sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Di Grassi precisa insistir com a Fórmula 1

Como o próprio Lucas di Grassi admitiu, este é um momento "crucial" em sua vida.

Em entrevista ao site Grande Prêmio, o piloto fez um balanço das últimas semanas, que mudaram drasticamente os rumos de sua carreira.

Disse que ainda tem esperança de assinar com a Toro Rosso, mas admitiu que não tem muitas chances na equipe italiana.

Revelou que Fórmula Indy e GP2 são suas opções se não conseguir vaga na Fórmula 1, e garantiu que continuava na disputa por uma vaga na Honda quando a montadora deixou a categoria.

Neste momento, Lucas vive o dilema de fazer uma escolha que vai mudar para sempre sua carreira.

Insistir ou não com o sonho de correr na Fórmula 1?

Ele ainda é jovem, rápido e promissor.

Mas está correndo sério risco de ver a oportunidade passar - muito mais por culpa das circunstâncias do que por incompetência ou escolhas erradas de sua parte.

Se for para os Estados Unidos, Lucas certamente se destacaria na Fórmula Indy, que já acolheu outros renegados da Europa como o inglês Mike Conway e o venezuelano Ernesto Viso.

Teria a possibilidade de fazer uma longa carreira na categoria americana, como vários outros brasileiros já fizeram.

Outra hipótese é permanecer na Europa, correndo em campeonatos de turismo ou endurance.

Não dá para imaginar se Lucas teria facilidade para conseguir vagas na Le Mans Series ou no Campeonato Alemão de Turismo, o DTM, por exemplo.

Mas o currículo de Lucas é bastante superior ao de vários outros pilotos que correm nessas categorias.

Por fim, a terceira opção, caso se confirme mesmo a ausência de propostas das equipes da Fórmula 1, é fazer mais uma temporada na GP2.

Seria o quarto ano consecutivo de Lucas na categoria.

Muito tempo, é verdade.

Mesmo se ganhar o campeonato, Lucas não teria a garantia de assegurar uma vaga na Fórmula 1.

É só ver o exemplo do italiano Giorgio Pantano, que permanece desemprego após levar o título do ano passado.

Ainda assim, é a melhor opção para Lucas, caso ele ainda queira ganhar uma oportunidade na F-1.

E é a escolha que este Blog faria se estivesse na posição do piloto - embora, é preciso admitir, não há como saber quais são os convites que Lucas realmente tem.

Em suma, as próximas semanas serão fundamentais para decidir o que Lucas di Grassi vai fazer pelos próximos anos.

Piloto técnico, regular e de ótimo conhecimento mecânico, o paulista tem nível para estar em qualquer categoria do mundo.

Até na Fórmula 1.

Primeiras impressões sobre a pré-temporada da Fórmula 1

Justamente no ano em que as equipes terão menos tempo para testar antes do início do campeonato, os primeiros testes de pré-temporada foram praticamente estragados pelo mau tempo.

Nesta quinta-feira, por exemplo, a chuva no autódromo de Portimão foi tão forte que apenas o suíço Sebastien Buemi foi para a pista - e completou só duas voltas.

Mais tarde, Buemi voltou ao circuito para dar mais dois giros num carro de passeio.

E, segundo a Toro Rosso, "deve ter andado mais rápido do que quando estava com o carro de Fórmula 1".

De fato, ninguém escapou da má sorte neste início de ano.

A Ferrari também pegou chuva em Mugello e a BMW teve dificuldades por causa de uma forte ventania em Valência.

Todas as equipes foram prejudicados de maneira bem parecida e, pelo visto, é isso o que consola os engenheiros.

Da primeira semana de testes, há muito pouco o que afirmar.

O grande destaque, assim como já havia sido em dezembro, foi Buemi.

O novato suíço liderou todos os testes em Portimão e não cometeu nenhum erro significativo.

É verdade que o seu carro era o modelo de 2008, claramente mais veloz do que os demais.

Mesmo assim, Buemi mostra uma consistência rara num novato. Já dá para perceber por que a Toro Rosso apostou nele.

No único dia de pista seca, vale registrar que a Williams foi a mais rápida dentre as equipes que andaram com o carro de 2009.

Nada muito significativo, já que a equipe inglesa teve um ótimo desempenho na pré-temporada de 2008 e veio a decepcionar no campeonato.

De qualquer maneira, uma boa notícia para os fãs do time.

McLaren, Ferrari, Toyota e Renault tiveram, todas, algum tipo de problema mecânico durante os testes.

O que reforça a ideia de que os carros deste ano estão longe de ser inquebráveis.

Em começo de pré-temporada, as quebras são normais.

Entretanto, a limitação nos testes deve tornar mais difícil superar esses defeitos.

Agora, a próxima sessão de testes acontece no Bahrein, entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

No meio do deserto, é um pouquinho mais difícil que as equipes sejam atrapalhadas pela chuva.

Quem sabe aí fique mais fácil tirar algumas conclusões sobre os carros de 2009.

Por enquanto, ainda não dá para arriscar nenhum grande palpite.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Época dos "carros inquebráveis" ficou para trás

A pré-temporada da Fórmula 1 já começou, mas ainda é praticamente impossível fazer qualquer previsão para 2009.

Mesmo os pilotos, por enquanto, têm evitado todo tipo de análise sobre os modelos deste ano.

O que já dá para perceber é que os carros de 2009 estão longe de ser as máquinas praticamente inquebráveis das últimas temporadas.

Na última terça-feira, Nelsinho Piquet enfrentou problemas com a nova Renault e ficou parado no circuito à espera de ajuda.

Nesta quarta, foi a vez de Timo Glock e do campeão Lewis Hamilton experimentarem falhas.

Os dois precisaram estacionar o carro e Glock, inclusive, teve de sair às pressas da Toyota por causa de um princípio de incêndio.

Em entrevista ao site Tazio, o próprio Nelsinho afirmou que espera ver somente "uns seis ou oito" pilotos chegando ao fim do GP da Austrália, que abre a temporada no próximo dia 29 de março.

Ou seja: completar as corridas vai deixar de ser tão fácil assim.

No ano passado, Hamilton foi campeão sem ter tido nenhuma quebra, embora seu companheiro Heikki Kovalainen tenha enfrentado problemas em algumas corridas.

A BMW, por sua vez, concluiu a temporada sem uma única falha mecânica.

Agora, será bem mais difícil repetir a façanha.

BMW é candidata ao título em 2009

A conexão da internet caiu na noite desta terça-feira e o texto sobre o novo carro da BMW, que deveria ter entrado no ar há várias horas, só está sendo publicado na manhã desta quarta.

Ainda assim, antes tarde do que nunca para comentar o lançamento do novo F1.09, o carro que promete levar a escuderia alemã rumo ao título.

Ao menos, é isso o que sonha a BMW.

A apresentação do F1.09 foi feita em Valência, na Espanha, onde Kubica já deu as primeiras voltas com o novo modelo.

Deu sorte e, embora fizesse frio, completou várias voltas sem enfrentar chuva, algo que atrapalhou as equipes que testaram em Portimão e também a Ferrari, em Mugello.

A primeira impressão foi positiva e Kubica saiu dizendo que deseja repetir parte da temporada que fez em 2008, agora com um final mais feliz.

O polonês ficou extremamente decepcionado com a queda de performance da BMW na segunda metade do último ano e isso gerou conflitos sérios com a equipe.

A BMW, na verdade, já concentrava seus esforços no F1.09 e o rápido desenvolvimento do novo carro pode fazer a diferença.

Em dezembro, a BMW foi a primeira equipe a colocar na pista uma versão híbrida do carro deste ano, misturando com componentes de 2008.

Kubica pode ter ficado chateado de ver o time cair de ritmo no fim da temporada, mas a escolha da BMW de priorizar 2009 talvez se revele acertadíssima.

Com a limitação nos testes, a escuderia alemã largou na frente das demais e já tem uma relativa vantagem para o início do ano.

E Kubica, que já se firmou com um piloto de ponta na Fórmula 1, tem todos os motivos para poder sonhar com o troféu de campeão.

A BMW, pode ter certeza, começa o ano como forte candidata ao título.

Ainda não é tão favorita quanto McLaren e Ferrari, mas não fica tão atrás assim.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Será que o carro da Ferrari está fora do regulamento?

Dia agitado no noticiário da Fórmula 1.

Em Portugal, Williams e Renault mostraram seus carros para a temporada 2009.

A equipe inglesa lançou o novo FW31 de forma tão discreta que nem os titulares Rosberg e Nakajima se deram ao trabalho de aparecer no circuito de Portimão.

a Renault realizou uma sessão de fotos um pouco mais caprichada, mas ainda assim nada luxuosa.

Curioso é que o escolhido para dar as primeiras voltas no novo R29 foi Nelsinho e não Alonso, uma prova de que o piloto brasileiro mantém seu prestígio dentro da escuderia francesa.

A nova pintura da Renault, com laranja, amarelo e branco predominantes, é muito mais bonita do que a mistura de cores que vinha sendo usada nos últimos dois anos.

Apesar disso, ainda fica devendo para o azul-amarelo da primeira passagem de Alonso pela equipe.

Mesmo com todas as atividades da Fórmula 1 em Portugal, a principal notícia do dia veio da Alemanha.

Segundo a revista Auto Motor und Sport, a Ferrari estaria burlando o regulamento ao instalar escapamentos externos, algo que iria contra as novas regras introduzidas neste ano.

Acusação séria, mas estranha.

De acordo com a publicação, os escapamentos externos seriam uma maneira de compensar a restrição dos apêndices aerodinâmicos nos carros de 2009.

Até agora, nenhuma das outras equipes que já mostraram seus modelos para este ano - Toyota, McLaren, Renault e Williams - optaram pela mesma solução da Ferrari.

Para a Auto Motor und Sport, isso seria uma prova de que a escuderia italiana estaria fora do regulamento.

Mas será que a Ferrari não escolheria uma forma, digamos, mais "discreta" de burlar as regras se assim quisesse fazer?

Afinal de contas, os escapamentos externos estão ali, do lado de fora do carro, para qualquer um ver.

A impressão que fica é que a Ferrari não instalou os escapementos externos com a idéia pré-concebida de ganhar uma vantagem ilegal sobre as concorrentes.

O mais provável é que a equipe tenha feito apenas uma interpretação diferente do regulamento, que pode ou não ser aceitável.

Se a Ferrari tiver seus escapamentos externos proibidos, não seria assim tão complicado mudar para escapamentos internos e dar fim à polêmica.

Pelo visto, isso é o mais provável que aconteça.

domingo, 18 de janeiro de 2009

McLaren parece ter começado bem

Ainda é um muito cedo mesmo para arriscar qualquer palpite para a temporada 2009 da Fórmula 1.

Mas a primeira impressão que ficou da nova McLaren é, no mínimo, animadora.

Neste sábado, o piloto de testes Pedro de la Rosa levou o carro ao circuito de Portimão, em Portugal, e baixou o recorde do circuito em um décimo.

A marca anterior era dele próprio, com o carro do ano passado, em dezembro.

Dessa vez, De la Rosa completou apenas 18 voltas, provavelmente muito longe do limite do novo MP4/24.

Ainda assim, já conseguiu baixar a marca do carro anterior.

Antes do início da pré-temporada, a expectativa era que os modelos deste ano fossem tão rápidos quando os do ano passado.

As novas regras para os apêndices aerodinâmicos causariam, em média, um acréscimo de três segundos por volta.

Entretanto, o retorno dos pneus slicks compensaria essa perda.

Os primeiros testes com a nova McLaren já mostraram que a previsão estava errada.

Já dá para afirmar com segurança que os carros de 2009 serão bem mais rápidos do que os da última temporada.