segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Kovalainen pode ser o substituto de Alonso na McLaren

O mercado de pilotos continua travado por causa da indefinição de Fernando Alonso, mas as especulações permanecem a todo vapor. Dessa vez, o personagem principal é Heikki Kovalainen, que ainda não tem vaga garantida na Fórmula 1 em 2008. Em entrevista à rede britânica ITV, o finlandês não escondeu a possibilidade de sair da Renault na próxima temporada:

"Estou conversando com várias equipes. Mas, por enquanto, preciso esperar para ver o que os outros caras vão fazer", disse Kovalainen, em clara alusão a Alonso. As declarações do finlandês - embora não tenham citado diretamente o nome de Alonso - foram suficientes para detonar o mais novo boato dos bastidores da Fórmula 1.

Agora, o comentário geral é que o finlandês poderia transferir-se para a McLaren em 2008, substituindo justamente Alonso. Por sua vez, o espanhol faria o caminho contrário, retornando à Renault. Apesar de muito prematura, a hipótese do troca-troca entre Kovalainen e Alonso é daquelas que devem ser consideradas.

Sétimo colocado temporada 2007 da Fórmula 1, o finlandês da Renault foi ofuscado em seu ano de estréia pelo também novato Lewis Hamilton. Apesar disso, Kovalainen mostrou velocidade e consistência na segunda metade do campeonato, e tem totais condições de se adaptar à pressão de uma equipe como a McLaren. Só falta saber se o time prateado possui mesmo interesse numa eventual contratação.

Ao mesmo tempo, Fernando Alonso mantém silêncio quase absoluto sobre seu futuro. No último fim de semana, o espanhol teve uma recepção de herói em Oviedo, sua cidade natal. Em meio às festividades, Alonso concedeu uma rápida entrevista à emissora Tele5, evitando comentários demorados acerca de seu destino na próxima temporada:

"Eu sei o que quero fazer. Só não sei se é possível", limitou-se a dizer Alonso. Sobre a permanência na McLaren, menos palavras ainda: "Talvez sim, talvez não". Por enquanto, a única certeza é que representantes de Alonso já estão na Inglaterra para um encontro com advogados da McLaren. De acordo com o diário El Mundo, a negociação pode demorar até duas semanas.

Até lá, os jornais ainda vão ter muito tempo para especular à vontade...


Enquanto isso, o que fazem os outros três protagonistas da temporada recém-encerrada? Quase duas semanas após perder um dos títulos mais ganhos da história, Lewis Hamilton está de mudança. Calma, não é nada relacionado com uma saída da McLaren! Acontece que o inglês cansou-se do assédio em seu país natal e comprou uma residência na bucólica Suíça, país onde já mora seu rival Fernando Alonso.

Apesar de estar deixando a Inglaterra, Hamilton ainda está em alta com seus fãs. Prova disso é que ele virou nome de rua em Stevenage, sua cidade-natal. Nem tudo são flores para Hamilton, porém, Numa reportagem do jornal The Times, que listou os 50 britânicos mais perdedores da história, o piloto da McLaren ficou em 14º lugar...

Por sua vez, Kimi Raikkonen ainda deve estar comemorando a inesperada glória de Interlagos. Dinheiro para organizar festanças não vai faltar. Afinal, o finlandês foi apontado pela revista Forbes como o quarto esportista mais bem pago do mundo. Recebendo cerca de 40 milhões de dólares por ano, Raikkonen só perde para o boxeador Oscar de la Hoya e para os golfistas Phil Mickelson e Tiger Woods.

E Felipe Massa, por onde anda? Terminado o campeonato da Fórmula 1, ele tem um compromisso muito importante pela frente: seu casamento com Rafaela Bassi, no dia 30 de novembro. Na última semana, Massa viajou com a noiva para Milão, onde os dois experimentaram as roupas da festa. O local escolhido foi a loja da famosa Dolce-Gabbana.

Nada mal, hein?


