Agora é oficial: depois de várias semanas de negociações, os dirigentes da ChampCar e da IRL confirmaram hoje a fusão completa das duas categorias, que já passa a valer já a partir deste ano. O anúncio foi feito no início da noite de hoje, num comunicado distribuído à imprensa e assinado por Kevin Kalkhoven, co-proprietário da ChampCar, e Tony George, presidente da IRL.
"Os principais dirigentes de ChampCar e IRL finalizaram hoje um acordo para unificar o esporte. Mais detalhes serão fornecidos brevemente numa entrevista coletiva", é tudo o que diz o documento. As palavras podem ser poucas, mas o significado delas é imenso. Pela primeira vez em 12 anos, os Estados Unidos vão ter uma categoria de monopostos realmente importante e interessante.
De acordo com o que foi noticiado nos últimos dias, a tendência é que a maioria das equipes da ChampCar migre para a IRL, passando a utilizar chassis Dallara cedidos como parte do acordo de união. O calendário deve privilegiar as pistas usadas pela IRL, mas os eventos mais populares da ChampCar - notadamente Long Beach, Edmonton, Cidade do México e Surfers Paradise - têm boas chances de integrar o campeonato.
E qual vai ser o nome da nova categoria? Isso ainda não foi divulgado, mas o velho termo "Fórmula Indy" tem tudo para estar de volta. Certo, mesmo, é que o campeonato deste ano pode contar com um número de até trinta pilotos por corrida, incluindo uma série de brasileiros. Até agora, Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Bruno Junqueira e Enrique Bernoldi já estão confirmados. Além deles, Mario Moraes e Raphael Mattos ainda lutam por vaga.
A fusão entre ChampCar e IRL encerra um período de doze anos de crise no automobilismo de monopostos norte-americano, que teve início no fim de 1995. Insatisfeito com a divisão dos lucros da antiga Fórmula CART, o dono do autódromo de Indianapolis, Tony George, fundou sua própria categoria: a Indy Racing League. De início vista como um fracasso iminente, a IRL cresceu aos poucos, e terminou por ganhar até mais popularidade do que a herdeira da CART, a ChampCar.
Mesmo assim, não havia muitos motivos para comemoração. Aproveitando o período de instabilidade nos monopostos, a Nascar se tornou a principal categoria dos Estados Unidos, minando a popularidade que ainda restava para ChampCar e IRL. A solução foi a união das duas categorias, que começou a ser discutida no início de 2006, mas só conseguiu ser concluída agora. De qualquer maneira, antes tarde do que nunca.
Reserve um espaço na sua agenda para a etapa de Homestead, marcada para o dia 30 de março. É nessa data que o automobilismo de monopostos renasce nos Estados Unidos...
A Ferrari andou sozinha hoje em Barcelona, mas continuou chamando atenção de qualquer maneira. Simulando um G.P. - o que inclui realizar voltas em ritmo de classificação - Felipe Massa quebrou o recorde do circuito espanhol duas vezes, mostrando todo o potencial do novo F-2008. O brasileiro cravou 1:20.508s, um tempo quase um segundo mais rápido do que a sua pole no último G.P. da Espanha, por exemplo. Definitivamente, a Ferrari é a equipe a ser batida no momento.
E o time de Maranello, aliás, vai receber um reforço de peso nos testes da semana que vem, também marcados para Barcelona. Trata-se do heptacampeão Michael Schumacher, que foi escalado para andar ao lado de Kimi Raikkonen na próxima segunda-feira. "Queríamos dar uma folga a Massa, e Schumacher estava disponível para pilotar", revelou hoje um assessor de imprensa da Ferrari. Sem dúvida, o inédito duelo entre Schumi e Raikkonen será muito interessante de observar...
Enquanto isso, a Renault continua aparecendo na imprensa mais pelas declarações de seus membros do que pelo seu desempenho na pista. Nesta sexta, foi a vez do diretor técnico Pat Symonds. "Não acredito que a Ferrari seja tão superior assim. Na minha opinião, a Renault está no mesmo nível de McLaren e BMW, mas Williams e Red Bull estão logo atrás. A distância entre as equipes é pequena", falou Symonds. Nesse caso, o piloto faz diferença. E a Renault tem Fernando Alonso...
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar que Nelson Piquet não vai viajar à Austrália para acompanhar a estréia de seu filho pela Renault. A ausência do tricampeão foi confirmada hoje pelo próprio Nelsinho, em entrevista ao diário espanhol As. Uma decisão equilibrada e inteligente de Nelsão. Se aparecesse no paddock do Melbourne, ele só iria aumentar a pressão sobre Nelsinho.
Depois de apoiar grande parte da carreira do filho, está mesmo na hora de Nelsão deixar o "Junior" se virar sozinho...
A Holanda liderou hoje os treinos iniciais da A1GP na cidade sul-africana de Durban, onde a categoria realiza sua sétima rodada dupla da temporada 2007-08. Comandado por Jeroen Bleekemolen, o time holandês bateu em três décimos a Alemanha de Michael Ammermüller, que veio logo a seguir. Mais atrás, Grã-Bretanha (Oliver Jarvis), Suíça (Neel Jani) e Estados Unidos (Jonathan Summerton) completaram os cinco primeiros.
