quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Confirmado: equipe Prodrive não disputa temporada 2008 da Fórmula 1

Agora é oficial: a Prodrive - equipe escolhida pela Federação Internacional de Automobilismo para integrar a Fórmula 1 a partir de 2008 - desistiu mesmo de estrear na categoria já no ano que vem. Quem jogou a toalha foi o principal dirigente do time inglês, David Richards, em entrevista à revista Auto Motor und Sport. Pelo visto, porém, os planos da Prodrive foram apenas adiados, e não abandonados.

"Não existe a menor possibilidade de nós participarmos do campeonato da Fórmula 1 em 2008, mas nosso objetivo continua sendo entrar na Fórmula 1", disse Richards. Para quem não lembra, a Prodrive desejava comprar um chassis da McLaren para competir na próxima temporada, mas foi impedida por dois motivos: a oposição das chamadas "equipes independentes" e a proibição imposta pelo Pacto da Concórdia.

Parece confuso, mas não é difícil de explicar: quando primeiramente traçou seus planos, a Prodrive imaginava que o regulamento poderia ser "adaptado" para permitir a compra e venda de carros entre as equipes. O problema é que as "equipes independentes" - lideradas pela Williams - barraram o projeto da equipe estreante. E, sem um "plano B", a Prodrive foi obrigada a desistir da temporada 2007.

Os percanços enfrentados pelo time de David Richards são mais uma furada da FIA, que promoveu um vestibular para escolher a "12ª equipe da Fórmula 1" em meados do ano passado. Mais de vinte organizações se candidataram, incluindo escuderias tradicionais das categorias de base. Apesar disso, a entidade optou pela Prodrive, cuja história era limitada ao Mundial de Rally. Como se vê, a FIA, mais uma vez, errou feio...

A Inglaterra perdeu a oportunidade de contar com mais uma equipe na Fórmula 1, mas pode ganhar uma nova sede para o seu Grande Prêmio em alguns anos. Segundo o chefão da Formula One Management, Bernie Ecclestone, as conversas entre a FOM e a cidade de Londres estão indo muito bem. Ao que tudo indica, existe, sim, a possibilidade de uma prova nas ruas da capital inglesa num futuro próximo.

"As negociações para o G.P. de Londres estão evoluindo. O prefeito Ken Livingstone está entusiasmado, e nós já traçamos alguns projetos para a realização da prova", falou Ecclestone à rede BBC. Se realmente vier a acontecer, a corrida na capital inglesa seria espetacular. Não só pelo cenário magnífico, mas também pela enorme publicidade que a Fórmula 1 receberia.

Para chamar mais atenção do que isso, só com um G.P. no meio de Nova York...


Nico Rosberg encerrou de vez os boatos de que poderia se transferir para a McLaren em 2008 com uma declaração contundente ao jornal Daily Telegraph: "Vou permanecer na Williams. Tenho apenas 22 anos, e nenhum pressa", disse o alemão. Apesar de já ter sido confirmado ao lado do japonês Kazuki Nakajima como titular do time de Frank Williams, Rosberg continuava a ser envolvido numa série de boatos sem muito sentido.

Aliás, a mais nova das especulações sem o menor fundamento é, na verdade, uma velha história: a possibilidade de Fernando Alonso assinar contrato com a Toyota. Dessa vez, quem levanta a bola é o diário Marca, em sua edição desta quinta. Pelo visto, apenas mais uma bobagem. Afinal, a Toyota já anunciou o italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock para 2008. E Alonso não parece ter o menor interesse em escolher a equipe japonesa...

Enquanto isso, a Ferrari revelou que o seu modelo 2008 já vai estrear no dia 14 de janeiro, durante uma sessão de testes em Jerez de la Frontera. Além disso, o diretor técnico da equipe vermelha, Luca Baldisseri, fez questão de ressaltar que o time vai continuar sem privilégios na próxima temporada: "Os dois pilotos vão iniciar do zero em 2008. Nossa hierarquia só deve ser decidida ao longo do ano, como vem sendo feito".

Por fim, vale registrar uma matéria do Gazzeta dello Sport, que complica ainda mais a situação do ex-mecânico chefe da Ferrari, Nigel Stepney. Segundo a reportagem, o famoso "pó branco" achado nos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen, durante o G.P. de Mônaco, bateu com os resíduos encontrados nas calças do inglês, após estudos conduzidos pela Universidade de Modena. Sabotagem comprovada?

Ainda não dá para saber, mas Stepney - um dos personagens centrais do primeiro escândalo de espionagem da Fórmula 1 - está muito, muito enrolado...


Oitavo colocado em seu ano de estréia na GP2, Bruno Senna admitiu hoje estar conversando com dois dos principais times da categoria, já visando um acordo para a próxima temporada. Em entrevista ao site Crash.net, o sobrinho de Ayrton citou iSport e Campos Racing como suas melhores opções. A definição, ao que parece, deve vir em cerca de três semanas.

"Meus resultados em 2007 fizeram com que as outras equipes percebessem meu potencial. Estou negociando com iSport e Campos mas, por enquanto, ainda não decidi qual é a minha escolha", disse Bruno. Mesmo assim, já dá para afimar que qualquer uma dessas duas equipes já representaria uma bela evolução em relação à Arden, time pelo qual Bruno correu neste ano.

Pelo visto, o trunfo da Campos é a sua nacionalidade espanhola, a mesma do principal patrocinador de Bruno, o Banco Santander. Por outro lado, a iSport foi a grande dominadora da temporada 2007, e certamente vai manter a boa forma no ano que vem. Se quiser ter uma melhor chance de disputar o título, Bruno deveria assinar com o time que salvou a carreira de Timo Glock, campeão da GP2 neste ano.

Também nesta quinta, os organizadores da Corrida dos Campeões anunciaram que Ford e Aston Martin serão as fornecedoras dos carros da competição deste ano. A marca americana vai ceder o Focus WRC - mesmo modelo utilizado no Mundial de Rally - enquanto os ingleses da Aston vão colocar à disposição o Vantage N24 para o evento do dia 16 de dezembro, no estádio de Wembley.

Até agora, estão confirmados pilotos do calibre de Jenson Button, Sebastian Vettel, Marcus Grönholm, Jimmie Johnson e até Michael Schumacher.



O vídeo do dia retrata uma das disputas mais polêmicas e emocionantes da história da Fórmula 1. As imagens são do Grande Prêmio de San Marino de 1982, em Imola, cenário da épica batalha pela vitória entre os dois pilotos da Ferrari: o francês Didier Pironi e o canadense Gilles Villeneuve. Vale a pena separar dez minutos do seu tempo para dar uma conferida. A narração é de Galvão Bueno, com comentários de Reginaldo Leme:


Confesso que nunca havia visto o duelo inteiro. De fato, Villeneuve teve motivos para se irritar com Pironi, seu suposto "escudeiro" na Ferrari. Pena que a relação dos dois tenha terminado dessa maneira tão trágica, já que o acidente fatal de Villeneuve - ocorrido apenas algumas semanas depois - impediu qualquer tipo de reconciliação...

Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando os principais destaques do automobilismo pelos próximos três dias. E, mais tarde, comentários sobre as notícias mais recentes do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Londres - http://www.europe-cities.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

5 comentários:

Anônimo disse...

interessante a parte sobre o Bruno Senna, essa Isport é boa mesmo para ele?

Blog F1 Grand Prix disse...

Rafael,

De todas, parece ser a melhor sim. Em 2007, a iSport conquistou o título entre as equipes e venceu com Timo Glock na disputa dos pilotos. O alemão teve seus méritos, mas também cometeu alguns erros durante a temporada. Se a equipe não fosse tão boa, talvez Glock não tivesse tido capacidade de levar o troféu...

Obrigado pela mensagem!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Speeder76 disse...

Que o Senna Jr. quer mostrar que é bom piloto, isso já se vê. Só espero que tenha sorte na equipa que escolher, pois se não conseguir ganhar o campeonato em 2008, bem pode dizer adeus à Formula 1, com ou sem padrinhos!

P.S: O duelo Villeneuve/Pironi foi em 1982.

Speeder76 disse...

Mais uma coisa: Bernie Ecclestone quis um GP em Nova Iorque em 1982, e houve planos para isso (chegou a estar no calendário de 1983), mas acabou por ser cancelado. Foi assim que surgiu o GP da Europa...

Felipe Maciel disse...

A Prodrive é uma derrota, mas a culpa é mesmo da FIA, não tem como negar.