quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ron Dennis continua no comando da McLaren

Um dia depois do jornal Marca ter assegurado o fim da era Ron Dennis na McLaren, representantes do time prateado e da Mercedes vieram a público para negar qualquer tipo de mudança na hierarquia da equipe. Apontado como o suposto sucessor de Dennis no comando da McLaren, Martin Whitmarsh concedeu entrevista ao site Autosport, garantindo que a reportagem do Marca não tem fundamento.

"Os boatos sobre a saída de Dennis são totalmente infundados. Ele tem o suporte da equipe, e só deixaria o time se assim desejasse", disse Whitmarsh, atual CEO do grupo McLaren. Por sua vez, a Mercedes também fez questão de se pronunciar, mantendo um tom parecido com o de Whitmarsh. "Tudo não passa de mera especulação. No momento, não há planos de fazer modificações na direção da McLaren", falou um porta-voz da montadora alemã.

Chefe da McLaren desde o início da década de 80, Ron Dennis possui 15% das ações do time, e conta com o apoio de boa parte dos demais acionistas. Agora que a sua saída parece difícil de acontecer, fica a clara impressão de que a reportagem do Marca serviu apenas para atingir a moral da McLaren. Mesmo considerando todas as dificuldades que Fernando Alonso passou dentro do time prateado, já está mais do que na hora da imprensa espanhola parar de perseguir a equipe...


A rivalidade entre os torcedores de Fernando Alonso e Lewis Hamilton é bastante acirrada, mas os dois pilotos já parecem conviver num clima bem mais tranqüilo. Nesta quinta, inclusive, Alonso reconheceu a capacidade do seu ex-companheiro, apontando-o como um forte candidato ao título: "Hamilton pode levar o campeonato sim. As coisas ficam bem mais fáceis no seu segundo ano na Fórmula 1. Mas o maior favorito ainda é Kimi Raikkonen", falou Alonso à BBC. Sobre as suas possibilidades, o bicampeão reconheceu: "Minhas chances são limitadas".

Assim como Alonso, a Honda também inicia o ano de 2008 bastante cautelosa. Concluídos os primeiros testes com o novo RA108, nenhum dos titulares da equipe japonesa mostrou-se muito confiante. "Nosso desempenho ainda não é bom. Precisamos trabalhar para consertar os problemas", disse hoje o inglês Jenson Button. Para Rubens Barrichello, o problema está na irregularidade do carro: "Ele tinha reações diferentes a cada dia. É difícil fazer ajustes nessa situação".

Pelo visto, vem aí mais uma longa e frustrante temporada para a Honda...



Dia de noticiário movimentado na nova Fórmula Indy. Para começar, a equipe Forsythe surpreendeu ao anunciar que está desistindo da categoria, o que vai deixar o veteraníssimo Paul Tracy desempregado. Em compensação, a garota Sarah Fisher revelou a intenção de montar um time próprio para correr a temporada 2008, disputando algumas provas esporádicas. Por fim, a Indy iniciou ontem à noite sua pré-temporada, com testes no oval de Homestead. Dessa vez, Dan Wheldon foi o mais rápido.

A seguir, os tempos da sessão:

1. Dan Wheldon/Inglaterra/Chip Ganassi, 25.0619s
2. Scott Dixon/Nova Zelândia/Chip Ganassi, 25.0660s
3. Helio Castroneves/Brasil/Penske, 25.1211s
4. Tony Kanaan/Brasil/Andretti-Green, 25.1227s
5. Ryan Briscoe/Austrália/Penske, 25.2127s
6. AJ Foyt IV/Estados Unidos/Vision, 25.2179s
7. Marco Andretti/Estados Unidos/Andretti-Green, 25.2465s
8. Hideki Mutoh/Japão/Andretti-Green, 25.2476s
9. Ed Carpenter/Estados Unidos/Vision, 25.2691s
10. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, 25.3716s
12. Vitor Meira/Brasil/Panther, 25.3987s

Na GP2, a grande novidade foi a confirmação do brasileiro Diego Nunes como titular da DPR para 2008. O paulista se junta a Alberto Valério e Bruno Senna, que também já estão garantidos no campeonato deste ano. Também hoje, a GP2 iniciou uma bateria de testes coletivos no circuito francês de Paul Ricard. As atividades marcaram o primeiro contato dos pilotos com o novo chassis da categoria, e terminaram com o inglês Ben Hanley na liderança.

