sábado, 13 de setembro de 2008

Primeira pole de um futuro campeão

A Fórmula 1 testemunhou um fato histórico neste sábado.

Contra todos os prognósticos, Sebastian Vettel derrotou os favoritos e conquistou a pole para o GP da Itália.

Um desempenho definido por ele mesmo como "inacreditável".

Se nem ele acreditou, imagine nós.

Em menos de dois anos na categoria, já prova que terá um futuro brilhante de carreira. Aqueles que duvidaram do sucesso de Vettel numa equipe modesta como a Toro Rosso - o escriba do Blog inclusive - já quebraram a cara com as suas façanhas.

O alemão de apenas 21 anos se tornou o mais jovem da história a cravar uma pole na Fórmula 1. E, se chover amanhã, entra sim como candidato sério à vitória.

Mesmo se não chover, entretanto, o GP da Itália será espetacular.

Os favoritos saem de trás e tudo pode acontecer. Massa é o melhor colocado dos candidatos ao título, mas a situação pode mudar rapidamente. Na chuva, não se deve duvidar de nada.

Além de Vettel, merecem palmas Kovalainen, que ofuscou completamente Hamilton, e os outros dois representantes da Red Bull nas duas primeiras filas, Webber e Bourdais.

Se já estava difícil dar palpites antes da classificação, agora ficou mais ainda. Ainda dá para os favoritos se recuperarem.

Mas o resultado GP da Itália pode muito bem ser uma zebra histórica.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Raikkonen fica. Agora, é a vez de Alonso se decidir

E Kimi Raikkonen finalmente anunciou seu futuro.

Nesta sexta, a Ferrari revelou que o finlandês renovou contrato e vai permanecer na equipe até 2010, assim como Felipe Massa.

A decisão surpreendeu muita gente que apostava todas as fichas na aposentadoria de Kimi.

Não deve demorar muito, inclusive, para alguns jornalistas insistirem que o finlandês não está falando sério e que pensa em se aposentar num futuro próximo.

Mas já está claro que Raikkonen está comprometido com a Ferrari.

Aos espanhóis, só resta lamentar.

Porque, se quiser ser campeão antes de 2011, Alonso vai precisar derrotar o monopólio de Ferrari e McLaren.

No momento, ele tem três opções: Renault, BMW e Honda. Nenhuma delas representa uma aposta segura para lutar pelo campeonato.

A equipe francesa já não é aquela que rendeu dois títulos a Alonso.

O chefão Flavio Briatore parece francamente desinteressado e pode se aposentar no fim deste ano. A Renault até que não tem um ritmo tão ruim, mas não tem o potencial para dar um pulo de performance num futuro próximo.

Das escuderias cotadas para contratar o espanhol, a que possui mais condições de brigar pelo título no curto prazo é a BMW. O problema é que o time alemão não abre mão de Kubica e também não parece disposto a dispensar Heidfeld em 2009.

Sobraria a Honda.

Será que Alonso vai ter coragem de assinar com a equipe japonesa? Seria uma aposta e tanto.

É verdade que a Honda tem Ross Brawn. Mas possui também o segundo pior carro do grid, melhor apenas do que o da Force India.

Nesse momento, ninguém gostaria de estar na pele de Alonso.

Em pensar que, há exatamente um ano, o espanhol conquistava a vitória no GP da Itália e parecia partir rumo ao terceiro título.

Uma temporada depois, já está há 16 corridas sem saber o que é subir ao lugar mais alto do pódio.

E, pelo visto, ainda vai demorar um pouco para voltar lá.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Itália

Diz a previsão do tempo que vai chover em Monza.

O que já torna, de cara, qualquer aposta para o GP da Itália nada mais do que um mero chute.

Ninguém pode adivinhar o que vai acontecer se chover em Monza. Até hoje, isso nunca aconteceu - no máximo, algumas provas foram afetadas por pequenas garoas, mas nada que tivesse papel determinante no destino das corridas.

Para o próximo domingo, entretanto, tudo indica que teremos chuva forte e constante.

