sábado, 5 de janeiro de 2008

Resumo dos últimos quinze dias

Hora de recuperar o terreno perdido. Após quinze dias sem atualizações, o Blog precisa dar um rápido giro pelas notícias das últimas semanas. Sem perder tempo, vamos lá:

Menos de setenta dias para o G.P. da Austrália e, nesse momento, a expectativa geral é pelas apresentações dos carros de 2008. Algumas equipes, porém, ainda nem confirmaram seus pilotos para a próxima temporada. No caso da Super Aguri, a tendência é que Takuma Sato e Anthony Davidson continuem, como a FIA adiantou anteontem ao liberar a numeração das equipes para este ano.

Na lista da entidade, Sato e Davidson constam como os números 18 e 19, respectivamente. Apenas algumas horas depois, entretanto, a Super Aguri veio a público negar o acerto com qualquer um dos dois, reiterando que "as negociações ainda não foram concluídas". De acordo com o site Autosport, a confirmação de Sato e Davidson depende somente da definição de algumas pendências com os patrocinadores da Aguri.

Ao mesmo tempo, a Force India marcou para o dia 11 de janeiro o anúncio de sua dupla para 2008. Adrian Sutil já tem a sua vaga garantida, enquanto Giancarlo Fisichella é o franco favorito para o outro cockpit do time indiano. Por sua vez, Ralf Schumacher não tem mais chances na disputa, tendo confirmado no último dia 2 que vai tirar um ano sabático. No cenário atual, porém, o mais provável é que o alemão jamais volte a competir na Fórmula 1.

Inimigos íntimos em 2007, Lewis Hamilton e Fernando Alonso já estão concentrado para a próxima temporada. O inglês chegou a declarar à imprensa, no fim de dezembro, ter garantido o posto de piloto número 1 da McLaren. Mas a opinião da maioria dos especialistas é diferente: ao que tudo indica, Heikki Kovalainen deve dar muito trabalho.

Por outro lado, Alonso é sem dúvida o preferido da Renault. Mesmo se Nelsinho Piquet incomodar, o espanhol vai continuar sendo a referência na equipe francesa. A ligação de Alonso com a Renault, porém, não deve ser muito longa: falando à Sport Bild, o bicampeão admitiu hoje que uma cláusula no seu contrato já o libera no fim deste ano para conversar com outros times. Isso, é claro, se a Renault não der o esperado salto de qualidade em 2008.

Nos bastidores, duas notícias agitaram a Fórmula 1. Primeiro, a FIA anunciou pequenas mudanças no formato do treino de classificação, que ficou mais ecologicamente viável. Agora, o primeiro trecho vai durar vinte minutos, o segundo continua com quinze e a superpole fica limitada a dez minutos. Assim, é esperado que o período de queima de combustível, na parte decisiva do treino, seja eliminado.

Além disso, a Honda sugeriu um controle nos custos das equipes. Em entrevista ao Autosport, o diretor da escuderia japonesa, Ross Brawn, argumentou que a medida poderia equilibrar as equipes e encerrar os gastos excessivas que tanto atormentam a FIA. O problema é que a introdução de um teto no orçamento fere o princípio da livre competição entre os times. Considerando a tradição da Fórmula 1, é difícil que a idéia evolua rapidamente.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, é necessário atualizar o calendário de apresentações dos novos carros da categoria. Nessa altura, apenas três equipes ainda não confirmaram suas datas, e apenas uma - a Williams - não vai fazer uma festa de lançamento. O calendário está logo abaixo:

06 de janeiro - Apresentação do Ferrari F-2008, em Maranello (Itália)
07 de janeiro - Apresentação do McLaren MP4/23, em Stuttgart (Alemanha)
10 de janeiro - Apresentação do Toyota TF108, em Colônia (Alemanha)
14 de janeiro - Apresentação do BMW F1.08, em Munique (Alemanha)
16 de janeiro - Apresentação do Red Bull RB4, em Jerez (Espanha)
29 de janeiro - Apresentação do Honda RA108, em Brackley (Inglaterra)
31 de janeiro - Apresentação do Renault RS208, em Paris (França)

A Williams não vai fazer festa de apresentação para o novo FW30. Até agora, Toro Rosso, Super Aguri e Force India ainda não anunciaram suas datas. O time indiano, porém, já adiantou que o lançamento do seu novo carro será feito em Nova Délhi.


