sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mudança de endereço...

Amigos, a partir de agora temos um novo lugar para o nosso encontro.

O Blog mudou para este endereço - clique aqui.

Daqui em diante, faço parte do time de colunistas da TV Esporte Interativo, onde trabalho desde setembro do ano passado.

Além de escrever no site, também vou participar como comentarista da transmissão das corridas da Superleague Formula, que é exibida no Brasil com exclusividade pelo E.I.

A você que sempre me acompanhou por aqui, meu muito obrigado! Começo agora uma nova fase na minha carreira e quero continuar contando com você.

No passado recente, tenho tido pouco tempo - e paciência, admito - para prestar mais atenção aos comentários nos posts. Prometo que isso vai mudar no novo Blog.

Você merece uma atenção melhor da minha parte. E, no novo Blog, isso está garantido.

Até a próxima!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aviso

Este Blog vai mudar de endereço muito em breve.

Enquanto isso não acontece, o espaço ficará sem atualizações durante um curto período.

Na volta do Carnaval - ou até antes disso, tomara! - já informo onde iremos nos encontrar daqui para frente.

A todos, um ótimo feriado!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Jerez, dia 2: Kobayashi põe a Sauber na liderança

O segundo dia de testes coletivos em Jerez de la Frontera terminou com uma surpresa.

Kamui Kobayashi, o japonês da Sauber, superou McLaren, Ferrari, Mercedes e companhia para terminar o dia na primeira posição.

Na semana passada, a equipe já havia mostrado bastante potencial nos testes de Valência. E agora voltou a surpreender os favoritos.

No total, o piloto da Sauber completou 103 voltas. Mais uma vez, sem enfrentar nenhum problema mecânico.

Kobayashi, pelo visto, vai incomodar muita gente em 2010.

O melhor tempo do japonês foi estabelecido nos momentos finais da sessão, quando alguns sites especializados já davam o suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso, como o primeiro colocado.

Depois de uma aparição bem discreta em Valência - quando teve problemas no carro e perdeu bastante tempo de pista - a equipe italiana mostrou um bom poder de reação, embora tenha deixado a liderança escapar no fim.

Além de finalizar na segunda posição, Buemi também completou um grande número de voltas: 121.

Em terceiro lugar, o atual campeão Jenson Button ficou a pouco mais de meio segundo de Kobayashi e manteve um ritmo consistente, completando 83 voltas.

Teria sido um dia muito bom para o inglês se não fosse um problema mecânico nos minutos finais da sessão. O novo carro da McLaren já mostrou ser confiável, mas não é infalível.

A quarta posição ficou com Nico Hulkenberg, da Williams. O alemão provocou uma bandeira vermelha pela manhã, culpa de algum problema mecânico qualquer, mas ainda retornou à pista e acumulou 67 voltas.

Ele foi seguido pelo italiano Vitantonio Liuzzi, que estreou o novo carro da Force India e deu 80 voltas sem enfrentar problemas - um início promissor para o time indiano.

Na sequência, em sexto e sétimo, vieram dois pesos pesados. Michael Schumacher (124 voltas) estava atrás de Fernando Alonso (129 voltas) até os últimos minutos da sessão, quando voltou à pista e passou o espanhol.

Os dois ficaram a mais de um segundo do líder Kobayashi.

De qualquer forma, Alonso e Schumacher foram os dois pilotos que mais voltas completaram nesta quinta-feira. O objetivo do teste, sem dúvida, foi cumprido. E ambos ainda estão longe do limite de seus carros.

Na Renault, Robert Kubica substituiu Vitaly Petrov de última hora - talvez porque a equipe francesa tenha percebido que não pode perder muito tempo esperando o russo se adaptar ao carro.

O polonês deu 103 giros e finalizou em oitavo. Ficou distante dos líderes, mas isso não significa lá muita coisa.

Outro que também teve um dia discreto foi Mark Webber (99 voltas). Na primeira vez em que andou com o novo carro da Red Bull na pista seca, o australiano não passou de nono.

Além disso, Webber ainda sofreu uma quebra pela manhã, logo no início da sessão, assim como havia acontecido na quarta-feira. O novo carro do projetista Adrian Newey parece ter nascido com algumas imperfeições, mas nada que não dê para ser corrigido.

