domingo, 16 de março de 2008

Análise do Grande Prêmio - Austrália/Melbourne (16/03/2008)

Análise dos pilotos:

Lewis Hamilton
Corrida segura e sem erros. Venceu com autoridade, alheio a todos os acontecimentos do confuso G.P. da Austrália. Só não leva a nota máxima porque perdeu a volta mais rápida para Kovalainen.
Nota final: 9

Nick Heidfeld
Como de costume, soube aproveitar as oportunidades que aparecerem. Heidfeld é um piloto que não faz milagre, mas é especialista em "catar pontos". A primeira vitória está mais perto do que nunca.
Nota final: 8

Nico Rosberg
Um podium para mostrar todo o potencial da nova Williams. Manteve um desempenho forte e constante durante toda a corrida. Deve se tornar presença constante nos pontos ao longo do ano.
Nota final: 9

Fernando Alonso
Nas circunstâncias, conseguiu um excelente resultado. O carro da Renault era instável demais, e Alonso fez o máximo para acompanhar os líderes. Sua pilotagem foi a mais espetacular do dia.
Nota final: 8

Heikki Kovalainen
Combativo, merecia mais do que o quinto lugar. Andou sempre no ritmo de Hamilton, mas foi bastante prejudicado pela última intervenção do safety car. Ainda fez a volta mais rápida.
Nota final: 8

Kazuki Nakajima
Precisou trocar o bico do carro duas vezes, primeiro por causa de um toque na largada, e depois por ter acertado Kubica durante o safety car. De qualquer maneira, ainda chegou ao fim para marcar três pontinhos.
Nota final: 6

Sebastien Bourdais
Atuação absolutamente brilhante. Com pneus desgastados, segurou Alonso e Kovalainen como se fosse um veterano. A quebra de motor foi doída, mas Bourdais já deu o seu recado. Ele não veio para fazer figuração.
Nota final: 9

Kimi Raikkonen
Uma corrida cheia de altos e baixos. Largou muito bem, demorou demais para superar Barrichello, saiu da pista duas vezes, mas não desistiu nunca. Pelo menos, ainda salvou um pontinho.
Nota final: 3

Robert Kubica
Um desempenho assombroso na classificação, estragado por um tática arriscada demais. Terminaria nos pontos se não tivesse sido bisonhamente atingido por Nakajima no período de safety car.
Nota final: 7

Timo Glock
Andou bem na classificação, mas tomou duas punições e largou lá de trás. Vinha fazendo uma corrida discreta até errar no trecho mais rápido da pista. Ao menos conseguiu ser notado pelas câmeras de televisão.
Nota final: 4

Takuma Sato
Com uma Super Aguri, classificou-se à frente de Piquet e acompanhou o ritmo de várias equipes do meio de pelotão. Infelizmente, seu carro não foi feito para durar até a bandeirada.
Nota final: 6

Nelsinho Piquet
Sua estréia não poderia ter sido pior. Nem todos os problemas foram sua culpa, é verdade, mas Nelsinho andou sempre num ritmo lento demais. A partir de agora, a pressão será muito maior.
Nota final: 2

Felipe Massa
O erro na largada foi de uma imaturidade enorme para alguém que deseja disputar o título. Mais tarde, Massa também calculou mal a ultrapassagem sobre Coulthard. Está faltando tranqüilidade para o piloto brazuca.
Nota final: 2

David Coulthard
Após um desempenho promissor na classificação, tinha tudo para finalizar a corrida nos pontos. Mas a fechada em Massa foi um pouco exagerada, e o escocês acabou levando a pior.
Nota final: 5

Jarno Trulli
Mais uma vez, quebrou na corrida errada. Se tivesse continuado até o fim, teria conseguido um excelente quarto lugar. Pelo menos, voltou a mostrar sua incrível capacidade de ir bem em treinos classificatórios.
Nota final: 7

Adrian Sutil
Superado regularmente por Fisichella, ainda abandonou cedo por conta de um problema mecânico. A Fórmula 1 tem memória curta, e Sutil pode perder espaço se continuar assim ao longo da temporada.
Nota final: 3

Mark Webber
Um fim de semana recheado de problemas. Sofreu um estouro de freio na classificação, e depois envolveu-se num toque com Button já na largada. Pelo visto, sua má sorte não ficou no ano passado.
Nota final: 3

Jenson Button
Cometeu alguns erros no treino classificatório, e por isso largou apenas do meio do pelotão. Sua corrida acabou cedo, depois de bater com Webber. Ao menos, pode sonhar com dias melhores após a atuação de Barrichello.
Nota final: 3

Anthony Davidson
Deu tudo errado para o pobre inglês. Na classificação, tomou quase um segundo de Sato. Depois, não evitou um toque com Nelsinho, e abandonou já na primeira volta. O ano de Davidson vai ser bem difícil...
Nota final: 2

Sebastian Vettel
Performance magnífica na classificação. O peso do noviciato, porém, ainda atrapalha Vettel. Após largar muito mal, o alemão tentou recuperar o terreno perdido de maneira muito afobada e acabou batendo.
Nota final: 7

Giancarlo Fisichella
Foi tirado da corrida por Nelsinho, que esqueceu de freiar na primeira curva. Mesmo assim, Fisichella ainda conseguiu deixar uma boa impressão. O italiano parece realmente confortável na Force India.
Nota final: 5

Rubens Barrichello
Surpreendeu a todos com uma atuação agressiva e consistente. Foi desclassificado em virtude de um erro nos boxes, mas provou que não é um veterano prestes a se aposentar. Ross Brawn deve ter gostado.
Nota final: 8

Análise das equipes:

McLaren
A dobradinha estava garantida, mas o último safety car atrapalhou a corrida de Kovalainen. Mesmo assim, a McLaren não tem do que se queixar. O carro do time simplesmente não quebra.
Cotação: ****

Williams
Além da McLaren, foi a única outra equipe a pontuar com os dois carros. A evolução do time é constante, e as performances de Rosberg têm sido espetaculares. Um início de ano realmente promissor.
Cotação: ****

BMW
Vem mais forte ainda em 2008. Kubica deveria ter largado na pole, e Heidfeld terminou a corrida bem próximo de Hamilton. Com um pouco de sorte, a barreira da vitória será quebrada em breve.
Cotação: ****

Renault
O quarto lugar foi muito mais mérito de Alonso do que da equipe. A Renault tem um carro instável demais, e Nelsinho sofreu muito com isso. Por enquanto, vitórias estão fora de cogitação.
Cotação: **

Toro Rosso
De fato, a dupla de pilotos é a grande atração da equipe. Vettel deu um show na classificação, e Bourdais foi um dos principais destaques da corrida. A Red Bull que se cuide, porque a "filial" deve incomodar.
Cotação: ***

Ferrari
Um começo de temporada desastroso, sob todos os aspectos. Se não bastassem os erros dos pilotos, foram três problemas mecânicos ao longo do fim de semana. A McLaren deve estar rindo à toa...
Cotação: *

Red Bull
Dessa vez, os abandonos foram culpa dos pilotos. Mas a equipe mostrou ainda não ter resolvido os problemas de confiabilidade, já que Webber teve um freio estourado no sábado.
Cotação: *

Toyota
O novo carro da equipe é bom, embora ainda não seja muito confiável. Trulli teria conseguido um grande resultado se não tivesse quebrado, a Glock também passou perto de terminar nos pontos.
Cotação: **

Honda
Uma grata surpresa. Barrichello andou no ritmo de vários outros carros considerados superiores, e foi um dos destaques da corrida. Apesar da desclassificação de Rubinho, a Honda sai da Austrália otimista.
Cotação: ***

Super Aguri
Vai ser a lanterna do ano. O carro é lento, difícil de acertar e ainda quebra. Sato e Davidson estão apenas começando uma temporada que promete ser extremamente difícil para a Aguri.
Cotação: *

Force India
Os pilotos da equipe duraram pouco na corrida, mas a Force India mostrou potencial. Pelo visto, o time indiano deu um salto em relação ao ano passado, e está perto de chegar ao pelotão intermediário.
Cotação: **

Análise da corrida:
O G.P. da Austrália excedeu as expectativas. A prova teve de tudo um pouco: acidentes na largada, problemas para os favoritos, uma série de quebras e suspense até o final. Os problemas de Bourdais e Barrichello foram de cortar o coração, mas o automobilismo é assim mesmo. Desde já, os fãs esperam com ansiedade o G.P. da Malásia. Até porque a corrida em Sepang tem previsão de chuva...
Nível da corrida: Ótima

Análise do campeonato:

Hamilton já sai abrindo uma vantagem importante, mas o campeonato está só começando. A Ferrari precisa se recuperar, e a BMW também pode brigar por vitórias. O melhor de tudo, porém, é que parece estar de volta o fator do imponderável. Na Fórmula 1 "mais humana", os carros não são mais indestrutíveis, e os erros de pilotagem marcam presença. Agora, a categoria está bem mais imprevisível.
Nível do campeonato: Bom

Balanço dos Palpites:
Vitória - Kimi Raikkonen. O vencedor foi Lewis Hamilton
Pole Position - Felipe Massa. O pole position foi Lewis Hamilton
Primeiro Abandono - Anthony Davidson. O inglês foi um dos cinco que abandonou na primeira volta
Decepção do G.P. - Super Aguri. A equipe japonesa teve um desempenho sofrível, mas a Ferrari decepcionou mais
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen (Lewis Hamilton)
2. Felipe Massa (Nick Heidfeld)
3. Lewis Hamilton (Nico Rosberg)
4. Heikki Kovalainen (Fernando Alonso)
5. Robert Kubica (Heikki Kovalainen)
6. Fernando Alonso (Kazuki Nakajima)
7. Nick Heidfeld (Sebastien Bourdais)
8. Nico Rosberg (Kimi Raikkonen)

De modo geral, meu desempenho não pode ser considerado ruim. Acertei o "primeiro abandono" para Davidson, e cinco dos oito pilotos que pontuaram. Além disso, cravei que a Super Aguri seria a baba no fim de semana, e que a BMW viria com possibilidade de vitória. Mesmo assim, também foram vários os erros. Apostar numa dobradinha da Ferrari, principalmente, revelou-se um tremendo engano...
Nível dos palpites: Regular

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

25 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo, quero ver o escandelo que vai virar uma prova na chuva.

Mad

Blog F1 Grand Prix disse...

Mad,

Segundo o MSN Weather, a possibilidade de chover no G.P. da Malásia é de 70%! Vamos esperar para ver...

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Unknown disse...

Cara o Rubinho não merecia o que aconteceu com ele no final. Fazia tempos que eu não torcia tanto para ele. Espero que em Malásia o bom desempenho se repita e que Massa e Nelsinho não tenham problemas, principalmente Massa pq se não fizer algo melhor que o Kimi pode ter certeza que campeonato para ele esse ano não tem. Se chover mesmo na Malásia já adianto que dará Hamilton novamente, tirem pela prova que ele fez no Japão ano passado. Mas podemos nos surpreender pq F1 é mesmo uma "caixinha de surpresas"...

ps. postei com minha conta do Google, mas é o Jab's falando...

Anônimo disse...

Fim de semana perfeito para Hamilton. Já meteu dianteira sobre os maiores rivais. Agora, outra chance igual a essa para uma dobradinha McLaren vai ser difícil.

Tudo bem que as bandeiras amarelas favoreceram a tática do Alonso, mas o espanhol soube dosar paciência (1ª metade da prova com tanque cheio) com agressividade (2ª metade, endurecendo o jogo contra Kubica e Kova). A 4ª posição foi melhor do que o previsto.

Rubinho não merecia ser punido... pela Honda!!!

As Ferraris tomaram ferro!!! Alguém conseguiu contar quantos erros a equipe e os pilotos cometeram de sexta-feira até o fim da prova?

Abraços!!!

PS: Acertei 5 pilotos entre os 8, mas apenas 1 (Hamilton) na colocação certa. Para primeira vez, um aproveitamento razoável... hehehe

Anônimo disse...

Analise perfeita... é por isto que ganha a cada dia mais meu respeito, se é que isto importa.
Gooool do Barcelona, e que corridão!

Anônimo disse...

Gustavo,
concordo com quase todas as análises. Surpreendeu a imaturidade do Felipe Massa, decepção completa. Ele comete erros ridículos como os de Christian Fittipaldi, que certa vez decolou na reta de chegada depois de se chocar com o companheiro de equipe. Aliás, só falta isso pro Massa: bater no próprio Hakkinen. Quanto ao Nelsinho, parece um cara que acabou de receber carta de motorista e sai de carro pela primeira vez. Deu pena. Discordo que o nível do campeonato seja "bom". Pela primeira vez sem controle de tração, começa a cair a máscara dos apertadores de botão e se destacam os pilotos de verdade, como escrevi no meu blog antes do GP da Austrália. A F-1 em 2008 vai separar os homens das crianças. O campeonato desse ano é "ótimo", no mínimo. Parabéns pela bela cobertura, como sempre. Abração.

Blog Velocidade F1 disse...

O Rubinho correu como a muito tempo não se via.

E o Kazuki fez juz ao sobrenome...

Anônimo disse...

Emanuel... Cristian bateu no companheiro? Ele mesmo disse na entrevista do site Grande Prêmio que a telemetria mostra que o companheiro de equipe dele tirou o pé na reta...
Hakkinen??


Para mim os destaques da corrida foram Barrichello, Bourdais e Alonso. Deram show mesmo. Está rolando um boato aí que na ENTRADA do Barrichello nos boxes a luz estava verde (o Capelli acha), mas na saída estava de fato vermelha, mas muito provavelmente o Barrichello não deve ter visto por ter se preocupado com o mecânico atropelado por culpa do homem do "pirulito". Barrichello foi prejudicado mesmo por causa do safety car, pq ele teria que fazer aquela parada naquela volta, pq se não fizesse ficaria sem combustível. Se não tivesse entrado esse bendito safety car, nada disso teria acontecido e ele terminaria a corrida em terceiro!!!

E outra coisa... sempre disse que acho o Massa fraco tecnicamente, além de arrogante. A cada corrida que ele não larga na frente ele se queima mais.

Speeder76 disse...

Concordo plemanemte com as tuas análises, embora a principioo, achasse que a McLaren merecesse cinco estrelas. Mas depois pensei nas últimas voltas do Kovalainen e vi que tinhas razão...


Dizes tu que pode chover na Malásia? A acontecer, vai ser super-engraçado... E a propósito, decidi fazer uma "Revista da Blogosfera", onde coloco as frases mais interessantes que o pessoal falou em cada Grande Prémio. Por hoje, não deu para ti, mas quem sabe?...

Leandrus disse...

Ô Gustavo, 3 pro Raikkonen e 4 pro Glock? Aí eu vou reclamar, o Raikkonen tentou ser agressivo, e por mais que tenha errado na corrida sempre esteve numa boa posição na pista. Quanto ao Bourdais, foi uma pena ele ter tido aquele problema no motor logo no final da corrida; fico me perguntando como um piloto desse não foi pra F-1 antes.

Ateh!

Anônimo disse...

Lucas:
realmente foi uma falha pensar Raikkonen e escrever Hakkinen. Você tá certo em corrigir.
Quanto ao Christian, desconhecia essa versão da telemetria. Na época, ao menos, ele foi considerado responsável pela colisão (não lembro quem era seu companheiro). Tanto que depois disso praticamente foi chutado da equipe. Aliás, esse é o tipo de vídeo que valia a pena o Gustavo recuperar em um post, pois foi um dos acidentes mais espetaculares e absurdos que vi em mais de 30 anos de transmissões da F-1. Abração.

Marcos Antonio disse...

Corridão essa?foi pra ficar acordado,Hamilton sobrou lindamente
e a Williams no pódio me deixou mais feliz ainda!

você disse que Sepang vai chover.Já pensou que zona vai ser?Vai ser que nem Monaco 96 vai acabar só quatro carros...
abraços

Anônimo disse...

Gustavo,
obrigado pela visita.
Fique à vontade pra usar o vídeo do Jim Clark. Fico feliz sempre que alguém presta homenagem a este que foi o grande fenômeno da F-1 de todos os tempos, só igualado pelo nosso Ayrton Senna.
Forte abraço.

Anônimo disse...

hummm... bom já que estão mandando ver no pobre nakajima, acredito que aqui vale uma correção... na volta com o safety car o kubica que acertou o nakajima e o fato de ter perdido o bico foi porque o carro ao sair da pista decolou um pouco e bateu o bico no chão... vale uma conferida no que realmente aconteceu porque em interlagos até hoje sakon yamamoto aparece como culpado na batida com fisichela quando na realidade quem causou o acidente foi o italiano ao retornar para pista de uma forma lenta e brusca, após uma saída no S do Senna...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Jab's: Com as novas regras, a Fórmula 1 realmente voltou a ser uma "caixinha de surpresas". As corridas tendem a ser cada vez mais imprevisíveis...

Guilherme: Seus palpites foram melhores que os meus! Eu sinceramente não acreditava numa vitória do Hamilton. Mas o inglês me surpreendeu, e já começou abrindo distância no campeonato. Esse triunfo pode fazer muita diferença mais pra frente...