Das demais categorias do automobilismo mundial, poucas novidades. Na MotoGP, por exemplo, a notícia mais interessante foi uma entrevista que o campeão Casey Stoner concedeu à revista Motor Cycle News. Sobre um suposto interesse em competir na Fórmula 1, o australiano foi claro: "Não, não estou pronto para esse desafio. Minha quilometragem com carros de corrida é quase nula!". Pelo visto, a má experiência de Valentino Rossi com a Ferrari serviu de lição...

Enquanto isso, o presidente da A1GP, Tony Teixeira, conversou com o jornal Gazzeta dello Sport e negou qualquer atrito com Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1. De acordo com Teixeira, Ecclestone teria até apoiado o acordo entre a A1GP e a Ferrari, que rendeu à escuderia vermelha o direito de ser a fornecedora única de chassis para a categoria.

Ao que parece, portanto, a A1GP parece livre da "perseguição" de Ecclestone. Mas nem tudo são boas notícias para a "Copa do Mundo do Automobilismo": dois terremotos de 5,5 e 5,6 graus na escala Ritcher atingiram áreas próximas a Taupo, onde seria realizada a próxima rodada dupla do campeonato, entre os dias 18 e 20 de janeiro. De acordo com o diretor do circuito neo-zelandês, uma inspeção na pista vai determinar se a etapa vai precisar ou não ser adiada. A princípio, os danos não foram tão significativos.

Por fim, vale registrar o falecimento do ex-piloto Jimmy Stewart, que morreu ontem na Escócia. Sua carreira na Fórmula 1 foi curta: apenas uma largada, com um carro da Cooper, no G.P. da Inglaterra de 1953. Seu mérito principal, entretanto, foi ter despertado no irmão mais novo o interesse pelas corridas. Quem era o caçula? Um certo Jackie Stewart, tricampeão mundial em 1969, 1971 e 1973.

Segundo informações divulgadas pela família, Jimmy Stewart vai ser sepultado no próximo dia 8. Ele tinha 76 anos.



Apesar de tudo, a notícia mais triste dos últimos dias foi o radical e chocante cancelamento do Rally Dacar, programado para começar hoje. Ameaçada de terrorismo, a competição deste ano foi abandonada pelos organizadores, que seguiram conselhos do governo francês. Segundo informações extra-oficiais, um grupo ligado à Al-Qaeda planejava atacar a caravana do Rally na Mauritânia, onde seriam realizadas cerca de metade das especiais do Dacar.

Disputado desde 1979, o evento - principal competição off-road do planeta - vai deixar de acontecer pela primeira vez na história. Agora, o próprio futuro do Dacar está comprometido. Segundo o site GPUpdate.net, nenhuma seguradora se dispôs a cobrir os prejuízos do cancelamento, que podem chegar a 50 milhões de dólares. A realização do Dacar em 2009, desde já, está ameaçada.

Compreensivelmente, equipes e pilotos ficaram perplexos com a atitude da organização, embora a maioria tenha apoiado a medida dos dirigentes. Principais montadoras envolvidas no Dacar, Volkswagem e Mitsubishi tiveram reações distintas. Enquanto a fábrica alemã declarou respeitar totalmente a decisão da direção, os japoneses ressaltaram a vontade de continuar investindo no esporte.

Nesse momento, o futuro do Dacar é uma total incógnita. Cogita-se, inclusive, levar a competição para outros locais, como Rússia, Chile, Argentina e até Brasil. Por enquanto, porém, o impacto pelo cancelamento da edição 2008 ainda não foi superado. Apesar de acertada, a decisão dos dirigentes abre um precedente perigoso. As competições esportivas, infelizmente, não estão livres da instabilidade política do planeta.