Para fechar a classificação, Timo Glock (11 voltas) ocupou a lanterna da classificação.

O piloto alemão e a Virgin Racing foram os grandes perdedores do dia.

Depois de completar apenas cinco voltas na quarta-feira, Glock voltou a ter um treino complicado.

Já pela manhã, perdeu sua asa dianteira - não ficou claro se por uma saída de pista ou se por defeito da peça - e precisou permanecer nos boxes até o fim do dia.

Isso porque a Virgin não tinha peças de reposição, que demoraram a chegar ao autódromo de Jerez. Resultado: a equipe novata não teve como voltar à pista, e perdeu um tempo precioso para fazer experiências.

Nesta sexta-feira, os testes de Jerez continuam com três brasileiros na pista.

Pela primeira vez, Lucas di Grassi vai participar de um treino coletivo com a Virgin. A ele, se juntam Felipe Massa e Rubens Barrichello.

Até agora, os testes no circuito espanhol não deixaram muitas pistas.

Vários pilotos, incluindo o vice-líder Buemi, marcaram seus melhores tempos numa das primeiras voltas de um longo "stint".

Todas as equipes, sem exceção, ainda não chegaram ao limite.

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Reportagem do jornal espanhol "As" desta quinta-feira revela que a Campos encontrou sua salvadora: a Volkswagen.

Sem dinheiro para garantir a sobrevivência de seu time, Adrian Campos teria vendido sua equipe à montadora alemã, que assumiria total controle da escuderia em 2011.

Na próxima temporada, a Campos mudaria para outro nome, ainda não definido.

Fora das pistas, a nova equipe seria comandada por Colin Kolles, ex-chefe de Midland, Spyker e Force India. Atualmente, Kolles tem seu próprio time no Campeonato Alemão de Turismo, o DTM, onde corre com carros da Audi - montadora que pertence à Volkswagen.

Bruno Senna, que já estava contratado pela Campos, permaneceria com seu lugar na nova equipe confirmado.

O acordo entre a Campos e a Volkswagen teria sido costurado por Bernie Ecclestone, sempre ele.

Se confirmada, a notícia da venda da Campos para a Volkswagen seria excelente para Bruno Senna.

Meio que sem querer, o brasileiro já teria uma vaga na equipe de uma montadora ambiciosa. A Volkswagen, se entrar mesmo na Fórmula 1, não vai querer fazer mera figuração.

Para a Campos, seria um fim triste para uma história que prometia tanto.

Desde sempre, o grande sonho de Adrian Campos foi ter uma equipe de Fórmula 1. E ele parecia tão perto...

Já para a Fórmula 1, a chegada da Volkswagen seria realmente uma ótima notícia. A presença de Mercedes e Volks compensaria, sem dúvida, as recentes saídas de Honda, Toyota e BMW.

O problema é que a própria Volks já se apressou a desmentir os rumores sobre a compra da Campos e afirmou que a Fórmula 1 "não é problema nosso".

Foi isso o que disse o ex-piloto Hans-Joachin Stuck, consultor da montadora, ao site alemão Motorsport Total.

Também o suposto novo chefe da Campos, Colin Kolles, veio a público garantir que não sabe nada sobre o assunto.

E aí fica a dúvida. Até que ponto o "As" poderia inventar uma história tão complexa como essa?

Sim, porque é muito improvável que o jornal tenha publicado a reportagem com base em nada. Alguns dos ingredientes da suposta compra da Campos pela Volks devem ser verdadeiros.

De qualquer maneira, parece mesmo que a Campos ainda não encontrou sua salvadora.

E, pelo andar da carruagem, está cada vez mais perto de desistir da temporada 2010.

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É um pássaro? É um avião? Não... é o carro que a Fórmula Indy deve começar a usar a partir de 2012.

Essa belezura aí debaixo, projetada pela empresa Delta, é a grande favorita a vencer a concorrência que determinará qual será o novo carro da categoria daqui a dois anos:



A Delta concorre com três adversárias: Dallara, Swift e Panoz.

Mas há quem diga que o projeto já tem a preferência dos dirigentes da Indy e ganhará facilmente a disputa.

Dá para imaginar esse "carro-caça" dentro das pistas? Com essa distância entre-eixos, como diabos esse bicho vai fazer curva?

Vai demorar um pouco para que todos possam se acostumar, com certeza.

A Indy parece ter se adiantado algumas décadas. Carros desse tipo, vamos ser sinceros, só aparecem em filme de ficção científica.

Sabe-se lá como será a categoria num futuro não tão distante.

Nesse ritmo, daqui a pouco vai ficar parecida com isso aqui:

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Red Bull apresenta RB6 com um só objetivo em mente: o título

Finalmente, chegou a hora da tão esperada apresentação do novo carro da Red Bull, o RB6.

Projetada pelo engenheiro Adrian Newey - um homem que não ganhou o apelido de "mago" à toa - a máquina da equipe austríaca foi revelada de maneira discreta em Jerez de la Frontera, pouco antes do início dos testes coletivos desta quarta-feira.

A princípio, pelo menos no visual, a nova Red Bull não traz nenhuma gigantesca revolução, daquelas que forçariam todas as adversárias a rever seus conceitos logo de cara.

Mas o RB6 é um modelo cheio de detalhes. E que certamente vai estar entre os primeiros colocados na próxima temporada.

Fazendo uma análise superficial, o RB6 parece apenas uma evolução de seu antecessor, o RB5.

Vários conceitos lançados no carro do ano passado estão de volta: a "bigorna" na parte de trás do carro, o bico em formato de "V" e a suspensão "pull-road" - embora esse último aspecto não seja perceptível apenas com fotos.

As verdadeiras inovações do RB6, porém, simplesmente não têm como ser avaliadas já neste momento.

Repare no formato da asa traseira, por exemplo, que parece projetada em forma de escudo. Muito mais longa que a das adversárias, ela se estende até lá embaixo e quase toca no difusor.

Para quê essa mudança? Não faço ideia. Mas Adrian Newey deve saber o que está fazendo.

Para muitos - incluindo o escriba deste Blog - a Red Bull larga como "a" favorita.

Sim, é bastante cedo para qualquer palpite. Mas se eu precisasse escolher agora quem vai ser o campeão de 2010, aí vai a minha aposta antecipada: Sebastian Vettel.

Ao lado de Mark Webber, o alemão vai formar a dupla da Red Bull neste ano e só tem o título como objetivo.

Em 2009, tanto Vettel quanto a Red Bull surpreenderam ao terminar a temporada em segundo lugar. Agora, só mesmo o troféu de campeão é melhor do que isso.

Logo abaixo, algumas fotos. Preste atenção especial na primeira, que mostra o novo desenho da asa traseira com clareza e ainda dá uma ideia de como ficou o projeto do difusor:









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Os testes de Jerez de la Frontera começaram nesta quarta-feira e a chuva, como era esperado, estragou o dia das equipes.

De cara, o novo carro da Red Bull já quebrou. Mark Webber deu apenas algumas voltas antes de encostar sua máquina na pista e provocar uma bandeira vermelha.

Normal. Os projetos de Adrian Newey geralmente são bem problemáticos em seu estágio inicial mesmo.

Por sua vez, a Virgin permaneceu quase a manhã toda nos boxes e só saiu para a pista quando já estava chovendo.

Não se sabe se a equipe enfrentou problemas, mas pareceu estranho desperdiçar justamente o período em que a pista esteve em boas condições.

Nico Rosberg e a Mercedes tomaram a dianteira logo de início e, pelo visto, vão continuar lá até o fim do dia.

Este post entrou no ar antes do encerramento da sessão. Portanto, ainda não havia como saber quem terminou em primeiro.

De qualquer maneira, o primeiro dia de ensaios em Jerez não vai servir para muita coisa.

Só mesmo com pista seca será possível fazer algum tipo de avaliação - e, mesmo assim, recheada de cautela.

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A Lotus anunciou que iria fazer um "shakedown" de seu novo carro em Silverstone na tarde da última terça-feira, antes mesmo da apresentação oficial no modelo.

É claro que teve gente que foi conferir.

A revista "Autosport" mandou um fotógrafo e conseguiu fazer a foto abaixo, um "teaser" do que vem por aí:



O piloto ao volante é o malaio Fairuz Fauzy, que será o reserva de Heikki Kovalainen e Jarno Trulli em 2010.

Sobre o carro em si, pouco a dizer. Um desenho aparentemente convencional, seguindo a abordagem já seguida pela também estreante Virgin.

