sábado, 22 de março de 2008

Dupla da McLaren punida em cinco posições no grid do G.P. da Malásia

O Grande Prêmio da Malásia vai ficando cada vez mais complicado para a McLaren. Acusados de bloquear Nick Heidfeld e Fernando Alonso na superpole, os dois pilotos do time prateado foram punidos pelos comissários da FIA, e perderam cinco posições no grid para a corrida deste domingo. Agora, Heikki Kovalainen vai largar apenas do oitavo lugar, com Lewis Hamilton imediatamente atrás, em nono.

Logo após completarem suas derradeiras tentativas no treino classificatório, Kovalainen e Hamilton diminuíram drasticamente para economizar combustível, acreditando que todos os pilotos já haviam terminado suas voltas. Heidfeld e Alonso, porém, ainda estavam em plena velocidade, e acabaram sendo prejudicados de maneira clara pela dupla da McLaren.

O espanhol classificou de "vergonhosa" a atuação de Kovalainen e Hamilton, em comunicado distribuído pela Renault depois do treino. A equipe francesa e a BMW reclamaram junto à direção de prova, que analisou dados da telemetria do carro de Alonso antes de confirmar a punição para os pilotos da McLaren. As cinco posições perdidas por Kovalainen e Hamilton obedecem ao critério adotado pela entidade, que já havia imposto penalização semelhante a Timo Glock no G.P. da Austrália.

Para a Ferrari, a notícia soa como música para os ouvidos. A dobradinha do time de Maranello está praticamente garantida. Só resta torcer para que a chuva não embaralhe as cartas de novo...


Em condições normais, Felipe Massa não perde a vitória no G.P. da Malásia. O brasileiro está mordido, e o desempenho no treino classificatório deste sábado foi apenas a primeira resposta às críticas que recebeu ao longo da última semana. Nas cinco vezes em que venceu na Fórmula 1, Massa fez a pole e dominou a prova do início ao fim, sem incomodar-se com a pressão dos adversários. O G.P. da Malásia de logo mais tem tudo para seguir um roteiro igualzinho.

Isso, é claro, se fatores externos não interferirem no andamento da corrida. De acordo com o mais recente boletim metereológico, a possibilidade de chuva para a hora da prova está em 60%. E não seria uma simples garoa, mas uma típica tempestade de verão. Dependendo do momento em que ela vier, a corrida pode ser completamente bagunçada. Acidentes, períodos de safety car e problemas para os favoritos não estão descartados.

Se não chover, o G.P. da Malásia será extrememente difícil para a McLaren. Os dois pilotos da equipe largam pesados, e devem ter bastante dificuldade para recuperar posições na pista. Numa corrida em tempo bom, a principal adversária da Ferrari é a BMW, que não tem carro para disputar com o time de Maranello. Felipe Massa e Kimi Raikkonen, portanto, precisam apenas manter seus carros na pista para conseguir uma dobradinha certa para a equipe.

Mas, caso a chuva resolva aparecer, o G.P. da Malásia se torna imprevisível. Nesse caso, até azarões como Fernando Alonso passam a ter alguma chance de aprontar uma surpresa nos favoritos...


Peço desculpas aos amigos do Blog, mas a internet discada me impede de postar o "vídeo do dia" dessa vez. Portanto, agora é concentração total para o G.P. da Malásia, que tem largada marcada para as 4 horas da madrugada de sábado para domingo. Acerte o despertador ou prepare aquele cafezinho esperto. Essa corrida vale a pena conferir.

Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

Massa responde aos críticos e crava pole position para o Grande Prêmio da Malásia

Não havia melhor maneira de espantar a má fase. Na madrugada deste sábado, Felipe Massa marcou a pole position para o Grande Prêmio da Malásia, respondendo aos críticos com estilo e mostrando uma impressionante capacidade de reagir sob pressão. Sem conseguir acompanhar o ritmo do brasileiro, Kimi Raikkonen fechou na vice-liderança, com Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton aparecendo logo a seguir. Por sua vez, Nelsinho Piquet terminou em 13º, com Rubens Barrichello uma posição atrás.

A previsão do tempo indicava uma possibilidade de 95% de chuva para as atividades de sábado em Sepang, mas as nuvens negras que rodearam o circuito malaio ao longo de todo o dia não passaram de ameaça. No treino da manhã, Nick Heidfeld mostrou todo o potencial da BMW ao encerrar na ponta, logo à frente de Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Mais atrás, Nelsinho Piquet foi sétimo, enquanto Rubens Barrichello enfrentou problemas de câmbio e ficou em último.

Quando os boxes foram liberados para o primeiro trecho da classificação, a maioria dos pilotos não demorou a entrar na pista para garantir um tempo antes da chuva aparecer. A liderança foi sendo revezada entre os favoritos Raikkonen, Massa e Heikki Kovalainen, mas quem terminou na primeira posição acabou sendo o surpreendente Jarno Trulli. O italiano, de pneus macios, estabeleceu 1:32.205s, batendo Kovalainen em apenas alguns centésimos.

Na ponta de baixo da tabela, a briga também foi animada. Embora pilotos como Fernando Alonso e Nico Rosberg tenham chegado a correr risco de eliminação, a lista de “nocauteados” não apresentou grandes surpresas. Rubens Barrichello safou-se na sua última volta rápida, superando Giancarlo Fisichella em apenas 0.042s. Além do italiano, Kazuki Nakajima, Sebastien Bourdais, Takuma Sato, Adrian Sutil e Anthony Davidson foram os outros que ficaram de fora.

Nessa altura, a previsão do tempo já tinha mudado, e a chuva já não representava uma ameaça tão significativa assim. De qualquer maneira, grande parte dos pilotos repetiu a tática do trecho anterior, saindo para a pista logo que os boxes foram liberados. Numa volta quase perfeita, Kimi Raikkonen cravou 1:34.188s, estabelecendo o melhor tempo de todo o fim de semana. Fazendo a dobradinha da Ferrari, Felipe Massa fechou na vice-liderança, a dois décimos do finlandês.

Como de costume, a batalha para evitar a eliminação foi decidida apenas nos últimos minutos. Fernando Alonso escapou por pouco, terminando na décima posição. Melhor sorte não tiveram Jenson Button, David Coulthard, Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Nico Rosberg, os eliminados de ocasião. O fraco desempenho de Rosberg, aliás, merece um destaque negativo. Sem dúvidas, a Williams foi a grande decepção do treino classificatório.

Os boxes foram abertos para a superpole e, mais uma vez, os pilotos não demoraram a partir para as suas tentativas. Na primeira rodada de voltas, Felipe Massa cravou o melhor tempo, com 1:36.434s. Atrás do brasileiro, vieram Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen e Robert Kubica, com Lewis Hamilton somente em quinto. Ainda restava uma volta rápida para todos, mas a Ferrari mostrava-se claramente mais rápida – ou mais leve – do que a McLaren.

E essa impressão confirmou-se logo depois, quando Massa melhorou para 1:35.748s. O tempo do brasileiro foi quase meio segundo mais rápido do que o de Raikkonen, suficiente para lhe valer a pole position. Atrás da dupla da Ferrari, Kovalainen repetiu o terceiro lugar da Austrália, dessa vez batendo seu parceiro Hamilton. Os pilotos da McLaren, porém, provavelmente carregam mais combustível do que os seus rivais de Maranello.

Na seqüência, Jarno Trulli voltou a mostrar sua excelente forma de classificações, terminando num ótimo quinto. Após passar perto da pole na Austrália, Robert Kubica foi apenas o sexto, alguns centésimos à frente de seu companheiro de equipe Nick Heidfeld. Por fim, Mark Webber, Fernando Alonso e Timo Glock completaram os dez primeiros do grid do G.P. da Malásia, uma prova que promete ser recheada de alternativas. Principalmente se a previsão de chuva se confirmar...

A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia:

1. Felipe Massa/Brasi/Ferrari, 1:35.748s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:36.230s
3. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:36.613s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:36.709s
5. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:36.711s
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:36.727s
7. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:36.753s
8. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:37.009s
9. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:38.450s
10. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:39.656s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:35.208s
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:35.408s
13. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:35.562s
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:35.622s
15. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:35.648.
16. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:35.670s
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:36.240s
18. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:36.388s
19. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:36.677s
20. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:37.087s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:37.101s
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri,1:37.481s

O G.P. da Malásia está marcado para as 4 horas da manhã, na madrugada de sábado para domingo, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

sexta-feira, 21 de março de 2008

Hamilton lidera primeiros treinos do G.P. da Malásia

O inglês Lewis Hamilton foi o mais rápido nos treinos desta sexta-feira em Sepang, que abriram a programação do Grande Prêmio da Malásia. Após uma performance discreta na sessão da manhã, o piloto da McLaren estabeleu o melhor tempo do dia na parte da tarde, superando Felipe Massa em cerca de dois décimos. Na seqüência, Kimi Raikkonen fechou os três primeiros, com Rubens Barrichello aparecendo em 12º e Nelsinho Piquet na 14ª posição.

Ao contrário do que apontava a previsão do tempo, a chuva passou longe de Sepang. Os treinos de sexta foram disputados num clima quente e úmido, como é típico no circuito malaio. Desde a manhã, vários pilotos enfrentaram dificuldades para manter seus carros na pista, principalmente no grampo que antecede a reta de largada. A ausência do controle de tração foi bastante sentida, e não foram poucas as escapadas ao longo das duas sessões.

O número de falhas mecânicos também impressionou. Pela manhã, Adrian Sutil foi o primeiro a ficar em apuros, quando o motor Ferrari de sua Force India explodiu após somente cinco voltas completadas. Mais tarde, David Coulthard teve um problema de amortecedor e saiu da pista num dos trechos mais rápidos do circuito, com conseqüências desastrosas. O carro do escocês passou por um pequeno desnível e simplesmente se desmanchou, soltando pedaços de suspensão para todos os lados.

Momentos depois, Kimi Raikkonen parou na pista com pane seca, causada por um defeito na telemetria do seu F-2008. A sessão matinal ainda veria uma quebra de motor para Mark Webber, e um estouro de freio na Toro Rosso de Sebastian Vettel. Alheio a todos os problemas, Felipe Massa foi absoluto, encerrando o treino com uma vantagem de um segundo para Raikkonen, que ainda terminou na vice-liderança.

Na parte da tarde, porém, a McLaren daria o troco. Após ficar apenas em quinto na manhã, Lewis Hamilton cravou o melhor tempo do dia sem maiores dificuldades, mostrando todo o potencial do time prateado. Atrás dos pilotos da Ferrari, Jenson Button conseguiu um promissor quarto lugar para a Honda, logo à frente do também surpreendente Sebastian Vettel. A Toyota apareceu bem com o sexto colocado Jarno Trulli, enquanto o segundo piloto da McLaren, Heikki Kovalainen, foi apenas o sétimo.

Dessa vez, BMW, Williams e Renault optaram claramente por esconder o jogo. Os pilotos dessas equipes não passaram das posições intermediárias, sem aparecer muito. De forma contrária, Giancarlo Fisichella acelerou tudo o que podia com a sua Force India, e fechou um bom décimo lugar. Rubens Barrichello terminou num razoável 12º, duas colocações à frente de Nelsinho Piquet. O novato brasileiro, aliás, conseguiu acompanhar o ritmo de Fernando Alonso, ficando a apenas doze milésimos dos espanhol.

A seguir, os tempos combinados da sexta-feira em Sepang:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:35.055s - Segunda Sessão
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:35.206s - Segunda Sessão
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:35.428s - Segunda Sessão
4. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:36.037s - Segunda Sessão
5. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:36.474s - Segunda Sessão
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:36.493s - Segunda Sessão
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:36.512s - Segunda Sessão
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:36.578s - Primeira Sessão
9. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:36.671s - Segunda Sessão
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:36.756s - Segunda Sessão
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:36.838s - Segunda Sessão
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:36.879s - Segunda Sessão
13. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:37.022s - Primeira Sessão
14. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:37.034s - Primeira Sessão
15. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:37.106s - Segunda Sessão
16. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:37.346s - Segunda Sessão
17. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:37.512s - Segunda Sessão
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:37.614s - Segunda Sessão
19. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:38.232s - Primeira Sessão
20. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:28.978s - Primeira Sessão
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:39.021s - Segunda Sessão
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:39.361s - Segunda Sessão

O treino classificatório para o Grande Prêmio da Malásia acontece às 3 horas de Brasília, na madrugada de sexta para sábado. A Rede Globo transmite ao vivo.


Se chover, qualquer palpite para o Grande Prêmio da Malásia se torna um mero chute. Em condições normais, porém, a McLaren dá toda pinta de estar um patamar acima da rival Ferrari, tanto em termos de desempenho quanto de confiabilidade. No ano passado, Lewis Hamilton fez uma excelente prova em Sepang, e já desponta como o grande favorito para a corrida de domingo. Mas ainda há espaço para surpresas.

Especialmente se o G.P. acontecer em pista molhada, como os metereologistas vêm prevendo desde o início da semana. Nesse cenário, até os pilotos da chamada "segunda divisão" passam a ter alguma chance de brigar pela vitória. Robert Kubica, por exemplo, deu a entender nesta sexta que a BMW tem carro para incomodar McLaren e Ferrari. "Um problema de câmbio atrapalhou nossa programação hoje. Na verdade, ainda temos muito mais o que mostrar", garantiu o polonês.

E não é só a BMW que promete aparecer bem no G.P. da Malásia. A Williams acena com a possibilidade de mais um bom desempenho, e a Renault completou várias voltas num ritmo consistente nesta sexta. Por sua vez, equipes como Honda e Toro Rosso confiam na chuva para surpreender, já que os seus pilotos são reconhecidamente bons nessa situação...

Certo, mesmo, é que a prova de Sepang tem todos os ingredientes para ser tão ou mais emocionante do que o confuso G.P. da Austrália.


Esquentando os motores para o G.P. da Malásia, o vídeo do dia é um resumo da corrida do ano passado, enviado pelo amigo Guilherme. Vale a pena conferir:



Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

quinta-feira, 20 de março de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Malásia

Aos amigos do Blog, um aviso: estou precisando usar uma conexão discada durante o feriado, e por isso venho tendo dificuldades para visitar blogs parceiros e dar a atenção que vocês merecem nos comentários. O ritmo de atualizações do Blog não será afetado, mas perdoem-me pela minha ausência nos próximos dias...

Os motores vão roncar em Sepang daqui a algumas apenas horas, quando os pilotos entram na pista para primeiros treinos do Grande Prêmio da Malásia. Após conquistar uma vitória categórica na Austrália, Lewis Hamilton chega com status de principal favorito, mas a prova malaia tem tudo para ser recheada de alternativas. Isso porque vem chovendo horrores na região do circuito desde a última terça-feira. E, ao que tudo indica, a corrida deve mesmo acontecer em pista molhada.

Segundo o último boletim metereológico, o fim de semana inteiro do G.P. da Malásia será afetado pelo mau tempo. Para os treinos de sexta-feira, a chance de chuva está em 75%, com maior possibilidade de pista molhada na sessão da tarde. Na classificação de sábado, a presença da chuva é praticamente certa, já que o percentual chega a 95%. Finalmente, a corrida tem 85% de chance de acontecer em condições desfavoráveis. As equipes, portanto, já podem ir preparando seus pneus “biscoito”.

Caso a possibilidade de chuva se confirme, o G.P. da Malásia ganha contornos bem mais interessantes. Pela primeira vez, os pilotos serão obrigados a enfrentar a pista molhada sem a ajuda do controle de tração, e o resultado disso pode ser uma corrida imprevisível. David Coulthard, em sua coluna no site da ITV, mostrou bem a preocupação dos pilotos. “Se chover em Sepang, vamos ter carros saindo da pista por todos os lados”, falou o escocês.

Por tudo isso, escolher um palpite para a vitória no próximo domingo não é nada fácil. A Ferrari promete recuperação, a BMW quer brigar pela ponta, e azarões como Fernando Alonso passam a ter alguma chance com as condições desfavoráveis. Mas o Blog joga suas fichas em Lewis Hamilton, que já provou ser imperturbável em corridas cheias de confusão. O inglês corre sem pressão após vencer na Austrália, e larga como o piloto a ser batido na prova de Sepang.

H0ra do Palpitão do Grande Prêmio da Malásia. Vamos lá:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole Position: Lewis Hamilton
Primeiro abandono: Kazuki Nakajima. Vai largar do fim do grid, numa corrida com chuva. Um acidente não seria surpresa nenhuma
Decepção do fim de semana: Toyota. Os pilotos não são bons na pista molhada, e isso deve atrapalhar bastante
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Kimi Raikkonen
3. Felipe Massa
4. Heikki Kovalainen
5. Robert Kubica
6. Nick Heidfeld
7. Fernando Alonso
8. Nico Rosberg


As primeiras atividades do G.P. da Malásia acontecem daqui a pouco, às 23 horas de Brasília. Mais tarde, o segundo treino da sexta-feira será realizado às 3 da madrugada. Ambos vão ter transmissão ao vivo do Sportv.



Felipe Massa negou hoje qualquer possibilidade de deixar a Ferrari no final desta temporada, como foi ventilado pela revista Autosprint nos últimos dias. “Meu contrato ainda tem mais três anos de duração, e eu me sinto bem confortável na equipe. Tenho certeza de que o time tem confiança no meu trabalho”, disse o brasileiro na coletiva de imprensa dos pilotos em Sepang. Apontado como provável substituto de Massa, Sebastian Vettel limitou-se a afirmar que “minha equipe apenas usa os motores da Ferrari”.

E, se depender da Toro Rosso, Vettel não vai mesmo mudar de endereço tão cedo. Nesta quinta, o diretor-técnico da Toro, Gerhard Berger, conversou com jornalistas e garantiu que o alemão não terá seu contrato quebrado. “Ele tem mais três anos de compromisso com a Red Bull, e está totalmente ligado à empresa. Não há mais nada de BMW no contrato”, contou Berger, referindo-se à equipe que lançou Vettel na Fórmula 1. Apesar de tudo, a impressão que fica é que essa história ainda deve ter mais desdobramentos...

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar que a prefeitura de São Paulo confirmou hoje a renovação do seu contrato com a Formula One Management, o que vai manter o Grande Prêmio do Brasil no Autódromo de Interlagos até 2015. A princípio, a etapa brasileira deve continuar sendo realizada no fim do ano, seguindo a tendência das últimas temporadas. Em média, o evento rende 200 milhões de reais por ano aos cofrer de São Paulo.

Sem dúvida nenhuma, uma notícia excelente para o automobilismo brasileiro. Com tantos paraísos financeiros gastando fortunas para receber a Fórmula 1, é reconfortante saber que o nosso “humilde” G.P. Brasil tem lugar garantido no calendário da categoria.