Uma corrida de pista molhada em Monza seria imprevisível. O circuito italiano está há décadas na Fórmula 1, mas jamais foi testado em condições adversas. Será que a pista é boa o suficiente para agüentar a chuva forte que a metereologia vem prevendo?

Já imaginou se um carro sair aquaplanando a 300 km/h por hora?

Melhor nem pensar.

Em pista molhada, o claro favorito chama-se Lewis Hamilton. Não fossem os acontecimentos do GP da Bélgica, minha aposta seria no inglês.

Mas a traumática perda da vitória em Spa parece ter produzido um perigoso sentimento em Hamilton.

Na chuva, em Monza, o piloto da McLaren pode se sentir tentado a conquistar uma vitória acachapante, humilhante, daquelas que deixam os rivais sem nenhuma resposta.

É aí onde mora o perigo.

Se chover em Monza e Hamilton desaparecer na frente, este Blog não ficaria nada surpreso se um erro ou um momento de afobação acabasse com a prova do inglês.

Não se trata de ficar secando Hamilton para ver Massa tomar a liderança do campeonato. Mas talvez o inglês esteja encarando o GP da Itália de maneira otimista demais.

Hoje mesmo, por exemplo, Hamilton disparou que Raikkonen perdeu a disputa com ele em Spa porque "não teve culhões". Depois, falou que conseguiu a ultrapassagem sobre o finlandês porque é o "maioral" em condições de baixa aderência.

Duas afirmações absolutamente desnecessárias.

Nessa altura, é preciso um pouco mais de "cabeça" para aceitar a perda do triunfo na Bélgica, por mais injusta que possa ter sido a decisão dos comentários.

Até agora, Hamilton não mostrou que controlou a raiva pela penalização em Spa e isso pode prejudicá-lo bastante.

No seco, meu palpite para a vitória iria para Massa. No molhado, pelas circunstâncias do campeonato e por ter demonstrado muita inteligência no fim da prova de Spa, também dou um voto de confiança ao brasileiro.

É uma aposta muito arriscada. Até hoje, Massa nunca venceu na chuva. E acreditar que esse tabu vai cair logo em Monza pode parecer burrice.

Mas o brasileiro já surpreendeu tantas vezes neste ano que é bom não duvidar de um triunfo na chuva do GP da Itália.

Em Monza, e no molhado, atenção para as performances de Kubica, Alonso e Vettel. Os três devem aparecer entre os primeiros se a prova italiana acontecer realmente em pista molhada.

Agora, sem enrolar mais, vamos ao Palpitão do GP da Itália:

Pole: Lewis Hamilton
Vitória: Felipe Massa
Decepção do GP: Toyota. Andou mal em Spa e os pilotos não costumam se dar bem na chuva.
Primeiro abandono: Lewis Hamilton. Não se trata de secar o inglês, repito. Mas o excesso de confiança pode atrapalhar muito
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Kimi Raikkonen
3. Robert Kubica
4. Heikki Kovalainen
5. Fernando Alonso
6. Nick Heidfeld
7. Sebastian Vettel
8. Mark Webber


Primeiros treinos amanhã às 5h00 e 9h00 de Brasília, com Sportv.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Recurso da McLaren vai a julgamento ainda neste mês

A FIA de boba não tem nada.

O normal seria julgar a apelação de Hamilton só em outubro, mas a entidade já adiantou que pretende resolver a questão ainda neste mês, antes do GP de Cingapura.

Caso deixasse para analisar o recurso da McLaren na fase final da temporada, a FIA correria sério risco de ser influenciada pelo andamento do campeonato.

Nesse caso, se Hamilton estivesse liderando a tabela de pontos dificilmente haveria mudanças. Mas, se o inglês perdesse a ponta para Massa com uma ou duas corridas para o fim, não seria surpresa se o resultado do GP da Bélgica fosse alterado de novo para criar "emoção".

Agora, a FIA adianta o julgamento para não correr riscos. Vai analisar a questão o mais cedo que puder, antes das quatro provas finais do ano, para que o campeonato seja afetado o mínimo possível por decisões extra-pista.

