sábado, 16 de agosto de 2008

Hamilton é favorito em Valência

Meio sem querer nada, o chefe da McLaren Martin Whitmarsh jogou no ar um dado interessante sobre o GP da Europa da semana que vem.

Disse que o novo circuito de Valência tem configuração de acerto semelhante ao de Hockenheim, onde a McLaren sobrou com Lewis Hamilton.

O inglês, por sua vez, preferiu não dar declarações de impacto e afirmou apenas que a consistência será fundalmental para levar o título deste ano.

A frase de Whitmarsh, entretanto, já coloca Hamilton como o principal favorito à vitória no GP da Europa. Vale lembrar que três das quatro vitórias que o inglês conquistou em 2007 foram em pistas onde nunca havia corrido.

Ou seja: a capacidade de adaptação de Hamilton é uma de suas grandes virtudes. Numa pista onde ninguém correu antes, ele leva vantagem.

Somando isso à suposta semelhança com Hockenheim, já dá para o Blog cravar sua aposta para a corrida de Valência.

Falta ainda uma semana para a prova, mas minha aposta será em Hamilton de novo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sobre o futuro de Nelsinho Piquet

A imprensa internacional insiste em colocar o francês Grosjean como substituto de Nelsinho em 2009. O brasileiro só continuaria na Renault caso Alonso saia para a Honda, o que parece improvável.

Nesta sexta, a equipe francesa adiou a definição sobre o futuro de Nelsinho e os boatos sobre a dispensa do brasileiro ganharam ainda mais força.

Apesar de tudo, o Blog duvida que o novato deixe a Renault na próxima temporada.

O suposto substituto Grosjean é um piloto jovem e rápido, mas ainda precisa amadurecer. Quem acompanha a GP2 sabe que o francês costuma sempre estar entre os primeiros. Não raramente, porém, envolve-se em acidentes.

A Renault esperou duas temporadas para estrear Kovalainen e Nelsinho. Cada um fez um campeonato da GP2 e depois permaneceu mais um ano como piloto de testes antes de passar a titular. É verdade que a limitação nos treinos coletivos pode ter feito a Renault mudar os planos com Grosjean. Mas o francês, de fato, ainda não parece preparado para a Fórmula 1.

Ao mesmo tempo, Nelsinho mostra uma evolução que precisa ser considerada. Desde o GP da França, vem correndo num ritmo mais próximo ao de Alonso e finalmente fazendo jus ao investimento da Renault.

Nelsinho foi uma aposta da equipe francesa. Por que a Renault pensaria em substituí-lo justamente quando ele começa a render frutos?

No momento, a idéia de ver Nelsinho dispensado no fim do ano simplesmente não faz muito sentido. O começo dele foi ruim, é verdade, mas já passou. Com Hamilton e Vettel, parece que todos esqueceram que novato erra, faz bobagem e demora a "pegar no tranco" mesmo. Basta ver os casos recentes de Rosberg e Glock, por exemplo.

O presidente da montadora, lembrem-se, é brasileiro. E o sobrenome Piquet tem peso sim.

Seria uma tremenda injustiça demitir Nelsinho baseado no que ele fez até agora. Ninguém deve esquecer que o companheiro de equipe dele é nada menos do que o único bicampeão do mundo em atividade. Classificar Alonso como "o melhor piloto do mundo" não seria nenhum exagero.

Na McLaren, o espanhol não teve a atenção que esperava. Por isso mesmo, fez questão de não dar chances a Nelsinho na Renault. A equipe é toda do espanhol e o brasileiro sofreu muito com isso no início do ano.

Nessa altura, entretanto, já se recuperou. E para quem começou a temporada tão mal, estar a apenas cinco pontos de Alonso é um grande desempenho.

Sem patriotada, o Blog crava com convicção: Nelsinho vai continuar na Renault em 2009.

Stoner vence primeiro duelo contra Rossi na República Checa

A boa pedida do fim de semana é o GP da República Checa da MotoGP, que promete ser mais um duelo fenomenal entre Casey Stoner e Valentino Rossi.

Há um mês, nos Estados Unidos, Rossi levou a melhor num das corridas mais espetaculares dos últimos tempos. Com uma moto melhor, Stoner errou, caiu e perdeu a batalha contra o italiano. Mas agora quer a revanche.

No primeiro round, deu Stoner. O australiano foi o mais rápido nos treinos desta sexta, colocando dois décimos sobre Rossi. Mais atrás, o terceiro colocado Loris Capirossi ficou a mais de um segundo da dupla.

Ou seja: a vitória está apenas entre os dois protagonistas do campeonatos.

Stoner ou Rossi: qual é a sua aposta neste fim de semana? O atual campeão está debilitado por uma infecção estomacal, mas é nele em quem o Blog joga suas fichas. Dá Stoner neste domingo.

Mas Rossi leva o caneco no fim do ano.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Será que Vettel vai vencer com a Red Bull em 2009?

Mark Webber que se cuide.

Porque seu novo companheiro na Red Bull em 2009, Sebastian Vettel, chega prometendo muito.

É verdade que o australiano não é um piloto bobo. Em sua carreira, dominou companheiros de equipes como Pizzonia, de la Rosa, Rosberg e Coulthard - embora este último tenha dado um trabalho inesperado na temporada passada.

No ano que vem, porém, Webber terá o maior desafio da carreira.

Seu novo parceiro Vettel chega com potencial de levar a Red Bull às vitórias na próxima temporada. É uma tarefa difícil, mas nada impossível. Se o engenheiro Adrian Newey acertar a mão no carro de 2009, o alemão periga fazer um campeonato semelhante ao de Kubica neste ano.

Na Toro Rosso, Vettel já conquistou todo o time. O chefe Gerhard Berger, por exemplo, garante que o alemão vai ganhar um título em algum momento da carreira .

Assim como Berger, muitos acreditam que o sucesso de Vettel é apenas questão de tempo. Portanto, olho no alemãozinho no ano que vem.

Se ele surpreender e arrebatar um triunfo numa loteria de Mônaco ou num temporal de Spa, por exemplo, não digam que não avisei.

Alonso complicou início de Nelsinho na F-1

Quando assinou contrato para ser titular na Renault, Nelsinho Piquet certamente não esperava ter Fernando Alonso como companheiro de equipe. Mas foi isso o que aconteceu quando o espanhol se livrou da McLaren e escolheu a escuderia francesa como destino para a temporada 2008.

A chegada do espanhol no fim do ano passado parecia uma boa notícia para o piloto brasileiro. Nelsinho teria um bicampeão ao lado, com bagagem para passar uma experiência importante e capacidade de elevar o nível da Renault.

Infelizmente para o novato, a contratação de Alonso teve efeito contrário.

Agora, já tendo superado o péssimo início na Fórmula 1, Nelsinho reconhece que a presença do espanhol complicou seu primeiro ano na categoria.

É aquela coisa: com Alonso de volta, a pressão sobre a Renault aumentou de forma significativa. Compreensivelmente, a equipe francesa passou a priorizar o tratamento ao espanhol, já que o time precisava mostrar serviço para os patrocinadores.

Nelsinho, no meio disso tudo, viu-se um pouco esquecido.

Claro que a presença de Alonso não explica todos os problemas que o novato teve no início da temporada, mas talvez tenha sido a principal causa da terrível má fase que Nelsinho viveu até o sétimo lugar na França.

O brasileiro já está quase de contrato renovado com a Renault para 2009. Alonso, por outro lado, tem uma proposta tentadora da Honda - ao menos do ponto de vista financeiro - e pode deixar o time no ano que vem. Nesse momento, a saída de Alonso seria obviamente bem ruim para a Renault.

Mas, para Nelsinho, poderia realmente ser um bom negócio.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

De quem é a culpa na queda de rendimento da Ferrari?

Em mais um dia morno em termo de notícias, destaca-se uma frase do polêmico Cesare Fiorio, o dirigente que liderava a Ferrari na época de Mansell e Prost. Sujeito competente, mas meio falastrão, Fiorio afirmou que os culpados pela má fase da equipe vermelha são os dirigentes e os pilotos do time de Maranello.

O carro, na opinião dele, ainda é o melhor do grid. Para Fiorio, entretanto, a Ferrari precisa escolher logo um primeiro piloto para que seja capaz de enfrentar Hamilton e a McLaren.

Uma opinião válida, mas meio precipitada. Em época de crise, é absolutamente comum procurar culpados por dificuldades que fogem ao controle de todos.

Qual culpa teria Massa, por exemplo, na má fase Ferrari? Seria até o contrário: méritos para o brasileiro, que conseguiu permanecer andando forte mesmo com os problemas da equipe.

Kimi Raikkonen, por outro lado, realmente decepciona nesta temporada. Mas será dele a culpa pelas derrotas consecutivas que a Ferrari vem sofrendo? O finlandês não é responsável pelo desenvolvimento do carro. Se deixassem Raikkonen encarregado de testar e aprimorar o equipamento da Ferrari, ele jamais teria levado o título do ano passado.

A culpa recai, então, sobre os dirigentes da equipe italiana, certo? Nem tanto. É verdade que o chefe de equipe Stefano Domenicali é um tanto inexperiente na função e que parte dos problemas que a Ferrari neste ano eram evitáveis. De modo geral, porém, o comando de Domenicali vem sendo razoavelmente bom, apesar das falhas ocasionais.

Na verdade, a Ferrari não sofreu nenhuma queda de desempenho nas últimas corridas. Pelo contrário: manteve sempre o ritmo forte da primeira metade do campeonato.

A diferença é que a McLaren melhorou bem mais, o que deu a falsa impressão de que a Ferrari teria piorado.

Ainda querem encontrar um culpado para a má fase da Ferrari?

Coloquem na conta de Hamilton e de Ron Dennis. Dessa vez, o mérito é da McLaren.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Fórmula 1 e Olimpíadas

Em tempo de férias da Fórmula 1, não é de se estranhar que o ritmo de notícias esteja tão lento ultimamente. Todos, é claro, estão ligados nas Olimpíadas. Até mesmo os pilotos.

Hamilton já se aventurou como velocista, mas descobriu que o talento para as pistas de atletismo não é o mesmo que ele esbanja ao volante da McLaren. Kovalainan vai torcer pela Finlândia e bota fé no astro local de lançamento de dardo. Para Alonso, a grande esperança da Espanha chama-se Rafael Nadal. E Heidfeld, quem diria, ainda sonha em participar de uma Olimpíada um dia.

Os pilotos da Fórmula 1 parecem realmente gostar dos Jogos Olímpicos. Alguns deles, sem grande dificuldade, conseguiriam resultados decentes em competições de triatlo, por exemplo. Pena que o esporte a motor não tenha nenhuma chance de ser incluído nos Jogos.

Bernie Ecclestone vive tentando levar a Fórmula 1 aos locais mais exóticos do planeta. Mas será que já passou pela cabeça dele tentar incluir a categoria nas Olimpíadas?

Massa bem que teria uma boa chance de trazer uma medalha de ouro para o Brasil...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Force India continua com Fisichella e Sutil

Mais uma equipe deve alinhar na próxima temporada com os mesmos pilotos deste ano.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, o dono da Force India, Vijay Mallya, elogiou sua dupla de pilotos e deu a entender que não troca Fisichella e Sutil em 2009. O recado do bilionário é claro: o carro é ruim, a culpa não foi dos garotos e eu vou dar outra chance a eles no ano que vem.

No fim de 2009, aí sim, Fisichella e Sutil vão ficar sob risco - ao menos um deles vai perder a vaga para o indiano Karum Chandhok, que está sendo cuidadosamente preparado para ascender à Fórmula 1 num futuro próximo.

Nessa disputa, o mais provável é que Fisichella leve desvantagem. Mas, por enquanto, o italiano não tem muito o que temer.

Com a astúcia que lhe rendeu um lugar entre os homens mais ricos do mundo, Mallya está evoluindo lentamente com a Force India. A equipe continua sendo a lanterna da Fórmula 1, mas é inegável que houve um progresso.

Considerando o generoso orçamento do time, não seria surpresa se a Force India ganhasse terreno nos próximos dois ou três anos. Mallya garante que o grande sonho é fazer um pódio no GP da Índia, que entra no calendário em 2010.

É esperar para ver, mas o Blog não duvida nada disso.

Sato pode acertar com a Toro Rosso

E eis que o nome de Takuma Sato volta a aparecer nos bastidores da Fórmula 1.

Bem que o japonês andava meio sumido ultimamente.

Agora, a novidade é que Sato pode acertar com a Toro Rosso para 2009, substituindo o francês Sebastien Bourdais. Ele ocuparia a vaga do "veterano" desejado pelo principal dirigente da equipe, o ex-piloto Gerhard Berger. Seu companheiro de equipe seria algum novato "jovem e rápido" - o brasileiro Bruno Senna é forte candidato.

Dá para acreditar em Sato na Toro Rosso? Sim, mas é muito difícil.

Porque o suposto acerto é muito pouco interessante para a Toro, embora seja ótimo para o japonês. Dizem que Sato proporcionaria um impulso nas vendas da Red Bull no Japão. Se fosse esse o caso, porém, seria mais vantajoso contratá-lo como piloto de testes da equipe principal.

Certamente, Berger só acertaria com Sato se fosse obrigado pela Red Bull. Raposa velha da Fórmula 1, o ex-piloto sabe que vale mais a pena apostar num novato em busca de afirmação.

As duas vagas da Toro para 2009 continuam totalmente indefinidas. O ritmo de Bourdais na segunda metade da temporada e o destino do campeonato da GP2 serão fundamentais para indicar quem vão ser os escolhidos do time para a próxima temporada.

No momento, o Blog aposta na combinação Senna-Bourdais. Mas ainda é muito cedo para garantir qualquer previsão.

domingo, 10 de agosto de 2008

Dixon imbatível

Impressionante o domínio de Scott Dixon na Fórmula Indy.

Neste sábado, o neozelandês venceu mais uma. Dessa vez, em Kentucky. E com requintes de crueldade para Helio Castroneves: a ultrapassagem que rendeu a vitória a Dixon foi feita na última volta, a menos de 500 metros da bandeirada, quando parecia que finalmente o brasileiro ganharia uma nesta temporada.

Lembram-se de Felipe Massa dizendo que o automobilismo pode ser cruel? Pois é: ontem foi a vez de Helinho experimentar isso na pele.

Dixon ganhou outra, aumentando para 78 pontos a vantagem na liderança da tabela de classificação. Com sorte, pode confirmar o título já na próxima etapa, em Sonoma. A prova acontece em circuito misto, o que tende a ser uma desvantagem para Dixon. Mas, por tudo que já fez neste ano, não dá mais para duvidar da capacidade do neozelandês.

A três provas do fim do campeonato, Dixon só perde o título por milagre.