Dessa vez, os protagonistas do campeonato ficaram ofuscados. Com uma volta voadora nos últimos segundos do treino classificatório, Heikki Kovalainen estabeleceu a primeira pole position da carreira e confirmou a ótima performance da McLaren no circuito de Silverstone. Logo atrás, Mark Webber conseguiu uma excelente segunda posição para a Red Bull, seguido de perto por Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Nelsinho Piquet fez um bom sétimo e Felipe Massa, com problemas, não passou de nono.
A previsão do tempo indicava pista molhada para a classificação, mas a chuva que apareceu na parte da tarde não passou de uma fina garoa. Já de início, Kovalainen mostrava que estava em pena forma, ao terminar como o mais rápido do primeiro período do treino. Seu companheiro Hamilton completou a dobradinha da McLaren, enquanto Sebastien Vettel fechou num espetacular terceiro lugar.
Na outra ponta da tabela, Nico Rosberg e as duplas de Honda e Force India foram os cortados de ocasião. A fraca chuva que caiu a cinco minutos do fim do treino não foi suficiente para molhar toda a pista, mas impediu que os últimos colocados tentassem melhorar seus tempos. Frustração para Rubens Barrichello, limitado ao 16º lugar. O italiano Giancarlo Fisichella amargou a lanterna e ainda rodou na sua derradeira tentativa, bem à frente do público que lotava as arquibancadas próximas aos boxes.
Ídolo da torcida, Lewis Hamilton reagiu no segundo trecho da classificação. O inglês marcou o melhor tempo, dando pinta de que conquistaria a pole com sobras. Mais uma vez, a McLaren monopolizou as duas primeiras posições, com Kovalainen fechando a dobradinha. Apenas dez dias após fazer um podium no G.P. da França, Jarno Trulli juntou-se a David Coulthard, Timo Glock, Sebastien Bourdais e Kazuki Nakajima no grupo dos eliminados no "Q2".
Nessa altura, a pista já tinha completamente secado e o sol voltava a brilhar sobre Silverstone. Brilhante também era o desempenho de Kovalainen, que liderou com facilidade após a primeira rodada de tentativas. Ao mesmo tempo, Hamilton cometeu um erro na curva Priory, saindo da pista e perdendo sua volta rápida. O passeio pela caixa de brita comprometeu o equilíbrio do carro e Hamilton não mais teve chance de brigar pela pole.
Apagado durante todo o fim de semana, Kimi Raikkonen parecia ter acordado justamente na hora da verdade. O atual campeão superou a marca de Kovalainen e cravou a pole provisória. Mas a alegria de Raikkonen durou pouco: segundos depois, Mark Webber fazia a alegria da Red Bull ao tomar a primeira posição. Seria a inédita pole do australiano e da equipe das bebidinhas energéticas.
=ó que Kovalainen não deixou. Já com o cronômetro zerado, o finlandês da McLaren detonou o tempo de Webber, estabelecendo a pole com mais de meio segundo de vantagem para o australiano. Raikkonen precisou se contentar com o terceiro posto, enquanto Hamilton ficou apenas em quarto. Discreto como de costume, Nick Heidfeld foi o quinto, seguido pelas Renault de Fernando Alonso e Nelsinho Piquet.
O alemão Sebastian Vettel teve mais uma atuação sensacional e vai largar de oitavo amanhã. Fechando os dez primeiros, vêm os dois pilotos mais azarados do dia: Felipe Massa e Robert Kubica. Após marcar um tempo fraco no inicio da "superpole", o brasileiro ficou preso nos boxes por causa de um problema na roda traseira esquerda e não teve chance de melhorar. Já Kubica nem conseguiu ir para a pista na fase decisiva, prejudicado por um aparente defeito de suspensão.
A seguir, o grid do Grande Prêmio da Inglaterra:
1. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:21.049s
2. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:21.554s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:21.706s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:21.835s
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:21.873s
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:22.029s
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:22.491s
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:23.251s
9. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:23.305s
10. Robert Kubica/Polônia/BMW, sem tempo
11. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:20.174s
12. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:20.274s
13. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.531s
14. Jarno Trulli/Itália//Toyota, 1:20.601s
15. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:21.112s
16. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.512s
17. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:21.631s
18. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.668s
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:21.786s
20. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:21.885s
A largada está marcada para as 9h00 deste domingo, com transmissão da TV Globo.

O italiano Giorgio Pantano conquistou hoje sua terceira vitória na temporada da GP2. Largando da quinta posição no grid, o líder do campeonato superou o brasileiro Lucas di Grassi na parte final da prova para ampliar ainda mais sua vantagem na tabela de pontos. Di Grassi finalizou num ótimo segundo e já é o sexto colocado na classificação geral, embora tenha disputado somente três das nove corridas do ano.
Em seguida, o podium foi completado pelo indiano Karum Chandhok. O pole position Bruno Senna liderou no início, mas perdeu rendimento e não passou de sexto. Os demais pilotos brasileiros não tiveram resultados de destaque: Diego Nunes terminou em 17º, Alberto Valério em 22º e último, enquanto Carlos Iaconelli abandonou após rodar na volta de apresentação. A segunda bateria da GP2 em Silverstone acontece amanhã, às 5h30 da matina. O SporTV mostra ao vivo.
Na Stock Car, Ricardo Maurício ganhou mais uma. Numa corrida bastante movimentada, o piloto da equipe Medley Mattheis evitou problemas e venceu com autoridade. Marcos Gomes e Átila Abreu fecharam o podium. Após cair para último na primeira volta, Thiago Camilo fez brilhante corrida de recuperação e terminou em quinto. No campeonato, Maurício lidera com 99 pontos, seguido por Gomes (85), Cacá Bueno (53) e Camilo (51). A próxima etapa acontece em Interlagos, no dia 2 de agosto.
Por fim, vale registrar que Ryan Briscoe larga da pole position na corrida de amanhã da Fórmula Indy, em Watkins Glen. Justin Wilson fecha a primeira fila, com Ryan Hunter-Reay e o líder do campeonato Scott Dixon aparecendo logo a seguir. Vencedor da última prova da Indy, em Richmond, Tony Kanaan foi o melhor brasileiro, em sexto. Por sua vez, Helio Castroneves sofreu uma quebra no início do treino e vai precisar fazer heróica prova de recuperação, já que ficou com a 26ª e última posição.
A BandSports mostra ao vivo a etapa da Indy em Watkins Glen neste domingo, a partir das 16h30.

Para já ir entrando no clima do G.P. da Inglaterra, o vídeo do dia é um resumo com os melhores momentos das últimas provas realizadas em Silverstone:
Até mais!
Crédito das fotos: www.motorsport.com e www.stockcar.com.br (Apenas a de Ricardo Maurício)