Thiago Camilo foi o grande dominador do treino classificatório da Stock Car, realizado hoje em Interlagos, e vai largar da pole na corrida de amanhã, que encerra a temporada 2007 da categoria. Aposta do Blog para a vitória, o piloto da equipe Texaco Vogel liderou a sessão preliminar e também a chamada "superclassificação", cravando a melhor volta até com certa facilidade.
A três décimos de Camilo, Rodrigo Sperafico conquistou o segundo lugar no grid. Os dois, vale mencionar, são os principais candidatos ao vice-campeonato da Stock. O título - para quem não lembra - já foi decidido em favor de Cacá Bueno, mas quatro pilotos disputam a segunda posição na tabela de pontos: além de Camilo e Sperafico, Felipe Maluhy e Ingo Hoffmann também estão na briga.
Na classificação de hoje, Maluhy marcou o sexto melhor tempo, ficando atrás também de Allan Khodair, Marcos Gomes e Valdeno Brito. Por sua vez, Ingo não conseguiu manter um ritmo consistente, e não passou da 14ª posição. Pior ainda foi o dia do campeão antecipado Cacá Bueno, que acabou desclassificado depois que seu carro ficou dois quilos abaixo do peso permitido. Com o problema, Cacá vai largar de 38º e último.
Fora das pistas, os bastidores da Stock continuam agitados. Agora, o principal boato é que a Volkswagen poderia deixar a categoria em 2008, diminuindo o número de montadoras para três. O contrato da Volks com a Stock expira no fim desse ano, e as conversas para renovação parecem ter chegado a um impasse. Além da fábrica alemã, a Mitsubishi também pode sair no ano que vem. A montadora japonesa, porém, está mais próximo de um novo acordo.
Além disso, a Stock também se vê envolvida numa outra polêmica: a reserva de vagas para as equipes que vão disputar o campeonato em 2008. A princípio, o regulamento estabelece que apenas os 16 melhores times deste ano têm lugar garantido na próxima temporada. Caso as regras sejam obedecidas à risca, porém, a tradicional equipe WB - heptacampeã da Stock - ficaria de fora.
Por enquanto, o principal dirigente da Stock, Carlos Col, se nega a oferecer um convite para a WB, apesar da pressão da Confederação Brasileira de Automobilismo. A crise ainda não está estabelecida, mas pode estourar se a CBA resolver impôr a participação da WB e também da equipe Win, que chegou a ter participação acionária da Stock. De acordo com o site Grande Premio, Col e o presidente da entidade, Paulo Scaglione, devem se reunir no domingo à noite para discutir o assunto.
A seguir, o resultado da classificação de hoje:
1. Thiago Camilo/São Paulo/Chevrolet Astra, 1:40.137s
2. Rodrigo Sperafico/Paraná/Volkswagen Bora, 1:40.477s
3. Allam Khodair/São Paulo/Chevrolet Astra, 1:40.803s
4. Marcos Gomes/São Paulo/Chevrolet Astra, 1:40.839s
5. Valdeno Brito/Paraíba/Peugeot 307, 1:40.871s
6. Felipe Maluhy/São Paulo/Mitsubishi Lancer, 1:40.977s
7. Antonio Jorge Neto/São Paulo/Mitsubishi Lancer, 1:41.054s
8. Cacá Bueno/Rio de Janeiro/Mitsubishi Lancer, 1:41.056s*
9. Popó Bueno/Rio de Janeiro/Chevrolet Astra, 1:41.162s
10. David Muffato/Paraná/Peugeot 307, 1:41.491s
*= Foi desclassificado e vai largar de último porque seu carro estava dois quilos abaixo do permitido
A corrida de amanhã tem transmissão ao vivo da Rede Globo, a partir das 11 horas de Brasília.
Aproveitando a etapa da Stock Car em São Paulo, a promotora Vicar apresentou sua mais nova atração para 2008: a Pickup Racing. Na verdade, a categoria já existe desde 1999, mas a partir do ano que vem passa a fazer parte da programação da Stock. O modelo - sem nenhuma conscidência, é claro - parece bastante com o da Nascar, que também possui uma competição de caminhonetes entre seus principais eventos.
Enfrentando uma série de dívidas, a Pickup Racing foi vendida à Vicar em meados deste ano. A partir da próxima temporada, a categoria deve contar com cerca de 34 participantes por corrida, um número bem maior do que os 22 carros que disputaram o campeonato em 2007. A princípio, os modelos que vão ser usados pela Pickup são Chevrolet S10, Ford Ranger, Dodge Dakota e Agrale Marruá.
Sobre o novo projeto, o principal executivo da Vicar, Carlos Col, mostrou-se bastante animado: "Mesmo antes do lançamento, muitas equipes já se interessaram em participar. E vários pilotos também", contou ele. Além disso, Col adiantou que as regras da nova Pickup ainda não foram definidas, já que ainda falta a homogolação da CBA. Essa pendência, porém, deve ser resolvida até o fim deste mês.
Para terminar, Col revelou que a Pickup tem uma boa possibilidade de ser transmitida pela RedeTV em 2008. Definitivamente, uma ótima notícia. Pelo visto, a Pickup está realmente sendo preparada com cuidado, dessa vez recebendo o apoio e a visibilidade que merece. Se continuar assim, a categoria tem tudo para se tornar bastante importante dentro do automobilismo brasileiro.
E é exatamente essa a torcida do Blog.
Dia de pouquíssimas notícias no mundo da Fórmula 1. De importante, apenas, uma série de declarações do heptacampeão Michael Schumacher ao site Autosport e ao diário Marca. Entrevistado pelos dois veículos, Schumi falou de vários assuntos diferentes. Mas, para variar, o alemão teve que responder à pergunta de sempre: "Você pensa em voltar a pilotar?".
As palavras do alemão são claras: "Sem dúvida alguma, não retorno. Em testes como os que tenho feito pela Ferrari, não há pressão e nem stress. Se eu voltasse a correr, tudo isso viria junto", disse Schumi. De fato, ele não tem o menor interesse em disputar o campeonato da Fórmula 1 mais uma vez. No máximo, pode participar de alguns outros testes. Nem isso, porém, Schumi garante:
"Acho que os pilotos oficiais deveriam ser encarregados da maioria dos trabalhos. Mas, se pedirem a minha ajuda, terei o maior prazer em dar a minha opinião", salientou o alemão. Além disso, Schumi também falou de um assunto muito delicado: o futuro de seu irmão, Ralf, na Fórmula 1. Contrariando a expectativa, o hepcampeão recomendou a aposentadoria ao caçula, que já está mesmo praticamente fora da Fórmula 1.
"Falei pessoalmente ao Ralf que existem outras opções, mais agradáveis, seguras e razoáveis. Na posição em que ele está, de nada adiantaria andar no fim do pelotão", sentenciou o heptacampeão, referindo-se ao contato entre Ralf e a lanterna Force India. Agora, a situação do Schumacher menos talentoso ficou realmente insustentável.
Se nem o irmão mais velho bota fé nele...
O vídeo do dia traz imagens novas, pelo menos para mim, do último Grande Prêmio do Japão. A corrida, para quem não lembra, ficou marcada por vários motivos diferentes, como a forte batida de Fernando Alonso e o bizarro acidente entre Mark Webber e Sebastian Vettel. São exatamente essas duas batidas que o vídeo mostra de um ângulo diferente, destacando filmagens onboard que não apareceram na televisão. A dica é do Plog do Pezzolo:
Neste domingo, o Blog volta comentando a prova da Stock Car. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Michael e Ralf Schumacher - http://www.motorsport.com/
Demais - http://www.stockcar.com.br/