sábado, 23 de agosto de 2008

Comentários sobre a classificação de Valência

Durante todo o fim de semana, Massa já vinha sendo o piloto mais consistente do grid, finalizando todas as sessões sempre entre os primeiros.

No treino classificatório de hoje, só confirmou o bom ritmo e cravou a pole com autoridade, quebrando um jejum de cinco corridas sem largar da posição de honra - a última vez havia sido justamente no outro circuito de rua por onde a Fórmula 1 já passou neste ano, Mônaco.

Hamilton, certamente, não contava perder a pole para Massa em Valência.

Numa pista que teoricamente dá vantagem para a McLaren, o inglês parece não ter conseguido tirar o máximo do carro, enquanto Massa fez uma volta quase perfeita para assegurar a pole.

É provável que tanto Massa quando Hamilton estejam um pouco mais leve do que os rivais, mas isso não deve fazer muita diferença.

O que realmente pode mudar a história da corrida de amanhã são os acidentes, as entradas de safety car e a chuva, que não deu as caras por enquanto mas vem rondando a zona portuária de Valência.

Em condições normais, a vitória está entre Massa e Hamilton.

Kubica, em terceiro, mostrou mais uma vez que é um piloto especial. Seu carro está mais para Renault e Toyota do que McLaren e Ferrari. Mesmo assim, o polonês arrumou um lugar na segunda fila. Brilhante, mas não deve fazer milagres amanhã.

Quem continua devendo - e bastante - é o atual campeão.

Raikkonen voltou a decepcionar e não passou de quarto. "Não é o fim do mundo", disse ele. É verdade. Só que as suas chances de vitória ficaram bem comprometidas com mais uma classificação abaixo do esperado.

Em quinto, Kovalainen provou o que insiste em negar: é segundo piloto da McLaren, sim senhor. Pode não receber ordens para deixar Hamilton passar, mas está claro que recebe menos atenção do que o inglês...

Impressionante a espetacular atuação da Toro Rosso, especialmente com Vettel. Esse alemãozinho não cansa de surpreender o mundo da Fórmula 1. Em 2009 - anotem aí - periga quebrar a barreira da vitória na Red Bull.

De resto, não há muito o que dizer. A Renault e Alonso decepcionaram. Nelsinho fez o possível e Rubinho até agora não se encontrou em Valência.

Numa fase em que sua permanência na Honda vem sendo questionada, é vital que o veterano ande, pelo menos, no mesmo ritmo de Button. Nas últimas corridas, porém, o inglês vem sendo destacadamente mais rápido...

Para terminar, vale um reconhecimento ao esforço da Globo para mostrar, ao menos, o que de mais importante aconteceu no treino de hoje. Era óbvio que o vôlei tinha mais peso e público. Apesar disso, a Fórmula 1 ganhou um espaço razoável depois do jogo, atrasando toda a programação para o resto do dia.

Criticar é fácil. Pois dessa vez é preciso admitir que a postura da Globo foi correta. E amanhã, mesmo com Olimpíadas, a Fórmula 1 vai ficar em primeiro lugar.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ferrari sai na frente, mas GP da Europa continua indefinido

Será que Raikkonen está de volta?

Nesta sexta, o finlandês foi o mais rápido do dia em Valência, nos primeiros treinos para o GP da Europa. Por pouco Alonso não arrebatou a liderança, mas ainda salvou um ótimo segundo lugar na frente de seus fãs. Button finalizou num excepcional terceiro, com Massa logo atrás. Hamilton foi quinto, Nelsinho fez um razoável nono e Rubinho ficou lá na última posição.

Depois das duas sessões de sexta, já dá para dizer que a Ferrari tem vantagem sobre a McLaren em Valência? Não. Basta ver o resultado de Button.

O inglês colocou a Honda no terceiro lugar. Das duas uma: ou a equipe japonesa conseguiu um milagroso avanço nas férias de verão ou as circunstâncias do treino - incluindo a pista suja e o excesso de tráfego, por exemplo - impediram que os favoritos chegassem ao seu verdadeiro limite.

Fico com a segunda opção.

A Ferrari liderou, mas todos ainda podem melhorar muito. Principalmente considerando que se trata de um circuito novo e que ninguém encontrou ainda o acerto ideal.

Mesmo assim, um início animador para a Ferrari. Para quem, como eu, esperava um melhor desempenho da McLaren, veio uma resposta à altura da equipe italiana e de Raikkonen.

Sobre a pista de Valência, aí sim, já dá para fazer algumas observações.

Por exemplo: a primeira freada após a reta dos boxes muito provavelmente vai tirar alguém na largada da corrida. A curva é apertada demais para os 20 carros passarem ilesos. Alguém vai pagar o pato.

Mas a impressão que fica no final é que o circuito é realmente espetacular. Dessa vez, Bernie Ecclestone acertou em cheio. Não há muitos outros lugares no mundo que poderiam sediar uma corrida num cenário tão sensacional.

Talvez apenas a orla do Rio de Janeiro, mas aí já é sonhar demais...

Fim de semana promete

Por esta ninguém esperava: deu Vettel no primeiro treino livre em Valência!