Discreta e eficiente como sempre, a BMW começou a trabalhar no seu modelo 2008 na metade deste ano. Após marcar 101 pontos e conquistar o vice-campeonato no Mundial de Construtores, a equipe alemã tem um objetivo claro para a próxima temporada: ganhar sua primeira corrida. E, considerando a competência do chefão Mario Theissen, o time tem tudo para chegar lá.

Nesta segunda, a BMW anunciou seu novo desenhista-chefe: Christoph Zimmermann. Há 18 anos na equipe - incluindo um longo período na antiga Sauber - ele foi escolhido para substituir Jorg Zander, que foi para a Honda. Zimmermann certamente não é a figura mais conhecida nos bastidores da Fórmula 1, mas conhece a estrutura do time como poucos. Pelo visto, Mario Theissen acertou mais uma vez.

Ao contrário da BMW, a Honda luta para não passar vexame. Se não consegue figurar entre os líderes, a equipe japonesa ao menos mostra uma virtude: promover a estréia de jovens pilotos. Entre os dias 13 e 15 de novembro, em Barcelona, os novatos Luca Filippi, Andreas Zuber e Mike Conway - todos da GP2 - vão sentir o gostinho de andar de Fórmula 1 pela primeira vez, com um carro da Honda.

Terceiro colocado na temporada 2007 da GP2, Filippi é quem tem mais potencial. Considerando que Christian Klien deve deixar a Honda no fim do ano, não seria nenhuma surpresa se o italiano assume o cargo de piloto de testes na equipe japonesa. Caso esse cenário se confirme, Jenson Button e Rubens Barrichello receberiam uma ótima notícia.

Afinal, embora ainda tenha condições de evoluir bastante, Filippi não representaria nenhuma sombra para os titulares da Honda.


Logo após o término da temporada, vários vídeos com highlights do ano pipocam pela internet. Um dos mais caprichados que encontrei é esse que está aí abaixo, editado pelo SpeedTV. Vale a pena dar uma conferida:



Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, inagurando a lista dos Dez Melhores Pilotos da Temporada 2007. Amanhã, apresentamos os número 10, 9, 8 e 7 do ranking. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Massa - www.focus.de

5 comentários:

ernane disse...

Essa possibilidade do Kovalanen na Mclaren eu acredito bastante. Ele é bom piloto e o Ron Dennis ficaria satisfeito em tê-lo na equipe. Além disso, seria a oportunidade ideal para Alonso voltar para a sua querida Renault, como vem sendo falado. Algo me diz que essa história ainda vai demorar bastante tempo até ser resolvida mas acho que tudo vai acabar com o Alonso voltando para a Renault.

Abraço

alex disse...

Momento "Caras" hein Gustavo????

"Ele tem um compromisso muito importante pela frente: seu casamento com Rafaela Bassi, no dia 30 de novembro. Na última semana, Massa viajou com a noiva para Milão, onde os dois experimentaram as roupas da festa. O local escolhido foi a loja da famosa Dolce-Gabbana"

É brincadeira mas não pude resistir uheuheuehueh

Rio Kart disse...

Não dá pra sentir aquele entusiasmo característico do Briattore com o Kovalainen, se ele sair não é surpresa, se o Alonso não assinar com a equipe eu acho burrice desperdiçar o finlandês. Quanto às intenções da McLaren eu já estou confuso, não sei nem o que chutar.

O Felipe tem o Desafio das Estrelas antes do casamento, 24 e 25 de novembro.

Vejo o vídeo em casa.

Abraço!

maurício disse...

Kova é uma boa opção para a Mclaren, acho que o Ron Dennis devia pensar bastante nessa opção. Sobre o Massa, bem lembrado pelo rio kart aqui encima o desafio das estrelas. Esse eu vou ver!! Sabe se alguém vai transmitir??

Pantaneiro disse...

Não acredito que a Mclaren queira dois pilotos jovens e com pouca bagagem de F1. Acho que se, veja bem, SE o Alonso sair a vaga sera de algum veterano, ou quase aposentado ..... Talvez até pinte uma nova chance pro Pedro de La Rosa, o que certamente acalmaria um pouco os patrocinadores espanhois.