sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Resumo da sexta-feira

A sexta-feira foi um desses dias recheados de notícias no mundo da velocidade, sem que nenhuma delas tenha chamado atenção especial. Sendo assim, vamos a um rápido resumo dos fatos do dia, começando pela ótimo entrevista que Nelson Piquet concedeu ao jornal A Tribuna. Falando sobre a carreira de seu filho, Nelsinho, o tricampeão não abandonou seu estilo sempre irreverente:

"Se o Nelsinho correr na Renault ao lado do Alonso, precisa sair à frente na primeira classificação. Seria um bom início, que já iria desmoralizar o cara", disse Nelsão. Pelo visto, o tricampeão está acreditando bastante nas capacidades de seu herdeiro: "Nelsinho é extremamente rápido e vai assustar muita gente". Isso ainda não dá para saber. A vaga na Renault em 2008, porém, já parece fadada a ser ocupada pelo Piquet mais novo.

Infelizmente, o mesmo não se pode dizer de Lucas di Grassi, um piloto que anda em baixa nas especulações de fim de temporada. Mesmo após seu vice-campeonato na última temporada na GP2, o brasileiro não vem sendo considerado pela maioria das equipes, e deve terminar como piloto de testes da Renault. Ao site Grande Premio, di Grassi mostrou-se ressentido: "Eu sou o último do barco. Um vai empurrando o outro, que empurra mais um, e daí sobra eu...".

Ao contrário de Lucas di Grassi, Nico Rosberg foi disputado de forma intensa entre Williams e McLaren durante a temporada de boatos da Fórmula 1. Agora, porém, seu destino está definitivamente selado, como garantiu Frank Williams em declaração à revista Sport Auto: "Há um ano, poderíamos até ceder porque estávamos sem dinheiro. Felizmente, não é mais o nosso caso".

Outro que não deve mudar de endereço em 2008 é Takuma Sato. Embora ainda não tenha sido confirmado pela Super Aguri para a próxima temporada, o japonês é considerado nome certo na "equipe-satélite da Honda", como ele próprio confirmou hoje ao site Gpupdate.net: "Tenho várias opções para o ano que vem, mas no momento estou discutindo meu futuro somente com a Super Aguri".

Por fim, vale registrar uma informação bastante interessante: depois da Polônia, a Sérvia se tornou hoje a segunda nação do Leste Europeu a cogitar uma tentativa de sediar a Fórmula 1 em alguns anos. Certo, mesmo, é que o país vai construir um autódromo de última geração, numa localidade ainda não anunciada. O projeto foi confirmado pelo presidente da FIA, Max Mosley, em visita a Belgrado.

Desde já, o G.P. da Sérvia ganha a minha torcida. Nada contra os outros países que também pretendem receber a Fórmula 1. Mas uma corrida na terra de Petkovic só significa uma coisa: largada pela manhã e liberdade para dormir a noite inteira...



Ao mesmo tempo, os bastidores da Fórmula 1 andam agitados. Nesta sexta, continuaram as trocas de farpas entre as equipes, por vários motivos diferentes. Um deles é a polêmica em torno da nova Unidade Central de Eletrônica (ECU, na sigla em inglês), um sistema produzido pela Microsoft, uma das principais parceiras da McLaren.

A relação estreita entre a empresa de Bill Gates e o time prateado não agrada nenhum pouco às outras equipes da Fórmula 1. Dessa vez, foi a hora do chefe da BMW, Mario Theissen, rejeitar a implementação do ECU em reportagem do site F1-live.com. "Temos várias objeções à imposição desse padrão", falou Theissen. A opinião da BMW é semelhante à da Renault, mas contrasta com a da Williams, a única equipe - além da McLaren - a elogiar o sistema até agora.

Em outra frente, o duelo verbal é restrito à Renault e McLaren, no chamado "novo escândalo de espionagem" da Fórmula 1. Num comunicado distribuído à imprensa hoje, os advogados da equipe inglesa lançaram fortes acusações contra o time de Flavio Briatore: "É óbvio que os dados secretos da McLaren foram conhecidos, discutidos e assimilados pelo departamento de engenharia da Renault". Exagero? Provavelmente. Mas o caso ainda deve muito o que falar...

Para terminar, resta mencionar a polêmica lançada hoje pelo chefe da Force India, Collin Kolles, que acusou a Honda de desrespeitar um acordo de todas as equipes. Segundo o dirigente, o time nipônico estaria usando a Super Aguri para não ultrapassar o limite de 30.000 quilômetros anuais para testes. Na última semana, em Barcelona, Luca Filippi, Andreas Zuber e Mike Conway rodaram com o RA 107 da Honda, mas a distância cumprida por eles contou para a Super Aguri.

De fato, trata-se de uma tacada um tanto discutível. Mas dentro do regulamento. Nesse caso, a Honda apenas deu um "jeitinho". Se é certo ou errado, tanto faz. Na Fórmula 1, o importante é que seja permitido.


O inglês Oliver Jarvis confirmou sua excelente fase ao liderar nesta sexta os primeiros treinos da A1 GP no circuito malaio de Sepang, onde a categoria realiza a terceira rodada dupla de sua temporada 2007-08. Uma semana após vencer o tradicional G.P. de Macau da Fórmula 3, Jarvis foi o mais rápido do dia, colocando o time Inglaterra no topo da tabela de tempos.