O alemãozinho não é fácil não. E a Toro Rosso fez bonito, com Bourdais emplacando um bom quarto tempo também.

Massa em segundo, Hamilton em terceiro e Raikkonen em sétimo. Os favoritos continuam embolados.

Rubinho e Nelsinho não apareceram muito e ficaram lá no meio do pelotão.

Daqui a pouco tem o segundo treino livre do dia. Só depois é que será possível fazer uma análise mais detalhada.

E atenção: o Sportv não mostra a sessão da tarde ao vivo. O canal só vai exibir um VT às 11h30. Para quem quiser ver pela internet, vale tentar os links abaixo, enviados pelos amigos Marcelonso e João:

www.stream.ra1kkonen.com/simulcastPlayer_02.swf

http://www.myp2p.eu/competition.php?competitionid=&part=sports&discipline=motorsports

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Europa

Foram três semanas de descanso, mas agora a Fórmula 1 está de volta. Neste fim de semana, a categoria desenbarca no espetacular circuito de Valência, montado na belíssima zona portuária da cidade espanhola.

E, pela terceira vez em quatro corridas, a aposta do Blog para a vitória é em Hamilton.

Na Inglaterra, deu certo. Joguei minhas fichas em Massa na Alemanha e acabei errando. Voltei a Hamilton na Hungria e poderia ter acertado não fosse o furo de pneu.

Mas por quais razões o inglês é o meu favorito para Valência?

Simples: porque Hamilton tem uma capacidade de adaptação espantosa. No seu ano de estréia, venceu três corridas em circuitos onde nunca havia pisado antes: Montreal, Indianapolis e Fuji. Numa pista desconhecida para todos os pilotos, o inglês será sempre alguém a ser observado.

Além disso, é claro, a McLaren também parece ter um carro que se adapta melhor ao circuito de Valência do que a Ferrari. Em pistas como Mônaco, Canadá e Hungria, de baixa carga aerodinâmica como Valência, o time prateado levou clara vantagem, embora nem sempre Hamilton tenha aproveitado as oportunidades.

Aos torcedores da Ferrari, um alento: os termômetros devem marcar 35ºC nos três dias de prova. Para a equipe italiana, quanto mais quente melhor. E parece que vai fazer muito calor mesmo.

Na briga particular entre Massa e Raikkonen, a aposta é no brasileiro mais uma vez. Entretanto, não esperem um Kimi tão passivo quanto nas últimas corridas. Já está na hora do finlandês acordar.

Correndo em casa - e motivado a homenagear as vítimas do desastre aéreo em Madri - Alonso tem tudo para fazer uma boa prova. Em circuitos de rua vale mais a habilidade e o talento dos pilotos. Alonso sabe que a corrida deste domingo talvez seja sua melhor chance de conseguir um resultado de impacto na temporada.

Motivada, a Toyota também chega forte à Valência. Embora Glock tenha feito um ótimo segundo em Hungaroring, deve ser Trulli o principal nome da equipe no GP da Europa. Experiente, o italiano tem um histórico de boas corridas em traçados urbanos - sua única vitória foi em Mônaco, lembram-se? - e pode ser uma grata surpresa na prova de domingo.

Da BMW não há muito o que esperar dessa vez. Kubica deve bater Heidfeld, como de costume. O objetivo da equipe, porém, é relativamente modesto: pontuar com os dois carros. Kubica chega lá sem maiores dificuldades, mas Heidfeld vai suar.

Nelsinho luta por pontos e, com alguma sorte, pode finalizar mais uma prova na zona de pontuação. Só não pode cometer erros, porque em Valência eles não devem ser perdoados.

Por fim, a Honda e Rubinho começam o fim de semana torcendo para uma corrida confusa e cheia de entradas do safety car. Só assim vão ter alguma chance de chegar mais à frente.

Agora, sem enrolar mais, vamos ao Palpitão do GP da Europa:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole: Lewis Hamilton
Decepção do GP: Red Bull. A equipe das bebidinhas energéticas caiu muito de nível e ainda não parece ter capacidade de se recuperar. Pontuar em Valência será complicado
Primeiro abandono: Heikki Kovalainen. Ressaca pós-primeira vitória é comum na Fórmula 1. Nada contra o finlandês, mas eu precisava escolher alguém para secar dessa vez.
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Felipe Massa
3. Kimi Raikkonen
4. Robert Kubica
5. Fernando Alonso
6. Jarno Trulli
7. Nick Heidfeld
8. Nelsinho Piquet

Os primeiros treinos do GP da Europa começam amanhã, às 5 da matina. Mais tarde, o segundo treino está marcado para às 9 da manhã.

Globo deve mostrar corrida ao vivo

A confirmação oficial ainda não veio, mas tudo indica que o GP da Europa deste domingo será ao vivo na TV Globo.

Nas últimas duas Olimpíadas, a emissora não transmitiu a cerimônia de encerramento dos Jogos, que dessa vez acontece no mesmo horário da largada da corrida em Valência. Diante da coincidência, a Globo parece tender a privilegiar a Fórmula 1, como já adiantam o Capelli e o Globoesporte.com.

