sábado, 18 de abril de 2009

Vettel é pole, mas pilotos da Brawn ainda são os favoritos

O alemão Sebastian Vettel quebrou a hegemonia da Brawn e de Jenson Button em treinos classificatórios neste ano e cravou a pole position para o GP da China deste fim de semana.

Uma performance irretocável do piloto da Red Bull, que alcançou a primeira pole da história da equipe das bebidas energéticas.

Outro que também teve um desempenho excelente foi o bicampeão Fernando Alonso, segundo colocado no grid.

É verdade que o espanhol correu com pouquíssimo combustível, mas isso não tira o mérito do surpreendente resultado.

Na sequência, atrás de Vettel e Alonso, o australiano Mark Webber aparece na terceira posição.

Os três, de acordo com a FIA, são os mais leves para a corrida deste domingo.

O que mantém o favoritismo para a prova de Xangai com os dois pilotos da Brawn.

Ao longo de todo o fim de semana, Rubens Barrichello foi superado com regularidade por Jenson Button.

Mas, na hora da classificação, o brasileiro entrou na fase final com mais combustível do que o inglês e conseguiu ficar à frente do companheiro.

Barrichello é o quarto no grid, com Button uma posição atrás.

Se não perderem terreno na largada e mantiverem um ritmo próximo dos líderes na fase inicial da prova, os dois titulares da Brawn têm tudo para repetir a dobradinha da Austrália.

Dessa vez, com maiores possibilidades de Barrichello levar a melhor na disputar internta.

A Toyota teve um dia bom com Jarno Trulli e muito ruim com Timo Glock.

O italiano se colocou em sexto lugar no grid, um resultado que é animador porque seu carro estava razoavelmente pesado.

Já o alemão foi eliminado ainda no "Q2" e, por precisar trocar o câmbio, vai largar apenas de 19º, precisando de um milagre para pontuar.

Na Williams, o resultado da classificação ficou abaixo do esperado.

Nico Rosberg entrou com um carro leve e não passou de sétimo, enquanto Kazuki Nakajima voltou a ser nocauteado no "Q2".

O alemão tem boas possibilidade de somar mais uns pontinhos, mas não deve entrar na briga por pódio.

Do japonês, não se pode esperar muito mesmo.

Depois do desempenho tão ruim nos treinos, até que a Ferrari não teve uma performance catastrófica.

Mas o oitavo lugar de Kimi Raikkonen e o 13º de Felipe Massa é muito pouco para as pretensões do time de Maranello.

Raikkonen está mais perto de somar pontos, já que Massa cometeu erros e saiu no "Q2".

De qualquer maneira, nenhum dos dois deve estar satisfeito com o carro.

No momento, a Ferrari pode apenas lutar para marcar pontos. Pódios e vitórias ainda estão longe.

O panorama é semelhante na McLaren.

Ao menos, o time prateado evoluiu um pouco e já colocou Lewis Hamilton no "Q3".

O campeão mundial vai largar de nono, com Heikki Kovalainen em 12º.

No grid de Xangai, a décima posição ficou com o surpreendente Sebastien Buemi, que merece muitos elogios por levar o limitado carro da Toro Rosso à fase final da classificação.

Enquanto isso, o francês Sebastien Bourdais foi eliminado já no "Q1".

Pode ainda ser cedo para dizer, mas o suíço já começa a colocar o companheiro no bolso.

De resto, vale mencionar ainda a péssima performance da BMW, que perdeu Robert Kubica (17º) ainda no "Q1" e não passou de 11º com Nick Heidfeld.

O polonês, em especial, vive uma fase muito ruim.

E a equipe alemã, que começou o ano como a favorita a derrubar o domínio de Ferrari e McLaren, vai ficando para trás junto com as duas grandes.

Por fim, resta o comentário sobre o resultado de Nelsinho Piquet.

Que, pela terceira corrida seguida, não passou do "Q1".

Dessa vez, o brasileiro não parece nem ter cometido erros.

Apenas, pura e simplesmente, não foi rápido o bastante e vai largar só de 16º - Alonso, vale ressaltar, é o segundo.

A batata de Nelsinho já começa a assar. Num ritmo mais rápido do que no ano passado.

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Anote aí: o GP da China tem largada marcada para as 4h da madrugada deste sábado para domingo, com transmissão da TV Globo.

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Não deu para comentar a notícia ontem por falta de tempo, mas ela não pode passar batida: Helio Castroneves foi inocentado de todas as acusações de sonegação de impostos e já viajou à California para correr a etapa de Long Beach da F-Indy neste fim de semana.

Que notícia excelente!

Além da Justiça americana, não cabe a mais ninguém julgar se Helinho era mesmo culpado.

