domingo, 16 de março de 2008

Lewis Hamilton vence confuso e emocionante Grande Prêmio da Austrália

Atualizado às 13:05h, com a notícia da desclassificação de Rubens Barrichello

Essa temporada 2008 promete. Na madrugada deste domingo, o Grande Prêmio da Austrália abriu com estilo o campeonato da Fórmula 1, com uma corrida animada e cheia de alternativas. Passando longe dos problemas, Lewis Hamilton fez uma prova sem erros e venceu com autoridade, seguido de perto pelos azarões Nick Heidfeld e Nico Rosberg. A Ferrari teve um dia para esquecer, enquanto Rubens Barrichello terminou num excelente sexto, mas foi desclassificado por irregularidades nos boxes.

O G.P. da Austrália já foi confuso desde o início. Na largada, nada menos do que cinco carros ficaram pelo caminho, em três incidentes diferentes. Quando a poeira baixou, Lewis Hamilton manteve a vantagem da pole, com Robert Kubica e Heikki Kovalainen logo atrás. Por sua vez, Felipe Massa cometeu um erro já na saída da primeira curva, rodando ao acelerar cedo demais e caindo para as últimas posições. Começava aí o calvário da Ferrari no circuito de Melbourne.

Jenson Button e Mark Webber se tocaram e precisaram abandonar, assim como Anthony Davidson, Giancarlo Fisichella e Sebastian Vettel. O safety car permaneceu na pista por algumas voltas, dando a oportunidade para Massa encher o taque até a boca. No momento da relargada, Hamilton não bobeou e manteve a ponta, pressionado por Kubica. Mais atrás, Rubens Barrichello já aparecia num promissor sétimo, com Kimi Raikkonen colado em sua traseira.

Durante as quinze voltas seguintes, o panorama não mudou muito. Então, os acontecimentos começaram a se suceder. Primeiro, vieram os abandonos de Adrian Sutil e Jarno Trulli, ambos por falhas mecânicas. Logo depois, Massa tentou uma manobra de ultrapassagem otimista demais sobre David Coulthard, e o escocês acabou levando a pior. Coulthard teve a suspensão de sua Red Bull completamente destruída, causando o segundo período de intervenção do safety car.

Os líderes já haviam feito suas paradas, mas Kubica e Fernando Alonso resolveram retornar aos boxes para mais um pit stop, arriscando uma estratégia que se revelaria bastante ineficaz. Ao mesmo tempo, Nelsinho Piquet estacionou seu carro na área de escape de Melbourne, vitimado por um provável problema de câmbio. Instantes depois seria a vez de Massa desistir, em virtude de uma quebra de motor.

Com o brasileiro fora, Raikkonen passou a ser o único piloto da Ferrari na pista. O finlandês ocupava a terceira posição, imediatamente atrás de Hamilton e Kovalainen. Sem perder tempo, Raikkonen partiu para cima de seu compatriota, mas o resultado não foi nada bom. Com pneus desgastados, o campeão freou tarde demais na tentativa de ultrapassagem sobre Kovalainen, e acabou fora da pista. Mais uma vez, Raikkonen voltava à rabeira do pelotão.

Quase imperceptível para a maioria dos espectadores, Takuma Sato abandonou na volta 42, diminuindo o número de pilotos para onze. Na ponta, Hamilton continuava liderando com tranqüilidade, protegido pelo companheiro Kovalainen. O inglês fez sua segunda e última parada na volta 43, quando a corrida já parecia encaminhada. Ledo engano. Correndo num discreto nono lugar, Timo Glock forçou depois no setor mais rápido do circuito de Melbourne, com conseqüências desastrosas.

Ao pisar fora da pista, a Toyota do alemão passou por um pequeno desnível na grama e levantou vôo, espalhando detritos para todos os lados. Glock não chegou a bater no muro, mas seu carro ficou muito danificado. Pela terceira vez, o safety car foi acionado, justamente quando vários pilotos preparavam-se para fazer suas derradeiras paradas. Um deles era Rubinho, que se mantinha firme no grupo dos líderes. O pit stop da Honda, porém, não deu nada certo.

Por um erro do chamado "homem do pirulito", Rubinho recebeu a permissão para sair cedo demais, e acabou levando o mecânico do reabastecimento junto. Mas o pior ainda aconteceria logo depois: Rubinho deixou os boxes em luz vermelha, recebendo imediatamente um Stop & Go que sepultou suas chances de podium. Mesmo com os problemas, Rubinho retornou em oitavo, ainda dentro da zona de pontuação.

Isso porque Kubica, que vinha em sexto, foi atingido por Kazuki Nakajima durante o período de safety car, sendo obrigado a desistir da prova. O japonês precisou trocar o bico e perdeu muito tempo, mas conseguiu retornar à pista. A persistência da Williams valeu a pena, já que a lista de abandonos ainda não havia sido totalmente preenchida. A apenas cinco voltas da bandeirada, um nome ilustre também foi obrigado a retirar-se da prova.

Ocupando apenas o sétimo lugar, Raikkonen diminuiu seu ritmo de repente, e começou a ser alcançado rapidamente por Rubinho. O finlandês, que havia rodado mais cedo em disputa com Glock, ainda tentou permanecer na pista, mas não houve possibilidade. Assim como no sábado, Raikkonen estacionou seu carro na entrada do pit lane, sem conseguir chegar ao boxes da Ferrari. Foi o ato final de um desastroso fim de semana para o time de Maranello.

Lá na frente, Hamilton só teve o trabalho de levar sua McLaren até o fim, vencendo com boa vantagem para Nick Heidfeld e Nico Rosberg. Esses dois completaram o podium com performances consistentes e sem erros, provando o potencial de BMW e Williams. Na seqüência, Alonso salvou um quarto lugar que ficou ótimo para as circunstâncias. O espanhol, de fato, não tinha um carro bom o suficiente para chegar tão à frente.

Heikki Kovalainen precisou se contentar com um quinto, tendo sido prejudicado pela última intervenção do safety car, que arruinou a sua estratégia. Rubinho fez um excelente sexto lugar e Nakajima - apesar de todos os problemas - ainda fechou em sétimo. A última posição da zona de pontuação ficou com Sebastien Bourdais, que teve uma atuação brilhante. Infelizmente, o francês sofreu uma quebra de motor a duas voltas do fim, quando ocupava um sensacional quarto lugar.

O saldo final de Melbourne: apenas sete pilotos receberam a bandeirada, o menor número desde o G.P. dos Estados Unidos de 2005. Dos quinze que abandonaram, oito se envolveram em acidentes. A proibição do controle de tração deixou os carros bem mais instáveis, e isso se traduziu em vários disputas e num verdadeiro show de pilotagem por parte de nomes como Hamilton, Alonso e Bourdais. Agora, é esperar pelo que vem por aí...

Edit: Previsivelmente, Rubens Barrichello terminou desclassificado do Grande Prêmio da Austrália por ter saído dos boxes com luz vermelha. Uma pena, mas a punição era mesmo esperada. De qualquer maneira, fica o consolo de que o carro da Honda, por incrível que pareça, tem potencial. Pelo visto, a equipe japonesa não vai repetir o vexame do ano passado.

Logo abaixo, a classificação oficial do Grande Prêmio da Austrália:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 58 voltas em 1h34:50.616s
2. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 5.478s
3. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 8.163s
4. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 17.181s
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 18.014s
Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 52.453s*
6. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 1 volta
7. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 2 voltas (não completou)
8. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 3 voltas (não completou)
Não classificados:
Robert Kubica/Polônia/BMW, Acidente na volta 50
Timo Glock/Alemanha/Toyota, Acidente na volta 44
Takuma Sato/Japão/Super Aguri, Problema Mecânico na volta 33
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, Problema Mecânico na volta 31
Felipe Massa/Brasil/Ferrari, Problema Mecânico na volta 30
David Coulthard/Escócia/Red Bull, Acidente na volta 26
Jarno Trulli/Itália/Toyota, Problema Mecânico na volta 20
Adrian Sutil/Alemanha/Force India, Problema Mecânico na volta 9
Mark Webber/Austrália/Red Bull, Acidente na volta 1
Jenson Button/Inglaterra/Honda, Acidente na volta 1
Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, Acidente na volta 1
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, Acidente na volta 1
Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, Acidente na volta 1
* = desclassificado por ter saído dos boxes com luz vermelha
Volta mais rápida: Heikki Kovalainen, 1:27.418s na volta 27

Mundial de Pilotos: 1. HAMILTON, 10 pts; 2. Heidfeld, 8 pts; 6. Rosberg, 6 pts; 4. Alonso, 5 pts; 5. Kovalainen, 4 pts; 6. Nakajima, 3 pts; 7. Bourdais, 2 pts; 8. Raikkonen, 1 pt; Massa, Kubica, Piquet, Coulthard, Webber, Trulli, Glock, Vettel, Button, Barrichello, Sato, Davidson, Fisichella e Sutil, 0 pts
Mundial de Construtores: 1. MCLAREN, 14 pts; 2. Williams, 9 pts; 3. BMW; 4. Renault, 5 pts; 5. Toro Rosso, 2 pt; 6. Ferrari, 1 pt; 7. Red Bull, Toyota, Honda, Super Aguri e Force India, 0 pts

A próxima parada da Fórmula 1 é na Malásia, já no próximo domingo, dia 23 de março. Amanhã, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, incluindo as notas dos pilotos, a cotação das equipes e o Balanço dos Palpites. Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

11 comentários:

Anônimo disse...

