quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Próxima temporada será decisiva para a Toyota

A Toyota se tornou nesta quinta-feira a segunda equipe a lançar seu carro para a temporada 2009 da Fórmula 1.

Três dias após a Ferrari mostrar o F60, a escuderia japonesa revelou o TF109, carro com o qual deseja alcançar o sonhado objetivo de vencer pela primeira vez na categoria.

A Toyota vai chegar lá? Talvez.

A equipe tem estrutura e recursos, um equipamento confiável, bons profissionais e um orçamento generoso.

Além disso, a Toyota acaba de renovar contrato com a Panasonic até 2012, uma prova clara de que a montadora está realmente comprometida com a Fórmula 1.

Mas será que a Toyota vai quebrar a barreira da vitória neste ano?

O problema principal, já apontado por muita gente, é a aparente falta de um líder.

Os dois pilotos são bons, muito bons.

Entretanto, nem Trulli ou Glock mostraram, até agora, aquele "algo mais" que faz a diferença.

O italiano é um veterano ainda bastante veloz, mas que já passou do auge na Fórmula 1.

Já o alemão, é necessário ressaltar, tirou da cartola um espetacular segundo lugar no GP da Hungria do ano passado, quando pareceu estar realmente inspirado.

Até agora, porém, Glock ainda não despertou a mesma admiração de pilotos como Vettel e Kubica, que já estabeleceram uma reputação sólida na categoria.

Para a Toyota, o ano de 2009 é decisivo.

Do tipo que "ou vai ou racha".

As mudanças nas regras representam uma oportunidade preciosa para a Toyota mostrar a que veio na Fórmula 1.

Se não der um salto de performance neste ano, a escuderia japonesa vai ficar presa eternamente no meio do pelotão.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Será o fim da linha para Helinho?

A Penske demorou, demorou, mas acabou tomando aquela decisão que era mesmo inevitável.

Nesta terça-feira, a tradicional equipe da Fórmula Indy anunciou que Will Power vai substituir Helio Castroneves na próxima temporada da categoria.

Isto é, caso o brasileiro seja mesmo condenado pela corte da Flórida por sonegação fiscal.

A princípio, Power está contratado apenas para os testes de pré-temporada.

Mas, como a probabilidade de Helinho ser considerado culpado é realmente alta, o australiano já está sendo preparado para a vaga de titular.

Por mais que Helinho mantenha a confiança de ser inocentado, já estava na hora mesmo de a Penske colocar em prática o "plano B".

A equipe apoia o piloto brasileiro e não está disposta a abandoná-lo, mas não dava para correr o risco de ficar sem um titular para 2009.

É verdade que a Penske é equipe de ponta e não teria maiores dificuldades para encontrar um substituto.

Entretanto, com o campeonato já próximo do início, as boas opções já eram poucas e poderiam se tornar ainda mais raras.

Piloto de 27 anos, Will Power é uma boa aposta da Penske.

Rápido, embora irregular, deve formar uma dupla de pilotos forte com o compatriota Ryan Briscoe.

Apesar disso, nenhum dos dois parece ter cacife para disputar o título com os pilotos da Ganassi, Scott Dixon e Dario Franchitti, que começam o campeonato da Indy como os grandes favoritos.

Para a Penske, a maior esperança para desafiar a Ganassi era mesmo Helinho.

Agora, resta esperar para ver se o brasileiro vai escapar da enrascada.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ferrari lança modelo F60 e dá início à temporada 2009

A temporada 2009 da Fórmula 1 começou nesta segunda-feira.

Em Mugello, na Itália, a Ferrari apresentou seu novo modelo F60 e inaugurou a fase de apresentações dos carros deste ano.

Festa modesta, organizada na humilde sala de imprensa do circuito de Mugello, e que dá o tom do momento que a Fórmula 1 passa atualmente.

Felipe Massa levou o carro para umas voltinhas, mas andou em velocidade reduzida e não chegou a testar o verdadeiro potencial do modelo.

O primeiro teste sério mesmo será apenas na semana que vem, em Portugal, onde as equipes se encontram para o início da pré-temporada.

O novo carro da Ferrari, visualmente, leva uma goleada do modelo do ano passado.

Ainda assim, o F60 é bem mais vistoso do que o BMW que se apresentou em Barcelona em dezembro.

Digamos que o novo Ferrari está longe de ser bonito, principalmente por causa da nada elegante asa traseira, mas provavelmente será um dos "menos feios" do grid da Fórmula 1 em 2009.

Há muitos motivos para ficar ansioso com a próxima temporada da F-1.

Quem gosta de carros propriamente belos, entretanto, não tem muito o que se animar.

A asa traseira quadradona, infelizmente, vai ser bem parecida em todos os carros deste ano.

Para os torcedores ferraristas, o título será obrigação em 2009.

Mas, como os próprios dirigentes vermelhos admitiram, ser campeão neste ano será ainda mais complicado do que nos anos anteriores.

O novo F60 ainda nem testou o "KERS" e a tendência é que saia com alguma desvantagem contra McLaren e BMW, cujas pesquisas com o dispositivo estão bem avançadas.

Não significa, de maneira nenhuma, que a Ferrari já esteja com suas chances de título comprometidas.

Mas será bem difícil para a equipe vermelha começar o ano com o carro destacadamente mais rápido do pelotão.