Emanuel: Como eu disse no post, fiquei decepcionado com o erro do Massa. Sair da pista sozinho - e ainda mais na largada! - é inaceitável para alguém que deseja disputar o título. Quanto ao acidente do Christian: como o Lucas já mencionou no outro comentário, a culpa precisa ser dividida entre o Christian e o companheiro dele, Pierluigi Martini. Segundo a telemetria do carro do italiano, ele realmente tirou o pé naquela chegada. Mas o Christian, na minha opinião, ainda tinha como evitar o acidente. Vou procurar essa batida com a narração do Galvão. Se encontrar, coloco no Blog ao longo da semana...

Lucas: Acho difícil o Rubinho ter entrado no box com luz verde. Se isso tivesse acontecido, ele não teria tomado aquele stop & go. Sobre o Massa: de fato, o principal defeito dele é só conseguir vencer quando tudo está a seu favor. Quando larga de terceiro ou quarto, Massa nunca consegue se recuperar. Parece até pilotos como Nigel Mansell ou Rene Arnoux, que eram imbatíveis em seus dias "sim".

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Blog F1 Grand Prix disse...

Phigo,

Na relargada, Nakajima estava atrás do Kubica, e deu impressão de ter acertado o polonês por trás. Você tem algum vídeo que mostre bem o que acontece na hora da batida? Não consegui encontrar nenhum...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

nakajima foi punido pela fia pela batida em kubica, e o que devem ter mostrado na tv japonesa foi alguma outra batida e na transmissão houve confusão quanto aos pilotos... temos nosso Galvão aqui também no Japão :)

abraço

Anônimo disse...

Gostei muito do Kovalainen. Ele fez ultrapassagens fantásticas e espero que ele tenha gás para enfrentar o Hamilton. Rubinho também foi ótimo.

Anônimo disse...

huahauahauha. Em termos de palpites, estou melhor que você. Acabei de verificar que estou liderando o bolão do F1 Mania.

Anônimo disse...

Se chover na Malásia vai ser sensacional também, acho que não só o Kova mas também o Rubinho foi prejudicado na última entrada do Safety, pois a gasolina dele tava acabando........ esse Ross já foi melhor estrategusta !!!!!! mas tudo bem !!!!!!!!!!!

Guga Schultze disse...

Raios, não consigo acertar um palpite sensato... vejo habilidades acima do normal em alguns pilotos e torço por eles, mas são azarões, como o Webber. O Bourdais é uma revelação e o Kubica e o Vetel são extraordinários também. Mas ganhar é coisa do Hamilton, parece ser o destino dele, sei lá. Que venha a chuva na Malásia e mostre quem consegue mesmo ficar na pista, sem controle de tração. Se o Nelsinho conseguir, melhor. Por enquanto ainda é uma grande decepção.

Pezzolo disse...

olá gustavo
estou convidando o blog f1 grand prix pro quadro notas dos blogs!
eu e o thiago do café com f1 q estamos organizando
é assim, se topar entrar ( tem q ser pra temporada inteira), vai ter que mandar as notas pro email do thiago até a sexta feira seguinte ao gp.

m, até sexta sai as notas de cada um e o thiago calcula as médias e faz o gráfico, pra publicarmos nos blogs.
que acha?
está nessa?
abraços!

Rafael Zito disse...

Fala Gustavo blz??

Sobre ALONSO: "Sua pilotagem foi a mais espetacular do dia".

Concordo plenamente!!! O ALONSO deu show com um renault q oscila mto durante a corrida. Qnto ao MASSA ele precisa parar de fz barberagem... sair da pista sozinho na primeira curva eh vergonhoso.

Kubika extremamente veloz... bom de treino... Heidfeld... constante... bom de corrida.

abraço

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Phigo: Eu imagino como deve ser! Toda vez que vejo vídeos de corrida da tv japonesa o narrador parece que está tendo um filho hahaha!

Marcos: Caramba, você foi bem mesmo nos palpites, hein? A dupla da Ferrari me afundou dessa vez...

Guga: Ficar apostando em resultado da Fórmula é frustrante mesmo! Concordo que o desempenho do Nelsinho na Austrália foi uma decepção, mas acredito que ele não deve ir tão mal de novo na Malásia. Parece que havia um problema estrutural no chassis dele, e isso estragou a sua corrida...

Rafael: A pilotagem do Alonso foi realmente um espetáculo. Dava para perceber que ele estava tirando o máximo do carro. Em algumas oportunidades, chegou a colocar duas rodas na grama, mas sempre conseguiu controlar. Ao contrário do Kimi, por exemplo...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Renato Bellote disse...

Realmente a falta do controle de tração fez a diferença.
Ainda bem.

abs