O cancelamento do Rally Dacar foi um duríssimo golpe não só para o automobilismo, mas para o esporte como um tudo.


O primeiro "vídeo do dia" de 2008 é uma cortesia do Blog. Durante as últimas semanas, passei um tempo editando imagens para relembrar listas antigas da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Começamos hoje com "As Dez Melhores Manobras de Ultrapassagem da História". Mesmo para quem lembra da ordem, vale a conferida:



Neste domingo, o Blog volta comentando o lançamento do novo carro da Ferrari - o F2008 - e as demais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

Post em OFF - De volta ao ritmo normal

Após duas semanas e mais alguns dias de paralisação, o Blog F1 Grand Prix volta ao seu ritmo normal de atualizações a partir de hoje. Ao longo do mês de janeiro, o lançamento dos novos carros da Fórmula 1, os primeiros testes de pré-temporada e as últimas definições do mercado de pilotos vão deixar o Blog movimentado. Antes de voltar às notícias, porém, preciso fazer uns rápidos comentários.

Primeiro de tudo, meu muito obrigado a todos que mandaram votos de feliz aniversário, por ocasião dos 19 aninhos que eu comemorei ontem. Além disso, preciso agradecer a compreensão de todos vocês, que não reclamaram das "férias" do Blog e ainda participaram ativamente dos Desafios que eu postei nas últimas semanas.

Para esse início de janeiro, eu havia programado algumas mudanças no layout do espaço, mas desisti após quase fazer uma bobagem gigantesca. Não sei se alguns de vocês notaram, mas o Blog chegou a ficar fora do ar durante boa parte do último dia 29, quando tentei experimentar umas "novidades". O Blog não entrava mais e, por um tempo, pensei ter deletado todo o conteúdo. Ainda bem que não passou de um susto...

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix retorna na próxima terça, dia 8, provavelmente com a lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. Os outros temas que participaram da enquete, vale registrar, também devem ser aproveitados ao longo do ano. A votação só termina na noite de domingo mas, ao que tudo indica, as "Dez Corridas Mais Caóticas" já venceram a "eleição".

Falando da seção dos 10+, aliás, é preciso mencionar que algumas das listas antigas já estão disponíveis no YouTube. Os links para os vídeos vão ser colocados aqui no Blog ao longo dos próximos dias, aproveitando esse período de escassas notícias automobilísticas. Portanto, se você gostou de listas como As Dez Melhores Manobras de Ultrapassagens, os Dez Acidentes Mais Espetaculares ou as Dez Maiores Bobagens, fique atento!

Embora o noticiário do mundo da velocidade não tenha sido muito animado nas últimas semanas, é óbvio que muita coisa se acumulou durante esse período de férias. Sendo assim, até o fim do dia, o Blog volta comentando rapidamente alguns fatos que quase passaram batidos por aqui. Até já!

Crédito das fotos: www.motorsport.com

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Desafio das Férias - Resultado Final

Primeiramente, preciso agradecer a participação de cada um de vocês! Valeu mesmo! Agora, sem enrolar mais, vamos ao gabarito e à relação dos maiores acertadores dos "jogos" do Desafio das Férias:

- Desafio dos Acidentes (Gabarito e Maiores Acertadores)
- Desafio dos Aposentados (Gabarito e Maiores Acertadores)
- Desafio das Mulheres (Gabarito e Maiores Acertadores)

No fim de tudo, o "título" do Desafio das Férias ficou com o Pablo Carrilho, que somou 115 acertos em 120 possíveis. Logo a seguir, vieram o Speeder_76, com 110, o Kohara, com 106, e o Gui Vieira, com 97. Ao Pablo e aos demais melhores colocados, meus parabéns!

O escriba do Blog faz aniversário amanhã e, por isso, pede só mais uma diazinho de folga. Depois, a partir do 5 de janeiro, o Blog volta com o seu ritmo normal de atualizações, comentando o Rally Dacar, os lançamentos dos carros da Fórmula 1, as últimas do mercado de pilotos e os primeiros testes de pré-temporada. Até!