Alguém gravou a corrida? Tive que viajar e não consegui assisti-la.
Poderiam mandar um e-mail para p.saito.jr@ig.com.br. Tenho interesse em comprar a gravação.

Anônimo disse...

Pelo jeito você ficou tão esgotado quando os malucos que competiram na Austrália. O Rubens Barrichello já foi desclassificado, embora não conste nada aqui, ainda. O Nakajima passou pra sexto, o Bourdais pra sétimo e o Raikkonen, que parou três voltas antes, arrumou um pontinho pra Ferrari. Bom dia!

kimi_cris disse...

Foi uma corrida muito confusa, a Ferrari teve um péssimo desempenho e motor Ferrari tambem está péssimo.

Grande abraço!

Kimi_Cris

Speeder76 disse...

Fartei-me de gozar. Nâo parei quieto, ao ver as asneiras dos outros, e cheguei a temer haver mais pontos do que carros. Enfim, uma corrida atípica...

Felipe Maciel disse...

O Rubinho nasceu com o lado errado para a lua, não tem jeito. mesmo depois de uma bela prova, é zero na tabela...

Priscilla Bar disse...

Que maravilha de corrida!!!
Será que o lance de apertar o limitador de velocidade é um problema de fábrica dos pilotos da Mclaren???
hahahahahahahahah...
Espero que o Magic ALonso de ontem permaneça todo o ano...

Anônimo disse...

Corrida sensacional, gostei bastante do resultado !!!! uma pena o erro do Kova mas também ele teve que ir pros boxes na hora errada....... com relação ao Rubinho então, que trsiteza.... mas pelo menos a Honda andou bem melhor e esse ano ele marcar uns pontinhos !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Corrida muito interessante de se ver! Curti muito. Eu que não gosto do Rubinho estava até torcendo por uma boa colocação dele... sinto pelos problemas que ele teve. Infelizmente o motor do Bourdais quebrou, ele merecia uma boa colocação depois da bela corrida que fez. Foi uma corrida totalmente imprevisível. Imaginar que Ferrari teria resultados tão ruins era mesmo impossível de se cogitar. Já a Mclaren, teve um excelente início, o que poderia ter sido melhor com um melhor aproveitamento do Kovalainen. Agora até passo a acreditar em dobradinha da Mclaren. Até mais e parabéns pela excelente cobertura da corrida, Gustavo. Abraço.

Leandrus disse...

A corrida foi muito boa msm; não houve muitas ultrapassagens, mas sim muitos erros dos pilotos, com muita gente botando a roda lah na grama. Acho q nas proximas corridas poderemos ter mais ultrapassagens, e assim espero!
Quanto ao Rubinho, é uma pena o que aconteceu com ele. Logo que o vi entrando nos boxes percebi que aquilo não ia dar certo, e quando vi a luz vermelha dos boxes falei logo que ele seria desclassificado. Mas a corrida que ele fez pelo menos mostrou que ele tah motivado pra correr bem esse ano e não quer apenas bater o recorde do Patrese.

Ateh!

Vitor disse...

Uma bela corrida!! Há tempos que não via uma prova tão emocionante, Gustavo! E com um final tão surpreendente! Gostei também que o Heidfeld e o Rosberg subiram ao pódio, muito legal!

Sobre o Bolão, você está em terceiro lugar, Gustavo, apenas alguns pontos atrás do primeiro colocado. Se quiser, já pode ir pensando nos pitacos para a Malásia. O prazo é até sexta-feira!

Fiz minha análise da corrida também e, assim como você, madruguei para escrevê-la no blog! Se quiser, dá uma passadinha por lá!

Abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelos comentários!

Anônimo: Já enviei uma mensagem para o seu e-mail, ok? Não achei o VT completo, mas um usuário postou no YouTube um ótimo resumo, dividido em duas partes.

Priscila: Valeu mesmo pelos elogios! Acredito que todo mundo que assistiu à corrida se empolgou com a performance do Rubinho. Uma pena que ele tenha sido desclassificado, mas ao menos a Honda já pode sonhar com dias melhores!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho