terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Categorias Para Acompanhar em 2008 - Números 10, 9, 8 e 7

Começamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é apresentar um preview de algumas das mais importantes categorias do automobilismo mundial, apontando os favoritos do Blog para o título em cada um desses campeonatos. O ranking vai ter um formato rápido, encerrando-se já na próxima quinta. Agora, é hora de começar a contagem:

10. DTM

Na última temporada, o sueco Mattias Ekström superou seu parceiro na Audi, Martin Tomczyk, e o desafiante da Mercedes, Bruno Spengler, para conquistar seu bicampeonato na DTM. Pouco mais de um mês depois, Ekström conseguiu outra grande façanha, ao vencer pela segunda vez a concorrida Corrida dos Campeões. A DTM, portanto, já tem um favorito destacado para o campeonato deste ano.

Mas a concorrência de Ekström não é nada fraca. A começar pelo canadense Spengler, que chegou perto do título da última temporada. Cogitado para uma das vagas da finada Prodrive, Spengler perdeu sua chance de ingressar na Fórmula 1 com a falência da equipe inglesa. Agora, o piloto da Mercedes está totalmente concentrado na DTM, e já começa o ano determinado a apagar a decepção de 2007, quando amargou o vice-campeonato.

Além de Ekström e Spengler, a DTM tem vários outros candidatos ao título. Pela Audi, Martin Tomczyk, Timo Scheider e Tom Kristensen aparecem bem cotados. Já a esquadra da Mercedes também apresenta nomes de peso, como Bernd Schneider, Gary Paffett e Paul di Resta. Com tantas opções, foi difícil escolher uma aposta. Mas aí vai o palpite do Blog: Bruno Spengler vai ser o campeão da temporada 2008 da DTM.

Piloto a ser batido: Mattias Ekström
Outros favoritos: Bruno Spengler, Martin Tomczyk, Bernd Schneider, Gary Paffett
Azarões: Jamie Green, Paul di Resta, Timo Scheider, Alexander Premát, Tom Kristensen
Aposta do Blog: Bruno Spengler
Transmissão para o Brasil: BandSports

9. Mundial de Turismo

Andy Priaulx usou a regularidade para faturar o troféu de campeão na última temporada do Mundial de Turismo. Aliás, desde que a categoria voltou a ser organizada, em 2005, ninguém mais conseguiu chegar ao título além do inglês. Será que Priaulx continua a seqüência de conquistas em 2008? Pode ser, mas certamente não será tão fácil.

Integrante do trio principal da BMW, Priaulx tem dois oompanheiros de equipes bastante talentosos: o alemão Jörg Muller e o brasileiro Augusto Farfus Jr. Os três já demonstraram ser igualmente rápidos, mas a sorte e a consistência têm feito a diferença a favor de Priaulx. Além deles, a BMW ainda conta com o carismático Alessandro Zanardi, outro nome a ser considerado.

Por sua vez, a SEAT manteve a mesma seleção de pilotos de 2007, apostando principalmente no francês Yvan Muller – atual vice-campeão – e no ex-piloto de Jordan e Midland na Fórmula 1, o português Tiago Monteiro. Na Chevrolet, o destaque vai para o suíço Alain Menu, recordista de vitórias no ano passado. Qualquer um deles pode levar o título, mas o Blog já fez a sua aposta. Anotem aí: chegou a hora do título de Augusto Farfus Jr.

Piloto a ser batido: Andy Priaulx
Outros favoritos: Augusto Farfus Jr., Yvan Muller, Tiago Monteiro, Alain Menu
Azarões: Jörg Muller, Alex Zanardi, Jordi Gené, Gabriele Tarquini, Rickard Rydell, Robert Huff, Nicola Larini, James Thompson
Aposta do Blog: Augusto Farfus Jr.
Transmissão para o Brasil: Sportv

8. ChampCar

Enfraquecida com a saída do tetracampeão Sebastien Bourdais, a ChampCar começou 2008 em sérias dificuldades. Nas últimas semanas, a categoria quase foi abandonada pela Newman-Haas-Lanigan, que flertou com a rival IRL. Seria um golpe fatal para a ChampCar, que ficaria sem a equipe que venceu cinco dos últimos seis campeonatos, com Bourdais (entre 2004 e 2007) e Cristiano da Matta (em 2002).

Após alguma indefinição, porém, a Newman-Haas-Lanigan garantiu sua permanência na ChampCar, e os organizadores da categoria respiraram aliviados. Atual vice-campeão, o inglês Justin Wilson foi contratado para substituir Bourdais, e já aparece como o principal favorito para o título deste ano. Seu companheiro de equipe, o jovem Graham Rahal, ainda sofre com a inexperiência, mas pode surpreender.

Ex-piloto da Minardi e da Red Bull, o holandês Robert Doornbos chegou a ameaçar a hegemonia de Bourdais no ano passado, mas caiu de rendimento no fim da temporada. De qualquer maneira, ele também é um nome forte, assim como o australiano Will Power. Apesar de tudo, o palpite do Blog vai mesmo para Justin Wilson, meu favorito para o título da ChampCar em 2008.

Piloto a ser batido: Não há
Favoritos: Justin Wilson, Robert Doornbos, Will Power, Robert Doornbos
Azarões: Graham Rahal, Paul Tracy, Simon Pagenaud, Oriol Servia, Bruno Junqueira, Enrique Bernoldi
Aposta do Blog: Justin Wilson
Transmissão para o Brasil: Canal Speed

7. Mundial de Rally

De todos os campeonatos desta lista, o Mundial de Rally é o único a já ter realizado uma etapa em 2008. Em Monte Carlo, Sebastien Loeb venceu sem dificuldades, e confirmou a expectativa da maioria: em condições normais, o francês não perde o título deste ano. Atual tetracampeão do Mundial de Rally, Loeb simplesmente não parece ter adversários à altura.

Único piloto a fazer frente a Loeb nas últimas temporadas, Marcus Grönholm anunciou a aposentadoria no fim d0 ano passado. Agora, os principais adversários do francês são os dois representantes da Ford, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala. A princípio, porém, nenhum dos dois tem força suficiente para impedir o penta de Loeb.

Na Citröen, o companheiro do francês, Daniel Sordo, tem bastante potencial, mas ainda comete muitos erros. Entre os demais, a dupla da Subaru – Petter Solberg e Chris Atkison – poderia ser uma real ameaça se o equipamento fosse um pouco melhor. Por tudo isso, não é difícil adivinhar a aposta do Blog. Dessa vez, meu palpite é óbvio: Sebastien Loeb vai ganhar seu quinto título em 2008.

Piloto a ser batido: Sebastien Loeb
Outros favoritos: Mikko Hirvonen, Daniel Sordo
Azarões: Jari-Matti Latvala, Petter Solberg, Chris Atkinson, Toni Gardemeister
Aposta do Blog: Sebastien Loeb
Transmissão para o Brasil: ESPN

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com os números 6, 5 e 4 da listas das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem, não sou especialista nessas categorias mas de modo geral acho que as suas apostas estão equlibradas. Só não concordo com o Farfus para o WTCC, porque embora torça para ele não acredito que ele seja bom suficiente, infelizmente...

Quero ver sua aposta para a Fórmula... essa deve ser a número 1 né??

Abs

Anônimo disse...

Sobre a ChampCar, acho, apenas acho, que a saída da Newman/Haas/Lanigan para a IRL pode ser a pá de cal para a fusão das duas categorias novamente, inclusive surgiram alguns rumores na época que levantavam a hipótese da fusão das duas categorias, o que, na minha opinião, seria muito bom.

(você gosta tanto do Doornbos para citá-lo duas vezes como favorito? :p)

Meu palpite para o título é Will Power.