Apenas um dia depois de Fernando Alonso anunciar seu desligamento da McLaren, uma equipe já confirmou ter feito uma proposta ao bicampeão: a Renault. Segundo o diário Marca, advogados da escuderia francesa já teriam preparado as bases do contrato, que só esperaria a assinatura do espanhol. Agora, resta saber se Alonso aceitaria os termos do acordo.
"Nossa proposta é de longa duração porque não faria sentido acertar um compromisso de apenas um ano", disse Flavio Briatore, principal dirigente da Renaut, ao jornal La Gazzeta dello Sport. Infelizmente para a escuderia francesa, isso é justamente o que Alonso não deseja. Afinal, o espanhol já deixou claro que o seu interesse é num acordo curto, para ter a liberdade de negociar com outros times para a temporada de 2009.
Ao mesmo tempo, a chance de Alonso assinar com a Red Bull continua sendo uma das mais prováveis. Neste sábado, também em entrevista ao La Gazzeta dello Sport, o chefão da equipe das bebidinhas energéticas, Dietrich Mateschitz, deixou em aberto a possibilidade: "Mark Webber e David Coulthard são 100% nossos pilotos, mas na Fórmula 1 nada é certo...".
Se Alonso realmente acertar com a Red Bull, Coulthard seria provavelmente dispensado. O empresário do escocês, porém, negou essa hipótese de forma veemente: "A Red Bull é obrigada, por contrato, a colocar David para competir no ano que vem. Se eles estão tentando contratar Alonso, acho que nós deveríamos saber".
Por enquanto, a Toyota corre por fora na tentativa de acertar com Alonso para 2008. Hoje, o único piloto confirmado no time nipônico para a próxima temporada, Jarno Trulli, deu a entender que o espanhol teria procurado a Toyota e exigido a contratação do estrategista Ross Brawn como condição para um acerto. Pelo visto, a equipe japonesa vai precisar abrir o bolso se quiser contar com Alonso.
Para terminar, uma última informação, divulgada pelo jornal Bild: embora já esteja fora da McLaren, o bicampeão ainda vai precisar medir com cuidado suas palavras contra o time prateado. Isso porque a McLaren ameaçou processar Alonso por quebra de contrato caso o espanhol diga "uma palavra a mais" sobre seus antigos comandantes. Uma atitude que seria perfeitamente compreensível.
Embora o sábado tenha sido recheado de notícias envolvendo o nome de Alonso, ainda é extramamente difícil adivinhar o futuro do bicampeão. No momento, Renault e Red Bull aparecem como principais candidatas a contar com o espanhol em 2008. Toyota e Williams, porém, ainda correm por fora. A briga por Alonso está só começando e ainda vai render muitos capítulos.
Dessa vez, as férias da Fórmula 1 prometem ser bem animadas.
Além da incerteza sobre a equipe de Alonso na próxima temporada, ainda há um outro enorme ponto de interrogação nessa altura dos acontecimentos: quem será o companheiro de Lewis Hamilton na McLaren em 2008? Assim como no "caso Alonso", há várias possibilidades. E, como a McLaren anunciou que só confirma seu novo piloto no ano que vem, a novela também vai durar bastante tempo.
De qualquer maneira, as primeiras informações já começam a pipocar. Segundo o Marca, Ron Dennis já definiu que o próximo segundo piloto da McLaren não pode fazer sombra a Hamilton. Os principais candidatos, aliás, foram citados pelo próprio inglês, em entrevista ao site Autosport: "Acho que pode ser Nico (Rosberg), Adrian (Sutil) ou Heikki (Kovalainen)", disse Hamilton.
Levando em conta uma reportagem do diário Bild, Rosberg é o preferido da Mercedes. O alemão, porém, não deve ser escolhido por não se encaixar no perfil pretendido pela McLaren: certamente, Rosberg não ficaria contente com o status de segundo piloto no time prateado. De maneira contrária, Sutil e Kovalainen seriam bem mais "obedientes", e chegariam mais perto daquilo que a McLaren considera ideal.
Por sua vez, Hamilton mantém uma postura bem política, preferindo não eleger um favorito na disputa. O inglês, aliás, não deixou de falar sobre seu arquiirival Fernando Alonso na entrevista que deu à Autosport. Sendo bastante econômico, Hamilton se limitou a pouquíssimas palavras: "Desejo a ele o melhor na próxima temporada e em sua nova equipe, qualquer que seja ela".
Traduzindo para o bom português: "Fernando, até nunca mais!".
Valentino Rossi ainda não sabe se vai participar do Grande Prêmio de Valência da MotoGP, amanhã. Neste sábado, o heptacampeão sofreu uma grave queda no treino classificatório para a prova, e fraturou a mão direita em três pontos. Horas antes da corrida, Rossi deve passar por uma avaliação médica, que vai decidir se ele tem condições ou não de largar. Por enquanto, a situação do italiano é difícil.
Enquanto isso, o bicampeão mundial Mika Hakkinen confirmou que está deixando a DTM, e já não corre na próxima temporada da categoria de turismo alemã. Na prática, o anúncio significa que o finlandês está se aposentando definitivamente de qualquer atividade de piloto. Agora, Hakkinen deve continuar ligado à Mercedes, exercendo algum cargo como dirigente.
Em Goiânia, a GT3 Brasil definiu seus grids de largada para as corridas da rodada dupla de amanhã. O sábado foi dramático para a dupla Xandy Negrão/Andreas Mattheis, um dos palpites do Blog. Eles tiveram o motor de seu Lamborghini Gallardo estourado, e precisaram substituir o carro com urgência pelo Dodge Viper Coupé, usado por eles nas duas primeiras etapas da temporada.
A troca deu certo e Negrão/Mattheis cravaram a pole para a bateria inicial de amanhã. Na seqüência, aparecem Rafael Derani/Alencar Jr. (Ferrari 430) e Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann (Lamborghini Gallardo). Líderes do campeonato, Bonifácio/Feldmann são, aliás, a outra aposta do Blog para as provas de domingo.
No treino classificatório para a segunda corrida do dia, Carlos Crespo/Roberto Moreno (Ferrari 430) foram os mais rápidos e conseguiram a pole. Logo a seguir, vêm Negrão/Mattheis e Bonifácio/Feldmann. A rodada dupla deste domingo em Goiânia não tem transmissão ao vivo para o Brasil, mas os melhores momentos devem ser reprisados pelo Sportv, ao longo da próxima semana.
Nos últimos dois dias, a seção "vídeo do dia" homenageou o aniversário de vinte anos do tricampeonato de Nelson Piquet. Hoje, é a vez de relembrar outra grande conquista do automobilismo brasileiro: o primeiro título de Ayrton Senna, que completou 19 anos na última semana. As imagens a seguir - narradas por Galvão Bueno - são um compacto do Grande Prêmio do Japão de 1988, corrida que consagrou Senna como campeão daquele ano: