quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Alonso volta a esnobar "ultimato" da Renault

A Renault bem que vem tentando, mas Fernando Alonso parece não dar bola à pressão da equipe francesa. Nesta quarta, o bicampeão recebeu outro "ultimado" do chefe da Renault, Flavio Briatore, que teria imposto a manhã de hoje como prazo final para um acerto entre as duas partes. Pelo visto, a tentativa do dirigente italiano - divulgada pelo jornal As - não surtiu nenhum efeito. Mais uma vez.

"Alonso vai tomar uma decisão sobre o seu futuro na hora que quiser", foram as palavras de Luiz Garcia Abad, empresário do espanhol. Em entrevista à rede BBC Sport, o manager disse ainda que, por estar de férias, Alonso (à esquerda) não tem nada a declarar por enquanto. Mas, ao que tudo indica, a "enrolada" do bicampeão tem várias outras intenções.

Para começar, Alonso ainda não terminou de estudar suas outras opções, que poderiam incluir a Red Bull e - segundo um boato bastante recente e mirabolante - a Honda de Ross Brawn. Além disso, o bicampeão continua insatisfeito com a exigência principal da Renault: um acordo de três temporadas. Na cabeça de Alonso, qualquer compromisso maior do que um ano já atrapalharia seus planos.

De acordo com a teoria mais aceita, o espanhol deseja uma transferência para BMW ou Ferrari no médio prazo, e um contrato mais longo com a Renault impediria essa mudança. Infelizmente para Alonso, suas opções parecem ser cada vez mais limitadas. Embora continue tentando fazer jogo duro com a Renault, o mais provável é que Alonso acabe cedendo no final. A não ser que ele apronte uma baita surpresa.

Em relação à novela sobre o futuro de Alonso, vale registrar também uma informação divulgada hoje pelo diário El Pais. Segundo a reportagem, a Telefonica - uma das mais importantes articuladoras da negociação entre Alonso e a Renault - teria desistido de fornecer um suporte financeiro para o bicampeão, fundamental para o sucesso das conversas.

Mais um motivo, portanto, para acreditar que a definição do futuro de Alonso ainda pode demorar um tempo...



Nico Rosberg (à esquerda) já foi anunciado como titular da Williams para 2008, mas seu nome continua envolvido em várias especulações. Nesta terça, uma reportagem do diário Bild garante que a equipe inglesa libera o piloto alemão caso a McLaren esteja disposta a pagar US$ 22 mi por Rosberg. A possibilidade, porém, é mais do que improvável. Até porque a McLaren tem uma série de outras opções também muito boas. E bem mais baratas.

Enquanto isso, a Force India confirmou que vai mesmo revelar sua dupla de pilotos para a próxima temporada no dia 5 de dezembro, véspera da "noite de gala" promovida pela FIA. Anote aí a lista de candidatos: Adrian Sutil, Roldan Rodríguez (os dois favoritos), Christian Klien, Vitantonio Liuzzi, Ralf Schumacher, Giancarlo Fisichella, Franck Montagny e Giedo van der Garde. Esqueci alguém? Provavelmente...

Ao mesmo tempo, Bernie Ecclestone voltou a criticar severamente o circuito de Silverstone (à direita), sede fixa do Grande Prêmio da Inglaterra desde 1987. Para o chefão da FOM, a pista é a "pior de todo o calendário da Fórmula 1". Exagero? Talvez. Mas, em tempos de proliferação de autódromos super-modernos pelos mais diversos paraísos financeiros do mundo, é bom os organizadores do G.P. inglês abrirem o olho. Tradição não conta mais na hora de convencer Ecclestone...

Por fim, um esclarecimento: num dos posts de ontem, o Blog errou (de novo) ao informar a data de lançamento dos novos carros de BMW e Toyota. De uma vez por todas, aí vão os dias já anunciados: a equipe alemã mostra seu modelo 2008 em 15 de janeiro, enquanto o time nipônico faz o mesmo no dia 10 do mesmo mês. Vale lembrar que McLaren e Williams já escolheram a segunda semana de janeiro para a apresentação de seus bólidos, embora ainda não tenham definidido o dia exatamente.

Pronto, prometo que não errei dessa vez.


A informação é do Continental Circus: principal competição off road do mundo, o Rally Dacar já tem rotas e participantes definidos para a edição 2008, que acontece em janeiro do próximo ano. Assim como nas edições mais recentes, a saída vai acontecer de Lisboa. Depois de Portugal, carros, motos e caminhões ainda passam por Espanha, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia e Senegal.

No total, a rota (à esquerda) inclui mais de 9.000 quilômetros a serem percorridos, sendo quase 6.000 de especial. Até agora, estão inscritos 590 carros ou quadricíclos, 250 motos e 100 caminhões. A largada do Dacar 2008 - trigésima edição do Rally - está marcada para 5 de janeiro, terminando 15 dias depois. Desde já, pilotos e equipes já começam a se preparar para o desafio...

Outra notícia importante é a divulgação do calendário 2008 da Superliga, a mais nova categoria do automobilismo mundial. Para quem não sabe, a idéia dos organizadores é "juntar duas paixões numa mesma competição". Ou seja: pintar cada um dos carros com as cores e o emblema de vários times de futebol do mundo. A equipe brasileira - já escolhida - vai ser o Flamengo.

Embora eu seja torcedor fanático do Fluminense, vou (tentar) permanecer imparcial. Uma parte dos adversários do time rubro-negro já foram escolhidos: Anderlecht, Basel, Galatassaray, Milan, Porto, PSV, Olympicados e Borussia Dortmund (à direita), cuja pintura amarela ficou belíssima. Dos pilotos cotados para correrem pelo Flamengo, os mais conhecidos, por enquanto, são Popó Bueno e Gualter Salles.

A seguir, o calendário provisório da temporada 2008 da Superliga:

30 e 31 de agosto - Etapa da Inglaterra, em Donington Park
20 e 21 de setembro - Etapa da Alemanha, em Nürburgring
04 e 05 de outubro - Etapa da Bélgica, Zolder
18 e 19 de outubro - Etapa da Itália, num circuito ainda não definido
01 e 02 de novembro - Etapa de Portugal, no Estoril
22 e 23 de novembro - Etapa da Espanha, em Jerez de la Frontera
* = nos sábados, treino classificatório para a primeira bateria do fim de semana. No domingo, duas corridas, com a segunda tendo o grid invertido

Como se vê, todas as corridas vão ser na Europa. Se a categoria fizer sucesso, porém, é muito difícil que ela fique longe do Brasil. Aí viria a pergunta: aonde seria a etapa brasileira? Jacarepaguá, o único autódromo do Rio de Janeiro - a cidade que é a casa do Flamengo - não tem condições de uso. Será que vai uma reforma aí?

Pensando bem, até que a presença dos urubus nessa Superliga não é tão ruim assim...


O vídeo do dia é uma pequena homenagem ao alemão Stefan Bellof, que teria completado ontem 50 anos de idade caso ainda estivesse vivo. Considerado um "campeão mundial em potencial", Bellof faleceu tragicamente em 1985, após um acidente numa corrida de carros esporte no circuito de Spa-Francorshamps. As imagens abaixo mostram cenas dessa prova e diversos momentos da curta mas brilhante carreira de Bellof:


Antes que eu me esqueça: a dica é do amigo Speeder, que escreve o excelente Continental Circus

Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando os números 3, 2 e 1 da lista dos Dez Melhores Pilotos do Ano Fora da Fórmula 1. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fernando Alonso, Nico Rosberg e Silverstone - http://www.f1-live.com/
Carro do Borussia Dortmund - http://superleagueformula.com/

6 comentários:

Anônimo disse...

Já até imagino Jacarepaguá inteiro gritando "Tu és... TIME DE RAÇA E PAIXÃÃÃÃÃO!!!!! Fala ae Gustavo, tu ainda vai virar rubro negro, meu amigo!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Maurício, Maurício, logo você, que freqüenta o Blog desde o início? Por pouco, muito pouco, não resisti à tentação de dar um imperdoável "delete" nesse seu comentário hahaha!

Brincadeira, é claro. Fico triste porque o meu Fluzão dificilmente terá oportunidade de competir num evento desse. A não ser que a Unimed resolve abrir os cofres de uma vez por todas. Piloto a gente já tem: é Cacá Bueno na cabeça!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Fala Gustavo, beleza? Desse jeito Fernandito ficará sem banquinho, ou melhor, sem carrinho em 2008, hehehehe... Fica nessa de ficar fazendo doce, aí já viu né...

Brincadeiras a parte, acho que Alonso deve ir pra Renault mesmo. Se bem que, se pudesse escolher, seria legal vê-lo na Red Bull.

Se quiser, dá uma passada lá no Motor Haus, tem posts novos e vou atualizá-lo ainda hoje, pela manhã!

Ah, e valeu pelos elogios! Nem é preciso dizer que o F1 Grand Prix é referência no assunto também! E olha que não falo isso só pra retribuir suas palavras, hein?

Abraço!!

Anônimo disse...

Eu estou achando que o Alonso vai aprontar uma e ir para a BMW, não tenho fundamento algum, é só achismo mesmo, mas a equipe está muito quieta, e bombas como essa poderia explodir, ainda mais com a desistencia da Telefonica de levar o bicampeão pra Renault (se bem que tem a Telmex exigindo o Piquet)...

Quanto a Superliga, sinceramente espero que vingue, seria muito bom ver carros com as cores dos times, só espero que isso não leve aos autodromos a cambada de marginais que se dizem torcedores. Quanto aos pilotos brasileiros, bem fraquinhos né? O Cacá é bom em turismo, não me lembro dele em monopostos e o Gualter, para mim, já passou a vez...seria interessante colocarem a Bia Figueiredo e um piloto com mais experiência em monopostos, por exemplo o Zonta, que foi piloto de testes da F1 por muito tempo...

Net Esportes disse...

xiiii o Alonso ta esnobando assim é ??? !!!!!!! mesmo que q Renault não seja a melhor opção eu acho que le ta sem opção nenhuma.... se ele não for pra Renault vai se dar mal.

Felipe Maciel disse...

Legal foi ver alguém do time do Flamengo dizer que o Rubinho não podia piotar para a equipe porque ele era Vasco

hahahahahahahahahahahahahaah

Sacanagem essa, que maldade...