Como os jurados consideraram o brasileiro inocente, não há o que questionar.

E, assim, Helinho já está pronto para retomar a carreira que quase foi forçado a encerrar.

Agora, ele vai tentar tirar das costas o peso de nunca ter sido campeão na F-Indy.

Mas o maior desafio da vida, muito maior do que conquistar o título da categoria, Helinho já superou.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Treinos do GP da China começam com vantagem para Button

Nenhuma grande novidade no primeiro dia de treinos para o GP da China.


O inglês impôs dois décimos de distância para o companheiro Rubens Barrichello, que já havia sido superado no primeiro treino do dia e foi o terceiro colocado na classificação.

No geral, Button andou à frente de Rubinho com certa consistência e pareceu mais à vontade na pista chinesa do que o brasileiro.

Mas Barrichello se mostrou confiante nas entrevistas e pode ainda ter mais lenha para queimar.

Entre os dois titulares da Brawn ficou o alemão Nico Rosberg, em segundo lugar.

O piloto da Williams ainda não conseguiu aproveitar o potencial do carro e está disposto a superar a maré de azar neste fim de semana.

Em condições normais, Rosberg é forte candidato a pódio.

Isso porque a Toyota, embora não tenha ido especialmente mal, não teve uma sexta-feira das mais animadoras.

Trulli perdeu boa parte do primeiro treino por causa de um problema eletrônico e, ao longo do dia, tanto ele quanto Glock cometerem vários pequenos erros, uma prova de que o carro ainda não chegou ao acerto ideal.

Mesmo assim, a Toyota não pode ser descartada na luta por pontos. O mais provável é que ambos os pilotos consigam um lugar entre os oito primeiros com relativa folga, inclusive.

A Red Bull, mais uma vez, foi a líder do grupo dos sem-difusor.

Mark Webber finalizou em quarto, uma posição à frente do companheiro Sebastian Vettel.

Os dois andaram entre os líderes com consistência e também têm motivos para entrarem na classificação deste sábado animados.

Entre as grandes equipes, sentimentos diversos.

A McLaren deu o ar de sua graça no primeiro treino, que Lewis Hamilton liderou, mas voltou ao meio do pelotão na sessão da tarde.

Heikki Kovalainen foi o nono, correndo com a versão antiga e convencional do difusor.

E Hamilton, que testou o novo modelo da peça, concluiu somente en 13º.

A impressão é que a McLaren evoluiu, é verdade, mas ainda tem um longo caminho pela frente.

Assim como a Ferrari, que foi muito mal e não passou de 12º, com Felipe Massa, e 14º, com Kimi Raikkonen.

O time italiano, definitivamente, não vive a melhor das suas temporadas.

Renault e BMW também tiveram desempenhos bem discretos na abertura dos treinos em Xangai.

Nelsinho Piquet superou Fernando Alonso, mas não tem motivos para ficar muito animado.

O brasileiro lutou para chegar a um modesto 16º. E o bicampeão se arrastou em 19º.

Na BMW, Robert Kubica ficou em 17º, uma posição à frente de Nick Heidfeld.

A equipe alemã geralmente não aparece muito nos treinos de sexta. Dessa vez, entretanto, o desempenho foi ruim além da conta.

Neste sábado, o treino classificatório acontece às 3h da madrugada, horário de Brasília.

Os grandes favoritos à pole position são Button e Barrichello.

Com leve vantagem, a princípio, para o inglês.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Palpitão do Grande Prêmio da China

Com os difusores liberados, não há dúvidas: Brawn, Toyota e Williams são as grandes favoritas para o GP da China.

Entre elas, a óbvia vantagem é da turma de Rubinho e Button.

O circuito de Xangai, vale lembrar, foi o palco da última vitória de Barrichello na Fórmula 1, em 2004.

Será que o jejum de cinco anos será quebrado?

Sem patriotada, a aposta do Blog para este fim de semana vai para Rubinho.

O carro da Brawn está um nível acima da concorrência e, em condições normais, Barrichello tem quase 50% de chance de vitória.

Como ainda não ganhou neste ano, começa o GP da China bem mais pressionado a mostrar serviço do que o companheiro Button.

Por causa disso, Rubinho é o meu favorito para a corrida de Xangai.

Também aposto numa boa corrida para a Williams e Nico Rosberg, cujos resultados nas duas primeiras provas do ano não refletiram o potencial do novo carro da equipe.

O alemão chega no pódio, é o meu palpite.

Boas corridas também devem ser esperadas da Toyota e da Ferrari.

A escuderia japonesa é forte candidata a emplacar ambos os pilotos na zona de pontuação.

E o time de Maranello precisa encerrar o tabu de pontos nesta temporada em Xangai.

A aposta é que a Ferrari não faz uma corrida brilhante e fica longe da disputa por vitórias, mas pontua com os dois carros.

Logo abaixo, os palpites completos:

Vitória: Rubens Barrichello
Pole: Rubens Barrichello
Melhor volta: Jenson Button
Tempo da pole: 1:36.250
Primeiro abandono: Sebastian Vettel
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello
2. Jenson Button
3. Nico Rosberg
4. Jarno Trulli
5. Kimi Raikkonen
6. Timo Glock
7. Felipe Massa
8. Heikki Kovalainen

Por que coloquei Kovalainen em oitavo?

Não sei. Às vezes é bom dar uma certa arriscada.

O primeiro treino acontece enquanto o escriba põe este post no ar.

A classificação está marcada para a madrugada deste sábado para domingo, às 3h de Brasília, com transmissão da TV Globo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

FIA mantém difusores e preserva mudança de hierarquia

Nessa altura todo mundo já sabe, mas lá vai: a FIA rejeitou a pressão de sete equipes e declarou que o difusor usado por Brawn, Toyota e Williams é legal.

Julgamento político ou técnico?

Um pouco de cada um, na verdade.

Se a irregularidade nos difusores fosse clara, a FIA teria proibido o aparato.

Mas a questão era incerta demais, o que abriu espaço para a política nos bastidores.

No fim, venceram as "humildes" Brawn, Toyota e Williams, as três equipes que ousaram desafiar a hegemonia das grandes.

Será que o veredito teria sido o mesmo se Ferrari, McLaren e Renault fossem as escuderias beneficiadas pelo difusor?

Duvido.

Na polêmica dos difusores, não havia certo e errado.

Era tudo questão de interpretação.

E a FIA quis preservar a mudança de hierarquia que parece ter feito tão bem à Fórmula 1 neste ano.

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A revista Time elegeu ontem os dez maiores sonegadores da história dos Estados Unidos.

O primeiro colocado é Al Capone.

Na oitava posição, aparece Helio Castroneves.

O veredito do caso de sonegação fiscal envolvendo Helinho já está para sair desde a semana passada.

Vai acontecer a qualquer momento.

E Helinho, cada vez mais, parece longe de escapar.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Nelsinho entra em polêmica na hora errada

Nelsinho Piquet, mais uma vez, começou mal a temporada.

Se no ano passado ainda havia a desculpa da inexperiência, agora já fica mais difícil explicar a ausência de bons resultados.

Na Austrália, Nelsinho até vinha fazendo uma boa corrida, mas cometeu um erro bobo numa relargada de safety car e foi parar fora da pista.

Uma semana depois, na Malásia, o piloto não comprometeu.

Ao contrário do companheiro Alonso, jamais perdeu o controle do carro em meio ao temporal que caía no circuito de Sepang.

Mas também ficou longe de acompanhar o ritmo do espanhol - apesar de Alonso ter dado passeadas na grama, Nelsinho ainda terminou a uma distância razoável para o bicampeão.

E assim, como em boa parte do ano passado, o brasileiro se encontra sob intensa pressão.

O GP da China deste domingo pode ser o início de uma recuperação.

A semana de Nelsinho, entretanto, já começou problemática.

Em entrevista à revista F1 Racing, ele teria afirmado que Alonso é privilegiado pela Renault e que é preciso ignorar as "coisas duras" que Flavio Briatore diz quando está irritado.

Teria reclamado também da má sorte: "Toda merda sempre acontece comigo".

As declarações de Nelsinho criaram um mal estar na Renault.

E, nesta terça-feira, a equipe emitiu nota oficial para negar tudo o que o brasileiro teria afirmado à F1 Racing.

O próprio Nelsinho veio a público dizer que ficou "chocado" ao ver suas palavras "distorcidas".

Difícil saber se a revista alterou mesmo a entrevista do brasileiro ou se a atitude da Renault foi uma mera tentativa de "apagar o incêndio".

De uma forma ou de outra, o episódio conturbou um pouco mais o já instável ambiente da Renault, que não tem dos carros mais rápidos desta temporada.

Num momento em que não está em sua melhor fase, Nelsinho realmente não precisava entrar numa polêmica dessas...

Apesar de todos os tropeços, este Blog ainda acredita em Nelsinho Piquet.

Ao contrário de um Kazuki Nakajima, por exemplo - que tem uma performance mais fraca dentro da equipe simplesmente por não ser bom o bastante - Nelsinho parece claramente abaixo de seu potencial.

Vai mal porque não consegue ganhar segurança no carro, não tem o apoio da equipe e reage mal à pressão.

Mas o talento está lá.

Nelsinho pode fazer melhor. Muito melhor.

O problema é que a Fórmula 1 ficou ainda mais impaciente com os novatos depois do sucesso que Hamilton teve no passado recente.

Já passou da hora de Nelsinho reagir.

Antes que seja tarde demais.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ferrari e McLaren mudam para chegar ao grupo da frente

Quem poderia apostar que McLaren e Ferrari somariam, juntas, apenas um mísero ponto após as duas primeiras corridas desta temporada?

O atual campeonato realmente proporcionou uma revolução como a Fórmula 1 jamais tivera.

As duas maiores forças da categoria foram rebaixadas ao segundo plano e agora correm para minimizar o prejuízo.

Na Ferrari, o mau início de ano já resultou numa profunda reestruturação na equipe técnica.

O italiano Luca Baldisseri, espécie de número dois na hierarquia da Ferrari durante os fins de semana de GP - abaixo apenas do chefão Stefano Domenicali - foi despachado de volta para a fábrica de Maranello.

Já a partir do GP da China, o cargo de diretor técnico será ocupado por Chris Dyer, engenheiro de Schumacher durante a fase de ouro do alemão e que também levou o título de 2007 com Raikkonen.

A troca não deve mudar muito o desempenho do carro na pista, mas já proporciona uma mudança de comportamento nos boxes.

Difícil imaginar a Ferrari voltando a cometer erros como, por exemplo, chamar Raikkonen aos boxes para colocar pneus de chuva com sol...

Na McLaren, a prova de Xangai marca a estreia de um novo pacote aerodinâmico.

Com ele, a equipe pretende passar a pontuar com regularidade.

Tarefa complicada. Mas, ao menos, a McLaren deve dar um pulo de desempenho para chegar mais perto dos dez primeiros.

Por enquanto, ainda não dá para saber se as mudanças em Ferrari e McLaren vão realmente fazer uma diferença fundamental.

As duas equipes ainda parecem bem longe da líder Brawn e também do trio formado por Williams, Red Bull e Toyota.

A recuperação pode até ser rápida, mas não será imediata.

Em 2009, Massa, Raikkonen e Hamilton vão precisar se acostumar com a ideia de que são autênticos azarões na briga pelo título.

domingo, 12 de abril de 2009

Os boatos do feriado de Páscoa

As duas notícias mais interessantes da Fórmula 1 durante o feriado de Páscoa vieram do diário News of the World, um dos tablóides de pior reputação na Inglaterra.

É verdade que a publicação não mentia quando revelou as preferências sado-masoquistas do presidente da FIA, Max Mosley.

Mas as reportagens do News of the World não costumam mesmo ter muita credibilidade.

Por isso, é preciso cautela ao analisar os dois boatos que o tablóide lançou no ar durante este feriado.

O primeiro deles: Rubens Barrichello será demitido da Brawn GP para dar lugar a Lewis Hamilton.

Essa possibilidade é tão fantasiosa que, no último dia 1º de abril, já era tema de pegadinha na imprensa inglesa.

O News of the World acreditou nessa estória e publicou que Rubinho corre sério risco de perder a vaga caso a McLaren seja excluída do campeonato no Conselho Mundial, o que deixaria Hamilton à pé.

Toda esse raciocínio é complicado demais para ser levado a sério.

Depois de toda a novela para garantir um lugar na Brawn para este ano, Rubinho está certamente garantido na equipe até o fim desta temporada.

Ross Brawn, seu parceiro de tanto tempo, não demitira Barrichello sem um motivo muito forte para isso.

Nem mesmo se Hamilton ficar, de repente, livre no mercado de pilotos.

A outra "bomba" lançada pelo News of the World é uma folclórica briga de bastidores.

Jenson Button, o líder do Mundial, teria chegado muito perto de sair no tapa com Richard Branson, o dono da empresa que patrocina a Brawn GP.

O incidente supostamente aconteceu numa festa logo após o GP da Austrália, corrida que Button ganhou com o logo do Virgin Group, de Branson, estampado na frente do carro.

O motivo da briga atende pelo nome de Jessica Michibata, que vem a ser a nova namorada do piloto inglês.

Branson teria dado em cima de Jessica e Button partiu para tomar satisfações.

Os dois, segundo o News of the World, estavam alcoolizados.

Verdade ou não, o fato é que Button venceu o GP da Malásia apenas alguns dias depois.

Mais uma vez com o carro patrocinado pela Virgin, que já admite estender e amplificar o contrato com a Brawn GP.

Ou seja: se a briga aconteceu mesmo, não afetou a performance do inglês e nem a alegria de Branson com o ótimo desempenho da Brawn.