Mais uma semana de pré-temporada se passou e a tarefa de fazer previsões para o próximo campeonato da Fórmula 1 ficou ainda mais difícil.
Antes dos ensaios de Jerez e Bahrein, um palpite ganhava força: se havia uma equipe que saíra em desvantagem em relação às demais, era a Renault.
Durante os primeiros três dias de ensaios, os desempenhos discretos de Nelsinho Piquet e Fernando Alonso reforçaram essa teoria.
Então, no quarto e último dia de treinos, Alonso mostrou a que veio e estabeleceu o terceiro tempo na classificação geral, segundo entre os que usaram carros de 2009.
O espanhol ficou atrás apenas de Hamilton, mas a distância foi pequena: dois décimos somente.
Na verdade, Alonso foi o mais rápido dos pilotos que usaram os modelos deste ano.
Hamilton, vale registrar, andou com a asa dianteira da McLaren de 2008, o que permite um ganho de alguns décimos por volta.
O desempenho de Alonso, portanto, foi realmente animador.
Seria prematuro e ingênuo afirmar que a Renault superou os supostos problemas e vem para desafiar Ferrari e McLaren em 2009.
Mas a escuderia francesa também não parece ter uma bomba nas mãos, como vinham dizendo.
Agora, resta esperar pela próxima semana de testes coletivos, que talvez traga respostas.
Por enquanto, realmente não dá para arriscar nenhuma previsão.
Antes dos ensaios de Jerez e Bahrein, um palpite ganhava força: se havia uma equipe que saíra em desvantagem em relação às demais, era a Renault.
Durante os primeiros três dias de ensaios, os desempenhos discretos de Nelsinho Piquet e Fernando Alonso reforçaram essa teoria.
Então, no quarto e último dia de treinos, Alonso mostrou a que veio e estabeleceu o terceiro tempo na classificação geral, segundo entre os que usaram carros de 2009.
O espanhol ficou atrás apenas de Hamilton, mas a distância foi pequena: dois décimos somente.
Na verdade, Alonso foi o mais rápido dos pilotos que usaram os modelos deste ano.
Hamilton, vale registrar, andou com a asa dianteira da McLaren de 2008, o que permite um ganho de alguns décimos por volta.
O desempenho de Alonso, portanto, foi realmente animador.
Seria prematuro e ingênuo afirmar que a Renault superou os supostos problemas e vem para desafiar Ferrari e McLaren em 2009.
Mas a escuderia francesa também não parece ter uma bomba nas mãos, como vinham dizendo.
Agora, resta esperar pela próxima semana de testes coletivos, que talvez traga respostas.
Por enquanto, realmente não dá para arriscar nenhuma previsão.