A novela "Para onde vai Fernando Alonso?" deve terminar entre hoje e amanhã. Pelo menos, é isso o que garante Flavio Briatore, principal dirigente da equipe que parece ser a mais interessada em contratar o espanhol: a Renault. Em entrevista à agência Ansa, Briatore também deu a entender que Heikki Kovalainen deixa a escuderia francesa em 2008, para ser substituído por Nelsinho Piquet.
"A Renault vai ter, com certeza, pilotos diferentes na próxima temporada. Sobre Alonso, diria que ele tem 60% de possibilidade de acertar com a gente. Penso que tudo deve ser definido nos próximos dias", falou Briatore. Depois que Williams e Toyota fecharam as portas para Alonso, a tendência é mesmo que o bicampeão defina seu futuro mais rapidamente.
Para Alonso, parecem restar poucas opções: Renault e Red Bull, a princípio, são as únicas. Das duas, a equipe francesa tem demonstrado mais disposição em chegar a um acerto, já tendo inclusive mostrado parte do projeto de seu modelo 2008 ao espanhol. Mas nada está definido. Considerando a personalidade imprevisível de Alonso, ainda é possível também que ele apronte alguma bela surpresa.
Um fator que pode atrasar as negociações é a acusação de espionagem que a McLaren lançou contra a Renault. Mesmo que uma punição pareça improvável, Alonso provavelmente vai ser cauteloso enquanto o caso não for resolvido. Na entrevista que concedeu à Ansa, Flavio Briatore tentou defender o seu time: "Quando se tem mais de mil empregados, fica difícil controlar todos".
Falando em espionagem, aliás, vale mencionar as palavras de Adrian Newey, um dos maiores gênios da Fórmula 1 atual. Projetista-chefe da Red Bull, Newey comentou hoje no site oficial da categoria: "Certas coisas sempre existiram na nossa indústria e nunca vão deixar a Fórmula 1. Acredito que qualquer coisa feita através da mente de alguém é jogo limpo, mas se está escrito ou em formato eletrônico, não é".
E Newey sabe do que está falando. O projeto do carro que a Red Bull usou em 2007 era, em alguns pontos, muito semelhante ao da McLaren, antiga equipe do engenheiro inglês. Acusar Newey de plágio, porém, é impossível. Afinal, as idéias eram dele próprio! Bem diferentes são as denúncias contra McLaren e Renault, nos escândalos de espionagem que abalaram a Fórmula 1.
Nesses casos, é muito difícil negar alguma culpa. O problema é decidir o tamanho da punição...
"Vamos entrar para vencer no ano que vem". De quem é essa frase? De algum piloto da favorita Ferrari? Do sempre falastrão Flavio Briatore? De algum otimista de Honda ou Toyota? Nada disso. O autor é Nick Heidfeld (à esquerda), o discreto e eficiente piloto da BMW. Correta ou não, a previsão está anotada. No futuro, veremos se a equipe alemã realmente tinha motivo para estar tão animada...
Enquanto prepara seu modelo 2008, que pode estabelecê-la de vez como um dos times grandes da Fórmula 1, a BMW também experimenta vários candidatos para o cargo de piloto de testes, vago com a saída de Timo Glock. O primeiro confirmado para os ensaios de Jerez, no início de dezembro, é o jovem alemão Christian Vietoris. Seus concorrentes ainda não foram anunciados, mas o alemão Marko Asmer e o holandês Robert Doornbos são os mais cotados.
Na Force India, a disputa é pelos cockpits titulares. Nesta segunda, o austríaco Christian Klien (à direita) garantiu-se como um dos pilotos a serem testados pelo time indiano em Jerez. Além dele, o alemão Ralf Schumacher e o italiano Giancarlo Fisichella também devem andar pela Force India no circuito espanhol.
A batalha por uma das vagas da equipe novata, porém, não se limita aos três. Tirando Klien, Ralf e Fisichella, a lista de candidatos é bastante extensa. Entre os nomes cogitados pela Force India estão o espanhol Roldan Rodríguez, que garante já ter assegurado uma das vagas, o italiano Vitantonio Liuzzi, o alemão Adrian Sutil, o holandês Giedo van der Garde e o francês Franck Montagny.
Segundo a Force India, o anúncio dos novos pilotos vai ser feito no início do dezembro. Com tanta gente beliscando uma vaga, fica difícil de acreditar.
Alguns dias depois de Kimi Raikkonen ter sua vida pessoal estremecida pela suposta amante Valentina Gioia, agora é a vez de Lewis Hamilton estampar as manchetes das revistas de fofoca da Europa. Nesta segunda, a modelo Cemre Mirel (à esquerda) deu uma bombástica entrevista ao site do The Sun, revelando até os momentos íntimos que teve com o inglês.
"Ele é ótimo, sabe? De um a dez, daria onze", disse Mirel. Hamilton, pelo visto, não leva jeito só para carros de corrida. Mesmo assim, o piloto da McLaren não tem nada a comemorar com a revelação de boa parte de sua intimidade. Ron Dennis, certamente, não está nem um pouco satisfeito com a conduta de seu pupilo.
Desde que a Fórmula 1 entrou de férias, a imagem de Hamilton (à direita) tem sofrido um pequeno desgaste. Se não bastasse a presença nas revistas de fofoca, o inglês ainda perdeu ponto com uma parte do público por causa do fracassado recurso da McLaren, que tentou virar a mesa em favor de seu piloto.
Por fim, Hamilton também mudou-se da Inglaterra para a Suíça, deixando insatisfeitos uma parcela dos torcedores de sua terra natal. Após ter perdido de forma traumática o título da temporada 2007, o melhor que o inglês poderia fazer era evitar o assédio da imprensa. Ao invés disso, Hamilton só tem aparecido nos jornais pelos motivos errados.
Se o campeonato de 2008 começar mal para o piloto da McLaren, as críticas vão ser bastante ferozes.
Eu já havia feito minha escolha para o "vídeo do dia", mas mudei após receber uma mensagem de um dos meus colaboradores mais presentes, o internauta Guilherme. Como sempre, ele manda uma dica imperdível: dessa vez, as imagens mostram uma sensacional briga entre James Thomspon, Nicola Larini e Tiago Monteiro, na segunda bateria da rodada de Macau do Mundial de Turismo, realizada no último domingo. Vale a pena conferir:
Ao amigo Guilherme, o meu muito obrigado!
Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, iniciando a lista dos Dez Melhores Pilotos do Ano Fora da Fórmula 1. Enfim, vamos nos focar em outras figuras que foram destaque na temporada que vai terminando. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Cemre Mirel - http://www.thesun.co.uk
Demais - http://www.motorsport.com/
5 comentários:
Alonsito continua em dúvida coitado!!!! Eu já tinha assinado com a Renault a muito tempo, apesar dessas suspeita de espionagem. Duvido que dê em alguma coisa!!!!
Como diriam os comentaristas da Nascar para essa namorada do Hamilton: UAAAAAL!!
Eu trocava facinho o título pela essa daí (risos).
Eu trocava facinho o título pela essa daí (risos). [2]
E como eu já disse, nunca uma vaga numa equipe ruim foi taum disputada
Agora eu estou entendendo o pq daquele "Rapper Hamilton" na transmissão do GP Brasil pela Globo...com a vida que ele está levando...
Impressionante o vídeo! Pilotagem no limite do limite. Raciocínio imediato: Podiam colocar a Stock num circuito de rua.
Com a disputa pela vaga na Force India o Liuzzi não vai poder correr o Desafio das Estrelas. Parece que vai ser no dia em que ele fará o molde do banco do carro.
Abraço!
Valentina Gioia e Cemre Mirel: duas gatas !!!!!!!!!!
Postar um comentário