Sábado, o mais provável é que o treino classificatório seja mostrado num VT completo após a final do vôlei feminino.

Esta sexta-feira é o limite para que a programação do fim de semana seja liberada ao público. Em breve já deveremos ter mais informações.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Transmissão do GP da Europa ainda indefinida

A assessoria de imprensa da TV Globo ainda não informa se a emissora vai priorizar as Olimpíadas ou a Fórmula 1 neste fim de semana.

Na semana passada, a previsão era de que terça-feira a grade de programação estaria pronta, mas até agora ainda não houve uma definição.

Se a seleção feminina de vôlei passar para a final, a transmissão no sábado deve ser dividida, com privilégio para a final.

Difícil mesmo é adivinhar o que vai acontecer no domingo.

Porque a TV Globo não tem os direitos de transmissão das Olimpíadas de 2012. A cerimônia de encerramento obviamente vai promover os Jogos de Londres e fica difícil imaginar a Globo dando espaço para um evento que será da concorrência.

Por outro lado, a festa de encerramento é, em tese, mais relevante para a maioria do público do que a Fórmula 1, embora o campeonato deste ano já esteja em fase decisiva.

A resposta sobre a transmissão de domingo chega, no máximo, até sexta. Esse é o prazo para a programação entrar no site oficial.

O mais provável, entretanto, é que já amanhã os meios de comunicação sejam avisados da decisão.

Estou esperando e gentilmente cobrando uma decisão da Globo. Assim que sair, espero ser um dos primeiros a passar essa informação a vocês.

Por hora, não há nada a fazer. A não ser esperar.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Olimpíadas podem atrapalhar Fórmula 1

Os fãs da Fórmula 1 têm motivos para ficarem preocupados. Afinal, é provável que a transmissão do GP da Europa seja de alguma maneira afetada pelas Olimpíadas.

A assessoria de Rede Globo ainda não confirma a programação deste fim de semana, mas parece óbvio a Fórmula 1 vai precisar dividir espaço, ao menos, com aquela janelinha que mostra outros eventos acontecendo ao mesmo tempo.

No sábado, o treino classificatório do GP da Europa bate com a final do vôlei feminino, que provavelmente vai contar com a participação do Brasil. No domingo, a largada está marcada para o mesmo horário da cerimônia de encerramento.

Analisando a situção de modo imparcial, não dá para reclamar caso a Globo prefira transmitir o vôlei do que o treino da Fórmula 1 - a final seria, realmente, bem mais importante para a maioria do público.

Em relação à cerimônia de encerramento, porém, não dá para adivinhar qual será a posição da emissora.

Na melhor das hipóteses, a janelinha aparecendo de vez em quando. Na pior, um VT com os melhores momentos sendo mostrados algumas horas após o encerramento do treino ou da prova.

Resta esperar e torcer, mas já seria bom fazer uma rápida pesquisa para encontrar links onde seja possível acompanhar o GP da Europa pela internet...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

As férias de Hamilton

É verdade que ele estava de férias.

Mas o que Lewis Hamilton andou fazendo nas últimas semanas é algo que deve estar preocupando o chefe Ron Dennis.

Junto com a namorada Nicole Scherzinger - uma das integrantes das Pussycat Dolls - o inglês passou alguns dias curtindo a noite em Los Angeles e depois ainda deu uma esticadinha no balneário de Ibiza. Foi visto em mais de uma festa e acabou até perseguido por paparazzi.

Não parece ter passado do limite em momento algum, mas certamente não deve ter tido tempo para relaxar.

Enquanto isso, seus adversários usaram o intervalo entre Hungria e Valência para descansar e recarregar as baterias. Fisichella viajou de iate, Kovalainen correu de kart na Finlândia, Glock venceu corrida nos Estados Unidos e Rosberg passou duas semanas aprimorando o preparo físico nos Alpes suíços.

Não há nada de errado em Hamilton querer se divertir. Mas, se já não bastasse ter os tablóides americanos em seu pé, agora Hamilton pode ficar com a mídia americana especializada em celebridades no seu encalço.

O inglês precisa ter consciência de que há muita gente preparada para acabar com seu mundo a qualquer pequeno deslize.

domingo, 17 de agosto de 2008

Stoner vacila, Rossi vence e dispara rumo ao título

Que vacilo de Casey Stoner!

O atual campeão vinha liderando o GP da República Checa quando caiu sozinho na sétima volta. Valentino Rossi tomou a ponta e venceu tranqüilo, aumentando para 50 pontos sua vantagem no campeonato da MotoGP.

Agora ficou difícil para o australiano.

Antes da corrida de hoje, sua desvantagem era de 25 pontos. Se vencesse com Rossi em segundo, cairia para 20. Mas o erro mudou tudo e o italiano agora lidera com larga folga.

Stoner precisaria vencer duas provas e torcer para que Rossi não fizesse pontos em nenhuma delas para empatar com o heptacampeão. Faltam apenas seis GPs até o fim da temporada.

Pode ser cedo para cravar, mas Rossi já está com a mão no título.