Incrível. Quando todo mundo pensava que a McLaren não poderia ficar mais atolada do que já estava no caso de espionagem que abalou a Fórmula 1, eis então que Mike Coughlan - o próprio - resolve colocar mais lenha na fogueira.
Segundo o ex-desenhista chefe da equipe, grande pivô de todo o imbróglio, três dos principais funcionários do time prateado teriam visto as malfadadas informações que ele, supostamente, roubou da Ferrari. Os acusados: Martin Whitmarsh (à esquerda), diretor-geral, Rob Taylor, chefe de engenharia, e Paddy Lowe, principal projetista da McLaren.
A revelação foi feita à Alta Corte de Londres, mais uma que investiga o caso. E complica ainda mais a situação da equipe inglesa, já bastante comprometida. Ron Dennis, há um tempo atrás, havia jurado que ninguém no time, além de Coughlan, sabia da existência do tal dossiê com os dados secretos da Ferrari.
Se ficar provado que Whitmarsh, Taylor e Lowe tiveram contantos com as informações da rival de Maranello, a McLaren não escapa de punição pesada. Nesse caso, a equipe deve perder todos os pontos no Mundial de Construtores, deixando de receber a milionário cota da Formula One Management que é usada para transporte, hospedagem e outras operações de logística.
Segundo o Blog do Ico, Bernie Ecclestone já costura um acordo para livrar a McLaren de sanções mais severas, como suspensão ou expulsão do campeonato. O "porta-voz" do chefão seria Flavio Briatore (à direita, com Ron Dennis e Norbert Haug). De fato, a principal figura da Renault esteve reunido duas vezes, hoje, com importante figuras da equipe inglesa no motorhome do time prateado.
Analisando todas as últimas informações, dá para concluir o óbvio: a McLaren não sai da reunião do Conselho Mundial, na próxima quinta-feira, 13, sem algum tipo de punição. Com Bernie Ecclestone do seu lado, porém, o time prateado não corre grande risco de sofrer as sanções que a Ferrari gostaria de aplicar-lhe. As mais pesadas, portanto.
No máximo, como a mídia vem especulando, a equipe inglesa perde os pontos de construtores e a ajuda de custos da FOM. Quanto à nova acusação de Mike Coughlan, não há muito a comentar. Se os dirigentes sabiam da existência do dossiê, não devem ter tido acesso aos dados. Mesmo que não conhecessem as informações, entretanto, são culpados por omissão.
Martin Whitmarsh, Rob Taylor e Paddy Lowe não poderiam permitir, em hipótese nenhuma, que Mike Coughlan desse prosseguimento ao que estava fazendo.
Em meio a tantas notícias que deixam a Fórmula 1 cabisbaixa, uma deve levantar os ânimos dos fãs da velocidade. Foi confirmada, hoje, o retorno de Suzuka (à esquerda) ao calendário da principal categoria do mundo. Entretanto, a fascinante pista japonesa vai precisar respeitar um revezamento com a concorrente Fuji, sede do G.P. dessa temporada.
De qualquer forma, ver Suzuka de volta à Fórmula 1 é animador. Conhecido pela sucessão de "esses" velozes no primeiro trecho da pista, pela difícil e enganadora Spoon Curve e pela espetacular esquerda de alta velocidade 130R, o autódromo japonês recebeu a categoria vinte vezes, entre 1987 e 2006.
Em nada menos de metade dessas provas, o título mundial foi definido. Não se trata, apenas, de um circuito desafiador para os pilotos. Mais do que isso: é um templo e uma das pistas de maior história na Fórmula 1.
Infelizmente, Suzuka perdeu seu espaço no calendário desse ano, substituída pelo insosso circuito de Fuji (à direita). Por razões financeiras, é claro. A partir de 2009, porém, terá início o revezamente entre as duas pistas. Agora, será pedir demais a volta do querido autódromo de Jacarepaguá?
(Vai sonhando, vai...)
Esse final de semana marca a decisão da IRL, que realiza a última etapa de sua temporada no circuito de Chicagoland. A briga pelo título está entre três pilotos: Dario Franchitti (à esquerda), Scott Dixon e Tony Kanaan. Embora torça sinceramente pelo brasileiro, o Blog reconhece que só os dois primeiros têm chances reais.
As atividades foram abertas hoje, com dois treinos livres e a classificação. A aposta do Blog para o título, Dario Franchitti, cravou a pole. Seu principal rival, Scott Dixon, foi o sexto. Entre eles, Sam Hornish Jr. - meu palpite para a vitória nessa corrida - Helio Castroneves, Tony Kanaan e Dan Wheldon.
Danica Patrick fechou em sétimo, enquanto o brasileiro Vitor Meira ficou em 15º. Amanhã, a largada da corrida está marcada para as 16:45 de Brasília, com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes. Vale a pena.
Outra categoria que entra na pista nesse fim de semana é a Fórmula 3 Inglesa. Campeão virtual da temporada, Marko Asmer (à direita) - minha aposta para as duas corridas da rodada dupla - fez a pole de ambas as provas. Alberto Valério foi décimo e sexto, Mario Moraes, 11º e 15º, e Ernesto Otero classificou-se em 27º e 28º.
Tornou-se uma das minhas diversões procurar anúncios que usam a Fórmula 1 como pano de fundo para colocar aqui no Blog. O próximo é protagonizado por duas partes que - dizem - estão em processo de total separação. A McLaren e Fernando Alonso, numa campanha da Vodafone. O áudio é em espanhol, mas não acho que necessita de tradução: