O inglês Oliver Jarvis foi o grande vencedor do tradicional Grande Prêmio de Macau, corrida que reuniu os melhores pilotos dos principais certames da Fórmula 3. Largando da pole, Jarvis liderou todas as voltas da prova, triunfando com bastante autoridade. Os japoneses Kodai Tsukakoshi e Kazuya Oshima completaram o podium, enquanto o brasileiro Roberto Streit finalizou num bom quinto lugar.
Antes da corrida, era esperado um duelo entre Jarvis e o estoniano Marko Asmer, campeão da Fórmula 3 Inglesa e segundo colocado no
grid. Desde o início, porém, ficou claro que Jarvis - cuja vaga foi garantida com um terceiro lugar no campeonato da Fórmula 3 Japonesa - estava muito mais à vontade no dificílimo circuito de rua de Macau.
Na largada, Jarvis manteve a ponta, enquanto Asmer perdeu o segundo posto para Kazuya Oshima. Os três líderes não trocaram de ordem até a volta 11, quando o francês Frank Mailleux sofreu um forte acidente e causou a entrada do safety car. No momento em que a corrida recomeçou, Asmer caiu para quarto ao ser ultrapassado por Kodai Tsukakoshi, que havia largado apenas de nono.
Um dos principais destaques da prova, Tsukakoshi superou seu compatriota Oshima logo depois, e partiu à caça do líder Jarvis. O inglês, porém, conseguiu resistir à pressão do piloto nipônico, recebendo a bandeirada com pouco menos de dois segundos da vantagem. Tsukakoshi foi segundo, com Oshima, Asmer e Roberto Streit logo atrás.
Após a corrida, Jarvis não escondeu que a vitória em Macau foi a maior de sua carreira: "Esse triunfo supera todos os outros que já tive. Foi a maior corrida da minha vida. O fim de semana tem sido, realmente, fantástico para mim". Ao receber o troféu de primeiro colocado, Jarvis teve dificuldades para segurar sua emoção. Agora, o objetivo do inglês é conseguir uma vaga na GP2 em 2008.
Outro que saiu satisfeito de Macau foi o brasileiro Roberto Streit: "Mostrei que posso ficar entre os cinco primeiros, mesmo tendo corrido com um engenheiro com quem eu não trabalhava. No geral, nossa participação foi positiva", disse o piloto carioca. A seguir, a classificação final do G.P. de Macau:
1. Oliver Jarvis/Inglaterra/Team Reckless Tom's, 14 voltas em 38:29.452s (Fórmula 3 Japonesa)
2. Kodai Tsukakoshi/Japão/Manor Motorsport, a 1.767s (Fórmula 3 Japonesa)
3. Kazuya Oshima/Japão/Team Reckless Tom's, a 4.390s (Fórmula 3 Japonesa)
4. Marko Asmer/Estônia/Hitech Racing, a 5.331s (Fórmula 3 Inglesa)
5. Robert Streit/Brasil/Prema Powerteam, a 6.558s (Fórmula 3 Japonesa)
6. Sam Bird/Inglaterra/Carlin Motorsport, a 7.148s (Fórmula 3 Inglesa)
7. James Jakes/Inglaterra/Manor Motorsport, a 9.573s (Fórmula 3 Européia)
8. Romain Grosjean/França/ASM F3, a 10.176s (Fórmula 3 Européia)
9. Stephen Jelley/Inglaterra/Raikkonen Robertson Racing, a 10.618s (Fórmula 3 Inglesa)
10. Edoardo Mortara/Itália/Signature Plus, a 11.317s (Fórmula 3 Européia)
O brasileiro Bruno Senna, que deveria participar do G.P. de Macau, ficou de fora após sofrer um acidente na "corrida de classificação" do sábado. Sempre muito atento, o internauta Guilherme manda um vídeo que mostra rapidamente a pancada (ali na marca de 1:07s) e resume as atividades do evento. Só não me peçam para traduzir:
2 comentários:
Fala Gustavão!
Ó só: tirei umas fotinhos da Stock mas não ficaram boas, queria te passar mas não quero pagar mico rs. Ficaram todas azuladas e meio estranhas. Até consegui fazer um vídeo com o meu celular, mas ficou estranho demais, deixa pra lá!!!!
Sobre essa de Macau, só fico me perguntando como o Guilherme achou e vídeo e qual foi o tamanho da bobagem do Farfus, se ele tivesse continuado poderia ter levado o caneco po!!!
Abs
Maurício,
Fica a seu critério enviar ou não as fotos! Vou procurar o vídeo do acidente do Farfus para postar mais tarde!
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Postar um comentário