sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Treinos de sexta provam que McLaren e Ferrari estão na mesma balada

Deixando um pouco de lado todo o imbróglio do caso de espionagem - assunto dominante nas manchetes da Fórmula 1 - vamos nos concentrar nos treinos livres dessa sexta, que abriram as atividades do Grande Prêmio da Itália. Como era de se esperar, Ferrari e McLaren fecharam no topo da tabela de tempos, dividindo entre si as quatro primeiras posições.

Ao contrário do que costuma acontecer nas sextas de G.P., Fernando Alonso (à esquerda) terminou o dia na ponta. O espanhol cravou 1:22.386s, uma marca meio segundo superior à sua melhor volta nos treinos coletivos da semana passada. A dupla da Ferrari veio logo a seguir, com Kimi Raikkonen à frente de Felipe Massa, enquanto Lewis Hamilton não passou de quarto.

Atrás dos líderes da temporada, Nico Rosberg bateu os pilotos de BMW e Renault. O jovem alemão conseguiu um ótimo e animador quinto lugar, ficando com o título de "melhor do resto". Outro que surpreendeu positivamente foi Jenson Button, o oitavo. Foi simplesmente a mais alta posição da Honda em todos os treinos do ano, até aqui.

O dia começou com domínio total da Ferrari, na sessão da manhã. Kimi Raikkonen fechou em primeiro, com uma volta apenas 0.114s melhor que a de Felipe Massa. Por enquanto, Fernando Alonso se mantinha na moita. O espanhol completou apenas doze voltas, chegando a dar uma rodada na segunda chicane. Foi apenas o quarto.

Na parte da tarde, porém, o panorama ia mudar. Alonso virou o melhor tempo de todo o dia, sem maiores dificuldades. Depois, concentrou-se em acertos de corrida, como costuma fazer nas sextas de G.P. A Ferrari não apareceu muito. Massa foi sexto e Raikkonen (à direita), que passou a maior parte da sessão nos boxes, terminou em oitavo.

A ordem final, entretanto, nem importa muito. É certo que McLaren e Ferrari estão praticamente no mesmo nível. Amanhã, como gostam de dizer os comentaristas de futebol, o resultado vai ser "decidido nos detalhes". Quem sair na pole, considerando as características de Monza, já tem meia vitória no bolso.

No dia de hoje, a única paralização ficou por conta de Anthony Davidson. O piloto da Super Aguri quebrou depois de completar apenas seis voltas no treino da tarde, parando entre as duas pernas da Lesmos. Precisou ser retirado por uma caminhão, o que causou uma bandeira vermelha de aproximadamente nove minutos.

Logo abaixo, os tempos agregados das duas sessões dessa sexta-feira:

1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:22.386s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:22.466s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:22.590s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:22.618s
5. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:23.47s
6. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:23.584s
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:23.599s
8. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:23.668s
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:23.821s
10. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:23.848s
11. Alex Wurz/Áustria/Williams, 1:23.881s
12. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:23.919s
13. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:23.922s
14. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:24.328s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda 1:24.462s
16. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:24.587s
17. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:24.605s
18. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:25.462s
19. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:24.605s
20. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:24.694s
21. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:25.328s
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:25.448s

Dessa vez, Fernando Alonso foi o melhor piloto da McLaren numa sexta de G.P. Normalmente, é Lewis Hamilton (à esquerda) quem vira mais rápido nas primeiras sessões do fim de semana. Será que o inglês está com problemas? Nada disso. Os dois são fortíssimos candidatos à pole, amanhã. Se não errarem, podem até bater a Ferrari.

A equipe italiana, por sua vez, ainda é favorita. Mas sua vantagem - se existe - é minúscula. Nos treinos de hoje, Kimi Raikkonen pareceu mais à vontade pista de Monza do que Felipe Masssa, que deu suas escapadinhas. Nada de muito comprometedor, porém. Lembrem-se de que o brasileiro também começou mal no G.P. da Turquia, mas depois fez a pole e venceu a corrida.

Na BMW, a maior atração do dia foi a nova pintura do capacete de Robert Kubica (à direita). Que, aliás, ficou bem bonita. Os resultados da equipe foram completamente normais. Dessa vez, o polonês bateu seu companheiro de equipe, Nick Heidfeld. A luta entre os dois continua acirrada na classificação de amanhã.

Giancarlo Fisichella apareceu bem na sessão da tarde, terminando com o terceiro melhor tempo. O desempenho da Renault, porém, não é lá essas coisas. Se não acontecerem muitas quebras no dia da corrida, o italiano e Heikki Kovalainen não vão conseguir muito. No máximo, dois ou três pontos.

Dia promissor para a Williams. Nico Rosberg (à esquerda) fechou em quinto, só perdendo para McLaren e Ferrari. É um piloto a ser observado na luta pelas últimas posições da zona de pontuação. Alexandre Wurz, por outro lado, continua fazendo um trabalho mediano. Hoje, ficou ali no meio, em 11º.

Procurando resolver os problemas de falta de fiabilidade, a Red Bull trabalhou muito nos testes coletivos da semana passada. Em termos de desempenho, porém, o ganho foi pequeno. Prova disso é que seus pilotos estiveram abaixo da média nos treinos de hoje. Mark Webber foi 14º e David Coulthard, o 17º.

Os dois pilotos da Toyota andaram muito juntos. No final, a diferença entre eles foi de apenas três milésimos. Pior para Ralf Schumacher (à direita), que mais uma vez perdeu a disputa para Jarno Trulli. A situação da equipe japonesa, em Monza, é difícil. Para marcar pontos, os nipônicos vão precisar ter sorte.

Takuma Sato levou sua Super Aguri à 16ª posição, um resultado relativamente bom. Mas o dia da equipe foi estragado pelos problemas de Anthony Davidson. O inglês parou no meio da pista no início da segunda sessão, provocando uma bandeira vermelha. Sem possibilidade de andar, ele fechou num péssimo 21º.

Um oitavo lugar foi a melhor colocação do ano em treinos para a Honda. Jenson Button (à esquerda) conseguiu a façanha na parte da manhã, quando havia sido o sexto. No final do dia, perdeu duas posições. Mesmo assim, ainda foi um resultado promissor. Por outro lado, Rubens Barrichello provavelmente testou acertos de corrida. Rubinho fechou num razoável 15º posto.

Dia ruim para a Toro Rosso. Vitantonio Liuzzi foi superado, pela primeira vez em todos os três G.Ps que disputaram juntos, pelo novato Sebastian Vettel. Nem o jovem alemão, porém, tem motivos para comemorar. No cenário atual, a filial da Red Bull tornou-se o segundo time mais fraco do pelotão. Com a melhora da Spyker, o buraco é mais embaixo.

A equipe holandesa, aliás, conseguiu um bom avanço com a estréia do modelo "B" de seu carro dessa temporada. Adrian Sutil (à direita) foi 19º, andando no mesmo ritmo de Toro Rosso, Super Aguri e Red Bull. Já Sakon Yamamoto terminou em último, mas não foi tão mal assim. Por apenas um décimo, não deixava Anthony Davidson na lanterna da tabela de tempos.

Até o final do dia, o Blog volta comentando os treinos de classificação de GP2, Nascar e Stock Car, além das atividades da Fórmula 3 Inglesa. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.f1-live.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

concordo com voce, blog. Quem não errar amanhã leva a pole. Pena que eu não vou ver porque to indo pra night hj eu nao acordo amanhã às 9 nem se jogassem agua em mim. Vê se descreve tudo direitinho!

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

acho que vai dar Ferrari. Torço o Felipe mas to com voce, vai dar Kimi.

Anônimo disse...

não vi os treinos inteiros porque acabei dormindo. A melhor parte foi quando filmaram a antiga parabólica de monza...

Felipe Maciel disse...

Só falta o Button começar a andar na frente do Rubinho nesse finzinho de temporada, como se não bastasse o ingles ter pontuado, ao contrário do Barrica. êêêê Rubinho

Anônimo disse...

Tenho o mesmo medo do Felipe Maciel, espero q o Button naum comece a andar na frente do Rubinho, isso vai ser um puta balde de agua fria.
E parabens ao Sutil, q já botou seu carro em 19º. Olha o talento aih!