domingo, 28 de outubro de 2007

Weekend Update - Mundial de Rally

Depois de três dias bastante difíceis, o Rally do Japão terminou hoje com a vitória de Mikko Hirvonen. Terceiro colocado no campeonato, o finlandês aproveitou-se dos abandonos dos favoritos Marcus Grönholm e Sebastien Loeb para conquistar seu segundo triunfo na atual temporada do Mundial de Rally.

Sem condições de ameaçar Hirvonen, Daniel Sordo finalizou logo a seguir, com Henning Solberg completando o podium. Na seqüência, aproveitando o alto índice de desistências, Matthew Wilson e Luiz Perez Companc conseguiram os melhores resultados de suas carreiras, em quarto e quinto. Por fim, fechando a zona de pontuação, vieram Manfred Stohl, Federico Villagra e Katsuhiko Taguchi.

O Rally do Japão foi realmente complicado para a dupla de protagonistas do campeonato. Já na sexta, o líder da tabela de pontos, Marcus Grönholm, abandonou após sair da pista no quarto estágio do dia. Assim, Sebastien Loeb ficou com o caminho livre para a vitória, mas caiu numa vala no sábado e também não conseguiu continuar.

Com os dois primeiros colocados da temporada fora de combate, o azarão Jari-Matti Latvala chegou a assumir a ponta, mas desistiu por conta de um problema de câmbio. O trio da Subaru - Petter Solberg, Chris Atkinson e Xavier Pons - também não completou o Rally do Japão. Por tudo isso, a liderança caiu no colo de Mikko Hirvonen, que não despediçou a oportunidade de vencer.

Mais atrás, destaque para o português Armindo Araújo, que terminou na décima colocação com um carro da categoria "Produção". Infelizmente, seu ótimo desempenho foi estragado em virtude de uma irregularidade técnica, que causou a sua desclassificação. De qualquer forma, Araújo teve o gostinho de andar entre os primeiros...

Com os resultados do Rally do Japão, Marcus Grönholm permanece na liderança do campeonato, somando 104 pontos. Sebastien Loeb, porém, está colado, com 100. Após a vitória em solo japonês, Mikko Hirvonen subiu para 84, mas tem chances apenas remotas de brigar pelo título. A seguir, a classificação final do Rally do Japão:

1. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, 3h23:57.6s
2. Daniel Sordo/Espanha/Citroën, a 37.4s
3. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 4:33.7s
4. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 6:37.9s
5. Luis Perez Companc/Argentina/Ford, a 6:40.4s
6. Manfred Stohl/Áustria/Citroën, a 7:04.3s
7. Federico Villagra/Argentina/Ford, a 11:15.3s
8. Katsuhiko Taguchi/Japão/Mitsubishi, a 20:44.6s
9. Gabriel Pozzo/Argentina/Mitsubishi, a 21:53.0s
10. Armindo Araujo/Portugal/Mitsubishi, a 24:13.5s*
*= desclassificado por irregularidades técnicas

Daqui a pouco, às 21:30, a ESPN exibe os melhores momentos do terceiro dia do Rally do Japão. Agora, a próxima etapa do Mundial de Rally - a penúltima da temporada - está marcada para a Irlanda, entre os dias 16 e 18 de novembro. Até o fim do dia, o Blog volta comentando as atividades da Nascar. Até já!

Crédito das fotos: http://www.rally-live.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

coitado do portuga, chegar entre os dez primeiros com um carro da production não é fácil não. deve ter doído essa desclassificação. aliás gustavo voce esqueceu de dizer quando vai passar a reprise na espn, voce sempre coloca essa informação.

Blog F1 Grand Prix disse...

Yuri,

Valeu pelo lembrete! Dessa vez, deixei passar mesmo. Vou colocar o horário no post daqui a pouquinho!

Grande abraço!

Gustavo Coelho