sábado, 1 de março de 2008

O sábado no mundo da velocidade

O sábado foi muito movimentado no mundo da velocidade. Como de costume, vamos iniciar o giro pelas notícias do dia falando de Fórmula 1:

Após revelar na última sexta que quase teve Lewis Hamilton em meados de 2004, a Williams admitiu hoje que esteve perto de perder Nico Rosberg para a McLaren. "Recebemos uma proposta majestosa, mas recusamos. Rosberg é a jóia da nossa coroa. Sem ele, seríamos meio segundo por volta mais lentos", disse Frank Williams à imprensa européia. Para continuar com Rosberg, porém, a Williams vai precisar ganhar terreno nos próximos anos. Será que ela consegue?

Além de comentar a importância de Nico Rosberg, Frank Williams também deu uma declaração curiosa sobre Lewis Hamilton: "Se a Ferrari realmente tem o carro mais rápido, então devemos agradecer o fato de Hamilton não estar lá, porque a disputa pelo título não teria a menor graça". Pelo visto, Frank Williams considera Hamilton melhor do que Kimi Raikkonen e Felipe Massa. O brasileiro pode até não chegar ao nível do inglês, mas Raikkonen não fica devendo a nenhum outro piloto da atualidade. Nem a Fernardo Alonso...

O espanhol, aliás, conversou hoje com a mídia de seu país, e ressaltou estar confiante em conquistar vitórias neste ano. "Estou tranqüilo. A Renault permanece sendo uma equipe disposta a ganhar corridas, já que isso faz parte de sua história. Espero conseguir podiuns e chegar ao primeiro lugar algumas vezes na próxima temporada", falou Alonso. Considerando a sua capacidade, é melhor não menosprezar as palavras do bicampeão.

Para terminar, vale registrar uma entrevista que Adrian Sutil concedeu hoje ao site adrivo.com. "A Force India não está tão atrasada assim. Numa série de voltas rápidas, já estamos em condição de rivalizar com Super Aguri e Honda, por exemplo", garantiu o alemão. A briga com a Aguri, de fato, deve ser bastante equilibrada. Mas se a Force India conseguir superar a Honda, aí sim, teria muitos motivos para comemorar.

E a equipe de Rubens Barrichello e Jenson Button, nesse caso, passaria apenas por mais um vexame constrangedor...





A SEAT fez a dobradinha no treino classificatório para a primeira bateria da etapa de Curitiba, que abre amanhã a temporada 2008 do Mundial de Turismo. Vice-campeão no ano passado, Yvan Muller ficou com a pole, seguido de perto pelo seu parceiro Rickard Rydell. O brasileiro Augusto Farfus Jr. larga de terceiro, com o tricampeão Andy Priaulx aparecendo apenas em 12º. As provas deste domingo têm transmissão ao vivo do Sportv, a partir das 13 horas de Brasília.

Também em Curitiba, a Fórmula Brasil 2.0 realizou hoje a primeira etapa de sua história. A organização esperava cerca de quinze carros para a ocasião, mas apenas seis alinharam no grid. Apesar de esvaziada, a prova até foi movimentada, terminando com a vitória de Leonardo de Souza. Na seqüência, Leonardo Otero e Estefano Esteves fecharam o podium. Amanhã, a F-Brasil entra na pista para a segunda bateria do fim de semana.

Enquanto isso, Sebastien Loeb resolveu mostrar quem manda no Mundial de Rally. Neste sábado, o francês abriu uma confortável vantagem de um minuto no Rally do México, terceira etapa do campeonato deste ano. Sem condições de disputar com o tetracampeão, Chris Atkinson vem na segunda posição, enquanto Jari-Matti Latvala caiu para o terceiro posto. Líder da temporada, Mikko Hirvonen ocupa apenas o quinto lugar.

Por fim, a Fórmula Truck entrou na pista para o treino classificatório da corrida de amanhã, em Guaporé. Confirmando o bom desempenho da sexta-feira, Renato Martins cravou a pole, seguido de perto por Valmir Benavides. Wellington Cirino vem em terceiro, com o atual campeão Felipe Giaffone aparecendo em quarto. Em sua primeira corrida na Fórmula Truck, o veterano Chico Serra vai largar apenas de 15º.