Logo abaixo, a tabela de classificação:

1. Ben Hanley/Inglaterra/Campos, 1:12.880s
2. Andreas Zuber/Áustria/Piquet Sports, 1:13.202s
3. Mike Conway/Inglaterra/Trident, 1:13.546s
4. Bruno Senna/Brasil/iSport, 1:13.631s
5. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, 1:13.735s
6. Davide Valsecchi/Itália/Durango, 1:14.086s
7. Kamui Kobayashi/Japão/DAMS, 1:14.127s
8. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, 1:14.152s
9. Giorgio Pantano/Itália/Racing Engineering, 1:14.226s
10. Adrian Valles/Espanha/Fisichella Motorsports, 1:14.258s
20. Diego Nunes/Brasil/DPR, 1:15.282s
21. Alberto Valerio/Brasil/Durango, 1:15.336s



O vídeo do dia é uma excelente dica do Speeder, que escreve o ótimo Continental Circus. Trata-se de uma edição sensacional de várias imagens da história da Fórmula 1, sincronizadas de forma especialmente talentosa. Dessa vez, não há muito o que explicar. Apenas vale destacar o tema do filme: "Champagne e Lágrimas". Conferida obrigatória:



Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando as principais atrações do mundo da velocidade para os próximos três dias. E depois, ao longo da sexta, comentários sobre as mais importantes notícias do esporte a motor. Até amanhã!

Crédito das fotos:

5 comentários:

Anônimo disse...

Ridicula a posição da imprensa da Espanha nessa polemica com o Ron Dennis. Para mim desde o início era óbvio que o Dennis não ia sair agora, logo quando a equipe precisa dele para se recuperar do ano passado. Além disso tem o Hamilton, que é muito querido da imprensa inglesa e protegido. Para ele, é muito melhor estar com o Dennis na equipe, porque ele é uma espécie de protetor. Duvido que o Dennis saia da equipe nos próximos 2, 3 anos, ainda vai demorar um pouco para que isso aconteça de verdade.

Anônimo disse...

Pô, Gustavo... apesar das notícias, só vou comentar o vídeo.

Que show de imagens!!! Já valeu o dia!
Cenas emocionantes e marcantes.
Algumas fáceis de identificar, outras só pra quem é fanático mesmo.

Me parece que o Senna é o que aparece mais (acho que 12 vezes), seguido do Schummy, Mansell, Prost e o Lauda.
Ferrari, McLaren e Williams monopolizaram as belas imagens.

Aquela roda saindo no pit é do Mansell, né?
Primeira vitória do Rubinho?
Prost empurrando o carro?

Alguém identifica as seguintes cenas de comemoração:
Aos 2:10, qual piloto da McLaren?
Aos 2:37, num GP 1982?
Aos 2:54, motivo da festa da equipe japonesa ?
Aos 3:03, de braços levantados?

Abraços!!!

Anônimo disse...

Oi Gustavo,

Obrigada pelos elogios ao layout do blog! Realmente, não é um trabalho fácil, rs..

Mas acho que o que vale mesmo é ter conteúdo e isso você tem de sobra, fique traquilo. =)

Bom, eu ainda tenho uma pulga atrás da orelha com essa história do Ron Dennis. Não sei, algo me diz que essa história não vai terminar bem.

Vc sabe me dizer se a Bia treinou também? Faltam informações sobre ela nos EUA, é uma pena!!

Bjs

Anônimo disse...

Já hoje a Danika Patrick foi a mais rápida, me inspirou até fazer um post pra ela !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

André: Também acho que a imprensa espanhola exagerou nos boatos sobre a saída do Ron Dennis. Já está na hora de pararem de pegar no pé da McLaren...

Guilherme: Respondendo às suas perguntas:

2:10 - É o Mika Hakkinen, comemorando sua vitória no G.P. de Mônaco de 1998

2:37 - O piloto de vermelho parece ser Didier Pironi, no podium do G.P. da Holanda de 1982 (eu acho). De relance, podemos ver Nelson Piquet à direita na imagem.

2:54 - Acho que estão comemorando o podium do Takuma Sato no G.P. dos EUA de 2004. Foi a única vez em que Sato chegou entre os três primeiros na F-1...

3:03 - Esse é Keke Rosberg, logo após conquistar o título com um quinto lugar no G.P. de Las Vegas de 1982.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho