A Ferrari é considerada a grande favorita para a próxima temporada da Fórmula 1, mas os próprios membros da equipe ainda não confiam completamente no novo F-2008. Neste sábado, Felipe Massa surpreendeu ao afirmar em entrevista ao site Autosport que o time de Maranello está em desvantagem contra a rival McLaren, contrariando a opinião da maioria dos especialistas.
"Estamos alguns milésimos atrás da McLaren. Mas ainda temos tempo de trabalhar e progredir com o carro antes do início do campeonato", afirmou Massa. A declaração do brasileiro causa espanto porque o desempenho da Ferrari vem sendo excelente nos testes de pré-temporada. Simulando um G.P., Massa quebrou o recorde do circuito de Barcelona na última sexta. Antes disso, Kimi Raikkonen já havia estabelecido a melhor marca da história da pista do Bahrein, no início do mês.
Massa pode até estar exagerando ao falar da suposta desvantagem para a McLaren, mas a Ferrari tem, sim, um ponto fraco para resolver no F-2008: a falta de confiabilidade. Durante os ensaios no Bahrein, Raikkonen e Massa tiveram problemas elétricos, enquanto o piloto de testes Luca Badoer sofreu um vazamento de óleo em Barcelona. "Esses detalhes são suficientes para estragar uma corrida", disse hoje o diretor técnico Aldo Costa.
Um dos trunfos da Ferrari para corrigir as falhas do F-2008 é o heptacampeão Michael Schumacher, que vai fazer uma "participação especial" nos próximos testes de Barcelona, marcados para a semana que vem. Vale lembrar que os ensaios no circuito espanhol encerram a pré-temporada da Fórmula 1, e representam a última oportunidade de experimentar novidades antes do G.P. da Austrália.
Para a Ferrari, portanto, nada melhor do que chamar Schumacher para dar uma "mãozinha".

O destino da Super Aguri está para ser decidido nas próximas 24 horas. É esse o tempo que resta para que o dono da equipe - Aguri Suzuki - chegue a um acordo com executivos da Honda. A montadora japonesa não tem mais interesse em sustentar o modesto e simpático time, e teria apresentando a Suzuki uma série de potenciais investidores. Agora, resta saber se o ex-piloto vai aceitar vender parte das ações da Aguri. As negociações precisam ser encerradas antes da bateria de testes de Barcelona, que começa na segunda.
Enquanto isso, Nico Rosberg mostrou-se bastante contente com o desempenho da Williams durante os treinos da semana passada. O alemão acumulou mais de uma centena de voltas na chuva, e viu seu parceiro Kazuki Nakajima terminar com o melhor tempo na quinta, único dia de atividades sem pista molhada. "Estou satisfeito com a nossa evolução. Na última sessão, com tempo bom, não tivemos nenhum problema", falou Rosberg. As expectativas para a Williams, de fato, são muito promissoras.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entrevista do novo chefe de equipe da Honda, Ross Brawn, divulgada hoje pelo site Gpupdate.net. "Não acho que veremos o verdadeiro potencial do time na parte inicial do campeonato. Para nós, importante mesmo é o ano de 2009, quando o regulamento vai ter várias mudanças. Assim, teremos uma oportunidade de começar do zero", revelou Brawn.
Ou seja: o carro não é bom, a Honda não tem como melhorar em 2008, e a esperança do time é que as regras de 2009 deixem todo mundo no mesmo nível. Somente dessa maneira Ross Brawn poderia fazer um milagre para tornar a Honda, finalmente, uma equipe vencedora.
Ou seja: o carro não é bom, a Honda não tem como melhorar em 2008, e a esperança do time é que as regras de 2009 deixem todo mundo no mesmo nível. Somente dessa maneira Ross Brawn poderia fazer um milagre para tornar a Honda, finalmente, uma equipe vencedora.
Canadá e Suíça marcaram as poles positions para as provas da A1GP em Durban, onde a categoria realiza amanhã sua sétima rodada dupla da temporada 2007-08. Por sua vez, o Brasil teve um dia excelente, conseguindo sua melhor posição de grid em quase dois anos. Líderes do campeonato, Nova Zelândia e França tiveram desempenhos distintos. Enquanto os neo-zelandeses cravaram dois terceiros lugares, os franceses conseguiram um 17º e um oitavo.
A pole da Sprint Race ficou com o Canadá (Robert Wickens), que superou o Brasil (Bruno Junqueira) em apenas em dezoito milésimos. Mais tarde, a Suíça (Neel Jani) fez o melhor tempo na classificação para a Feature Race, seguida de perto por Canadá, Nova Zelândia (Jonny Reid), Grã-Bretanha (Oliver Jarvis) e Brasil. Logo abaixo, os grids de largada para as baterias de amanhã da A1GP em Durban:
Sprint Race:
1. Canadá/Robert Wickens, 1:18.150s
2. Brasil/Bruno Junqueira, 1:18.168s
3. Nova Zelândia/Jonny Reid, 1:18.229s
4. Grã-Bretanha/Oliver Jarvis, 1:18.410s
5. Suíça/Neel Jani, 1:18.470s
Feature Race:
1. Suíça/Neel Jani, 1:17.688s
2. Canadá/Robert Wickens, 1:17.810s
3. Nova Zelândia/Jonny Reid, 1:17.880s
4. Grã-Bretanha/Oliver Jarvie, 1:17.916s
5. Brasil/Bruno Junqueira, 1:17.951s
Infelizmente, a RedeTV não deve transmitir a segunda prova ao vivo, como havia sido prometido. De qualquer maneira, a emissora mostra o VT das corridas às 16 horas de Brasília. Para quem tem o Canal Speed, vale a pena acompanhar a reprise da Sprint às 9 da manhã, e a Feature ao vivo a partir das 10.
Infelizmente, a RedeTV não deve transmitir a segunda prova ao vivo, como havia sido prometido. De qualquer maneira, a emissora mostra o VT das corridas às 16 horas de Brasília. Para quem tem o Canal Speed, vale a pena acompanhar a reprise da Sprint às 9 da manhã, e a Feature ao vivo a partir das 10.
Por fim, a Nascar precisou cancelar o treino classificatório para a etapa da Califórnia por conta da chuva. Assim, a prova de amanhã deve começar com o grid determinado pelas posições do campeonato do ano passado. A pole, portanto, fica com o atual bicampeão Jimmie Johnson, que terá seu parceiro Jeff Gordon ao seu lado na primeira fila. O vencedor das 500 Milhas de Daytona, Ryan Newman, larga de 12º, enquanto Juan Pablo Montoya alinha da 21ª posição.
A prova da Califórnia tem largada marcada para as 16 horas deste domingo, e passa ao vivo no Speed.
O vídeo do dia é uma dica do Blog do Capelli, e também pipocou na Comunidade F1 Brasil do Orkut. Trata-se de uma "ponta" que Juan Pablo Montoya fez num programa de luta-livre dos Estados Unidos, daqueles típicos telecatch. Mostrando-se cada vez mais "fortinho" - se vocês entendem o que eu estou falando - o colombiano chega até a dar uma cadeirada de mentirinha num dos lutadores. É bobo, mas é divertido:
Crédito das fotos:
A1GP - http://www.motorsport.com/Nascar - www.nascar.com
Demais - http://www.gpupdate.net/