sábado, 9 de fevereiro de 2008

Rússia próxima de receber Fórmula 1 a partir de 2010

Depois de China, Índia, Cingapura e companhia, a Rússia é a bola da vez na Fórmula 1. Neste sábado, o jornal The Mirror revelou que o homem-forte da categoria, Bernie Ecclestone, tem um encontro marcado com autoridades locais no próximo fim de semana, já visando o fechamento de um acordo que colocaria a Rússia no calendário da Fórmula 1 a partir de 2010.

"Ainda não definimos nada, mas a Rússia pode representar um novo e interessante desenvolvimento para o esporte. Nós queremos um acerto, mas isso depende deles", disse Ecclestone. Pelo que já foi revelado, o G.P. da Rússia seria na cidade de San Petersburgo (à esquerda), que construiria um novo autódromo para o evento. A princípio, a Rússia substituiria a Austrália, cujo contrato com a Fórmula 1 encerra-se no mesmo ano de 2010.

Caso seja realizada, a corrida não precisaria obedecer às leis anti-tabagistas vigentes na maior parte dos países que recebem a Fórmula 1, o que representa um grande atrativo para a candidatura russa. As equipes da categoria, embora tenham limitado bastante os patrocínos de cigarro nos últimos anos, ainda dependem substancialmente das empresas de tabaco.

Pode ser ainda cedo para afirmar, mas a Rússia parece mesmo perto de se tornar a mais nova sede da Fórmula 1. Segundo o The Mirror, até o presidente Vladimir Putin teria se animado com o projeto, a ponto de querer estar presente no encontro deste fim de semana com o manda-chuva Bernie Ecclestone (à direita). Agora, resta esperar pelo resultado das negociações.

Mas as equipes da Fórmula 1 já podem ir preparando aqueles típicos chapéus russos para as fotos publicitárias...



Kimi Raikkonen voltou a marcar o melhor tempo em mais um dia de testes no Bahrein, onde Ferrari e Toyota vêm treinando desde a semana passada. Dessa vez, o finlandês cravou 1:30.914s, ficando a meio segundo da sua volta da última quarta. Felipe Massa, que parou com problemas hidráulicos no fim do dia, Jarno Trulli e Timo Glock vieram na seqüência. A seguir, os tempos de hoje:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:30.914s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:31.174s
3. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:32.382s
4. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:32.762s

Ainda falta um mês e meio para o G.P. da Austrália, mas a Ferrari já se destaca como a equipe a ser batida neste ano. "Até agora, estamos conseguindo bons tempos porque o novo carro tem mostrado muita tração. Aliás, até mais do que esperávamos", falou hoje o diretor Luca Baldisseri. Por sua vez, o campeão Kimi Raikkonen resumiu o sentimento geral numa frase bem curta: "O F-2008 é fantástico". Pelo visto, alguém vai precisar segurar o finlandês...

Ao mesmo tempo, a Super Aguri vive uma realidade bastante diferente. Neste sábado, o dono da equipe, Aguri Suzuki, admitiu pela primeira vez a possibilidade de vender o time, atolado em problemas financeiros. "Estamos conversando com vários interessados, embora não sejam os que apareceram na imprensa", disse ele à Auto Bild. Apesar disso, Suzuki praticamente confirmou Anthony Davidson e Takuma Sato como os pilotos da Super Aguri em 2008, descartando qualquer hipótese de desistir do campeonato.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma entrevista concedida pelo italiano Giancarlo Fisichella ao site F1-live. "Muita gente disse que eu deveria ter me aposentado, mas gosto de desafios e amo este esporte. Cheguei a receber ofertas de Renault e BMW para ser piloto de testes, só que nem pensei em aceitá-las. Eu quero correr", falou Fisico.

Tudo bem. Mas vamos ver quanto tempo dura a motivação de Fisichella na Force India. Lutar para fugir do final do pelotão é muito mais desgastente do que servir de segundo piloto na Renault...



Jari-Matti Latvala (à esquerda) segue firme rumo ao primeiro triunfo de sua carreira no Mundial de Rally. Neste sábado, o finlandês não venceu nenhum estágio do Rally da Suécia, mas manteve em confortáveis 49 segundos sua vantagem para o vice-líder da competição, seu compatriotra e companheiro na Ford, Mikko Hirvonen. A montadora americana, aliás, ocupa as três primeiras posições da etapa sueca, com Gigi Galli aparecendo em terceiro.

Mais atrás, Daniel Sordo foi o principal destaque do dia. Após enfrentar problemas mecânicos, o espanhol pulou de 18º para sétimo somente com os estágios deste sábado. O desempenho de Sordo serviu como um pequeno consolo para a Citröen, que viu seu mais importante piloto - o tetracampeão Sebastien Loeb - desistir de vez da competição hoje, em decorrência de uma capotagem sofrida na sexta. A seguir, a classificação parcial do Rally da Suécia:

1. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, 2h03:53.7s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 49.8s
3. Gigi Galli/Itália/Ford, a 1:35.9s
4. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 2:40.9s
5. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 4:37.6s
6. Andreas Mikkelsen/Noruega/Ford, a 4:48.1s
7. Daniel Sordo/Espanha/Citroen, a 6:51.9s
8. Toni Gardemeister/Finlândia/Suzuki, a 8:49.3s
9. Juho Hanninen/Finlândia/Mitsubishi, a 8:52.7s
10. Jari Ketomaa/Finlândia/Subaru, a 10:00.8s

Enquanto isso, continua repercutindo a possibilidade de unificação entre a ChampCar e a IRL. Dessa vez, quem veio a público falar sobre os rumores foi Kevin Kalkhoven, um dos detentores dos direitos federativos da ChampCar. "Estou transtornado com os boatos que vêm saindo na imprensa. De repente, todos começaram a dar palpites. Se querem a fusão, então é melhor ficarem calados", disse Kalkhoven. Pois bem: antes da notícia que explodiu ontem no site do Speed Channel, há muito não se falava sobre o assunto. Isso é um bom sinal. Não é?

Por fim, vale mencionar que a Nascar divulgou hoje o resultado do sorteio que definiu o grid de largada para o Budweiser Shootout, marcado para amanhã. Dessa vez, quem deu sorte nas bolinhas foi o campeão de 2004, Kurt Busch, que vai largar da pole. Na seqüência, Mark Martin e Michael Waltrip completam os três primeiros. Os favoritos aparecem mais atrás: Dale Earnhardt Jr. é sétimo, Jimmie Johnson aparece em 17º e Jeff Gordon não passa de 22º dos 23 pilotos. Por sua vez, Juan Pablo Montoya não participa da prova.

Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades do Mundial de Rally e da Nascar. Até amanhã!

Crédito das fotos:
San Petersburgo - http://www.wikipedia.com/
Bernie Ecclestone - http://www.elpais.com/

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Episódio de racismo contra Hamilton teria sido apenas "brincadeira de carnaval"

Quase uma semana após a explosão da polêmica de racismo contra Lewis Hamilton, os torcedores envolvidos no episódio finalmente vieram a público para se defender. Nesta sexta, um dos espectadores fotogrados pelo inglês The Sun vestido de preto e usando uma camisa com os dizeres "Família Hamilton" deu a sua versão dos acontecimentos ao jornal Publico:

"Foi apenas uma brincadeira de carnaval. Nós queríamos dar um toque de humor, imitando o pai de Hamilton, que sempre vai às corridas. Não tivemos intenção de ofender Lewis por conta da cor de pele dele", disse Toni Calderon, que aparece no centro da foto que o The Sun publicou no último domingo. Além disso, o torcedor também garantiu estar "extremamente envergonhado" com a repercussão do caso.

De propósito ou não, o fato é que a "brincadeira" realmente pareceu uma grande ofensa a Hamilton. Os torcedores podem até ter feito sem querer, mas não deveriam sair do episódio totalmente impunes. A manifestação insensata e inconveniente dá margem para que episódios semelhantes se repitam, o que seria um novo e gravíssimo problema para a Fórmula 1.

Ainda tentando abafar a péssima repercussão do caso, a direção do autódromo de Barcelona anunciou hoje uma série de mudanças para evitar ofensas a Lewis Hamilton. Falando à rede BBC, o administrador do circuito, Ramón Pradera, assegurou que a segurança está sendo incrementada, e que os boxes da McLaren vão passar a receber proteção especial. "Deixei claro à FIA que vamos eliminar os problemas", garantiu Pradera.

Agora, é esperar para ver se as medidas surtirão efeito, acabando com qualquer possibilidade de cancelamento dos G.Ps. da Espanha e da Europa. É o que todos nós desejamos...


Não é segredo para mais ninguém que a Super Aguri passa, sim, por uma grave crise financeira. Depois do empresário espanhol Alejandro Agag, do ex-piloto Adrian Campos e do consórcio indiano Spice Group, um conjunto de investidores russos deseja comprar a equipe japonesa, segundo divulgou hoje o SpeedTV. Seria chato perder o carisma da Aguri, mas o ciclo da Fórmula 1, infelizmente, é assim mesmo. Não demora muito, aliás, e a venda do simpático time pode se tornar um leilão...

Enquanto isso, os organizadores do G.P. da Malásia reafirmaram hoje a intenção de realizar a corrida de forma noturna, a partir de 2009. "Queremos que a prova seja num horário mais viável para o público europeu. Bernie Ecclestone não está nos obrigando a fazer essa mudança, mas vale a pena: o custo de colocação dos refletores não seria tão alto assim", disse Dato Mokhzani Mahathir, presidente do circuito de Sepang. Desde já, os fãs brasileiros já estão torcendo pela prova noturna. Algumas horinhas a mais de sono não fazem mal a ninguém...

Ao mesmo tempo, a Red Bull confirmou hoje que os planos de revitalização do autódromo de A1-Ring estão sendo oficialmente abandonados. O projeto - considerado "inviável" pelas autoridades locais - era a última esperança do histórico circuito austríaco, que agora corre sério risco de ser demolido. Sede da Fórmula 1 entre 1970 e 1987 (na sua antiga configuração, o Österreichring) e entre 1997 e 2003, o A1-Ring certamante não merecia um fim tão melancólico assim...

Por fim, vale registrar que morreu na última quarta o derradeiro remanescente da prova inaugural da história da Fórmula 1: o inglês Tony Rolt. O ex-piloto abandonou já na terceira volta daquele G.P. da Inglaterra de 1950, e participou de apenas outras três corridas da Fórmula 1. Apesar disso, Rolt encerrou a carreira com uma tremendo feito: a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1953.

Ele tinha 89 anos, e faleceu de causas naturais.


Jari-Matti Latval foi o grande dominador do primeiro dia do Rally da Suécia, segunda etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally. Contando com o abandono do tetracampeão Sebastien Loeb, que foi obrigado a se retirar após uma capotagem, Latvala abriu quase cinqüenta segundos de vantagem para o vice-líder, seu parceiro na Ford e palpite do Blog, Mikko Hirvonen. O dia foi péssimo para a Citröen, que também viu Daniel Sordo - o parceiro de Loeb - atrasar-se com problemas mecânicos. A seguir, a classificação provisória do Rally da Suécia:

1. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, 1h03:33.3s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 48.0s
3. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 56.5s
4. Gigi Galli/Itália/Ford, a 1:03.4s
5. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 1:45.6s
6. Mads Ostberg/Noruega/Subaru, a 2:12.1s
7. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 2:54.5s
8. Toni Gardemeister/Finlândia/Suzuki, a 3:15.5s
9. Andreas Mikkelsen/Noruega/Ford, a 4:00.0s
10. Patrik Sandell/Suécia/Peugeot, a 5:04.8s

Dos Estados Unidos, vem a notícia mais animadora do dia*: meio que de repente, as conversas entre ChampCar e IRL avançaram bastante, e as duas podem se fundir já neste ano. A fusão seria excelente para o esporte a motor, que ganharia uma categoria bem mais competitiva e organizada. De acordo com o site do Speed Channel, porém, ainda há alguns detalhes a serem resolvidos. As corridas de Motegi (IRL) e Long Beach (ChampCar), por exemplo, estão marcadas para o mesmo fim de semana.

Além disso, ainda não se sabe o que aconteceria com as categorias de base, a Infinity Pro Series (sub-divisão da IRL) e a Fórmula Atlantic (preliminar da ChampCar). Mesmo assim, as notícias são otimistas: há cerca de cinqüenta chassis Dallara disponíveis para as equipes da ChampCar, que seriam distribuídos junto com motores Honda. Assim, os times estariam aptos a integrar a IRL. O sentimento geral pode ser resumido pela frase de Paul Newman, dono da tradicional equipe Newman-Haas-Lanigan: "Parece que eu morri e fui para o céu...".

Por fim, vale mencionar que a Mil Milhas Brasil - a prova automobilística mais tradicional do país - não vai integrar o calendário da Le Mans Series neste ano, como foi feito em 2007. De acordo com o principal organizador da Mil Milhas, Antônio Hermann, a corrida perdeu a concorrência para os 1.000 KM de Xangai. "Agora, estamos estudando um novo formato. Algumas negociações já estão em curso", afirmou Hermann. Uma pena, mas a notícia, convenhamos, já era esperada...

Neste sábado, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

* - agradecimento especial ao internauta Nelson, que ajudou bastante na apuração desta notícia.

Crédito das fotos:
Lewis Hamilton e Super Aguri - http://www.gpupdate.net/
Jari-Matti Latvala - http://www.motorsport.com/
ChampCar e IRL - Montagem do site Grande Prêmio (http://www.grandepremio.com.br/)

Agenda do fim de semana (08 a 10 de fevereiro)

Ainda não é dessa vez que o ano da velocidade "pega no tranco". Mesmo assim, já temos duas atrações bastante interessantes neste próximo fim de semana, que devem ser boas distrações para os fãs do esporte a motor. Hora de conferir a sempre útil agendinha:

Sexta, 08 de fevereiro de 2008

Mundial de Rally: Primeiro dia do Rally da Suécia

Sábado, 09 de fevereiro de 2008

Mundial de Rally: Segundo dia do Rally da Suécia
Nascar: Budweiser Shootout

Domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mundial de Rally: Terceiro dia do Rally da Suécia

A segunda etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally acontece no gelo da Suécia, em condições que costumam favorecer bastante os pilotos escandinavos. Líder do campeonato e amplo favorito ao título, Sebastien Loeb não é o palpite mais indicado dessa vez. Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala - companheiros de equipe na Ford - têm uma oportunidade excelente para encostar no francês no campeonato. Precisando escolher um dos dois, o Blog aposta em Hirvonen, o mais experiente da dupla.
Palpite do Blog para a vitória*: Mikko Hirvonen

Enquanto isso, a Nascar abre sua maratona de provas com um evento que não conta pontos para o campeonato: o Budweiser Shootout. Espécie de aquecimento para as 500 milhas de Daytona - marcadas para semana que vem - a corrida reúne todos os pilotos que fizeram poles na última temporada, ou que já tenham vencido alguma vez o Shootout. Escolher um palpite para a Nascar é sempre difícil, mas o Blog joga suas fichas numa aposta "segura": o bicampeão Jimmie Johnson, que deseja iniciar o ano "marcando seu território".
Palpite do Blog para a vitória: Jimmie Johnson

Até o fim desta sexta, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

* - A aposta foi feita após o primeiro dia de competições. Nessa altura, Loeb já está fora da disputa da vitória, e Latvala lidera com pequena vantagem para Hirvonen.

Crédito das fotos: www.motorsport.com

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Force India apresenta novo carro em festa extravagante

A Force India pode ser a lanterninha do pelotão, mas começou o ano como equipe grande. Numa festa de apresentação bastante extravagante, o time indiano revelou hoje, em Mumbai, seu modelo para a temporada 2008 da Fórmula 1: o VJM1. Batizado em homenagem ao proprietário da Force India - o milionário Vijay Mallya - o carro ganhou um bela pintura branca e dourada. A seguir, as primeiras fotos do VJM1:






O evento de apresentação do VMJ1 foi um espetáculo à parte, contando com um show de luzes e com a presença de uma série de celebridades e políticos locais. Visivelmente emocionado, o chefão Vijay Mallya não se cansou de prestar várias homenagens à Índia, celebrando o que ele classificou de "uma nova porta de entrada para o país".

"Há alguns anos, ninguém poderia acreditar que a nossa nação conseguiria construir um carro de Fórmula 1. A apresentação do VMJ1 é motivo de muito orgulho para mim. Vamos precisar trabalhar muito para chegar ao topo, mas estamos prontos para o desafio", disse Mallya. Além dele, os três pilotos da Force India - Giancarlo Fisichella, Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi - também estiveram presentes ao evento.

De forma geral, o VMJ1 é idêntico ao F8-VII que a finada Spyker usou na última temporada da Fórmula 1. Segundo o principal engenheiro da Force India, Mike Gascoyne, mudam apenas alguns detalhes aerodinâmicos, que não alteram o aspecto visual do carro. A nova pintura branca e dourada ficou bastante elegante, apesar do exagerado número de patrocinadores (a maioria, aliás, empresas de propriedade de Mallya...).

Por enquanto, a Force India tem objetivos modestos. Segundo os dirigentes do time, o maior sonho é alcançar um podium somente em 2010, quando o Grande Prêmio da Índia entra no calendário da Fórmula 1. Antes disso, o plano da Force India é evoluir aos poucos, apoiando-se na experiência de gente como Giancarlo Fisichella. O italiano, em tese, é o primeiro piloto da equipe, mas deve ser superado na pista pelo veloz e promissor Adrian Sutil.

Com o lançamento oficial do novo carro da Force India, ficam faltando apenas as apresentações de Super Aguri e Toro Rosso. A equipe japonesa deve mostrar seu modelo para 2008 no dia 19 de fevereiro, enquanto a Toro não planeja abrir o jogo antes do G.P. da Austrália.


Peço desculpas a todos vocês, mas o post "resumo das notícias" de hoje vai ser bem mais reduziado do que o normal. O dia foi corrido demais para mim, e fiquei sem tempo para me dedicar ao Blog como gostaria. Infelizmente, portanto, ficamos sem os comentários sobre as demais notícias desta quinta. Vou fazer o meu máximo para que o ritmo volte ao normal nos próximos dias...

Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando os destaques do mundo da velocidade para os próximos três dias. E depois, ao longo da sexta, comentários sobre as principais notícias do automobilismo. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Primeira foto - www.motorsport.com
Segunda e quinta fotos - http://www.autosport.com/
Quarta e Sexta fotos - http://www.gpupdate.net/

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Categorias Para Acompanhar em 2008 - Números 3, 2 e 1

Começamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é apresentar um preview de algumas das mais importantes categorias do automobilismo mundial, apontando os favoritos do Blog para o título em cada um desses campeonatos. Sem perder mais tempo, vamos em frente:


A categoria-escola mais bacana do automobilismo mundial abre 2008 imprevisível como sempre. Uma vez mais, não há um favorito destacado para o título, embora os candidatos principais sejam apenas três: o francês Romain Grosjean, o italiano Luca Filippi e o brasileiro Bruno Senna. Por enquanto, a única certeza é que a GP2 deve continuar exercendo sua mais importante função: revelar novos talentos para a Fórmula 1.

Vencedora de dois dos três campeonatos da curta história da GP2, a ART Grand Prix escolheu Grosjean e Filippi como seus pilotos para este ano. De cara, o objetivo da dupla é um só: conquistar o título. Piloto de testes da Renault, Grosjean tem um futuro promissor e boas chances de estrear na Fórmula 1 já em 2009. O mesmo pode ser dito de Filippi, que chegou a ser cogitado para uma das vagas da Super Aguri, e vem de um terceiro lugar na última temporada da GP2.

O maior obstáculo para os dois pilotos da ART deve ser Bruno Senna. Neste ano, o brazuca vai alinhar pela iSport, atual detentora do título da GP2. Considerando a fragilidade de seu parceiro de equipe - o indiano Karum Chandhok - Bruno provavelmente se tornará o centro das atenções no time. Apesar de tudo, a aposta do Blog não é nele. Dessa vez, meu palpite é muito arriscado. Jogo minhas fichas justamente no piloto menos badalado do trio que promete dominar a GP2 em 2008: Luca Filippi.

Piloto a ser batido: Não há
Favoritos: Bruno Senna, Luca Filippi, Romain Grosjean
Azarões: Karum Chandhok, Kamui Kobayashi, Jérôme D'Ambrosio, Sebastien Buemi, Mike Conway, Andreas Zuber, Álvaro Parente
Aposta do Blog: Luca Filippi
Transmissão para o Brasil: Sportv

2. MotoGP

Talvez a categoria mais emocionante dos últimos anos, a MotoGP tem tudo para manter-se bastante agitada em 2008. Após ganhar o título da temporada passada com surpreendente facilidade, Casey Stoner abre o campeonato como o principal favorito. Repetir a façanha de 2007, porém, será muito mais difícil dessa vez. Isso porque o maior adversário do australiano está de volta, e pronto para encerrar o incômodo jejum de títulos.

É claro que estamos falando de Valentino Rossi. Neste ano, o heptacampeão continua com a equipe Fiat Yamaha, mas há uma novidade: os pneus Bridgestone, que representaram uma grande vantagem para Stoner em 2007. Usando os mesmo compostos do australiano, Rossi promete reagir, embora a sua Yamaha continue bem menos potente do que a Ducati de Stoner.

Por sua vez, a Honda mantêm a mesma dupla pelo terceiro ano seguido: Nicky Hayden e Daniel Pedrosa. Na Kawasaki, a aposta é no americano John Hopkins, enquanto a Suzuki trouxe a experiência de Loris Capirossi para completar a velocidade de Chris Vermeulen. Mesmo diante de tantas opções, o palpite do Blog ainda é o mais óbvio de todos: Casey Stoner. O australiano leva o bi, mas vai ser bem mais difícil do que no ano passado...

Piloto a ser batido: Casey Stoner
Outros favoritos: Valentino Rossi e Daniel Pedrosa
Azarões: Marco Melandri, Jorge Lorenzo, Nicky Hayden, John Hopkins, Chris Vermeulen, Loris Capirossi, James Toseland
Aposta do Blog: Casey Stoner
Transmissão para o Brasil: Sportv

1. Fórmula 1

Difícil adivinhar qual seria a primeira colocada desta lista, não? Apesar de todas as polêmicas, da falta de ultrapassagens e das imbecilidades do regulamento, a Fórmula 1 continua sendo a mais importante categoria do automobilismo mundial. E com folga, até. Após testemunhar uma emocionante batalha tripla pelo título do ano passado, a Fórmula 1 abre a próxima temporada com um piloto a ser batido: Kimi Raikkonen.

Campeão na sorte e na competência em 2007, o finlandês parece um degrau acima da concorrência. Seu parceiro na Ferrari - Felipe Massa - é reconhecidamente rápido, mas deve sentir dificuldades de adaptação às regras deste ano, que proíbem acessórios como o controle de tração. O mesmo problema dificilmente será enfrentado por Lewis Hamilton, a grande esperança da McLaren. A equipe inglesa, porém, parece ter perdido um pouquinho de fôlego por conta do escândalo de espionagem da última temporada.

Líder da Renault, Fernando Alonso precisa ter carro para lutar contra Kimi. E, por enquanto, a equipe francesa continua abaixo de Ferrari e McLaren. Do resto, BMW, Williams, Red Bull e até Toro Rosso mostraram potencial nos testes de pré-temporada, mas ainda não têm condição de lutar pelas primeiras colocações. Por tudo isso, o Blog aposta no único que parece reunir todas as condições para levar o título. Meu palpite vai para Kimi Raikkonen.

Piloto a ser batido: Kimi Raikkonen
Outros favoritos: Felipe Massa, Lewis Hamilton, Fernando Alonso
Azarões: Heikki Kovalainen, Nick Heidfeld, Robert Kubica, Nelsinho Piquet
Aposta do Blog: Kimi Raikkonen
Transmissão para o Brasil: Rede Globo e Sportv

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na terça que vem, com uma nova lista: as Dez Previsões do Blog para a Temporada 2008 da Fórmula 1. Agora, sim, vamos concentrar nossa bola de cristal na única categoria que todos realmente acompanham. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Nelsinho: "Alonso é o melhor professor que eu poderia ter"

Ao menos fora da pista, Nelsinho Piquet já mostra um grande entrosamento com seu novo companheiro de equipe, Fernando Alonso. Nesta quarta, o brasileiro declarou que a companhia do espanhol na Renault será um excelente aprendizado, e voltou a ressaltar que não deseja ter problemas de relacionamento com o bicampeão.

"Alonso é o melhor professor que um novato como eu poderia ter. A presença dele vai me ajudar a evoluir ao longo da temporada", falou Nelsinho, que foi claro ao comentar sua relação com Alonso: "Nós temos um objetivo em comum, que é fazer um ótimo trabalho pela Renault. Não quero comentar os problemas entre Alonso e Lewis Hamilton, já que não sei exatamente o que aconteceu. Mas isso, honestamente, não me interessa".

Por sua vez, Alonso parece mais preocupado com o rendimento da Renault, que pode determinar o seu futuro na Fórmula 1. Isso porque o espanhol já admite abertamente não continuar na equipe francesa em 2009, caso o desempenho do time na próxima temporada seja abaixo do esperado. O maior sonho de Alonso, que o bicampeão nem faz mais questão de esconder, é a Ferrari.

"Acho que todos gostariam de estar na Ferrari. Atualmente, ela é a melhor equipe. Qualquer piloto ficaria feliz em ocupar as vagas de Raikkonen ou Massa", disse Alonso ao Motorsport Aktuell. Falando sobre a sua posição na Renault, o bicampeão enumerou seus "critérios" para definir se continua ou não no time de Flavio Briatore: "Vou basear minha decisão em três fatores: competitividade do carro, ambiente dentro da equipe e melhor opção financeira".

Pelo visto, vem aí mais uma novela "Para onde vai Alonso?". Só esperamos que, dessa vez, a decisão não seja tão insuportavelmente demorada...


Ferrari e Toyota deram continuidade, hoje, à desfalcada semana de testes do Bahrein. Apenas quatro pilotos entraram na pista, e Kimi Raikkonen acabou sendo o mais rápido deles. O finlandês cravou 1:30.455s, um tempo mais de dois segundos melhor do que a pole position do último G.P. do Bahrein. Na seqüência, Felipe Massa, Jarno Trulli e Kamui Kobayashi completaram a tabela de classificação. A seguir, os tempos desta quarta:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:30.455s
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:31.293s
3. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:32.145s
4. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:32.265s

Enquanto isso, Lucas di Grassi fez hoje sua estréia como piloto de testes da Renault. O brasileiro andou com o novo R28 no aeroporto de Menorca, na Espanha, para experimentar as reações do carro em situações de rápida aceleração e desaceleração. Rumores, aliás, dão conta de que a Renault estaria preparando uma revolucionária asa traseira para o G.P. da Austrália, e teria usado as atividades para simular os efeitos da futura novidade.

Por fim, vale registrar que o poderoso Bernie Ecclestone voltou a colocar em dúvida a realização do G.P. da Inglaterra em Silverstone. Nesta quarta, o chefão da FOM conversou com o Daily Telegraph, e fez fortes críticas ao histórico circuito inglês: "Mesmo se a pista for reformada como nos foi prometido, ainda precisamos nos certificar de que teremos apoio financeiro para realizar a prova. Caso contrário, não serei sentimental".

Quem acompanha a Fórmula 1 de perto já viu esse filme. No finzinho, Silverstone vai acabar arrumando um "jeitinho" de continuar no calendário. Alguém duvida?


Valentino Rossi foi o mais rápido no segundo dia de testes da MotoGP em Sepang, mostrando bastante potencial com o novo conjunto da Fiat Yamaha. O italiano, porém, não precisou enfrentar a concorrência do atual campeão Casey Stoner, já que o australiano e a Ducati não estiveram presentes aos ensaios de hoje. Sem conseguir acompanhar o ritmo de Rossi, Nicky Hayden e Shinya Nakano completaram os três primeiros. Logo abaixo, os tempos desta quarta:

1. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, 2:00.472s
2. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, 2:00.900s
3. Shinya Nakano/Japão/Honda Gresini, 2:02.049s
4. Jorge Lorenzo/Espanha/Fiat Yamaha, 2:02.396s
5. Alex de Angelis/Itália/Honda Gresini, 2:02.646s
6. Olivier Jacque/França/Kawasaki, 2:03.513s
7. Tamaki Serizawa/Japão/Kawasaki, 2:06.027s

Por fim, vale mencionar que Ralf Schumacher está cada vez mais perto da DTM. De acordo com o jornal Express, o ex-piloto da Toyota andou ontem com um Mercedes Classe C da categoria, no circuito português do Estoril. "Ainda não quero adiantar nada. Mas eu não estaria aqui se não estivesse me divertindo...", disse Ralf ao Bild. Agora, a Mercedes só espera a decisão do alemão. Ao que tudo indica, Ralf deve mesmo correr na DTM em 2008.

Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando os números 3, 2 e 1 da lista das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade, com destaque para o lançamento do novo carro da Force India. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Ralf Schumacher - www.globoesporte.com/motor

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Categorias Para Acompanhar em 2008 - Números 6, 5 e 4

Continuamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é apresentar um panorama de algumas das mais importantes categorias do automobilismo mundial, apontando os favoritos do Blog para o título em cada um desses campeonatos. O ranking vai ter um formato rápido, já se encerrando amanhã. Agora, vamos em frente:

10. DTM
9. Mundial de Turismo
8. ChampCar
7. Mundial de Rally
6. IRL

Assim como a co-irmã ChampCar, a IRL inicia 2008 bastante enfraquecida. Se não bastasse a saída do tricampeão Sam Hornish Jr., a categoria também perdeu Dario Franchitti, último vencedor das 500 milhas de Indianápolis e campeão do ano passado. Os dois migraram para a Nascar, confirmando a atual tendência do automobilismo norte-americano: cada vez mais, as categorias de turismo estão ganhando mais importância do que as de fórmula.

Na briga pelo título deste ano, basicamente três equipes aparecem como favoritas. A primeira é a Andretti Green, liderada pelo brasileiro Tony Kanaan. Além do baiano, o time ainda tem outros três pilotos: Danica Patrick, Marco Andretti e Hideki Mutoh. Como dificilmente deve encontrar concorrência dentro da equipe, Kanaan deve brigar pelo título contra os representantes da Penske e da Chip Ganassi.

Após perder Sam Hornish Jr., a Penske trouxe Ryan Briscoe, que provavelmente ficará na sombra de Helio Castroneves. Por sua vez, a Chip Ganassi manteve a mesma dupla dos últimos anos: Scott Dixon e Dan Wheldon. Precisando escolher alguém entre os quatro favoritos – Kanaan, Castroneves, Dixon e Whelson – o Blog joga suas fichas em Tony, minha aposta para o título deste ano.

Piloto a ser batido: Não há
Favoritos: Helio Castroneves, Tony Kanaan, Scott Dixon, Dan Wheldon
Azarões: Ryan Briscoe, Danica Patrick, Marco Andretti, Hideki Mutoh, Vitor Meira
Aposta do Blog: Tony Kanaan
Transmissão para o Brasil: Band e BandSports

5. Nascar

Cada vez mais forte, a Nascar trouxe um número ainda maior de estrelas para o campeonato deste ano. Após a chegada de Juan Pablo Montoya em 2006, a categoria ganhou vários outros reforços de peso, como Sam Hornish Jr., Dario Franchitti e Jacques Villeneuve. Mas, à exceção de Montoya, nenhum deles parece capaz de surpreender na próxima temporada. O troféu de campeão, mais uma vez, deve ficar entre os favoritos habituais.

Depois de liderar boa parte da última temporada, o tetracampeão Jeff Gordon perdeu o título para o seu companheiro na equipe Hendrick, Jimmie Johnson, que levou a melhor após uma arrancada espetacular na fase de play-off. Primeiro piloto a ganhar dois campeonatos consecutivos desde o próprio Gordon (em 1998 e 1999), Johnson é a escolha mais óbvia para os apostadores de plantão. Mas conquistar o tri em 2008 não será uma tarefa nada fácil.

Os candidatos ao título são vários. Se não bastasse a concorrência de campeões do passado, como Matt Kenseth, Kurt Busch e Tony Stewart, Johnson também vai precisar derrotar seu novo companheiro de equipe, o queridinho da torcida Dale Earnhardt Jr. Mas o Blog joga suas fichas justamente no piloto menos badalado do trio da equipe Hendrick: Jeff Gordon. Caso não consiga o título deste ano, o tetracampeão corre sério risco de nunca mais chegar ao topo no fim do ano.

Piloto a ser batido: Jimmie Johnson
Outros favoritos: Jeff Gordon, Dale Earnhardt Jr., Matt Kenseth, Tony Stewart, Kurt Busch, Denny Hamlin
Azarões: Clint Bowyer, Kyle Busch, Jeff Burton, Colin Edwards, Kevin Harvick, Martin Truex Jr., Dale Earnhardt Jr., Juan Pablo Montoya
Aposta do Blog: Jeff Gordon
Transmissão para o Brasil: Canal Speed e BandSports

4. Stock Car

A trágica morte de Rafael Sperafico abalou as estruturas da Stock Car, mas a categoria continua crescendo em ritmo exponencial. Após atrair vários pilotos com passagens pela Fórmula 1 – como Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta e Luciano Burti – a Stock chega a 2008 com uma novidade que promete dar o que falar: a Corrida do Milhão. Programada para agosto, em Jacarepaguá, a prova deve distribuir nada menos do que um milhão de reais para o seu vencedor.

No resto do ano, a Stock também vai ter outras atrações. Uma etapa no Uruguai, por exemplo, está nos planos da direção da categoria. E a briga pelo título, que vinha sendo bastante equilibrada nos últimos anos, tem tudo para continuar emocionante. Isso, é claro, se ninguém conseguir repetir o feito de Cacá Bueno na última temporada, quando o carioca venceu o campeonato por antecipação.

Além de Cacá, a lista de favoritos tem vários outros nomes. A começar pelo atual vice-campeão Rodrigo Sperafico, que promete levar o título para homenagear o falecido primo Rafael. Do resto, pilotos como Thiago Camilo, Hoover Orsi, Ricardo Maurício e Ingo Hoffmann também não podem ser descartados. Isso sem falar nos ex-Fórmula 1, liderados por Burti, Zonta, Pizzonia e cia. Qual deles vai se dar bem no final? Pois bem: o Blog aposta no tri do Cacá, que ainda parece estar um degrau acima da concorrência.

Piloto a ser batido: Cacá Bueno
Outros favoritos: Rodrigo Sperafico, Thiago Camilo, Felipe Maluhy, Ingo Hoffmann, Ricardo Maurício, Hoover Orsi
Azarões: Antonio Jorge Neto, Marcos Gomes, Valdeno Brito, Ricardo Sperafico, Tarso Marques, Giuliano Losacco, Daniel Serra, Luciano Burti, Ricardo Zonta, Antonio Pizzonia
Aposta do Blog: Cacá Bueno
Transmissão para o Brasil: Rede Globo e Sportv

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com os números 3, 2 e 1 da lista das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
IRL - www.indycar.com
Largada da Nascar - http://www.hotelsforbiggames.com/
Jeff Gordon - http://www.theonion.com/
Stock Car - www.stockcar.com.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Sobre as manifestações racistas contra Lewis Hamilton

Dois dias de ausência fazem diferença. Desde sábado, quando foi ao ar o último post "resumo das notícias" aqui no Blog, muita coisa aconteceu no mundo da Fórmula 1. A principal novidade, é claro, foi a enorme repercussão das lamentáveis ofensas racistas sofridas por Lewis Hamilton, durante os testes coletivos de Barcelona da última semana.

Em resumo: um grupo de torcedores espanhóis - não mais do que uma dúzia - pintaram-se de preto e imitaram macacos enquanto usavam camisas com os dizeres "Família Hamilton". A imprensa britânica deu grande destaque ao fato e chegou a defender, de forma radical, o cancelamento dos G.Ps. da Espanha e da Europa, que será realizado neste ano em Valência.

Sem grandes surpresas, a mídia espanhola comprou a briga, e passou a acusar os ingleses de estarem aumentando os fatos. Personagem principal da polêmica, Lewis Hamilton conversou com os jornalistas logo após as primeiras notícias sobre o caso, tentando minimizar os estragos. "Eu amo a Espanha, mas reconheço que a minha imagem ficou arranhada depois de tudo o que aconteceu na McLaren no ano passado", falou o inglês.

A iniciativa dos torcedores espanhóis - não precisamos ficar repetindo - é totalmente injustificada, preconceituosa e condenável. Aliás, não houve nenhuma autoridade que tentasse defender os fanáticos seguidores de Fernando Alonso. A atitude deles foi uma mancha para a Fórmula 1, e deve ser punida de forma exemplar para evitar episódios semelhantes no futuro.

De maneira a pressionar os dirigentes espanhóis, a FIA ameaçou cancelar os G.Ps. da Espanha e da Europa. Embora tenha recebido apoio de uma parte razoável da comunidade automobilística, a medida seria demasiadamente arbitrária, além de ser um tanto inviável. Afinal, a cidade de Valência gastou milhões para receber a Fórmula 1, e não poderia perder todo o investimento por conta de atitudes isoladas de um grupo de torcedores desmiolados.

Se existe alguém que está em posição de encerrar o assunto, essa pessoa é Fernando Alonso. E o bicampeão, que permanece em silêncio desde o aparecimento do episódio, comete um grave erro ao não se pronunciar. Visto como um verdadeiro herói na Espanha, Alonso precisava condenar com veemência as ofensas contra Hamilton. Sua rixa com o inglês é notória, sim, mas não deve ultrapassar certos limites.

Quando um dos dois é agredido como Hamilton terminou sendo, é sinal de que a rivalidade foi longe demais. Alonso certamente não concorda com as manifestações de seus fãs, e deveria deixar isso muito claro. Mas, ao se calar, deixa margem para que os seus fanáticos torcedores repitam as lamentáveis manifestações dos últimos dias...





Confirmando as expectativas, Kimi Raikkonen voltou a dominar os testes do Bahrein, que contam apenas com a participação de Ferrari e Toyota. Sem forçar muito, o finlandês bateu Luca Badoer, Timo Glock e Jarno Trulli, os únicos pilotos a entrarem na pista nesta terça. No total, Raikkonen rodou 77 voltas, sem enfrentar nenhum problema significativo. Logo abaixo, a tabela de tempos de hoje:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:30.595s (77 voltas)
2. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:32.230s (64)
3. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:32.889s (71)
4. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:33.379s (60)


Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar a possibilidade de mudança de sede dos Grandes Prêmios da Austrália e da França. No caso australiano, quem deseja receber a Fórmula 1 é a cidade de Sidney. "Para mim, é o lugar ideal", disse Morris Iemma, governador do estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sidney. Não custa nada lembrar que a atual sede do G.P. da Austrália - Melbourne - vem tendo grandes prejuízos com o evento.

Na França, a mudança seria de Magny-Cours para Versalhes, que pensa em montar um circuito na base militar de Camp de Satory. Em campanha para conseguir sua reeleição, o prefeito de Versalhes, Etienne Pinte, garantiu ter interesse em organizar um G.P. O maior problema, no momento, é que a discussão tornou-se principalmente uma disputa eleitoral, já que o partido de oposição declarou-se radicalmente contra a possibilidade de receber a Fórmula 1.






A ChampCar encerrou nesta terça a sua primeira semana de ensaios de pré-temporada. Em Sebring, catorze pilotos participaram das atividades, incluindo os brasileiros Bruno Junqueira (sétimo) e Enrique Bernoldi (décimo). Surpreendendo os principais favoritos, o francês Frank Perera foi o mais rápido do dia, seguido pelo americano Graham Rahal e pelo canadense Alex Tagliani. A seguir, a tabela de classificação de hoje:

1. Franck Perera/França/Conquest, 49.806s
2. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, 49.950s
3. Alex Tagliani/Canadá/PKV,50.173s
4. Oriol Servia/Espanha/PKV,50.178s
5. Justin Wilson/Inglaterra/Newman-Haas-Lanigan, 50.207s
6. Franck Montagny/França/Forsythe-Pettit, 50.209s
7. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, 50.507s
8. Alex Figge/Canadá/Pacific Coast, 50.521s
9. Simon Pagenaud/França/Conquest, 50.702s
10. Enrique Bernoldi/Brasil/Rocketsports),50.714s


Enquanto isso, a MotoGP abriu hoje mais uma bateria de testes coletivos, dessa vez no circuito malaio de Sepang. Apenas sete pilotos treinaram, e o mais rápido deles terminou sendo o heptacampeão Valentino Rossi, da Fiat Yamaha. Na seqüência, vieram o americano Nicky Hayden, da Repsol Honda, e o japonês Shinya Nakano, da Honda Gresini. Os tempos de hoje estão logo abaixo:

1. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, 2:00.300s
2. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, 2:01.949 s
3. Shinya Nakano/Japão/Honda Gresini, 2:02.317 s
4. Jorge Lorenzo/Espanha/Fiat Yamaha, 2:02.654 s
5. Alex de Angelis/Itália/ Honda Gresini, 2:03.231s
6. Olive Jacque/França/Kawasaki, 2:03.655s
7. Tamaki Serizawa/Japão/Kawasaki, 2:03.874s



Por fim, vale mencionar a nova empreitada do heptacampeão Michael Schumacher: uma equipe de kart. É isso mesmo. Enquanto atua como uma espécie de consultor da Ferrari, Schumi também vai trabalhar como chefe do time KSM Motorsport, que vai disputar o campeonato alemão de kart. "Se conquistei tantas coisas na carreira, devo muito ao kart. Na verdade, sempre me imaginei envolvido num projeto como este", disse Schumacher ao La Gazzeta dello Sport.


Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando os números 6, 5 e 4 da lista das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Torcedores espanhóis - http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/

Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e Valentino Rossi - http://www.gpupdate.net/
Magny Cours - http://www.leblogauto.com/

Frank Perera - http://www.motorsport.com/

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Categorias Para Acompanhar em 2008 - Números 10, 9, 8 e 7

Começamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é apresentar um preview de algumas das mais importantes categorias do automobilismo mundial, apontando os favoritos do Blog para o título em cada um desses campeonatos. O ranking vai ter um formato rápido, encerrando-se já na próxima quinta. Agora, é hora de começar a contagem:

10. DTM

Na última temporada, o sueco Mattias Ekström superou seu parceiro na Audi, Martin Tomczyk, e o desafiante da Mercedes, Bruno Spengler, para conquistar seu bicampeonato na DTM. Pouco mais de um mês depois, Ekström conseguiu outra grande façanha, ao vencer pela segunda vez a concorrida Corrida dos Campeões. A DTM, portanto, já tem um favorito destacado para o campeonato deste ano.

Mas a concorrência de Ekström não é nada fraca. A começar pelo canadense Spengler, que chegou perto do título da última temporada. Cogitado para uma das vagas da finada Prodrive, Spengler perdeu sua chance de ingressar na Fórmula 1 com a falência da equipe inglesa. Agora, o piloto da Mercedes está totalmente concentrado na DTM, e já começa o ano determinado a apagar a decepção de 2007, quando amargou o vice-campeonato.

Além de Ekström e Spengler, a DTM tem vários outros candidatos ao título. Pela Audi, Martin Tomczyk, Timo Scheider e Tom Kristensen aparecem bem cotados. Já a esquadra da Mercedes também apresenta nomes de peso, como Bernd Schneider, Gary Paffett e Paul di Resta. Com tantas opções, foi difícil escolher uma aposta. Mas aí vai o palpite do Blog: Bruno Spengler vai ser o campeão da temporada 2008 da DTM.

Piloto a ser batido: Mattias Ekström
Outros favoritos: Bruno Spengler, Martin Tomczyk, Bernd Schneider, Gary Paffett
Azarões: Jamie Green, Paul di Resta, Timo Scheider, Alexander Premát, Tom Kristensen
Aposta do Blog: Bruno Spengler
Transmissão para o Brasil: BandSports

9. Mundial de Turismo

Andy Priaulx usou a regularidade para faturar o troféu de campeão na última temporada do Mundial de Turismo. Aliás, desde que a categoria voltou a ser organizada, em 2005, ninguém mais conseguiu chegar ao título além do inglês. Será que Priaulx continua a seqüência de conquistas em 2008? Pode ser, mas certamente não será tão fácil.

Integrante do trio principal da BMW, Priaulx tem dois oompanheiros de equipes bastante talentosos: o alemão Jörg Muller e o brasileiro Augusto Farfus Jr. Os três já demonstraram ser igualmente rápidos, mas a sorte e a consistência têm feito a diferença a favor de Priaulx. Além deles, a BMW ainda conta com o carismático Alessandro Zanardi, outro nome a ser considerado.

Por sua vez, a SEAT manteve a mesma seleção de pilotos de 2007, apostando principalmente no francês Yvan Muller – atual vice-campeão – e no ex-piloto de Jordan e Midland na Fórmula 1, o português Tiago Monteiro. Na Chevrolet, o destaque vai para o suíço Alain Menu, recordista de vitórias no ano passado. Qualquer um deles pode levar o título, mas o Blog já fez a sua aposta. Anotem aí: chegou a hora do título de Augusto Farfus Jr.

Piloto a ser batido: Andy Priaulx
Outros favoritos: Augusto Farfus Jr., Yvan Muller, Tiago Monteiro, Alain Menu
Azarões: Jörg Muller, Alex Zanardi, Jordi Gené, Gabriele Tarquini, Rickard Rydell, Robert Huff, Nicola Larini, James Thompson
Aposta do Blog: Augusto Farfus Jr.
Transmissão para o Brasil: Sportv

8. ChampCar

Enfraquecida com a saída do tetracampeão Sebastien Bourdais, a ChampCar começou 2008 em sérias dificuldades. Nas últimas semanas, a categoria quase foi abandonada pela Newman-Haas-Lanigan, que flertou com a rival IRL. Seria um golpe fatal para a ChampCar, que ficaria sem a equipe que venceu cinco dos últimos seis campeonatos, com Bourdais (entre 2004 e 2007) e Cristiano da Matta (em 2002).

Após alguma indefinição, porém, a Newman-Haas-Lanigan garantiu sua permanência na ChampCar, e os organizadores da categoria respiraram aliviados. Atual vice-campeão, o inglês Justin Wilson foi contratado para substituir Bourdais, e já aparece como o principal favorito para o título deste ano. Seu companheiro de equipe, o jovem Graham Rahal, ainda sofre com a inexperiência, mas pode surpreender.

Ex-piloto da Minardi e da Red Bull, o holandês Robert Doornbos chegou a ameaçar a hegemonia de Bourdais no ano passado, mas caiu de rendimento no fim da temporada. De qualquer maneira, ele também é um nome forte, assim como o australiano Will Power. Apesar de tudo, o palpite do Blog vai mesmo para Justin Wilson, meu favorito para o título da ChampCar em 2008.

Piloto a ser batido: Não há
Favoritos: Justin Wilson, Robert Doornbos, Will Power, Robert Doornbos
Azarões: Graham Rahal, Paul Tracy, Simon Pagenaud, Oriol Servia, Bruno Junqueira, Enrique Bernoldi
Aposta do Blog: Justin Wilson
Transmissão para o Brasil: Canal Speed

7. Mundial de Rally

De todos os campeonatos desta lista, o Mundial de Rally é o único a já ter realizado uma etapa em 2008. Em Monte Carlo, Sebastien Loeb venceu sem dificuldades, e confirmou a expectativa da maioria: em condições normais, o francês não perde o título deste ano. Atual tetracampeão do Mundial de Rally, Loeb simplesmente não parece ter adversários à altura.

Único piloto a fazer frente a Loeb nas últimas temporadas, Marcus Grönholm anunciou a aposentadoria no fim d0 ano passado. Agora, os principais adversários do francês são os dois representantes da Ford, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala. A princípio, porém, nenhum dos dois tem força suficiente para impedir o penta de Loeb.

Na Citröen, o companheiro do francês, Daniel Sordo, tem bastante potencial, mas ainda comete muitos erros. Entre os demais, a dupla da Subaru – Petter Solberg e Chris Atkison – poderia ser uma real ameaça se o equipamento fosse um pouco melhor. Por tudo isso, não é difícil adivinhar a aposta do Blog. Dessa vez, meu palpite é óbvio: Sebastien Loeb vai ganhar seu quinto título em 2008.

Piloto a ser batido: Sebastien Loeb
Outros favoritos: Mikko Hirvonen, Daniel Sordo
Azarões: Jari-Matti Latvala, Petter Solberg, Chris Atkinson, Toni Gardemeister
Aposta do Blog: Sebastien Loeb
Transmissão para o Brasil: ESPN

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com os números 6, 5 e 4 da listas das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Post em OFF - Problemas de conexão...

Amigos: como eu receava, acabei enfrentando vários problemas de conexão nesta segunda, que vêm me impedindo de permanecer online por mais de quinze minutos. Isso, somado à lentidão da Internet discada, me forçaram a tomar uma decisão que eu vinha evitando desde que comecei o Blog: abrir mão do chamado post da noite, com o resumo das notícias do dia. Hoje, infelizmente, não será possível...

Pelo que consegui ler, a principal novidade do dia foram as agressões racistas a Lewis Hamilton, durante os testes coletivos da última semana em Barcelona. Lamentável, mas previsível. Resta torcer para que as autoridades espanholas tenham sucesso em conter essas manifestações. Aliás, vale mencionar que Mark Webber foi o mais rápido nos ensaios de domingo em Barcelona, uma informação que o Blog quase deixou passar batida.

No mais, pouco a comentar. Kimi Raikkonen fez o melhor tempo nos treinos coletivos de hoje no Bahrein, que somente contaram com a presença de Ferrari e Toyota. E Mario Theissen, chefe da BMW, disse que a equipe ainda está "meio segundo atrás dos times mais fortes". As outras categorias do automobilismo mundial não tiveram notícias realmente relevantes.

Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando os números 10, 9, 8 e 7 da lista das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. Na verdade, o ranking é uma oportunidade para o Blog traçar um preview dessas categorias, apontando os meus favoritos para o título em cada um dos campeonatos.

O texto já está pronto e, se nada der errado, vai ao ar na tarde de amanhã. Se eu continuar tendo problemas de conexão, podem deixar que eu arrumo um jeito de colocar um aviso por aqui. Obrigado pela compreensão e até amanhã!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Weekend Update - A1GP e Balanço dos Palpites

França e África do Sul foram as grandes vencedoras da rodada dupla de Eastern Creek, sexta etapa da temporada 2007/08 da A1GP. Com os resultados do fim de semana, os franceses assumiram a liderança do campeonato, empatados com a Nova Zelândia e apenas um pouco à frenta da Suíça. Por sua vez, o Brasil fez um oitavo e um quarto lugares, subindo para a nona posição na tabela de classificação.

Desde cedo, a chuva esteve muito presente no circuito de Eastern Creek, a 40 quilômetros de Sidney. A Sprint Race foi completamente dominada pela França, que largou da pole e não perdeu a ponta em nenhum momento. Comandados por Löic Duval, o os franceses superaram Nova Zelândia (Jonny Reid) e Canadá (Robert Wickens), que completaram o podium. Um pouco mais atrás, o Brasil (Sérgio Jimenez) finalizou em oitavo.

Horas mais tarde, a Feature Race foi, como de costume, bem mais movimentada. Já antes da largada, França e Nova Zelândia tiveram problemas eletrônicos, caindo para o final do pelotão. Na saída, o brasileiro Sérgio Jimenez deu um pulo sensacional, subindo de nono para quarto. Ao mesmo tempo, a Suíça (Neel Jani) tomou a ponta, com Grã-Bretanha (Robbie Kerr) e África do Sul (Adrian Zaugg) logo atrás.

A ordem não se alterou até a primeira rodada de paradas, quando os sul-africanos permaneceram mais tempo na pista, andando num ritmo muito forte e conseguindo assumir a liderança. Até o fim, a África do Sul manteria-se firme na frente, vencendo com boa vantagem para Suíça, Grã-Bretanha e Brasil, que vieram na seqüência.

Enquanto isso, os líderes do campeonato tiveram uma prova muito difícil. Largando dos boxes, o carro da Nova Zelândia saiu algumas vezes da pista, mas ainda terminou em nono. Pior seria o resultado da França, que sofreu com problemas de embreagem ao longo de toda a prova. No fim, os franceses ainda se chocaram com os Estados Unidos (Jonathan Summerton), sendo obrigados a abandonar a corrida.

Após a rodada dupla de Eastern Creek, França e Nova Zelândia dividem a líderança da temporada 2007/08 da A1GP, somando 96 pontos. Na seqüência, aparece a Suíça, com 93, enquanto África do Sul (79) e Alemanha (77) permanecem fortes na disputa. Mais atrás, o Brasil ocupa a nona posição, com 38 pontos. Logo abaixo, os resultados do fim de semana da A1GP em Eastern Creek:

Sprint Race:
1. França/Loic Duval, 14 voltas em 20:18.536s
2. Nova Zelândia/Jonny Reid, a 9.198s
3. Canada/Robert Wickens, a 11.016s
4. Alemanha/Michael Ammermuller, a 11.929s
5. Estados Unidos/Jonathan Summerton, a 12.604s
8. Brasil/Sérgio Jimenez, a 30.260s

Feature Race:
1. África do Sul/Adrian Zaugg, 42 voltas em 1h12:00.930s
2. Suíça/Neel Jani, a 19.560s
3. Inglaterra/Robbie Kerr, a 25.194s
4. Brasil/Sérgio Jimenez, a 42.770s
5. Austrália/John Martin, a 1'08.647s

Agora, a próxima rodada dupla da A1GP acontece no dia 24 de fevereiro, em Durban.



Fim de semana ruim para as apostas do Blog. Dessa vez, não acertei nenhum dos meus palpites, mas é preciso considerar que apenas a A1GP entrou na pista nos últimos dias. Hora do tradicional Balanço dos Palpites:

A1GP – Vencedores: França e África do Sul. Palpites: Alemanha (quarto e sétimo) e Nova Zelândia (segundo e nono)

A aposta na Nova Zelândia não foi de todo ruim, já que os all blacks ainda salvaram um segundo lugar. Jogar minhas fichas na Alemanha, porém, foi um grave erro. Vencedora das duas corridas em Eastern Creek no ano passado, os alemães estão longe do desempenho que lhe renderam o título da temporada 2006/07...

Nesta segunda, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net