A pintura, belíssima, remete aos tempos da Lotus verde escura de Jim Clark, no auge dos anos 60.

Se a nova Lotus queria ganhar a simpatia dos fãs mais nostálgicos da Fórmula 1, talvez incomodados com o "falso retorno" da antiga equipe, conseguiu.

Infelizmente, também não dá para deixar de notar a ausência quase total de patrocinadores na nova equipe.

Sim, são tempos difíceis.

A Lotus também deve correr com orçamento apertado em 2010.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Force India lança novo carro sonhando em ser grande

Bem menos badalada do que Ferrari, McLaren, Mercedes e companhia, a Force India mostrou ao mundo nesta terça-feira sua máquina para a temporada de 2010.

O novo modelo VJM-03 foi lançado sem muito estardalhaço, apenas com a divulgação de algumas fotos pela internet.

Sua estreia na pista será já nesta quarta-feira, em Jerez de la Frontera, durante a próxima sessão de testes coletivos.

À primeira vista, o novo carro da Force India não apresenta nenhuma novidade radical e até se parece com o antecessor VJM-02, que alcançou belos resultados na segunda metade do ano passado.

Assim como a McLaren, a Force India também aposta no conceito do "carro-bigorna", incluindo aquela espécie de barbatana que se estende até a asa traseira.

O desenho geral do carro, aliás, parece ter certa inspiração no modelo da McLaren. O que não é coincidência: desde o fim de 2008, a Force India tem uma parceria com a equipe inglesa e recebe uma espécie de "suporte técnico" da turma de Ron Dennis.

Ao se juntar à McLaren, a Force India ganhou também um outro trunfo: os motores Mercedes, atualmente os mais potentes da Fórmula 1 e que certamente vão contar alguns pontos a favor dos indianos em 2010.

A Force India ainda é uma equipe pequena para média, mas tem potencial para crescer bastante na próxima temporada.

Após alguns desempenhos de destaque em 2009 - em especial, a pole position e o segundo lugar de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica - o time indiano busca uma evolução para se firmar de vez no pelotão intermediário.

Não é delírio nenhum imaginar a Force India marcando pontos com regularidade em 2010 e lutando até por algo mais do que isso.

A dupla de pilotos é boa e rápida, embora tanto Adrian Sutil quanto Vitantonio Liuzzi tenham uma certa tendência a se envolver em acidentes.

De qualquer maneira, considerando o que a equipe alcançou no ano passado, a expectativa é que a Force India continua com a sua lenta - mas constante - evolução.

O primeiro objetivo da Force India é se livrar de vez das últimas posições. Depois, quem sabe, crescer até o ponto em que se possa considerar uma equipe grande.

Logo abaixo, algumas fotos:








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Recheada de expectativas, a Red Bull é a próxima equipe a apresentar seu novo carro.

O lançamento do modelo RB6 está marcado para esta quarta-feira e vai coincidir com o primeiro dia de testes em Jerez de la Frontera.

Os ensaios terão a presença da própria Red Bull, da Force India, da Virgin e das demais sete escuderias que já treinaram em Valência, na semana passada.

Enquanto isso, a estreante Lotus também prepara a apresentação de seu novo carro para esta semana.

O modelo da equipe malaia vai passar por um "shakedown" nesta quarta-feira, provavelmente em Silverstone. Já o lançamento oficial acontece na sexta.

Embora seja uma das últimas equipes a mostrar seu carro, a Lotus está com o cronograma adiantado.

No último sábado, a escuderia fez o chamado "fire up" em sua fábrica na cidade inglesa de Hingham - um teste que não significa nada além de ligar o motor do novo carro e fazer algum barulho.

De qualquer maneira, o "fire up" foi realizado seis dias antes do planejamento traçado no ano passado, mostrando que a equipe conseguiu preparar o carro mais rápido que havia pensado.

Embora o novo carro ainda não tenha sido apresentado, algumas fotos de divulgação no estilo "teaser" já foram liberadas. A mais reveladora de todas é esta:



Sim, já está tudo pronto para a Lotus entrar na pista.

Assim como a Virgin, a equipe malaia é uma novata que tem boas condições de correr no nível das escuderias mais experiantes.

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Já está tudo pronto para a segunda sessão de testes coletivos de pré-temporada.