Empatadas na liderança do campeonato, as equipes da Nova Zelândia (Jonny Reid) e da França (Löic Duval) decepcionaram. Os neo-zelandeses não passaram de 11º, enquanto os franceses foram pior ainda, ficando apenas em 15º. Por sua vez, o Brasil (Bruno Junqueira) terminou na 12ª posição, após perder bastante tempo de pista por conta de um acidente. As sessões classificatórias para as baterias de domingo acontecem amanhã.
Na Stock Car, a notícia do dia foi o anúncio da implantação do exame anti-doping na categoria, como resultado das denúncias que o piloto Renato Russo havia feito ontem. Para quem não lembra, o integrante da Stock Car Light revelou ao Estado de São Paulo que alguns competidores consumiam bebidas alcóolicas e drogas ilícitas poucos dias antes das corridas. O presidente da CBA, Paulo Scaglione, manifestou-se contra a medida, mas cedeu às pressões e resolveu adotá-la.
Por fim, a organização do Mundial de Turismo divulgou hoje a lista oficial de participantes da temporada 2008. A maior surpresa ficou por conta da presença de uma equipe russa, que vai utilizar dois Lada 110 no campeonato desta ano. No total, cinco marcas diferentes compõem a categoria: BMW, Chevrolet, SEAT, Honda e Lada. Dos 24 pilotos confirmados, apenas Augusto Farfus Jr. aparece representando o Brasil. Logo abaixo, a lista completa de competidores:
BMW Team
1. Andy Priaulx/Inglaterra/BMW 320si
2. Augusto Farfus Jr./Brasil/BMW 320si
3. Jörg Müller/Alemanha/BMW 320si
4. Alessandro Zanardi/Itália/BMW 320si
5. Félix Portero/Espanha/BMW 320si
Chevrolet
6. Nicola Larini/Itália/Chevrolet Lacetti
7. Robert Huff/Inglaterra/Chevrolet Lacetti
8. Alain Menu/Suíça/Chevrolet Lacetti
SEAT Sport
9. Jordi Gené/Espanha/SEAT León 2.0 TDI
10. Rickard Rydell/Suécia/SEAT León 2.0 TDI
11. Gabriele Tarquini/Itália/SEAT León 2.0 TDI
12. Yvan Muller/França/SEAT León 2.0 TDI
18. Tiago Monteiro/Portugal/SEAT León 2.0 TDI
Borusan Otomotiv Motorsport
13. Ibrahim Okyay/Turquia/BMW 320si
N.Technology
15. James Thompson/Inglaterra/Honda Accord
Wiechers Sport
16. Olivier Tielemans/Holanda/BMW 320si
SUN-RED Engineering
20. Tom Coronel/Holanda/SEAT León 2.0 TFSI
Exagon Engineering
23. Pierre-Yves Corthals/Bélgica/SEAT León 2.0 TFSI
Proteam Motorsports
26. Stefano D'Aste/Itália/BMW 320si
31. Sergio Hernández/Espanha/BMW 320si
Russian Bears
28. Viktor Shapovalov/Rússia/Lada 110 2.0
29. Jaap van Lagen/Holanda/Lada 110 2.0
Liqui Moly Team Engstler
42. Franz Engstler/Alemanha/BMW 320si
43. Andrei Romanov/Rússia/BMW 320si
A temporada 2008 do Mundial de Turismo começa no dia 2 de março, com a rodada dupla de Curitiba.
O vídeo do dia comemora a unificação de ChampCar e IRL, trazendo um momento glorioso da época em que o automobilismo de monopostos estava em seu auge nos Estados Unidos. As imagens são de uma reportagem da saudosa Rede Manchete, falando sobre a etapa de Phoenix de 1993. Um ano após ser campeão na Fórmula 1, Nigel Mansell chegava aos EUA mostrando bem o seu estilo: quebrando o recorde da pista e destruindo o carro logo depois. Vale a conferida:
Neste sábado, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Stock Car - http://www.stockcar.com.br/
Demais - www.motorsport.com
4 comentários:
Mal li as outras noticias, todas foram ofuscadas pela fusão da ChampCar com a IRL; excelente noticia, não tenho palavras pra dizer o quanto estou empolgado em assistir a nova temporada, ainda mais q agora naum vou depender da Band pra assistir as corridas!
Ateh!
Sinceramente eu já não acreditava mais, era muita informação desencontrada. E fico feliz, vamos ter as 500 de Indianapolis com peso de novo este ano, e não aquela coisa esvaziada do ano passado.
Vamos ver se os velhos tempos voltam também...
Quanto ao vídeo:Azenha?Téo José?Caraca!!!!rs
Bom, sensacional!
Os Dallaras são feios para caramba, mas o que vale é a reunião, uma notícia boa na semana, pelo menos.
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