Nem Felipe Massa e nem Michael Schumacher. No treino classificatório para o Desafio das Estrelas, disputado na tarde deste sábado no Kartodrómo dos Ingleses, em Florianópolis, Nelsinho Piquet cravou a pole position. Logo a seguir, completando a dobradinha dos pilotos contratados pela Renault, veio Lucas di Grassi. Por sua vez, os favoritos Massa e Schumacher formam a segunda fila.
Desde o início do dia, Nelsinho já mostrava estar um pouco acima da maioria de seus 23 adversários. Nos treinos da manhã, o Piquet mais novo liderou as duas sessões do grupo "A", enquanto Schumacher - o melhor em ambos os ensaios do "B" - ficou com o primeiro lugar no geral. A situação mudou à tarde, quando Rubens Barrichello tomou a ponta na fase inicial da classificação.
Os dez mais rápidos classificaram-se para a "superpole", disputada no formato de uma única volta rápida. Penúltimo a ir para a pista, Nelsinho marcou 41.856s na sua tentativa, superando todos os demais. Lucas di Grassi ficou a apenas 0.116s da pole, com Massa, Schumacher e Luciano Burti não muito atrás. Felipe Giaffone foi sexto, com Rubens Barrichello caindo para sétimo.
Na seqüência, completando os dez primeiros, aparecem Xandinho Negrão, Marcos Gomes e Thiago Camilo, que deixaram algumas figuras conhecidas no meio do pelotão. Tony Kanaan, por exemplo, teve problemas no carburador e não passou de 15º. O baiano vai largar ao lado de Alexander Barros, o 16º, com Luca Badoer - o italiano que é piloto de testes da Ferrari - logo atrás, em 17º.
Campeão antecipado da Stock Car, Cacá Bueno foi um dos que estiveram abaixo das expectativas. Talvez prejudicado por sua alta estatura - um fator que realmente atrapalha no kart - ele foi apenas o 22º e antepenúltimo. Cacá superou apenas os veteranos Roberto Moreno e Gil de Ferran, que vão largar das últimas posições.
No saldo do dia, Lucas di Grassi, Luca Badoer, Alexandre Barros e Cacá Bueno deram suas escapadinhas, sem maiores conseqüências. Amanhã, o Desafio das Estrelas vai ser disputado em duas baterias. A primeira, às 10:15 da manhã, tem transmissão ao vivo da Rede Globo. Mais tarde, às 13:00, o Sportv mostra a corrida decisiva. A seguir, o grid de largada para o Desafio das Estrelas:
1. Nelsinho Piquet, 41.856s
2. Lucas Di Grassi, 41.972s
3. Felipe Massa, 41.999s4. Michael Schumacher, 42.058s
5. Luciano Burti, 42.245s6. Felipe Giaffone, 42.330s
7. Rubens Barrichello, 42.361s8. Xandinho Negrão, 42.417s
9. Marcos Gomes, 42.773s10. Thiago Camilo, 43.122s
11. Antonio Pizzonia, 41.630s12. Vitor Meira, 41.683s
13. Ricardo Zonta, 41.742s14. Enrique Bernoldi, 41.801s
15. Tony Kanaan, 41.847s16. Alexandre Barros, 41.874s
17. Luca Badoer, 41.991s18. Ricardo Mauricio, 42.006s
19. Rodrigo Sperafico, 42.028s20. Tarso Marques, 42.190s
21. Popó Bueno, 42.357s22. Cacá Bueno, 42.360s
23. Roberto Moreno, 42.415s24. Gil de Ferran, 42.612s
Quem eu acho que leva? Ainda aposto no alemão.
O time Suíça cravou as duas poles positions para as corridas da rodada dupla de Sepang, terceira etapa da temporada 2007-08 da A1 GP. Comandada por Neel Jani, a equipe da terra dos melhores chocolates do mundo parece destinada a repetir o desempenho do ano passado, quando andou muito bem na pista malaia e chegou a conquistar uma vitória.
No grid da prova inicial - a mais curta - a Suíça vai ter a França de Löic Duval como companheira na primeira fila. Na seqüência, a Inglaterra (Oliver Jarvis) aparece em terceiro. As apostas do Blog tiveram resultados razoáveis: sexto lugar para a Nova Zelândia (Jonny Reid) e décimo para a Holanda (Jeroen Bleekemolen). Por sua vez, o Brasil, representado por Sérgio Jimenez, conseguiu um promissor sétimo.
O panorama não mudou muito na classificação para a segunda corrida. Mais uma vez, Neel Jani e a Suíça ficaram com a pole, dessa vez seguidos por Inglaterra e Alemanha (Michael Ammermüller). A Holanda vem em quinto, com a Nova Zelândia em décimo. Em sexto, Sérgio Jimenez mostrou um bom ritmo para o time Brasil, e pode até beliscar um podium.
A rodada dupla de Sepang da A1 GP vai ter transmissão da RedeTV, em VT, a partir das 11 horas da manhã deste domingo.
Dia de notícias apenas mornas no mundo da Fórmula 1. A mais importante delas: a renovação de contrato entre a Mecachrome e a Renault, para um novo período de três anos. Ligada à montadora francesa desde 1979, a Mecachrome monta e constrói os motores desenvolvidos pela Renault, numa parceira que resultou num dos propulsores mais confiáveis da Fórmula 1 atual.
Enquanto isso, a BMW confirmou a Sika - uma empresa suíça especializada em produtos químicos - como sua mais nova patrocinadora para a próxima temporada. Na verdade, a cooperação entre as duas partes foi iniciada em meados da década de 80, mas a Sika nunca havia colocado dinheiro na BMW. Pelo visto, o ótimo desempenho da equipe alemã em 2007 já começa a atrair novos investidores.
Ao mesmo tempo, a Super Aguri vive uma realidade exatamente oposta. Após ter recebido um calote de um de seus principais patrocinadores, o time nipônico passou toda a segunda metade deste ano em dificuldades financeiras. O reflexo das turbulências só veio agora: em comunicado distribuído hoje, a Super Aguri anunciou a demissão de 30 funcionários, classificando sua própria decisão como "lamentável".
Por fim, o engenheiro da Renault acusado de roubar informações sigilosas da McLaren apareceu pela primeira vez para se defender da denúncia do time prateado. Segundo Phil Mackareth, a decisão de levar os dados da McLaren foi tomada por "motivos sentimentais". Os advogados da equipe inglesa, porém, não se sensibilizaram com a declaração de Mackareth, chamando a versão do engenheiro de "absurda".
Pelo visto, a McLaren não deve desistir de levar a reclamação até o Conselho Mundial da FIA. Mais uma vez, a atenção da Fórmula 1 vai se concentrar aos bastidores. Uma pena.
O vídeo do dia aproveita o clima do Desafio das Estrelas e relembra um momento especial das carreiras de Rubens Barrichello e Tony Kanaan. Estamos em 1988, quando os dois - ainda garotos - apenas iniciavam suas trajetórias. Logo de cara, porém, já mostram bastante talento. As imagens são de uma reportagem do Globo Esporte, e revelam um fato desconhecido por muitos: Rubinho já foi campeão brasileiro de kart:
Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades do Desafio de Kart e da A1 GP. Até amanhã!
Crédito das fotos:
A1 GP e Fórmula 1 - http://www.gpupdate.net/