O sábado foi muito movimentado no mundo da velocidade. Como de costume, vamos iniciar o giro pelas notícias do dia falando de Fórmula 1:
Após revelar na última sexta que quase teve Lewis Hamilton em meados de 2004, a Williams admitiu hoje que esteve perto de perder Nico Rosberg para a McLaren. "Recebemos uma proposta majestosa, mas recusamos. Rosberg é a jóia da nossa coroa. Sem ele, seríamos meio segundo por volta mais lentos", disse Frank Williams à imprensa européia. Para continuar com Rosberg, porém, a Williams vai precisar ganhar terreno nos próximos anos. Será que ela consegue?
Além de comentar a importância de Nico Rosberg, Frank Williams também deu uma declaração curiosa sobre Lewis Hamilton: "Se a Ferrari realmente tem o carro mais rápido, então devemos agradecer o fato de Hamilton não estar lá, porque a disputa pelo título não teria a menor graça". Pelo visto, Frank Williams considera Hamilton melhor do que Kimi Raikkonen e Felipe Massa. O brasileiro pode até não chegar ao nível do inglês, mas Raikkonen não fica devendo a nenhum outro piloto da atualidade. Nem a Fernardo Alonso...
O espanhol, aliás, conversou hoje com a mídia de seu país, e ressaltou estar confiante em conquistar vitórias neste ano. "Estou tranqüilo. A Renault permanece sendo uma equipe disposta a ganhar corridas, já que isso faz parte de sua história. Espero conseguir podiuns e chegar ao primeiro lugar algumas vezes na próxima temporada", falou Alonso. Considerando a sua capacidade, é melhor não menosprezar as palavras do bicampeão.
Para terminar, vale registrar uma entrevista que Adrian Sutil concedeu hoje ao site adrivo.com. "A Force India não está tão atrasada assim. Numa série de voltas rápidas, já estamos em condição de rivalizar com Super Aguri e Honda, por exemplo", garantiu o alemão. A briga com a Aguri, de fato, deve ser bastante equilibrada. Mas se a Force India conseguir superar a Honda, aí sim, teria muitos motivos para comemorar.
E a equipe de Rubens Barrichello e Jenson Button, nesse caso, passaria apenas por mais um vexame constrangedor...

A SEAT fez a dobradinha no treino classificatório para a primeira bateria da etapa de Curitiba, que abre amanhã a temporada 2008 do Mundial de Turismo. Vice-campeão no ano passado, Yvan Muller ficou com a pole, seguido de perto pelo seu parceiro Rickard Rydell. O brasileiro Augusto Farfus Jr. larga de terceiro, com o tricampeão Andy Priaulx aparecendo apenas em 12º. As provas deste domingo têm transmissão ao vivo do Sportv, a partir das 13 horas de Brasília.
Também em Curitiba, a Fórmula Brasil 2.0 realizou hoje a primeira etapa de sua história. A organização esperava cerca de quinze carros para a ocasião, mas apenas seis alinharam no grid. Apesar de esvaziada, a prova até foi movimentada, terminando com a vitória de Leonardo de Souza. Na seqüência, Leonardo Otero e Estefano Esteves fecharam o podium. Amanhã, a F-Brasil entra na pista para a segunda bateria do fim de semana.
Enquanto isso, Sebastien Loeb resolveu mostrar quem manda no Mundial de Rally. Neste sábado, o francês abriu uma confortável vantagem de um minuto no Rally do México, terceira etapa do campeonato deste ano. Sem condições de disputar com o tetracampeão, Chris Atkinson vem na segunda posição, enquanto Jari-Matti Latvala caiu para o terceiro posto. Líder da temporada, Mikko Hirvonen ocupa apenas o quinto lugar.
Por fim, a Fórmula Truck entrou na pista para o treino classificatório da corrida de amanhã, em Guaporé. Confirmando o bom desempenho da sexta-feira, Renato Martins cravou a pole, seguido de perto por Valmir Benavides. Wellington Cirino vem em terceiro, com o atual campeão Felipe Giaffone aparecendo em quarto. Em sua primeira corrida na Fórmula Truck, o veterano Chico Serra vai largar apenas de 15º.
Neste domingo, a BAND mostra ao vivo a etapa de Guaporé da Fórmula Truck, com largada prevista para as 14 horas de Brasília.

A fusão entre ChampCar e IRL foi comemorada por grande parte da comunidade automobilística, mas ainda é vista com certas ressalvas. Um dos que continuam céticos com a união, por exemplo, é o tetracampeão da ChampCar e agora piloto da Toro Rosso na Fórmula 1, Sebastien Bourdais. "Não se trata de uma unificação, e sim da morte da ChampCar, com a IRL assumindo. Os times oriundos da ChampCar não têm a menor chance na nova categoria", disse Bourdais. A opinião é de quem entende do assunto...
Apesar de não saber ainda o seu status em relação à nova Fórmula Indy, a Indy Pro Series prosseguiu hoje com mais testes de pré-temporada. Antiga categoria de acesso para a IRL, a IPS andou no oval de Homestead, e fechou o dia com o brasileiro Raphael Matos na ponta da tabela de tempos. As atividades também marcaram a estréia de Bia Figueiredo no automobilismo norte-americano. Ainda enfrentando alguns problemas de adaptação, ela terminou hoje na décima posição.
No circuito de Losail, a MotoGP encerrou ontem sua bateria de ensaios noturnos, como forma de preparação para o G.P. do Catar do próximo dia 9 de março. Mostrando surpreendente facilidade para superar seu parceiro Valentino Rossi, Jorge Lorenzo terminou com o melhor tempo da sessão. James Toseland e Randy de Puniet completaram os três primeiros, deixando os favoritos para trás.
O atual campeão Casey Stoner foi somente o quinto, enquanto Valentino Rossi não passou de um fraco décimo. "Enfrentamos vários problemas nesses últimos testes. A primeira corrida é daqui a apenas uma semana, e precisaremos de muita luta e trabalho para superar as dificuldades", admitiu Rossi. Em jejum de títulos há duas temporadas, o heptacampeão vai precisar de um milagre para levar o troféu deste ano.
Já dá para afirmar sem medo de errar que a Yamaha de Rossi está longe de acompanhar o ritmo de Ducati e Honda, por exemplo...
O vídeo do dia já foi divulgado pelo Saco Vazio de Gatos e pelo Blog do Capelli, mas também merece uma menção por aqui. Trata-se da histórica entrevista que Reginaldo Leme fez com o tricampeão Nelson Piquet em 1992, logo após o terrível acidente do tricampeão nos treinos para as 500 Milhas de Indianapolis. Ainda preso a uma cadeira de rodas, Nelsão conta detalhes da sua recuperação e da fortíssima pancada. Vale a pena conferir: