domingo, 18 de novembro de 2007

Weekend Update - Mundial de Rally

Sebastien Loeb não deu sopa para o azar e venceu hoje o Rally da Irlanda, assumindo a liderança do Mundial de Rally, com apenas uma etapa para o encerramento do campeonato. O fim de semana foi perfeito para o francês, que viu seu único adversário na batalha pelo título - o finlandês Marcus Grönholm - abandonar já no primeiro dia de competições.

O espanhol Daniel Sordo completou a festa da Citröen, terminando a 53 segundos de Loeb e fazendo a dobradinha da montadora francesa. Logo a seguir, Jari-Matti Latvala conseguiu o melhor resultado de sua carreira ao bater Mikko Hirvonen em cerca de meio-minuto. A disputa dos dois finlandeses - ambos da Ford - valia o terceiro lugar.

Por sua vez, a Subaru não teve forças para ameaçar a hegemonia de Citröen e Ford. O norueguês Petter Solberg - campeão mundial de 2003 - foi apenas o quinto, com o seu companheiro de equipe, o inglês Guy Wilks, terminando em sexto. Mais atrás, fechando a zona de pontuação, vieram mais dois representantes da Ford: o inglês Matthew Wilson, em sétimo, e o irlandês Gareth MacHale, o oitavo.

Vale destacar a excelente participação do norueguês Andreas Mikkelsen, um sujeito mais jovem do que eu. Com apenas 18 anos, ele terminou em nono, com seu Ford. Outro que também andou bem foi o português Armindo Araújo: nosso patrício era décimo no geral e primeiro na categoria produção, quando um acidente deixou sua Mitsubishi avariada demais para continuar.

Sobre o triunfo em terras irlandesas, Sebastien Loeb foi sincero: "A etapa foi difícil mesmo, mas conseguimos chegar até o fim sem maiores problemas. Certamente, o Rally da Irlanda esteve entre os mais difíceis do ano. Assim, resolvi não correr riscos nas especiais deste domingo". Mesmo tirando o pé nos últimos trechos, Loeb ainda terminou com uma marca notável: venceu 9 dos 20 estágios da competição.

Com os resultados do Rally da Irlanda, Sebastien Loeb assumiu a liderança do Mundial de Rally, com 110 pontos. Seu único rival na batalha pelo título, Marcus Grönholm, soma 104. Ou seja: um quinto lugar é suficiente para que Loeb celebre seu tetracampeonato na última etapa do ano, o Rally da Grã-Bretanha. A seguir, o resultado final do Rally da Irlanda.

1. Sebastien Loeb/França/Citroën, 3:01:29.2 s
2. Daniel Sordo/Espanha/Citroën, a 53.4s
3. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, a 1:48.2s
4. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 2:17.7s
5. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 2:55.8s
6. Guy Wilks/Inglaterra/Subaru, a 5:57.9s
7. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 10:04.9s
8. Gareth MacHale/Irlanda/Ford, a 11:08.3s
9. Andreas Mikkelsen/Noruega/Ford, a 13:08.2s
10. Neil McShea/Irlanda/Subaru, a 16:32.1s

Falta apenas uma etapa para o encerramento da temporada 2007 do Mundial de Rally: o Rally da Grã-Bretanha, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro. Até o fim do dia, o Blog volta comentando as atividades do G.P. de Macau, do Mundial de Turismo e da Nascar. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: www.motorsport.com

3 comentários:

Anônimo disse...

olá gustavo voce saberia informar se a espn já passou o último dia do rali? Por aqui o site não está com boa navegabilidade.

Um abraço.

Blog F1 Grand Prix disse...

Aurélio,

Obrigado pela mensagem! A reprise é daqui a pouco, às 22:30 de Brasília.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gustavo,

Não acompanho o mundial de rally, mas pretendo. Como foi a reação do público após a morte do Colin McRae?