Na internet, o fãs de Lewis se mobilizam de maneira impressionante. Mais de 40.000 já assinaram um abaixo-assinado contra a punição do inglês em Spa.

A possibilidade de Hamilton recuperar o triunfo na Bélgica ainda é a menos provável.

Entretanto, a pressão para que isso aconteça é cada vez maior.

No momento, a aposta do Blog é que a FIA não devolve a vitória de Hamilton em Spa. Mas esse palpite não é 100% seguro.

Do mesmo jeito que os comissários surpreenderam ao punir Hamilton, pode ser que a FIA faça o mesmo ao julgar o recurso do inglês.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

McLaren ainda tenta recuperar vitória de Hamilton

E a McLaren insiste em tentar recuperar a vitória de Hamilton na Bélgica.

Nesta terça, a equipe confirmou qeu vai mesmo recorrer à Corte das Apelações da FIA. Disse também que não mandou o inglês devolver a liderança para Raikkonen porque a direção de prova não teria visto nada de errado na manobra de Lewis.

O problema é que a direção de prova não manda nos comissários, que tomam suas próprias decisões.

Agora, o resultado oficial do GP da Bélgica só vai sair dentro de um mês.

Até lá, a Fórmula 1 já terá passado por Itália, Cingapura e, muito provavelmente, também pelo Japão. Faltariam duas provas para o fim e a mudança do resultado na Bélgica provacaria uma transformação radical num momento decisivo da temporada.

A única chance de Hamilton recuperar a vitória na Bélgica seria chegar ao dia do julgamento na Corte em sérias dificuldades no campeonato.

Caso Massa esteja liderando com tranqüilidade, não haveria surpresa se o resultado da Bélgica fosse mudado para dar "emoção" às corridas de China e Brasil.

Mas esse não parece que será o caso.

Do jeito que o campeonato vai caminhando, tudo indica que Massa e Hamilton vão permanecer quase empatados até a prova de Interlagos.

O título está totalmente em aberto e cada corrida é absolutamente vital. Começando no próximo domingo, em Monza.

Massa corre na casa da Ferrari, com a torcida inteira ao seu lado.

Só que Hamilton está mordido e vai entrar muito motivado para conquistar uma vitória na terra do inimigo.

Vamos aguardar, mas já dá para ficar imaginando:

Será que alguém vai cortar a chicane na largada?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lucas di Grassi e a Toro Rosso. Por que não?

Notícia interessante que a revista Motorsport Aktuell divulgou nesta segunda.

De acordo com a publicação suíça, Nelsinho Piquet pode perder a vaga na Renault em 2009 para o compatriota Lucas di Grassi, piloto reserva da equipe.

Lucas já teria até sido escalado para a bateria de testes de Jerez, no fim de setembro. Além de preparar o carro da Renault para as provas finais do campeonato, o paulista de 24 anos passaria por uma espécie de "vestibular" para saber se tem condições de ser titular no próximo ano.

Uma hipótese remota, mas possível.

Embora não apareça muito, Lucas está bem avaliado na Renault por causa da bela temporada que vem fazendo na GP2. Infelizmente, a equipe francesa dificilmente vai ter espaço para ele em 2009.

Dispensar Nelsinho, convenhamos, é algo que a Renault já teria feito há muito tempo se realmente desejasse. E Alonso, embora tenha uma tonelada de opções, provavelmente vai continuar na equipe.

Se esse for o caso, Lucas estaria condenado a mais uma temporada no escondido cargo de piloto de testes. A menos que a Renault consiga encontrar outra solução...

Alguém aí já imaginou Lucas na Toro Rosso em 2009? Vamos analisar o cenário.

A Red Bull começou o ano bem melhor do que a Toro, mas vem sendo superada de maneira constrangedora pela "filial" nas últimas provas. O motivo seria o baixo rendimento dos motores Renault, que estariam sendo superados pelos Ferrari da Toro.

