Hora de recuperar o terreno perdido. Após quinze dias sem atualizações, o Blog precisa dar um rápido giro pelas notícias das últimas semanas. Sem perder tempo, vamos lá:
Menos de setenta dias para o G.P. da Austrália e, nesse momento, a expectativa geral é pelas apresentações dos carros de 2008. Algumas equipes, porém, ainda nem confirmaram seus pilotos para a próxima temporada. No caso da Super Aguri, a tendência é que Takuma Sato e Anthony Davidson continuem, como a FIA adiantou anteontem ao liberar a numeração das equipes para este ano.
Na lista da entidade, Sato e Davidson constam como os números 18 e 19, respectivamente. Apenas algumas horas depois, entretanto, a Super Aguri veio a público negar o acerto com qualquer um dos dois, reiterando que "as negociações ainda não foram concluídas". De acordo com o site Autosport, a confirmação de Sato e Davidson depende somente da definição de algumas pendências com os patrocinadores da Aguri.
Ao mesmo tempo, a Force India marcou para o dia 11 de janeiro o anúncio de sua dupla para 2008. Adrian Sutil já tem a sua vaga garantida, enquanto Giancarlo Fisichella é o franco favorito para o outro cockpit do time indiano. Por sua vez, Ralf Schumacher não tem mais chances na disputa, tendo confirmado no último dia 2 que vai tirar um ano sabático. No cenário atual, porém, o mais provável é que o alemão jamais volte a competir na Fórmula 1.
Inimigos íntimos em 2007, Lewis Hamilton e Fernando Alonso já estão concentrado para a próxima temporada. O inglês chegou a declarar à imprensa, no fim de dezembro, ter garantido o posto de piloto número 1 da McLaren. Mas a opinião da maioria dos especialistas é diferente: ao que tudo indica, Heikki Kovalainen deve dar muito trabalho.
Por outro lado, Alonso é sem dúvida o preferido da Renault. Mesmo se Nelsinho Piquet incomodar, o espanhol vai continuar sendo a referência na equipe francesa. A ligação de Alonso com a Renault, porém, não deve ser muito longa: falando à Sport Bild, o bicampeão admitiu hoje que uma cláusula no seu contrato já o libera no fim deste ano para conversar com outros times. Isso, é claro, se a Renault não der o esperado salto de qualidade em 2008.
Nos bastidores, duas notícias agitaram a Fórmula 1. Primeiro, a FIA anunciou pequenas mudanças no formato do treino de classificação, que ficou mais ecologicamente viável. Agora, o primeiro trecho vai durar vinte minutos, o segundo continua com quinze e a superpole fica limitada a dez minutos. Assim, é esperado que o período de queima de combustível, na parte decisiva do treino, seja eliminado.
Além disso, a Honda sugeriu um controle nos custos das equipes. Em entrevista ao Autosport, o diretor da escuderia japonesa, Ross Brawn, argumentou que a medida poderia equilibrar as equipes e encerrar os gastos excessivas que tanto atormentam a FIA. O problema é que a introdução de um teto no orçamento fere o princípio da livre competição entre os times. Considerando a tradição da Fórmula 1, é difícil que a idéia evolua rapidamente.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, é necessário atualizar o calendário de apresentações dos novos carros da categoria. Nessa altura, apenas três equipes ainda não confirmaram suas datas, e apenas uma - a Williams - não vai fazer uma festa de lançamento. O calendário está logo abaixo:
06 de janeiro - Apresentação do Ferrari F-2008, em Maranello (Itália)
07 de janeiro - Apresentação do McLaren MP4/23, em Stuttgart (Alemanha)
10 de janeiro - Apresentação do Toyota TF108, em Colônia (Alemanha)
14 de janeiro - Apresentação do BMW F1.08, em Munique (Alemanha)
16 de janeiro - Apresentação do Red Bull RB4, em Jerez (Espanha)
29 de janeiro - Apresentação do Honda RA108, em Brackley (Inglaterra)
31 de janeiro - Apresentação do Renault RS208, em Paris (França)
A Williams não vai fazer festa de apresentação para o novo FW30. Até agora, Toro Rosso, Super Aguri e Force India ainda não anunciaram suas datas. O time indiano, porém, já adiantou que o lançamento do seu novo carro será feito em Nova Délhi.
Das demais categorias do automobilismo mundial, poucas novidades. Na MotoGP, por exemplo, a notícia mais interessante foi uma entrevista que o campeão Casey Stoner concedeu à revista Motor Cycle News. Sobre um suposto interesse em competir na Fórmula 1, o australiano foi claro: "Não, não estou pronto para esse desafio. Minha quilometragem com carros de corrida é quase nula!". Pelo visto, a má experiência de Valentino Rossi com a Ferrari serviu de lição...
Enquanto isso, o presidente da A1GP, Tony Teixeira, conversou com o jornal Gazzeta dello Sport e negou qualquer atrito com Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1. De acordo com Teixeira, Ecclestone teria até apoiado o acordo entre a A1GP e a Ferrari, que rendeu à escuderia vermelha o direito de ser a fornecedora única de chassis para a categoria.
Ao que parece, portanto, a A1GP parece livre da "perseguição" de Ecclestone. Mas nem tudo são boas notícias para a "Copa do Mundo do Automobilismo": dois terremotos de 5,5 e 5,6 graus na escala Ritcher atingiram áreas próximas a Taupo, onde seria realizada a próxima rodada dupla do campeonato, entre os dias 18 e 20 de janeiro. De acordo com o diretor do circuito neo-zelandês, uma inspeção na pista vai determinar se a etapa vai precisar ou não ser adiada. A princípio, os danos não foram tão significativos.
Por fim, vale registrar o falecimento do ex-piloto Jimmy Stewart, que morreu ontem na Escócia. Sua carreira na Fórmula 1 foi curta: apenas uma largada, com um carro da Cooper, no G.P. da Inglaterra de 1953. Seu mérito principal, entretanto, foi ter despertado no irmão mais novo o interesse pelas corridas. Quem era o caçula? Um certo Jackie Stewart, tricampeão mundial em 1969, 1971 e 1973.
Segundo informações divulgadas pela família, Jimmy Stewart vai ser sepultado no próximo dia 8. Ele tinha 76 anos.

Apesar de tudo, a notícia mais triste dos últimos dias foi o radical e chocante cancelamento do Rally Dacar, programado para começar hoje. Ameaçada de terrorismo, a competição deste ano foi abandonada pelos organizadores, que seguiram conselhos do governo francês. Segundo informações extra-oficiais, um grupo ligado à Al-Qaeda planejava atacar a caravana do Rally na Mauritânia, onde seriam realizadas cerca de metade das especiais do Dacar.
Disputado desde 1979, o evento - principal competição off-road do planeta - vai deixar de acontecer pela primeira vez na história. Agora, o próprio futuro do Dacar está comprometido. Segundo o site GPUpdate.net, nenhuma seguradora se dispôs a cobrir os prejuízos do cancelamento, que podem chegar a 50 milhões de dólares. A realização do Dacar em 2009, desde já, está ameaçada.
Compreensivelmente, equipes e pilotos ficaram perplexos com a atitude da organização, embora a maioria tenha apoiado a medida dos dirigentes. Principais montadoras envolvidas no Dacar, Volkswagem e Mitsubishi tiveram reações distintas. Enquanto a fábrica alemã declarou respeitar totalmente a decisão da direção, os japoneses ressaltaram a vontade de continuar investindo no esporte.
Nesse momento, o futuro do Dacar é uma total incógnita. Cogita-se, inclusive, levar a competição para outros locais, como Rússia, Chile, Argentina e até Brasil. Por enquanto, porém, o impacto pelo cancelamento da edição 2008 ainda não foi superado. Apesar de acertada, a decisão dos dirigentes abre um precedente perigoso. As competições esportivas, infelizmente, não estão livres da instabilidade política do planeta.
O cancelamento do Rally Dacar foi um duríssimo golpe não só para o automobilismo, mas para o esporte como um tudo.
O primeiro "vídeo do dia" de 2008 é uma cortesia do Blog. Durante as últimas semanas, passei um tempo editando imagens para relembrar listas antigas da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Começamos hoje com "As Dez Melhores Manobras de Ultrapassagem da História". Mesmo para quem lembra da ordem, vale a conferida:
Neste domingo, o Blog volta comentando o lançamento do novo carro da Ferrari - o F2008 - e as demais notícias do dia. Até amanhã!
Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/