Canadá e Suíça foram as grandes vencedoras da sétima rodada dupla da temporada 2007-08 da A1GP, disputada neste domingo na cidade sul-africana de Durban. O time suíço, aliás, assumiu a liderança do campeonato, abrindo distância sobre as rivais França e Nova Zelândia. Por sua vez, o Brasil teve um fim de semana "frustrante", como bem definiu o chefe de equipe Emerson Fittipaldi.
Na prova mais curta - a Sprint Race - o Canadá não teve adversários. Comandado pelo jovem Robert Wickens, que se tornou aos 18 anos o mais jovem ganhador da história da A1GP, a equipe canadense largou da pole e não perdeu a ponta em momento nenhum. Mais atrás, Grã-Bretanha (Oliver Jarvis) e Suíça (Neel Jani) fecharam o podium. O Brasil (Bruno Junqueira) saiu da segunda posição do grid, mas teve sua corrida estragada após um toque com o carro da Nova Zelândia (Jonny Reid).
A equipe brasileira precisou fazer uma parada extra nos boxes, caindo para o fim do pelotão. Nas últimas voltas, Junqueira ainda bateria sozinho, numa tentativa desesperada de recuperar terreno. Por conta do acidente, o Brasil foi obrigado a iniciar a Feature Race com o chassis reserva, o que arruinou qualquer chance de bom resultado. Se isso não fosse bastante, alguns pit stops desastrosos atrapalharam ainda mais, e Junqueira não conseguiu passar de nono.
Lá na frente, a Suíça manteve sempre uma vantagem segura para os adversários, vencendo com autoridade. França (Löic Duval) e Portugal (Filipe Albuquerque) completaram os três primeiros. Para os portugueses, o terceiro lugar foi motivo de muita festa, já que representou o melhor resultado da equipe em quase dois anos. No total, a Feature Race teve quatro períodos de safety car, todos causados por batidas na fechada curva inicial do circuito de Durban. Um dos acidentes, inclusive, envolveu Canadá e Grã-Bretanha, que vinham disputando as primeiras posições.
Com os resultados de Durban, a Suíça lidera a temporada 2007-08 da A1GP, somando 118 pontos. Na seqüência, França (108) e Nova Zelândia (98) continuam firmes na disputa. Já com chances remotas de título, África do Sul (83), Alemanha (77), Grã-Bretanha (70) e Holanda (69) aparecem a seguir. Mais atrás, o Brasil vem na 11ª colocação, com 40 pontos. Logo abaixo, a classificação final da rodada dupla da A1GP em Durban:
Sprint Race:
1. Canadá/Robert Wickens, 11 voltas em 15:28.156s
2. Grã-Bretanha/Oliver Jarvis, a 0.990s
3. Suíça/Neel Jani, a 1.742s
4. China/Cheng Cong Fu, a 2.248s
5. Holanda/Jeroen Bleekemolen, a 3.477s
21. Brasil/Bruno Junqueira, a 3 voltas
Feature Race:
1. Suíça/Neel Jani, 41 voltas em 1h01:55.330s
2. França/Loic Duval, a 1.051s
3. Portugal/Filipe Albuquerque, a 1.934s
4. Holanda/Jeroen Bleekemolen, a 3.378s
5. Malásia/Fairuz Fauzy, a 4.549s
9. Brasil/Bruno Junqueira, a 19.524s
Agora, a próxima etapa da A1GP acontece na Cidade do México, no dia 16 de março. Nesta segunda, o Blog volta com a última edição de Weekend Update neste fim de semana, destacando a prova da Nascar na Califórnia e o Balanço dos Palpites. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/
4 comentários:
E bota frustrante nisso né! Nem culpo o Bruno Junqueira pela largada da Sprint Race, mas ele vacilou quando bateu no carro da Nova Zelandia! Pra piorar, o que houve com a equipe brasileira nos pits stops?!? Foram mais ou menos 6 segundos perdidos em relação as outras equipes...conseguir a 9º posição ainda foi lucro...
Ateh!
OBS OFF: teve nada de titulo roubado, rs
não gosto muito de comentar sobre a A1GP, mas serei breve... poderia haver um revezamento não só de pilotos, mas de chefes de equipes também... nada contra Emerson Fittipaldi, mas realmente não dá... Nova Zelândia, Suiça... a pergunta que fica é:
- vamos ganhar de quem?
a equipe brasileira tem potencial para produzir muito mais do que tem feito até agora neste campeonato e a cada prova surge uma desculpa para justificar o desempenho lamentável da equipe... considerem isto um desabafo de quem gosta de corridas...
abraços
Oi Gustavo,
Primeiro, agradeço a sua visita no Velocidade, obrigada mesmo! Temos que combinar esse podcast sim, tenho certeza que será muito bacana. Eu e o Thiago temos enfrentado uma odisséia para gravar, mas no fim das contas vale a pena o esforço.
Sobre a A1GP, gostei bastante do seu relato da prova. E que tristeza para o Tem Brazil, hein? Eles mudam de piloto toda hora, o que será que há de errado? Até porque vale lembrar que todos os carros são iguais. Enfim, por enquanto o jeito será torcer para outras equipes. Países sem tradição no automobilismo estão se mostrando melhores que o nosso. Vê se pode uma coisa dessas. Ah, a Rede TV decepcionou mais uma vez, né? Prova ao vivo só em sonho!
Bjs
Celso,
Infelizmente, sou obrigado a concordar com você. O Emerson Fittipaldi foi um dos maiores pilotos da história do esporte, mas como chefe de equipe não mantém o mesmo nível. Uma pena. Alain Prost também não era muito bom nessa função...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
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