A equipe principal já teria sinalizado a intenção de correr com os Ferrari em 2009, mandando os Renault para a Toro. O problema é que existem contratos a serem cumpridos. Em tese, a Red Bull não pode abrir mão dos propulsores franceses de uma hora para a outra.

Mas é possível que a Renault faça uma acordo com a Red Bull. E se os franceses aceitassem "rebaixar" os motores à Toro Rosso com uma única condição: a contratação de Lucas di Grassi pelo time italiano?

Veja bem como seria bom para as duas partes: de um lado, a Renault colocaria seu promissor piloto reserva para ganhar experiência na Fórmula 1, com boas possibilidades de aproveitá-lo no futuro.

Além disso, a vaga de piloto de testes estaria aberta para o francês Romain Grosjean, outro jovem que a Renault trata com muito cuidado.

Na Toro Rosso, uma das vagas de titular é da Red Bull e a outra é preenchida pelo chefe de equipe Gerhard Berger, que repetidas vezes já manifestou a vontade de misturar um piloto novato com um veterano.

A formação ideal do dirigente austríaco seria Bourdais com algum jovem piloto. O problema é que as opções de "jovem piloto" oferecidas pela Red Bull não são satisfatórias - o suíço Sebastien Buemi não é bom o bastante e o indiano Karum Chandhok é uma aposta de alto risco.

Mas e se a Red Bull oferecer Lucas di Grassi, cedido pela Renault? Será que Berger não aceitaria? Dessa maneira, o austríaco já ficaria com um ótimo piloto numa das vagas e estaria livre para escolher quem ocuparia o outro cockpit da Toro, sem precisar sacrificar seu protegido Bourdais.

Além disso, Berger disse há pouco tempo que gostaria de contar com o próximo campeão da GP2 em 2009. Pois bem: Lucas não levou o título, mas foi o grande destaque da temporada...

Repito aqui que a contratação de Lucas di Grassi pela Toro Rosso não passa de mera especulação deste Blog.

Mas vamos esperar. Sem falsa modéstia, acertei que a Toyota contrataria Timo Glock na metade do ano passado, quando o alemão nem figurava na lista de possíveis candidatos a substituir Ralf Schumacher.

Vamos esperar para ver se, dessa vez, o chute vai no ângulo ou na bandeirinha de escanteio.

domingo, 7 de setembro de 2008

Análise do Grande Prêmio - Bélgica/Spa (07/09/2008)

Análise dos pilotos:

Felipe Massa. Vitória de mais pura sorte. Será de campeão? Nota 8
Nick Heidfeld.
Pode ter salvo o emprego com o excelente segundo lugar. Nota 9
Lewis Hamilton. Desperdiçou a vitória mesmo tendo o melhor carro do grid. Nota 6
Fernando Alonso. Levou o carro nas costas. Merecia terminar no pódio. Nota 9
Sebastian Vettel. Esse garoto vai dar muito trabalho na Red Bull em 2009. Nota 9
Robert Kubica. Discreto. Foi batido por Heidfeld na classificação, o que é raro. Nota 6
Sebastien Bourdais.
Beliscou o pódio, mas deu azar no fim. Bela atuação. Nota 8
Mark Webber. Atingido por Kovalainen no início, não desistiu e foi recompensado. Nota 8
Timo Glock. Não deu para ver se a punição foi justa. Ficou sempre escondido. Nota 6
Heikki Kovalainen. Com o carro que tinha, fez uma prova terrível. Nota 2
David Coulthard.
Menos uma, faltam cinco. Nota 4
Nico Rosberg. Limitado pela fraqueza do carro, rodou na chuva e ficou lá atrás. Nota 5
Adrian Sutil. Terminou à frente de muita gente com carros mais gabaritados. Nota 7
Kazuki Nakajima. Péssima classificação e acidente na largada. Nota 2
Jenson Button. Está rezando para terminar logo a temporada. Nota 4
Jarno Trulli. Rodou no início e estragou a corrida. Ficou muito atrás. Nota 3
Giancarlo Fisichella. Acertado por Nakajima no início, só levou o carro ao fim. Nota 4
Kimi Raikkonen. Voltou a ser Kimi, mas este não é o seu ano. Nota 8
Rubens Barrichello. Abandonou para poupar o carro. Vai fazer diferença? Nota 4
Nelsinho Piquet. Pisou na linha branca de Spa. Um erro de novato. Nota 3

Análise das equipes:

Ferrari. Sentimentos opostos para os pilotos. Um devastado, o outro iluminado. ***
McLaren. Teve o melhor carro do fim de semana e não soube aproveitar. **
BMW. O carro não é tão rápido, mas o estrategistas são inteligentes. ***
Toyota. Depois das últimas provas, sair sem pontos foi frustrante. **
Renault. Alonso leva o Clio 1.0 nas costas. Méritos para o bicampeão. ***
Red Bull. Webber salvou a honra da casa. **
Williams. Como bem definiu Frank Williams: desempenho "constrangedor". *
Toro Rosso. Não fosse a chuva, teria deixado até a BMW para trás. ****
Honda. No momento atual, tem o pior carro do grid. *
Force India. Já consegue superar a Honda com freqüência. **

Análise dos comissários (EXTRA):

A situação é simples assim: se Hamilton não tivesse cortado a chicane, não teria tido possibilidade de passar Raikkonen na curva seguinte. Ou seja: mesmo que tenha devolvido a posição, o inglês ainda se beneficiou do corte da chicane para realizar a manobra. Isso não pode. Massa ganhou de maneira chata uma vitória que deveria ter sido de Raikkonen. Mas corridas são assim mesmo...
Conduta dos comissários: Perfeita

Análise da corrida:

Corrida em Spa é garantia de emoção. Numa das poucas pistas de verdade que restam no planeta, o público foi brindado com uma prova animada, recheada de ultrapassagens, acidentes e acontecimentos imprevisíveis. Bem que poderia ser sempre assim...
Nível da corrida: Muito boa

Análise do campeonato:

Kimi é carta fora do baralho, mas a disputa entre Massa e Hamilton continua totalmente aberta. E, com a punição polêmica ao inglês, o campeonato tem tudo para pegar fogo nas últimas corridas. Pelo visto, a decisão só será em Interlagos.
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos Palpites:

Pole: Kimi Raikkonen. No sábado, Kimi não foi muito bem
Vitória: Kimi Raikkonen. Foi quase! Ah, se não tivesse chovido...
Decepção do GP: Red Bull. Webber salvou a honra do time, conseguindo um pontinho depois da punição a Glock
Primeiro abandono: Nico Rosberg. O alemão escapou de ser o primeiro abandono mas não foi muito bem: ficou apenas em 12º
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen. Se não tivesse chovido...
2. Lewis Hamilton. Se não tivesse chovido...
3. Felipe Massa. Se não tivesse chovido...
4. Robert Kubica. O polonês ficou abaixo da minha expectativa e não passou de sexto
5. Heikki Kovalainen. Um dia para esquecer
6. Fernando Alonso. Superou a fraqueza da Renault e salvou um quarto
7. Nick Heidfeld. Se não tivesse chovido...
8. Sebastien Bourdais. Errei a posição exata, mas chutar Bourdais para os pontos já valeu o acerto

Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)

Alemanha - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (terceiro)
Hungria - Vencedor: Heikki Kovalainen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)

Bélgica - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (18º)

A três voltas do fim, o Blog acertava os três primeiros e o sétimo lugar de Heidfeld. Ou seja: metade da zona de pontuação. A chuva embaralhou tudo e acabou com os meus palpites. Ao menos, ainda acertei minha aposta de risco - a de que Bourdais terminaria entre os oito primeiros. Dá um desconto aí, vai...
Nível dos palpites:
Regular
Placar da temporada:
Quarto acertos em 13 possíveis (30,7% de aproveitamento)

Por hoje, é só. Até a próxima!

Decisão necessária e corajosa tira vitória de Lewis

Pois é: Hamilton não é o queridinho dos comissários da FIA.

Todos aqueles que acusaram a entidade de favorecer o inglês no ano passado queimaram a língua hoje. Porque os fiscais não tiveram vergonha de tirar o triunfo de Hamilton numa decisão necessária, corajosa e muito polêmica.

Punido, Hamilton caiu para terceiro e a vitória ficou com Massa. Um resultado que vai fazer muita diferença no campeonato.

Hamilton, de fato, não foi correto ao devolver a posição a Raikkonen. Tentou ser malandro e se aproveitou de ter cortado a pista para superar o finlandês. Que, afobado por perder a liderança, viria a bater logo depois.

Ironia das ironias, quem se deu muito bem com a história foi Felipe Massa.

O brasileiro herdou a vitória e reduziu para dois pontos apenas a vantagem de Hamilton. Que sorte! Será de campeão?

Por causa da punição a Hamilton, o post com as avaliações e o Palpitão ficou adiado, mas sai do forno ainda hoje.

Kimi é carta fora do baralho. Agora, está entre Massa e Lewis

Deu pena de Raikkonen.

O finlandês fez uma corridaça neste domingo. Largou muito bem, passou Massa de maneira decidida e administrou bem a liderança depois que Hamilton errou no início da segunda volta.

Teria sido a vitória da redenção. Mas não era para ser.

E a chuva que caiu no fim derrubou Raikkonen e deu o triunfo em Spa a Hamilton.

Vendo a vitória escapar, o finlandês arriscou tudo. Até chegou a recuperar a ponta, mas rodou logo depois e Hamilton voltou à liderança. Raikkonen sabia que precisava do triunfo a qualquer custo. Acabou pagando o preço pelo desespero.

Bateu e saiu de vez da luta pelo campeonato.

A cinco provas do fim, já dá para afirmar com segurança: agora está entre Massa e Hamilton.

Se quiser o bicampeonato, Raikkonen vai precisar esperar por 2009. Neste ano, é carta fora do baralho.

Vinte e três pontos, com apenas 50 em jogo, é uma diferença quase impossível de ser tirada. Hamilton e Massa precisariam fazer muita bobagem. E os dois já aprenderam que não há lugar para erros nessa altura do campeonato.

Para Hamilton, o resultado acabou sendo realmente espetacular. Do ponto de vista de Massa, também não foi ruim: com o abandono de Raikkonen, ele abriu 15 pontos para o companheiro.

A Ferrari precisa priorizar o brasileiro para ter chance no Mundial de Pilotos. Raikkonen teve sua chance e desperdiçou.

Terceiro colocado em Spa, Heidfeld pode ter salvo o emprego na BMW com o pódio deste domingo. O alemão foi muito inteligente, passou um monte de carros no fim e saiu bem no lucro.

Outro que merece destaque é Alonso. Interessante como o espanhol hoje teve papel de BMW: ficou longe dos líderes, mas superou com tranqüilidade o "resto". Só caiu para quarto porque a troca de Heidfeld para intermediários revelou-se a escolha certeira.

Excelente resultado para a Toro Rosso, que a cada dia envergonha mais a Red Bull. Vettel igualou o melhor resultado do ano ao terminar num ótimo quinto.

E Bourdais - eu disse! - marcou pontos em Spa, com um bom sétimo lugar. Na verdade, o francês merecia mais, só que foi um dos principais prejudicados com a chuva do fim.

Kubica somou mais uns pontinhos, dessa vez em sexto. No campeonato, insiste em brigar pelo terceiro lugar com Raikkonen! Quem aparece em vantagem neste momento é o narigudo: 58 a 57 para Kubica.

Rubinho, coitado, quebrou de novo. Para a Honda não basta ter o pior carro do grid. É preciso também não chegar ao fim das corridas.

Por fim, as barangas do dia: Kovalainen, Trulli, Nakajima e Nelsinho. Cada um à sua maneira, fizeram bobagens e ficaram para trás. Coulthard também poderia ser incluído nesse grupo, mas o escocês é café-com-leite nesse tipo de eleição.

Logo mais, as avaliações e o resultado do Palpitão. Até!