O vídeo do dia é um anúncio da Bridgestone, estrelado por Felipe Massa. A propaganda foi divulgada no Brasil durante o intervalo do Jornal Nacional, e gerou polêmica por causa da narração perfeita do piloto brasileiro. Será que as palavras de Massa foram, digamos, “retocadas” para disfarçar a sua famosa língua presa? Vale a pena conferir:


Esse eu vi no Plog do Pezzolo

Até mais!

Crédito das fotos:
G.P. Brasil - www.motorsport.com
Demais -
www.gpupdate.net

quarta-feira, 19 de março de 2008

Radio OnBoard - Edição do G.P. da Austrália

Já está no ar a terceira edição da Radio OnBoard, o podcast do F1 Grand Prix em parceira com os blogueiros Felipe Maciel, Ron Groo e Aline Rodrigues. Dessa vez, o tema principal foi o Grande Prêmio da Austrália, que abriu a temporada 2008 da Fórmula 1 no último domingo. Para baixar o programa, basta clicar nos links abaixo:

Parte I - Clique Aqui
Parte II - Clique Aqui

Infelizmente, a Aline não pôde participar ao vivo nesta oportunidade, mas marcou presença com o seu quadro Stop & Go. Além disso, a rádio também conta com a estréia do Jogo Rápido, uma brincadeira de perguntas e respostas em que os participantes escolhem suas preferências de maneira rápida, sem ficar em cima do muro.

O meu áudio, infelizmente, ficou como um discreto ruído ao fundo, que não deu para tirar na edição. Por isso, peço sinceras desculpas aos nossos ouvintes. No programa sobre o Grande Prêmio da Malásia, que deve ir ao ar na semana que vem, vamos trabalhar para corrigir esses defeitos. Lembrem-se sempre: críticas, sugestões, comentários e perguntas podem ser enviadas para o e-mail da Rádio OnBoard: radioonboard@gmail.com.

Radio OnBoard: você por dentro da Fórmula 1.



A Ferrari suspeita que um defeito num mesmo dispositivo tenha causado os abandonos de Felipe Massa e Kimi Raikkonen no G. P. da Austrália. Segundo o jornal As, um acessório que ajuda a refrigerar o motor em temperaturas superiores a 30ºC não teria sido acionado, o que explicaria as quebras dos propulsores de Massa e Kimi. De qualquer maneira, a Ferrari já encomendou novos motores de sua sede em Maranello, que devem chegar à Malásia nas próximas horas.

Por sua vez, a McLaren também trabalha para corrigir o estúpido problema que tirou de Heikki Kovalainen a quarta posição no G.P. da Austrália. Após ultrapassar Fernando Alonso na penúltima volta, o finlandês perdeu tempo ao apertar de maneira involuntária o botão do limitador de velocidade para os pits, terminando a corrida apenas em quinto. Agora, a intenção da McLaren é instalar um sistema que só permita o acionamento em baixa velocidade, como outras equipes já fazem atualmente.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que a Toyota garantiu hoje a presença de Timo Glock no Grande Prêmio da Malásia. A participação do alemão chegou a ficar ameaçada após seu acidente no G.P. da Austrália, quando Glock saiu da pista e machucou-se levemente ao bater seu braço contra o volante. O piloto de testes Kamui Kobayashi foi colocado de sobreaviso pela Toyota, mas não deve ser aproveitado.



O vídeo do dia é uma coletânea com belíssimas imagens da carreira do mitológico Jim Clark, e incluem alguns dos momentos mais marcantes de sua lendária trajetória. Entre cenas raras e espetaculares do automobilismo daquela época, o filme também mostra um pouco de Clark em seu tempo livre, quando ele gostava de se recolher em sua fazenda na Escócia. Vale a pena a conferida:


Antes que eu me esqueça: esse eu vi no Blog do Emanuel Mattos

Até a próxima!

Crédito das fotos:
Radio OnBoard - Felipe Maciel
Demais - http://www.motorsport.com/

terça-feira, 18 de março de 2008

O boato do dia: Vettel pode substituir Massa na Ferrari em 2009

Pelo visto, a temporada de boatos da Fórmula 1 começou mais cedo em 2008. Nesta terça, uma reportagem da revista Autosprint soltou uma bomba que promete bagunçar o mercado de pilotos. De acordo com a publicação, a Ferrari já teria acertado a contratação de Sebastian Vettel para o ano que vem, em substituição a Felipe Massa. E o brasileiro, por sua vez, trocaria de lugar com o jovem alemão, passando a correr na pequena Toro Rosso.

Segundo a versão da Autosprint, o primeiro contato entre Vettel e a Ferrari teria sido feito há dois anos, quando o alemão ainda era piloto de testes da BMW. As negociações não avançaram, e Vettel acabou encontrando espaço na Toro Rosso. Então, no último mês de dezembro, a Ferrari supostamente recorreu a Michael Schumacher para conseguir uma aproximação com Vettel, durante a disputa da Corrida dos Campeões. Nessa oportunidade, os primeiros pontos do acordo teriam sido acertados.

É claro que a possibilidade ainda está longe de ser confirmada, mas alguns fatos recentes dão mais credibilidade ao boato lançado da Autosprint. Hoje mesmo, por exemplo, a Ferrari anunciou que o francês Jean Todt - grande protetor de Massa na Ferrari - está deixando o cargo de diretor-executivo da equipe, no primeiro passo rumo à sua aposentadoria. Além disso, a Toro Rosso pode ser vendida num futuro próximo, e um dos potenciais compradores seria Nicolas Todt, ninguém menos do que o empresário de Massa.

A aposta da Ferrari em Vettel seria calculada. Embora conte apenas 20 anos de idade, o alemão tem um potencial assombroso, e já é apontado por muitos como um futuro campeão da Fórmula 1. Não é comum ver uma equipe grande apostar num piloto tão jovem, mas Vettel vale o risco. Se conseguir fechar o acordo, a Ferrari faria um belíssimo negócio.

Apesar de toda a torcida do Blog pelo sucesso de Massa na Fórmula 1, é impossível negar que Vettel encanta muito mais do que o brasileiro.




Mais uma equipe da Fórmula 1 está prestes a mudar de dono. Agora, parece ser a vez da Toro Rosso, que foi posta à venda pela Red Bull. O dono da empresa das bebidinhas energéticas, Dietrich Mateschitz, admitiu hoje ao Motosport Aktuell que a Toro deve ser vendida até o fim de 2009. A decisão foi tomada em virtude novo Pacto da Concórdia, que proíbe terminantemente o intercâmbio de informações entre escuderias da Fórmula 1 a partir de 2010. Tony Almeida, o manda-chuva da A1GP, já aparece como o principal favorito a adquirir a equipe.

Enquanto isso, o clima na Williams é de puro otimismo após a promissora performance no G.P. da Austrália. Falando hoje ao site Autosport, o co-proprietário do time, Patrick Head, expressou bem o sentimento da equipe. "A BMW está um pouco acima de nós, mas não em situação de corrida. Temos condições de incomodá-los", garantiu Head. Depois do que se viu em Melbourne, é bem provável que a Williams pontue de forma constante ao longo do ano. Principalmente com Nico Rosberg.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar a primeira entrevista de Nelsinho Piquet após a sua decepcionante estréia no G.P. da Malásia. Culpa mais do carro do que dele próprio, é verdade. "Sabia que seria difícil, mas não foi como eu esperava. De qualquer maneira, aprendi muito, e estou ansioso para a corrida de Sepang", falou o piloto brazuca. Também hoje, o chefão da Renault, Flavio Briatore, afirmou que "não há pressão nenhuma sobre Nelsinho".

Embora seu desempenho tenha sido bem abaixo do esperado na Austrália, Nelsinho continua com respaldo dentro da Renault. A partir de agora, a pressão será bem maior, mas o brasileiro tem totais condições de superar o mau início e se estabelecer na Fórmula 1.




O vídeo do dia já foi divulgado em vários blogs, com o Plog do Pezzolo e o Blog do Capelli. Trata-se de uma filmagem onboard com Heikki Kovalainen, no momento em que ele acidentalmente aperta o limitador de velocidade de sua McLaren e perde a quarta posição para Fernando Alonso. Irritado com a bobagem, o finlandês chega a socar o volante. A disputa, para quem não lembra, aconteceu na última volta do G.P. da Austrália. Vale a conferida:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

segunda-feira, 17 de março de 2008

Previsão aponta chuva para o Grande Prêmio da Malásia

Já chove em Sepang desde a semana passada, e a previsão dos metereologistas é que o mau tempo continue até o Grande Prêmio da Malásia do próximo domingo. Segundo o MSN Weather, é praticamente certo que os pilotos enfrentem pista molhada em pelo menos um dos três dias de atividades no circuito malaio. Para a corrida, as chances de chuva são um pouco menores, mas ainda bastante significativas.

De acordo com o último boletim, os treinos sexta-feira devem ocorrer num clima nublado, com 70% de possibilidade de pista molhada. No sábado, quando acontece o treino classificatório, o percentual sobe para um patamar quase incontestável: 95%. Finalmente, os metereologistas indicam 70% de chance de chuva para a manhã de domingo, mas o mau tempo ainda pode se prolongar até a hora da largada.

No calendário da Fórmula 1 desde 1999, o G.P. da Malásia já foi afetado pela pista molhada apenas uma vez: em 2001. Naquela oportunidade, um temporal atingiu o circuito de Sepang no início da corrida, embaralhando a ordem da prova e tirando vários pilotos da disputa. Mas a vitória ainda ficou com o alemão Michael Schumacher, que conquistou o segundo de seus três triunfos na Malásia. Se chover neste ano, porém, será bem mais difícil adivinhar o vencedor.

As equipes já podem ir preparando seus pneus "biscoito", porque dificilmente vão escapar de água dessa vez.




"Não vi a luz vermelha. Aliás, nunca vou conseguir vê-la, e acho que nem preciso. O sinal está no lugar errado. Quando você olha, já passou". Essa foi a explicação de Rubens Barrichello para a sua polêmica desclassificação no G.P. da Austrália. Em entrevista ao site Autosport, Rubinho revelou que os pilotos precisam acertar regulagens pelo volante logo após as paradas, e que prestar atenção no sinal da saída os boxes é quase impossível. Uma desculpa convincente, mas a Honda ainda poderia ter evitado a exclusão.

Enquanto isso, Bernie Ecclestone andou dando declarações bastante controversas ao jornal Mail on Sunday. Indo um pouco longe na suas tentativas para deixar a Fórmula 1 mais "emocionante", o manda-chuva da categoria propôs um sistema de pontuação para lá de contestável. Para Bernie, o título deveria ser decidido pelo número de vitórias, e não pelos pontos. Um absurdo completo. Se fosse assim, o tricampeão Nelson Piquet, por exemplo, teria conquistado apenas um de seus títulos.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, é preciso mencionar uma novidade muito interessante que o diário As divulgou hoje. De acordo com a publicação, a Ferrari estaria planejando estrear um aerofólio dianteiro revolucionário no G.P. do Bahrein, semelhante ao bico que a Williams utilizou em 2004. Com a inovação, o time de Maranello deseja aumentar de forma significativa a estabilidade do F-2008, principalmente na entrada das curvas. Agora, é esperar para ver se é blefe ou não.

Mas vale uma ressalva: quando testado pela Williams, o conceito revelou-se um tremendo fracasso, e ainda deu início à fase mais negra da história da tradicional equipe inglesa...



Se você gostou do G.P. da Austrália, é hora de sentar na poltrona e aproveitar. O vídeo do dia - dividido em duas partes - é um ótimo resumo da corrida, com áudio da Rede Globo. Vale a conferida:


Primeira Parte


Segunda Parte

Até a próxima!

Crédito das fotos:
Previsão do tempo - http://weather.msn.com/
G.P. da Malásia de 2001 - http://www.f1-facts.com/

domingo, 16 de março de 2008

Análise do Grande Prêmio - Austrália/Melbourne (16/03/2008)

Análise dos pilotos:

Lewis Hamilton
Corrida segura e sem erros. Venceu com autoridade, alheio a todos os acontecimentos do confuso G.P. da Austrália. Só não leva a nota máxima porque perdeu a volta mais rápida para Kovalainen.
Nota final: 9

Nick Heidfeld
Como de costume, soube aproveitar as oportunidades que aparecerem. Heidfeld é um piloto que não faz milagre, mas é especialista em "catar pontos". A primeira vitória está mais perto do que nunca.
Nota final: 8

Nico Rosberg
Um podium para mostrar todo o potencial da nova Williams. Manteve um desempenho forte e constante durante toda a corrida. Deve se tornar presença constante nos pontos ao longo do ano.
Nota final: 9

Fernando Alonso
Nas circunstâncias, conseguiu um excelente resultado. O carro da Renault era instável demais, e Alonso fez o máximo para acompanhar os líderes. Sua pilotagem foi a mais espetacular do dia.
Nota final: 8

Heikki Kovalainen
Combativo, merecia mais do que o quinto lugar. Andou sempre no ritmo de Hamilton, mas foi bastante prejudicado pela última intervenção do safety car. Ainda fez a volta mais rápida.
Nota final: 8

Kazuki Nakajima
Precisou trocar o bico do carro duas vezes, primeiro por causa de um toque na largada, e depois por ter acertado Kubica durante o safety car. De qualquer maneira, ainda chegou ao fim para marcar três pontinhos.
Nota final: 6

Sebastien Bourdais
Atuação absolutamente brilhante. Com pneus desgastados, segurou Alonso e Kovalainen como se fosse um veterano. A quebra de motor foi doída, mas Bourdais já deu o seu recado. Ele não veio para fazer figuração.
Nota final: 9

Kimi Raikkonen
Uma corrida cheia de altos e baixos. Largou muito bem, demorou demais para superar Barrichello, saiu da pista duas vezes, mas não desistiu nunca. Pelo menos, ainda salvou um pontinho.
Nota final: 3

Robert Kubica
Um desempenho assombroso na classificação, estragado por um tática arriscada demais. Terminaria nos pontos se não tivesse sido bisonhamente atingido por Nakajima no período de safety car.
Nota final: 7

Timo Glock
Andou bem na classificação, mas tomou duas punições e largou lá de trás. Vinha fazendo uma corrida discreta até errar no trecho mais rápido da pista. Ao menos conseguiu ser notado pelas câmeras de televisão.
Nota final: 4

Takuma Sato
Com uma Super Aguri, classificou-se à frente de Piquet e acompanhou o ritmo de várias equipes do meio de pelotão. Infelizmente, seu carro não foi feito para durar até a bandeirada.
Nota final: 6

Nelsinho Piquet
Sua estréia não poderia ter sido pior. Nem todos os problemas foram sua culpa, é verdade, mas Nelsinho andou sempre num ritmo lento demais. A partir de agora, a pressão será muito maior.
Nota final: 2

Felipe Massa
O erro na largada foi de uma imaturidade enorme para alguém que deseja disputar o título. Mais tarde, Massa também calculou mal a ultrapassagem sobre Coulthard. Está faltando tranqüilidade para o piloto brazuca.
Nota final: 2

David Coulthard
Após um desempenho promissor na classificação, tinha tudo para finalizar a corrida nos pontos. Mas a fechada em Massa foi um pouco exagerada, e o escocês acabou levando a pior.
Nota final: 5

Jarno Trulli
Mais uma vez, quebrou na corrida errada. Se tivesse continuado até o fim, teria conseguido um excelente quarto lugar. Pelo menos, voltou a mostrar sua incrível capacidade de ir bem em treinos classificatórios.
Nota final: 7

Adrian Sutil
Superado regularmente por Fisichella, ainda abandonou cedo por conta de um problema mecânico. A Fórmula 1 tem memória curta, e Sutil pode perder espaço se continuar assim ao longo da temporada.
Nota final: 3

Mark Webber
Um fim de semana recheado de problemas. Sofreu um estouro de freio na classificação, e depois envolveu-se num toque com Button já na largada. Pelo visto, sua má sorte não ficou no ano passado.
Nota final: 3

Jenson Button
Cometeu alguns erros no treino classificatório, e por isso largou apenas do meio do pelotão. Sua corrida acabou cedo, depois de bater com Webber. Ao menos, pode sonhar com dias melhores após a atuação de Barrichello.
Nota final: 3

Anthony Davidson
Deu tudo errado para o pobre inglês. Na classificação, tomou quase um segundo de Sato. Depois, não evitou um toque com Nelsinho, e abandonou já na primeira volta. O ano de Davidson vai ser bem difícil...
Nota final: 2

Sebastian Vettel
Performance magnífica na classificação. O peso do noviciato, porém, ainda atrapalha Vettel. Após largar muito mal, o alemão tentou recuperar o terreno perdido de maneira muito afobada e acabou batendo.
Nota final: 7

Giancarlo Fisichella
Foi tirado da corrida por Nelsinho, que esqueceu de freiar na primeira curva. Mesmo assim, Fisichella ainda conseguiu deixar uma boa impressão. O italiano parece realmente confortável na Force India.
Nota final: 5

Rubens Barrichello
Surpreendeu a todos com uma atuação agressiva e consistente. Foi desclassificado em virtude de um erro nos boxes, mas provou que não é um veterano prestes a se aposentar. Ross Brawn deve ter gostado.
Nota final: 8

Análise das equipes:

McLaren
A dobradinha estava garantida, mas o último safety car atrapalhou a corrida de Kovalainen. Mesmo assim, a McLaren não tem do que se queixar. O carro do time simplesmente não quebra.
Cotação: ****

Williams
Além da McLaren, foi a única outra equipe a pontuar com os dois carros. A evolução do time é constante, e as performances de Rosberg têm sido espetaculares. Um início de ano realmente promissor.
Cotação: ****

BMW
Vem mais forte ainda em 2008. Kubica deveria ter largado na pole, e Heidfeld terminou a corrida bem próximo de Hamilton. Com um pouco de sorte, a barreira da vitória será quebrada em breve.
Cotação: ****

Renault
O quarto lugar foi muito mais mérito de Alonso do que da equipe. A Renault tem um carro instável demais, e Nelsinho sofreu muito com isso. Por enquanto, vitórias estão fora de cogitação.
Cotação: **

Toro Rosso
De fato, a dupla de pilotos é a grande atração da equipe. Vettel deu um show na classificação, e Bourdais foi um dos principais destaques da corrida. A Red Bull que se cuide, porque a "filial" deve incomodar.
Cotação: ***

Ferrari
Um começo de temporada desastroso, sob todos os aspectos. Se não bastassem os erros dos pilotos, foram três problemas mecânicos ao longo do fim de semana. A McLaren deve estar rindo à toa...
Cotação: *

Red Bull
Dessa vez, os abandonos foram culpa dos pilotos. Mas a equipe mostrou ainda não ter resolvido os problemas de confiabilidade, já que Webber teve um freio estourado no sábado.
Cotação: *

Toyota
O novo carro da equipe é bom, embora ainda não seja muito confiável. Trulli teria conseguido um grande resultado se não tivesse quebrado, a Glock também passou perto de terminar nos pontos.
Cotação: **

Honda
Uma grata surpresa. Barrichello andou no ritmo de vários outros carros considerados superiores, e foi um dos destaques da corrida. Apesar da desclassificação de Rubinho, a Honda sai da Austrália otimista.
Cotação: ***

Super Aguri
Vai ser a lanterna do ano. O carro é lento, difícil de acertar e ainda quebra. Sato e Davidson estão apenas começando uma temporada que promete ser extremamente difícil para a Aguri.
Cotação: *

Force India
Os pilotos da equipe duraram pouco na corrida, mas a Force India mostrou potencial. Pelo visto, o time indiano deu um salto em relação ao ano passado, e está perto de chegar ao pelotão intermediário.
Cotação: **

Análise da corrida:
O G.P. da Austrália excedeu as expectativas. A prova teve de tudo um pouco: acidentes na largada, problemas para os favoritos, uma série de quebras e suspense até o final. Os problemas de Bourdais e Barrichello foram de cortar o coração, mas o automobilismo é assim mesmo. Desde já, os fãs esperam com ansiedade o G.P. da Malásia. Até porque a corrida em Sepang tem previsão de chuva...
Nível da corrida: Ótima

Análise do campeonato:

Hamilton já sai abrindo uma vantagem importante, mas o campeonato está só começando. A Ferrari precisa se recuperar, e a BMW também pode brigar por vitórias. O melhor de tudo, porém, é que parece estar de volta o fator do imponderável. Na Fórmula 1 "mais humana", os carros não são mais indestrutíveis, e os erros de pilotagem marcam presença. Agora, a categoria está bem mais imprevisível.
Nível do campeonato: Bom

Balanço dos Palpites:
Vitória - Kimi Raikkonen. O vencedor foi Lewis Hamilton
Pole Position - Felipe Massa. O pole position foi Lewis Hamilton
Primeiro Abandono - Anthony Davidson. O inglês foi um dos cinco que abandonou na primeira volta
Decepção do G.P. - Super Aguri. A equipe japonesa teve um desempenho sofrível, mas a Ferrari decepcionou mais
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen (Lewis Hamilton)
2. Felipe Massa (Nick Heidfeld)
3. Lewis Hamilton (Nico Rosberg)
4. Heikki Kovalainen (Fernando Alonso)
5. Robert Kubica (Heikki Kovalainen)
6. Fernando Alonso (Kazuki Nakajima)
7. Nick Heidfeld (Sebastien Bourdais)
8. Nico Rosberg (Kimi Raikkonen)

De modo geral, meu desempenho não pode ser considerado ruim. Acertei o "primeiro abandono" para Davidson, e cinco dos oito pilotos que pontuaram. Além disso, cravei que a Super Aguri seria a baba no fim de semana, e que a BMW viria com possibilidade de vitória. Mesmo assim, também foram vários os erros. Apostar numa dobradinha da Ferrari, principalmente, revelou-se um tremendo engano...
Nível dos palpites: Regular

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

Lewis Hamilton vence confuso e emocionante Grande Prêmio da Austrália

Atualizado às 13:05h, com a notícia da desclassificação de Rubens Barrichello

Essa temporada 2008 promete. Na madrugada deste domingo, o Grande Prêmio da Austrália abriu com estilo o campeonato da Fórmula 1, com uma corrida animada e cheia de alternativas. Passando longe dos problemas, Lewis Hamilton fez uma prova sem erros e venceu com autoridade, seguido de perto pelos azarões Nick Heidfeld e Nico Rosberg. A Ferrari teve um dia para esquecer, enquanto Rubens Barrichello terminou num excelente sexto, mas foi desclassificado por irregularidades nos boxes.

O G.P. da Austrália já foi confuso desde o início. Na largada, nada menos do que cinco carros ficaram pelo caminho, em três incidentes diferentes. Quando a poeira baixou, Lewis Hamilton manteve a vantagem da pole, com Robert Kubica e Heikki Kovalainen logo atrás. Por sua vez, Felipe Massa cometeu um erro já na saída da primeira curva, rodando ao acelerar cedo demais e caindo para as últimas posições. Começava aí o calvário da Ferrari no circuito de Melbourne.

Jenson Button e Mark Webber se tocaram e precisaram abandonar, assim como Anthony Davidson, Giancarlo Fisichella e Sebastian Vettel. O safety car permaneceu na pista por algumas voltas, dando a oportunidade para Massa encher o taque até a boca. No momento da relargada, Hamilton não bobeou e manteve a ponta, pressionado por Kubica. Mais atrás, Rubens Barrichello já aparecia num promissor sétimo, com Kimi Raikkonen colado em sua traseira.

Durante as quinze voltas seguintes, o panorama não mudou muito. Então, os acontecimentos começaram a se suceder. Primeiro, vieram os abandonos de Adrian Sutil e Jarno Trulli, ambos por falhas mecânicas. Logo depois, Massa tentou uma manobra de ultrapassagem otimista demais sobre David Coulthard, e o escocês acabou levando a pior. Coulthard teve a suspensão de sua Red Bull completamente destruída, causando o segundo período de intervenção do safety car.

Os líderes já haviam feito suas paradas, mas Kubica e Fernando Alonso resolveram retornar aos boxes para mais um pit stop, arriscando uma estratégia que se revelaria bastante ineficaz. Ao mesmo tempo, Nelsinho Piquet estacionou seu carro na área de escape de Melbourne, vitimado por um provável problema de câmbio. Instantes depois seria a vez de Massa desistir, em virtude de uma quebra de motor.

Com o brasileiro fora, Raikkonen passou a ser o único piloto da Ferrari na pista. O finlandês ocupava a terceira posição, imediatamente atrás de Hamilton e Kovalainen. Sem perder tempo, Raikkonen partiu para cima de seu compatriota, mas o resultado não foi nada bom. Com pneus desgastados, o campeão freou tarde demais na tentativa de ultrapassagem sobre Kovalainen, e acabou fora da pista. Mais uma vez, Raikkonen voltava à rabeira do pelotão.

Quase imperceptível para a maioria dos espectadores, Takuma Sato abandonou na volta 42, diminuindo o número de pilotos para onze. Na ponta, Hamilton continuava liderando com tranqüilidade, protegido pelo companheiro Kovalainen. O inglês fez sua segunda e última parada na volta 43, quando a corrida já parecia encaminhada. Ledo engano. Correndo num discreto nono lugar, Timo Glock forçou depois no setor mais rápido do circuito de Melbourne, com conseqüências desastrosas.

Ao pisar fora da pista, a Toyota do alemão passou por um pequeno desnível na grama e levantou vôo, espalhando detritos para todos os lados. Glock não chegou a bater no muro, mas seu carro ficou muito danificado. Pela terceira vez, o safety car foi acionado, justamente quando vários pilotos preparavam-se para fazer suas derradeiras paradas. Um deles era Rubinho, que se mantinha firme no grupo dos líderes. O pit stop da Honda, porém, não deu nada certo.

Por um erro do chamado "homem do pirulito", Rubinho recebeu a permissão para sair cedo demais, e acabou levando o mecânico do reabastecimento junto. Mas o pior ainda aconteceria logo depois: Rubinho deixou os boxes em luz vermelha, recebendo imediatamente um Stop & Go que sepultou suas chances de podium. Mesmo com os problemas, Rubinho retornou em oitavo, ainda dentro da zona de pontuação.

Isso porque Kubica, que vinha em sexto, foi atingido por Kazuki Nakajima durante o período de safety car, sendo obrigado a desistir da prova. O japonês precisou trocar o bico e perdeu muito tempo, mas conseguiu retornar à pista. A persistência da Williams valeu a pena, já que a lista de abandonos ainda não havia sido totalmente preenchida. A apenas cinco voltas da bandeirada, um nome ilustre também foi obrigado a retirar-se da prova.

Ocupando apenas o sétimo lugar, Raikkonen diminuiu seu ritmo de repente, e começou a ser alcançado rapidamente por Rubinho. O finlandês, que havia rodado mais cedo em disputa com Glock, ainda tentou permanecer na pista, mas não houve possibilidade. Assim como no sábado, Raikkonen estacionou seu carro na entrada do pit lane, sem conseguir chegar ao boxes da Ferrari. Foi o ato final de um desastroso fim de semana para o time de Maranello.

Lá na frente, Hamilton só teve o trabalho de levar sua McLaren até o fim, vencendo com boa vantagem para Nick Heidfeld e Nico Rosberg. Esses dois completaram o podium com performances consistentes e sem erros, provando o potencial de BMW e Williams. Na seqüência, Alonso salvou um quarto lugar que ficou ótimo para as circunstâncias. O espanhol, de fato, não tinha um carro bom o suficiente para chegar tão à frente.

Heikki Kovalainen precisou se contentar com um quinto, tendo sido prejudicado pela última intervenção do safety car, que arruinou a sua estratégia. Rubinho fez um excelente sexto lugar e Nakajima - apesar de todos os problemas - ainda fechou em sétimo. A última posição da zona de pontuação ficou com Sebastien Bourdais, que teve uma atuação brilhante. Infelizmente, o francês sofreu uma quebra de motor a duas voltas do fim, quando ocupava um sensacional quarto lugar.

O saldo final de Melbourne: apenas sete pilotos receberam a bandeirada, o menor número desde o G.P. dos Estados Unidos de 2005. Dos quinze que abandonaram, oito se envolveram em acidentes. A proibição do controle de tração deixou os carros bem mais instáveis, e isso se traduziu em vários disputas e num verdadeiro show de pilotagem por parte de nomes como Hamilton, Alonso e Bourdais. Agora, é esperar pelo que vem por aí...

Edit: Previsivelmente, Rubens Barrichello terminou desclassificado do Grande Prêmio da Austrália por ter saído dos boxes com luz vermelha. Uma pena, mas a punição era mesmo esperada. De qualquer maneira, fica o consolo de que o carro da Honda, por incrível que pareça, tem potencial. Pelo visto, a equipe japonesa não vai repetir o vexame do ano passado.

Logo abaixo, a classificação oficial do Grande Prêmio da Austrália:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 58 voltas em 1h34:50.616s
2. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 5.478s
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 8.163s
4. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 17.181s
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 18.014s
Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 52.453s*
6. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 1 volta
7. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 2 voltas (não completou)
8. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 3 voltas (não completou)
Não classificados:
Robert Kubica/Polônia/BMW, Acidente na volta 50
Timo Glock/Alemanha/Toyota, Acidente na volta 44
Takuma Sato/Japão/Super Aguri, Problema Mecânico na volta 33
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, Problema Mecânico na volta 31
Felipe Massa/Brasil/Ferrari, Problema Mecânico na volta 30
David Coulthard/Escócia/Red Bull, Acidente na volta 26
Jarno Trulli/Itália/Toyota, Problema Mecânico na volta 20
Adrian Sutil/Alemanha/Force India, Problema Mecânico na volta 9
Mark Webber/Austrália/Red Bull, Acidente na volta 1
Jenson Button/Inglaterra/Honda, Acidente na volta 1
Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, Acidente na volta 1
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, Acidente na volta 1
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, Acidente na volta 1
* = desclassificado por ter saído dos boxes com luz vermelha
Volta mais rápida: Heikki Kovalainen, 1:27.418s na volta 27

Mundial de Pilotos: 1. HAMILTON, 10 pts; 2. Heidfeld, 8 pts; 6. Rosberg, 6 pts; 4. Alonso, 5 pts; 5. Kovalainen, 4 pts; 6. Nakajima, 3 pts; 7. Bourdais, 2 pts; 8. Raikkonen, 1 pt; Massa, Kubica, Piquet, Coulthard, Webber, Trulli, Glock, Vettel, Button, Barrichello, Sato, Davidson, Fisichella e Sutil, 0 pts
Mundial de Construtores: 1. MCLAREN, 14 pts; 2. Williams, 9 pts; 3. BMW; 4. Renault, 5 pts; 5. Toro Rosso, 2 pt; 6. Ferrari, 1 pt; 7. Red Bull, Toyota, Honda, Super Aguri e Force India, 0 pts

A próxima parada da Fórmula 1 é na Malásia, já no próximo domingo, dia 23 de março. Amanhã, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, incluindo as notas dos pilotos, a cotação das equipes e o Balanço dos Palpites. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/