Neste domingo, a BAND mostra ao vivo a etapa de Guaporé da Fórmula Truck, com largada prevista para as 14 horas de Brasília.




A fusão entre ChampCar e IRL foi comemorada por grande parte da comunidade automobilística, mas ainda é vista com certas ressalvas. Um dos que continuam céticos com a união, por exemplo, é o tetracampeão da ChampCar e agora piloto da Toro Rosso na Fórmula 1, Sebastien Bourdais. "Não se trata de uma unificação, e sim da morte da ChampCar, com a IRL assumindo. Os times oriundos da ChampCar não têm a menor chance na nova categoria", disse Bourdais. A opinião é de quem entende do assunto...

Apesar de não saber ainda o seu status em relação à nova Fórmula Indy, a Indy Pro Series prosseguiu hoje com mais testes de pré-temporada. Antiga categoria de acesso para a IRL, a IPS andou no oval de Homestead, e fechou o dia com o brasileiro Raphael Matos na ponta da tabela de tempos. As atividades também marcaram a estréia de Bia Figueiredo no automobilismo norte-americano. Ainda enfrentando alguns problemas de adaptação, ela terminou hoje na décima posição.

No circuito de Losail, a MotoGP encerrou ontem sua bateria de ensaios noturnos, como forma de preparação para o G.P. do Catar do próximo dia 9 de março. Mostrando surpreendente facilidade para superar seu parceiro Valentino Rossi, Jorge Lorenzo terminou com o melhor tempo da sessão. James Toseland e Randy de Puniet completaram os três primeiros, deixando os favoritos para trás.

O atual campeão Casey Stoner foi somente o quinto, enquanto Valentino Rossi não passou de um fraco décimo. "Enfrentamos vários problemas nesses últimos testes. A primeira corrida é daqui a apenas uma semana, e precisaremos de muita luta e trabalho para superar as dificuldades", admitiu Rossi. Em jejum de títulos há duas temporadas, o heptacampeão vai precisar de um milagre para levar o troféu deste ano.

Já dá para afirmar sem medo de errar que a Yamaha de Rossi está longe de acompanhar o ritmo de Ducati e Honda, por exemplo...


O vídeo do dia já foi divulgado pelo Saco Vazio de Gatos e pelo Blog do Capelli, mas também merece uma menção por aqui. Trata-se da histórica entrevista que Reginaldo Leme fez com o tricampeão Nelson Piquet em 1992, logo após o terrível acidente do tricampeão nos treinos para as 500 Milhas de Indianapolis. Ainda preso a uma cadeira de rodas, Nelsão conta detalhes da sua recuperação e da fortíssima pancada. Vale a pena conferir:



Antes de me despedir, um aviso importante: a partir de hoje, a moderação dos comentários estará ativada para evitar spans e propagandas desnecessárias. Nos últimos dias, esse tipo de mensagens aumentou significativamente, por motivos que eu desconheço. Por hora, agradeço a compreensão de todos...

Neste domingo, o Blog volta com a seção Weekend Update, destacando as atividades de Fórmula Brasil 2.0, Fórmula Truck, Mundial de Rally, Mundial de Turismo e Nascar. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fórmula 1 e Jorge Lorenzo - http://www.gpupdate.net/

11 comentários:

Anônimo disse...

Falando sobre a união, apesar de eu ter gostado muito da união, o Bourdais tem toda a razão, a coisa surgiu meio de sopetão, resolveram os problemas meio que "nas coxas", com decisões como aquela etapa dupla, em Motegi e Long Beach, cada uma com equipes diferentes, carros diferentes, mas com pontos para o mesmo campeonato, possível etapa de Surfers Paradise sem valer pontos para o campeonato porque Chicagoland tem de ser a etaap final... neste ano é meio complicado esperar demais do campeonato...

Mas, caso eles planejem bem a temporada de 2009, os pontos bons dessa união podem sobrepujar os ruins e começar a trazer o nível que a F-Indy já teve nos anos 90.

Vejamos, o contrato de Motegi com a IRL acaba neste ano, então, Long Beach estará lá sem conflito de datas, com certeza, outras coisas do calendário também precisariam ser revistas, a ChampCar tinha pistas sensacionais (Laguna Seca, Road America, Mont Tremblant...) que deveriam fazer parte do calendário (em detrimento de coisas como Sonoma, Motegi, Iowa...)