Quase meio segundo atrás, a Suíça de Neel Jani foi a equipe que mais se aproximou de Jarvis. Na seqüência, completando os cinco primeiros, vieram a França (Löic Duval), a líder do campeonato Nova Zelândia (Jonny Reid) e a surpreendente China (Congfu Cheng). Mais para trás, em décimo, ficou a Holanda (Jeroen Bleekemolen). Ao lado da Nova Zelândia, os holandeses são a aposta do Blog para o fim de semana.

Por sua vez, a equipe brasileira - comandada por Sergio Jimenez - teve um início animador em Sepang. Numa pista onde nunca havia corrido antes, Jimenez conseguiu a sétima colocação, embora tenha sido o piloto que menos voltas completou ao longo da sexta. Agora, o objetivo do time Brasil é melhorar ainda mais no treino classificatório, que acontece na madrugada de sexta para sábado de Brasília.

Enquanto isso, Michael Schumacher já chegou a Florianópolis para a disputa do Desafio das Estrelas do próximo domingo. O evento - organizado por Felipe Massa - vai contar ainda com a presença de nomes como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Tony Kanaan. Nesta sexta, foi realizado o sorteio dos karts e dos mecânicos. Schumacher ficou com o número 23, passando perto do, digamos, "número maldito".

Embora não seja brasileiro, Schumi sabe muito bem o que iria acontecer se ele tirasse o 24...


O vídeo do dia é uma ótima pedida para aqueles que já estão com saudades do ronco dos motores da Fórmula 1. Nas imagens a seguir - capturadas de maneira sensacional por um espectador nas arquibancadas de Barcelona - temos sete minutos de um intenso desfile de carros, filmados de vários pontos do circuito espanhol durante os testes da semana passada. Vale a pena conferir:



Neste sábado, o Blog volta analisando as atividades da A1 GP e do Desafio das Estrelas. Isso sem falar, é claro, nos comentários das principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Nelson Piquet Pai - http://www.inema.com.br/
A1 GP - http://www.a1gp.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

10 comentários:

Anônimo disse...

caramba, é impossivel comentar tudo isso de uma vez!! Vc caprichou dessa vez hein Guga?

Mas lá vão meus pitacos:

- Nelsinho e Alonso: Piquezão fala muito e fala certo. Mas duvido que o Nelsinho ganhe do Alonsito

- di Grassi: Uma pena, merecia MTO mais.

- Rosberg; Devia ter forçado para ir pra McLaren. Deu moooole...

- Sato-San: Ainda vai ficar na SA por mais dez anos!!!!

- Corrida na Sérvia: faz no Everest logo!!

- ECU: equipes, parem de chorar

- McLaren x Renault: McLaren, páre de chorar

- Spyker x Honda: Spyker, pá... porra a Honda tá errada!!!!

- A1 GP: vai dar minha querida New Zealand e Inglaterra

- Desafio: É Rubinho na cabeça. Sacanagem!!!! Eu vou no Massa, quem leu o Mario Bauer hoje sabe que tudo é acertado pra ele ganhar.

Flw

Anônimo disse...

Só pra dizer que não esqueci: MTO MASSA esse vídeo daí!!!

Unknown disse...

Como não vou nenhum pouco com a cara do piquet e do filho dele... vou ficar calado...

A McLaren bem que poderia colocar o "rabinho" entre as pernas e ficar quieta... acho que se continuar assim, vai ficar que nem a Renault nesse ano, falando demais e trabalhando de menos.

E sobre o post do Mario Bauer, to abismado aqui... bem que queria ver o outro lado da história.

Para quem ficou voando, o Mario Bauer, é o escriba do blog grand prix insider, e tá falando umas "verdades" sobre o desafio das estrelas. http://gpinsider.wordpress.com/

Guga, como sempre, mesmo sem nada para ver na tv no fim de semana, tu continua com o blog em alta. Parabéns!

Abs,

Jairo.

Anônimo disse...

Quem tirou o número maldito?

Blog F1 Grand Prix disse...

Celso,

Li em algum lugar que foi o Xandinho Negrão.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

Gustavo,
parece que o Lucas não disse banco e sim barco: "Eu sou o último do barco".
Não muda muita coisa, mas acho que ele tá dando moral pra Mariana Becker...

robalo disse...

Parabéns pelo blog!!!
Nelsinho será um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Alex: Gostei das suas opiniões! E nos palpites da A1 GP, você está indo melhor do que eu!

Jairo: Sobre o Desafio das Estrelas, penso ser uma competição montada essencialmente para a TV. Mas parece que neste ano eles capricharam mais: a sala de imprensa foi colocada num lugar com visão para quase toda a pista e as arquibancadas tiveram sua capacidade aumentada. Vamos ver se melhora...

Robalo: Obrigado pelo elogio! E concordo com você: Nelsinho tem tudo para ser um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

O Piquet está fazendo o papel dele que é valorizar o filho. Mas querer que ele ande na frente do Alonso, aí já me parece uma bravata, como diria o Lula.

Tomara que o Nelsinho não se intimide com a rabugice do espanhol e dê uma de esperto, como era o pai, e aproveite bem a pressão que irá pesar nos ombros do Alonso no início da temporada.

Se o garoto conseguir pontuar nos dois primeiros GPs (mesmo ficando atrás do espanhol), aí sim poderá almejar melhores situações no futuro.

É, Gustavo, você já viu que garanti os dois na Renault, hein... será que me precipitei???

Abraços!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Acho que você não se precipitou não! Pelo visto, vamos ter Nelsinho/Alonso na Renault em 2008 mesmo. Torço pelo brasileiro, mas aposto no espanhol. Para mim, Nelsinho pode até conseguir superar Alonso de vez em quando. O bicampeão, porém, tende a levar vantagem...

Grande abraço!

Gustavo Coelho