sábado, 8 de setembro de 2007

Alonso crava a pole. Fácil

Fernando Alonso (à esquerda) deu o seu recado. Alheio à pressão e ao ambiente cada vez pior da McLaren, o espanhol cravou a pole hoje, na classificação para o Grande Prêmio da Itália, até com relativa facilidade. Ele só precisou de uma tentativa para bater Lewis Hamilton e a dupla da Ferrari, que esteve bem abaixo do esperado.

Desde o início do treino de classificação, ficou claro que a Ferrari não estava blefando. O discurso de "otimisto conservador" de seus pilotos e dirigentes era furado mesmo. A equipe italiana não conseguiu acompanhar o ritmo da McLaren em nenhum momento do dia.

Para piorar, Kimi Raikkonen (à direita) sofreu um forte acidente na sessão da manhã. Ao chegar na Variante Ascari, o carro do finlandês deu uma súbita guinada para a direita, quando a curva era para o outro lado. Segundo a Ferrari, culpa de uma ondulaçao da pista. A batida na barreira de pneus foi forte mas, ao menos, o motor ficou intacto e não precisou ser substituído.

Quando a classificação começou, Fernando Alonso já foi mostrando sua força de cara. Fez o melhor tempo em 1:21.718s, superando Lewis Hamilton e Felipe Massa sem dificuldades. Kimi Raikkonen, por outro lado, era apenas um distante quarto.

A dupla da Spyker, uma vez mais, ficou nas últimas duas posições. O carro "B" da equipe, ao que parece, não trouxe tanta evolução assim. Os desempenho de Ralf Schumacher (à esquerda) e David Coulthard foram péssimos: 18º e 20º, respectivamente. Além deles, entre os cortados do primeiro grupo, também ficaram Takuma Sato, em 17º, e Vitantonio Liuzzi, o 19º.

Na segunda parte da classificação, Alonso melhorou seu tempo em meio segundo. A ordem a seguir foi a mesma: Hamilton-Massa-Raikkonen. Dessa vez, os eliminados foram Mark Webber, Rubens Barrichello, Alexander Wurz, Anthony Davidson, Giancarlo Fisichella e Sebastian Vettel. Jenson Button era a maior surpresa, conseguindo colocar a Honda na superpole pela primeira vez desde o G.P. de Mônaco.

Chegou a hora da decisão e Fernando Alonso manteve o ritmo impressionante, marcando 1:21.997s em sua tentativa inicial. Ele nem precisaria acelerar na segunda. Lewis Hamilton ficou a 0.037s do espanhol, enquanto Felipe Massa e Kimi Raikkonen nem ameaçaram. O finlandês, aliás, terminou superado também pela BMW de Nick Heidfeld (à direita).

A seguir, Robert Kubica, Heikki Kovalainen, Nico Rosberg, Jarno Trulli e Jenson Button fecharam os dez primeiros. Para variar, a largada vai ser o momento decisivo da corrida de amanhã. Se Lewis Hamilton, Felipe Massa ou Kimi Raikkonen ainda sonham com vitória, precisarão arriscar logo de início.

Os pilotos que saírem de posições pares vão ter dificulades, já que a pista está extremamente suja por ali. Além disso, existe a primeira chicane de Monza. Vinte e dois carros passarem sem acidentes por ela é quase uma impossibilidade física. Quem está no meio do pelotão que se prepare.

Monza não permite estratégias diferenciadas. São duas paradas e pronto. Assim, a chance do vencedor ser o mesmo piloto que cruzar a primeira volta na liderança são enormes. Como, aliás, vem sendo regra na atual temporada. A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da Itália:

1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:21.997s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:22.034s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:22.549s
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:23.174s
5. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:23.183s
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:23.446s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:24.102s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:24.382s
9. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:24.555s
10. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:25.165s
11. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:23.166s
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:23.176s
13. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:23.209s
14. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:23.274s
15. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:23.325s
16. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:23.351s
17. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:23.749s
18. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:23.787s
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:23.886s
20. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:24.019s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:24.699s
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:25.084s

Em condições normais, Fernando Alonso não perde a corrida de amanhã. Estando mais leve ou não, o fato é que o espanhol foi amplamente superior à concorrência. Lewis Hamilton, apesar de batido, não foi especialmente mal. O inglês só precisa tomar cuidado para não perder posições na largada. Saindo da parte suja da pista, não é uma tarefa fácil.

Incrível como o escriba do Blog vem secando todas as suas apostas na Fórmula 1. Na sexta, joguei minhas fichas em Kimi Raikkonen. E olha o que aconteceu? Depois da pancada pela manhã, o finlandês perdeu o acerto do carro e não passou de quinto. Por outro lado, Felipe Massa (à direita) andou no limite de seu equipamento. O terceiro era o máximo que podia conseguir.

Mais uma vez, a BMW voltou a surpreender. Dessa vez, com Nick Heidfeld. O alemão deve estar leve e, provalmente, será o primeiro dos líderes a parar. Mesmo assim, ter batido Kimi Raikkonen foi um excelente resultado. O outro piloto da equipe, Robert Kubica, não foi brilhante, mas superou com tranqüilidade a concorrência para fechar em sexto.

Na Renault, Heikki Kovalainen vai se estabelecendo como o primeiro piloto da equipe cada vez mais. Hoje, o finlandês terminou em sétimo. Nada excepcional, mas ficou de bom tamanho. Giancarlo Fisichella (à esquerda), em contrapartida, vem num declínio acentuado. É verdade que foi atrapalhado por Rubens Barrichello em sua última tentativa. Mesmo assim, o 15º foi horroroso demais.

Como de costume, Nico Rosberg liderou a Williams, fechando o treino em oitavo. Vai largar da parte suja, e isso é ruim. Mas, se não tiver problemas no início, tem boas chances de pontuar. O mesmo não pode ser dito de Alexander Wurz. Em 13º, o austríaco só consegue alguma coisa caso a corrida seja atípica.

Decepcionante o desempenho de David Coulthard (à direita) na classificação de hoje. O escocês rodou na sua derradeira volta rápida, não passando de 20º. Muito, muito ruim. Mark Webber, por sua vez, não chegou à superpole. Seu resultado, porém, foi razoavelmente bom: 11º.

Inacreditável a insistência da Toyota com Ralf Schumacher. Já passou da hora, há muito tempo, da equipe japonesa substituir o alemão por alguém um pouquinho mais motivado, ao menos. Hoje, o irmão de Michael voltou a ser eliminado na primeira parte da classificação. Qual será a desculpa da vez? Não sei. Jarno Trulli, em nono, mostra que a equipe continua em seu nível normal.

Apesar de perder para Takuma Sato (à esquerda) em pontos, Anthony Davidson vai dando uma lavada na disputa interna em classificações. Nesse sábado, o inglês - o 14º - voltou a bater o japonês. Taku foi "nocauteado" logo na primeira parte do treino. Por pouco, é verdade: ele terminou em 17º.

Pela primeira vez desde o G.P. de Mônaco - quando os dois pilotos passaram juntos à fase final - a Honda colocou um representante na superpole. Jenson Button vinha sendo superado por Rubens Barrichello, mas reagiu. O inglês vai largar de décimo, enquanto o brasileiro classificou-se em 12º. Rubinho, é necessário dizer, foi atrapalhado por Alexander Wurz no final de sua melhor volta.

Demitido da Toro Rosso no ano que vem, Vitantonio Liuzzi já deve ter perdido a motivação. Hoje, ele ficou na sua média, em 19º. Mas seu novo companheiro de equipe, Sebastian Vettel (à direita), foi uma grata surpresa. O jovem alemão passou a primeira fase da classificação - coisa rara na Toro - e fechou em 16º.

Por fim, a Spyker estreou a versão "B" de seu modelo 2007. Porém, não conseguiu tirar seus carros da última fila. Adrian Sutil ficou a seis décimos de David Coulthard, o adversário imediatamente na sua frente. E Sakon Yamamoto teve um dia atribulado. Rodou sozinho na chicane inicial e depois foi atrapalhado acintosamente em sua tentativa derradeira por um piloto que não consegui identificar.

Para quem não viu, segue abaixo o acidente de Kimi Raikkonen na sessão da manhã. Quem deu a dica foi o Capelli:



A largada do Grande Prêmio da Itália, amanhã, será às 9 horas de Brasília. Em instantes, o Blog volta comentando as corridas de GP2 e Stock Car. Até já!

Crédito das fotos: http://www.f1-live.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

como voce disse, vai ser decidido na primeira volta de amanha. Eu acho que o Alonso leva essa...

Anônimo disse...

vi a classificação e me impressionei com o acidente do Räikkonen! Foi incrível! Achei que ele podia ter quebrado a perna ou batido com a cabeça no volante. Ele teve muita sorte!

Sobre a corrida?? Ahh... vai dar Alonso, infelizmente a traíra leva essa.

Anônimo disse...

não tinha visto o acidente, nas duas vezes que passou na globo eu estava longe da tv por incrível que pareça. Me pareceu culpa do carro, acho que o Kimi não teve culpa. Ondulução? POuco provável..

Anônimo disse...

Blog, eu tb apostei no Kimi, e acho q vou me ferrar por causa disso. Infelizmente, a vitoria da Ferrari parece pouco provavel amanhã, o que pode cair como uma pesada derrota moral...

Felipe Maciel disse...

Os tiffosi vão ter uma corrida daquelas... pena.

Agora fica claro que a Ferrari só ganha entre os construtores se o Conselho assim determinar.