Além disso, algo que eu acho um disperdício é jogar aqueles Panoz DP01 no lixo, aqueles carros são estilosos demais, ao contrário dos Dallaras que a IRL utiliza...

Bem, é só o começo, tomara que dê certo!

Abraço

Anônimo disse...

sobre Nico Rosberg é certo que ele mesmo preferiu ficar na equipe, pois pelo que foi publicado na revista f-1 racing a idéia dele é fazer algo parecido com o que Michael Schumacher fez na Ferrari... pode parecer algo demasiadamente grande para um piloto tão novo como Nico, mas temos que admira-lo pela sua persistência e conduta... na minha opinião é bem provável que ele queira ser campeão na mesma equipe que o pai... resta saber se a equipe vai continuar nesta linha crescente nesta temporada... a Williams é uma equipe que pode progredir muito, basta ter dinheiro para investir no carro... ao contrário de algumas que possuem montanhas de dinheiro e administram muita mal os recursos... exemplos: Toyota e Honda :[

a fórmula 1 há muito tempo carece de pilotos mais agressivos e técnicos... antigamente havia todo um trajeto para se chegar a f-1 e quando se chegava lá de certa forma estava-se amadurecido, além é claro de se começar sempre nas equipes pequenas para pegar o jeito da coisa, aprender a dominar o carro e a ajusta-lo... muita coisa mudou e agora chega-se muito novo na f-1... a tecnologia agora faz a vez da experiência... muita coisa é mostrada na telemetria, sensores espalhados pelo carro todo dizem o que um piloto faz a cada manobra, até caixa preta existe nestes carros... a diferença mesmo esta no ajuste e na sensibilidade de cada piloto com seus respectivo carro... Hamilton é extremamente rápido e o que mais assusta é a sua rápida adaptação a qualquer situação... é bom lembrar que ano passado o mesmo venceu corridas em circuitos desconhecido por ele... Kimi é certo fica devendo na apatia com que lida com as coisas, posso afirmar que criou-se um personagem aqui e como ele gostou caracterizou como um ator... seu apelido homem de gelo foi inteiramente incorporado quando se esta trabalhando... fora do ambiente de trabalho torna-se o homem do gelo... qualquer que seja o drink sempre será on the rocks :D!!!

sobre a declaração de Adrian Sutil


1- início de campeonato, Rubens vai mal na Austrália e credita o seu resultado ao uso do HANS...

(declaração de Michael Schumacher: se é pela segurança vou tentar me adaptar o mais rápido possível ao artefato que teremos que utilizar... resultado: o que incomodava no uso do HANS foi alterado a pedido de Schumacher sem que isto prejudicasse a perfomance do mesmo.)

2- Rubens Barrichello na Honda seria um líder com experiência suficiente para tornar o carro competitivo... sua primeira declaração foi empolgante e acreditamos realmente que o carro era bom :(

3- mesmo com um pé atrás a declaração deste ano foi mais reservada, porém deu um certo alivio ao dizer que o carro deste ano "é melhor que o do ano passado"...

4- a contradição esta na nova entrevista concedida semana passada aonde Rubens criticou o carro dizendo que a cada dia reagia de uma forma e ficava dificil fazer um acerto... ops!!! perai... aqui vale a experiência e se o carro nasceu com problemas cabe a ele resolve-los e a transmitir tudo de forma clara aos engenheiros... e cá entre nós este era o mesmo problema do carro do ano passado... pelo jeito as colocações da Honda no grid vai depender principalmente das reações do carro a cada circuito... loteria total... aqui porém faço uma ressalva, pois acho que a tocada tanto de Rubens quanto de Button podem fazer a diferença e fazer a Honda chegar sempre entre as dez equipes... é esperar para ver...

4- mais um exemplo de como o dinheiro na Honda é mal administrado... contratam Ross Brawn que foi durante o período da Ferrari o melhor estrategista que a f-1 já possuiu e o colocam em outra função no organograma da Honda... muito melhor seria deixa-lo na mesma posição com liberdade de opinar sobre tudo internamente na Honda, mas aqui a hierarquia japonesa fala mais alto e todo seu potencial não será utilizado...

se Adrian Sutil vai realmente comemorar no final da temporada 2008 da f-1 a posição da Force India, é necessário ponderar também que o mesmo precisa muito melhorar sua performance, não judiando tanto do carro como fez em 2007...

sobre Bia Figueiredo é muito bom saber que a garota em fase de adaptação fez um décimo tempo... sinal de que quando se sentir mais confortável no carro deverá dar trabalho... se cuida Danica Patrick, gosto de ti... mas de olho fechado sou mais a Bia :D !!!


Abraço

Anônimo disse...

Seria interessante ver esta troca Nico x Lewis acontecer.
Abraços

Fleetmaster

Anônimo disse...

Gostei muito do vídeo.

Abraços

Fleetmaster

Felipe Maciel disse...

Num dia o Alonso dá umas declarações de preocupação, no outro demonstra muita confiança. Querendo confundir a cabeça de todos, bem do jeitão dele...

Esse negócio de span é chato mesmo,hein...

(cx. de entrada!)

Abs

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Nelson: Estamos todos torcendo para que a nova Indy dê certo. É verdade que a temporada 2008 vai ser meio improvisada, mas a categoria tem tudo para fazer um campeonato de muito sucesso em 2009...

Phigo: Eu também li essa reportagem sobre o Rosberg que você mencionou. Acho difícil ele repetir a façanha de Schumacher, mas o alemão não é fraco não. Se conseguir lugar numa equipe de ponta em alguns anos, Rosberg será um candidato natural e fortíssimo ao título. Sobre a Honda e Rubinho: já está na hora mesmo do brasileiro produzir alguma diferença de desempenho na equipe. É verdade que o carro é bem ruim, mas Rubinho precisa mostrar que sabe evoluir o equipamento.

Fleetmaster: Nico x Lewis seria mesmo uma disputa empolgante! E obrigado pelos elogios vídeo!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

Bom vídeo! Ainda não tinha assistido a entrevista.

Abs

(já respondi o email)

Udieli disse...

Rapaiz!!!! vc acha mesmo o Hamilton tão melhor assim que o Massa? Raikkonen deve sim meu!! ele errou muito! Massa só fico porque teve problemas. Alonso? Esse sim parece ter demonstrado ser inferior aos talentos de Hamilton! Acho Massa um piloto agressivo e decisivo nos momentos de fazer algo importante, agora se chover! Aí sim, ele não andabem na chuva! Nisso ele é ruim!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Udieli,

Sinceramente, penso que o Massa é o mais fraco dos quatro protagonistas do ano passado. O F-2007 havia sido projetado para satisfazer o estilo de pilotagem do brasileiro, mas mesmo assim o Raikkonen conseguiu se impôr na segunda metade do ano. Acho que o Massa "afrouxou" justamente na fase decisiva do ano. Para mim, Alonso ainda é o melhor piloto do mundo, e grande parte da evolução da McLaren em 2007 se deveu ao espanhol. Hamilton também é um fenômeno, mas vai precisar provar que sabe se virar sozinho neste ano...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gustavo, concordo contigo sobre o Alonso ser o melhor piloto da F1 e sobre o Rubinho, mesmo na Honda, não produzir algo mais substancial. Sem polemizar, mas pra mim é um piloto mediano.

Agora, depois das declarações do Frank, fica cada vez mais nítido o porquê do Hamilton ser o piloto a ser batido em 2008, ainda mais sem Alonso pra lhe chatear. Outra coisa: o carro da McLaren não é inferior ao da Ferrari a ponto de Massa e Kimi serem os favoritos absolutos.

O Nico entendeu o que seria ir para a McLaren naquele momento. Seria escudeiro do inglês. Como o Kova poderia acabar fora da F1 com o retorno do Alonso e a promoção certa do Nelsinho, o Kova agarrou a vaga na McLaren. Melhor correr no pelotão de cima do que brigar numa equipe menor pra classificar entre os 16 no ‘qualy’.

Abraços!

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

A situação do Nico era exatamente essa que você descreveu. Ele preferiu ficar na Williams, onde é tratado como a "jóia da coroa", como o próprio Frank falou ontem. Sobre o favoritismo do Hamilton: sem dúvida, ele é um dos principais candidatos ao título, mas eu pessoalmente jogo minhas fichas num bicampeonato do Kimi Raikkonen.

Grande abraço!

Gustavo Coelho