Os ensaios em Jerez de la Frontera começam nesta quarta e se estendem até sábado. Serão quatro dias seguidos de treinos, um a mais do que em Valência, na semana passada.

As dez equipes que vão treinar escalaram apenas seus pilotos titulares. A ordem dos que vão para a pista é esta:

Mercedes: Nico Rosberg (quarta e sexta) e Michael Schumacher (quinta e sábado)
Red Bull: Mark Webber (quarta e quinta) e Sebastian Vettel (sexta e sábado)
McLaren: Jenson Button (quarta e quinta) e Lewis Hamilton (sexta e sábado)
Ferrari: Fernando Alonso (quarta e quinta) e Felipe Massa (sexta e sábado)
Williams: Nico Hulkenberg (quarta e quinta) e Rubens Barrichello (sexta e sábado)
Renault: Vitaly Petrov (quarta e quinta) e Robert Kubica (sexta e sábado)
Force India: Vitantonio Liuzzi (quarta e quinta) e Adrian Sutil (sexta e sábado)
Toro Rosso: Sebastien Buemi (quarta e quinta) e Jaime Alguersuari (sexta e sábado)
Virgin: Timo Glock (quarta e quinta) e Lucas di Grassi (sexta e sábado)
Sauber: Kamui Kobayashi (quarta e quinta) e Pedro de la Rosa (sexta e sábado)

A previsão do tempo aponta possibilidade de chuva em três dias: quarta, sexta e sábado. A princípio, apenas a quinta-feira está livre de pista molhada.

Mais uma vez, é bom ter cautela na análise dos testes.

Pré-temporada, como sempre, não serve de muita referência.

Mas tentar adivinhar o futuro é a principal diversão que os fãs da Fórmula 1 têm nesse momento...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ferrari inverte ordem e Alonso abre testes nesta semana

Semana passada, o brasileiro Felipe Massa foi o escolhido para comandar o primeiro teste do novo modelo da Ferrari, o F10.

Massa pilotou o carro em dois dias de treinos em Valência. Depois disso, passou o volante ao companheiro Fernando Alonso.

Como era de se esperar, Alonso virou um tempo mais rápido do que Massa - embora ainda esteja se adaptando à Ferrari, o bicampeão pegou uma pista melhor emborrachada e não teve maiores problemas para superar o tempo do brasileiro.

Foram apenas três décimos de diferença. Difícil determinar qual dos dois foi, de fato, o mais rápido.

Nesta semana, em Jerez, Alonso e Massa vão para o "segundo round". Dessa vez com uma diferença: o espanhol é que será responsável por abrir os trabalhos, enquanto Massa andará por último.

Segundo o cronograma da Ferrari, Alonso está escalado para quarta e quinta. Massa, para sexta e sábado.

Na verdade, a inversão na ordem é um procedimento absolutamente normal.

A McLaren, por exemplo, vai fazer a mesma coisa: depois de fechar os testes em Valência, Jenson Button vai testar na quarta e na quinta, sendo substituído por Lewis Hamilton nos dois dias seguintes.

Acontece que dessa vez há um componente extra.

A chuva.

Segundo os meteorologistas, a expectativa é de chuva para quarta, sexta e sábado. Apenas os testes de quinta estariam livres de pista molhada.

Para Alonso, Button e os demais escolhidos para abrir os testes, uma ligeira vantagem.

Mas nada que seja suficiente para acusar Ferrari e McLaren de favorecer um de seus pilotos.

Até agora, a única preocupação das equipes é acumular quilometragem, verificar os equipamentos e evitar problemas mecânicos.

Virar tempos muito rápidos, por enquanto, não é a prioridade.

Apesar disso, alguns já arriscam favoritos para a temporada de 2010.

Nesta segunda-feira, em seu Twitter, Rubens Barrichello disse que a Ferrari está "na frente por enquanto".

Já o suíço Sebastien Buemi afirmou que a escuderia italiana tem o mesmo ritmo de McLaren e Sauber - esta última, inclusive, seria a grande surpresa da pré-temporada.

Se a previsão de Buemi estiver correta, Kamui Kobayashi - quem diria? - já começaria o ano brigando por vitórias.

Sim, é legal dar palpites sobre o que vai acontecer na próxima temporada.

