro afirmar, portanto, que a McLaren tem a vantagem sobre a escuderia vermelha. Os metereologistas indicam sol e calor para o próximo fim de semana em Hockenheim, então Hamilton não vai contar com a chuva para superar Felipe Massa e Kimi Raikkonen.

A princípio, o G.P. da Alemanha está mais para a dupla da Ferrari. É claro que Hamilton tem chances de vitória, mas o favoritismo ainda é todo de Massa e Raikkonen.



Chegando à metade da temporada, a Renault talvez seja a grande decepção de 2008. Apesar de contar com Fernando Alonso, a equipe passou longe de brigar por vitórias. Para o diretor esportivo Steve Nielsen, porém, ainda há como salvar o ano. "Nosso objetivo é terminar em quarto entre os construtores. Mas o time inteiro precisa melhorar. Até os pilotos. Espero que todos tenham aprendido com os erros", disse Nielsen, dando uma leve cutucada em Alonso e Nelsinho Piquet.

Por outro lado, Rubens Barrichello ganhou bastante prestígio na Honda após o seu magnífico podium em Silverstone. Seu contrato com a escuderia japonesa ainda não foi renovado. Mas, a julgar pelas declarações do chefe de equipe Ross Brawn, isso não vai demorar a acontecer. "Rubens está muito melhor. Longe da sombra de Schumacher, ele é outro. Com certeza, é um piloto mais completo do que quando pilotova na Ferrari", opinou Brawn. Um golpe nos críticos que defendem a aposentadoria do brasileiro.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma reportagem publicada hoje pela Folha de São Paulo. Segundo o jornal, a Confederação Brasileira de Automobilismo aceitou abrir mão definitivamente do Autódromo de Jacarepaguá caso o Rio de Janeiro ganhe o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. Nesse caso, a prefeitura da cidade se comprometeu a construir um novo circuito em Deodoro, região pouco valorizada da Zona Oeste carioca.

Se o Rio não vencer a disputa pelos Jogos, Jacarepaguá segue como está. Mas apenas a princípio, já que os acordos mais recentes sobre a utilização da pista vêm sendo seguidamente ignorados.



O vídeo do dia relembra o espetacular traçado antigo de Hockenheim, sede do próximo G.P. da Alemanha. Cortado ao meio em 2002, o circuito perdeu seu caráter veloz e desafiante. Nas imagens a seguir, Nigel Mansell nos leva de carona na sua Ferrari, durante os treinos para a corrida de 1989. Vale a pena conferir a sensacional pilotagem do inglês, com direito a uma barbeiragem do "Leão" no final:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net (Lewis Hamilton e Nelsinho Piquet) e www.grandepremio.com.br (apenas Jacarepaguá)

domingo, 13 de julho de 2008

Com terceiro triunfo seguido, Stoner entra na briga por título da MotoGP

O atual campeão Casey Stoner venceu hoje o Grande Prêmio da Alemanha da MotoGP e encostou de vez nos líderes da temporada. Foi a terceira vitória consecutiva do australiano, que agora está a apenas 20 pontos de Valentino Rossi na briga pelo título. Neste domingo, o heptacampeão finalizou na segunda posição e assumiu a liderança do campeonato, ajudado pela queda do espanhol Daniel Pedrosa.

Desde cedo, uma forte chuva tomou conta do circuito de Sachsenring. Largando da pole, Stoner caiu para quarto na primeira volta, mas não demorou a se recuperar. No terceiro giro, o piloto da Ducati já aparecia no segundo lugar, atrás apenas de Pedrosa. O espanhol comandou a prova até a sexta volta, quando sofreu uma queda no fim da reta de largada. A Honda ficou bem danificada e Pedrosa não teve como continuar.

Daí para frente, foi apenas um passeio para Stoner. Nas últimas voltas, Rossi ainda ensaiou um ataque, sem sucesso. Em terceiro, o australiano Chris Vermeuleu conquistou o primeiro podium da Suzuki na temporada, confirmando sua fama de bom na chuva. No campeonato, Rossi lidera com 187 pontos, mas Pedrosa (171) e Stoner (167) estão logo atrás. A seguir, os dez primeiros do G.P. da Alemanha da MotoGP:

1. Casey Stoner/Austrália/Ducati, 30 voltas em 47:30.057
2. Valentino Rossi/Itália/Yamaha, a 3.708
3. Chris Vermeulen/Austrália/Suzuki, a 14.002
4. Alex de Angelis/San Marino/Honda, a 14.124
5. Andrea Dovizioso/Itália/Honda, a 42.022
6. Sylvain Guintoli/França/Ducati, a 46.648
7. Loris Capirossi/Itália/Suzuki, a 1:04.483
8. Randy de Puniet/França/Honda, a 1:04.588
9. Shinya Nakano/Japão/Honda, a 1:16.773
10. Anthony West/Austrália/Kawasaki, a 1:29.275


A próxima parada da MotoGP é o magnífico circuito de Laguna Seca, sede do G.P. dos Estados Unidos, está marcado já para o domingo que vem.



A GT3 Brasil realizou a quarta rodada dupla da temporada neste fim de semana, em Interlagos. Para surpresa de todos, as duplas com Ford GT não venceram nenhuma das corridas. As vitórias ficaram com Paulo Bonifácio/Ingo Hoffmann (Lamborghini Gallardo) e Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel (Dodge Viper). Mas, no campeonato, Xandy Negrão/Andreas Mattheis lideram a classificação com seis pontos de distância para a outra dupla de Ford GT, Walter Salles/Ricardo Rosset.

Em Portugal, a SEAT venceu as duas corridas da etapa do Mundial de Turismo no circuito do Estoril. Na primeira bateria do dia, o sueco Rickard Rydell assumiu a ponta já na largada para triunfar sem dificuldades. Mais tarde, Tiago Monteiro fez a festa da torcida portuguesa ao ganhar a segunda prova sem contestações. No campeonato, o italiano Gabriele Tarquini tem agora só um ponto de vantagem para o francês Yvan Muller. O brasileiro Augusto Farfus Jr. não pontuou no Estoril e aparece em décimo no geral.

Por fim, vale registrar que Kyle Busch ganhou mais uma na Nascar. Dessa vez, o piloto do carro 18 triunfou na etapa de Chicago, conquistando sua sétima vitória em 19 corridas. Após largar da pole, Busch aproveitou-se de um descuido do bicampeão Jimmie Johnson para tomar a ponta na última relargada, a duas voltas da bandeirada. Johnson precisou se contentar com a segunda posição, seguido por Kevin Harvick, Greg Biffle e Tony Stewart. Mais atrás, Juan Pablo Montoya foi o 18º e subiu para vigésimo no campeonato.



O YouTube tem um acervo gigantesco de vídeos de acidentes, num cardápio variado que sai da Fórmula Ford e vai até a Fórmula 1. Poucas batidas, porém, impressionam tanto quanto esta daí. Aconteceu com o canadense Patrick Carpentier na etapa da ChampCar em Laguna Seca, no ano 2000. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.gt3.com.br (somente GT3 em Interlagos) e www.motorsport.com