Mas ainda é muito, muito cedo para que qualquer previsão tenha credibilidade.

Talvez os testes de Jerez dessa semana deem uma clareada.

O mais provável, porém, é que somente no GP do Bahrein seja possível saber quem realmente está na frente.

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O todo-poderoso Bernie Ecclestone confirmou nesta segunda-feira o boato que já circulava há algumas semanas.

Sim, existe uma cláusula no Pacto da Concórdia que permite às equipes ficar de fora dos três primeiros GPs do campeonato.

E duas delas - USF1 e Campos - estão perto de ativar essa regra.

A equipe americana, em que pese todo o mistério dos últimos meses, até parecia ter avançado em seu cronograma.

Contratou o argentino Jose Maria Lopez como primeiro piloto e, ao que parece, conseguiu que seu carro fosse aprovado no "crash test" da FIA.

O primeiro teste do novo modelo seria já neste mês. Mas, por enquanto, não há mais notícias.

Ecclestone acredita que a USF1 não vai conseguir alinhar no GP do Bahrein. Francamente, não há como ignorar essa possibilidade.

Por outro lado, o drama da Campos já é conhecido de todos.

A equipe espanhola tem só mais alguns dias para pagar o que deve à Dallara, empresa que a própria Campos contratou para construir seu carro de 2010.

Se não efetuar o pagamento, o modelo que a Dallara construiu pode ser repassado à Stefan Grand Prix, que assumiria o lugar da Campos no grid.

A novela que envolve a Campos e os "piratas" da Stefan GP deve ter capítulos decisivos nesta semana.

Isso porque o time espanhol só tem até quarta-feira para pagar o que deve à Dallara. Caso contrário, a Stefan vai dar o bote.

Segundo Bernie Ecclestone, a misteriosa escuderia sérvia vai herdar toda a estrutura da extinta equipe Toyota - incluindo não apenas o carro que a escuderia japonesa usaria em 2010, mas também a fábrica e todos os equipamentos que a Toyota tinha em Colônia, na Alemanha.

Nesse caso, sem dúvida, a Stefan se transformaria numa equipe bem melhor estruturada do que a Campos.

E talvez seja por isso que Ecclestone - um homem que sempre preferiu os "fortes" aos "fracos" - já não esconde de ninguém sua preferência pelos "piratas sérvios".

Correndo contra o tempo para se salvar, a Campos pode pedir licença das três primeiras corridas e tentar um esforço final para tentar novos patrocinadores.

De qualquer maneira, a situação da equipe espanhola já é muito complicada.

Mesmo que consiga alinhar a partir da quarta prova do ano, fica difícil imaginar a Campos longe da últimas posições.

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Não é só a Campos que pode perder sua vaga na Fórmula 1 antes mesmo de fazer sua estreia na categoria.

Recém-contratado pela Renault, o russo Vitaly Petrov corre risco de ser dispensado da escuderia francesa sem disputar nenhuma corrida.

O motivo não poderia ser outro: falta de dinheiro.

Petrov alega não ter patrocinadores em seu país e que os 15 milhões de euros que bancaram sua contratação pela Renault são inteiramente provenientes de um empréstimo.

O pagamento da quantia à Renault foi dividida em duas parcelas. A primeira delas vence em março. A outra, em julho.

E, até agora, Petrov não tem um tostão no bolso.

Segundo o pai do piloto russo, o banco que emprestaria o dinheiro pediu um tempo maior para avaliar a viabilidade do negócio.

Depois de aceitar o empréstimo num primeiro momento, a instituição - cujo nome não foi revelado - pode voltar atrás e desistir de sustentar Petrov.

Nesse caso, o russo certamente perderia sua vaga na Renault.

Embora não seja um mau piloto, Petrov só conseguiu mesmo ser contratado pela equipe por causa de sua milionária oferta.

Se ficar sem dinheiro, o russo provavelmente seria substituído por outro piloto pagante - o japonês Takuma Sato, ao que parece, é o primeiro nome da lista da Renault, embora já tenha fechado com uma equipe da Fórmula Indy.

A Petrov, só resta torcer e esperar.

Assim como muitos fãs brasileiros sofrem com a indefinição de Bruno Senna, os torcedores russos - recém-chegados à Fórmula 1 - já começam a perceber logo de cara como a categoria pode ser frustrante.