sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Confirmado: Fernando Alonso deixa a McLaren em 2008

Finalmente, a novela sobre o futuro de Fernando Alonso teve sua primeira definição. Nesta sexta - justamente no feriado de finados no Brasil - o espanhol anunciou seu desligamento da McLaren, encerrando uma relação que estava fadada ao fracasso. Dentro das pistas, os resultados foram até significativos. Nos bastidores, porém, Alonso nunca se entendeu com o time prateado.

A confirmação da saída do bicampeão foi furo da rádio do jornal Marca, que entrevistou o empresário de Alonso, Luiz Garcia Abad. "Fernando não permanece na McLaren. Agora, ele está livre para negociar com qualquer equipe para 2008", falou o manager. As opções de Alonso, aliás, são bem variadas: Renault, Williams, Red Bull e Toyota aparecem, todas, com chances de contratar o espanhol.

Em declarações dadas nesta sexta, Alonso afirmou que nunca se sentiu em casa na McLaren. Em relação a supostos favorecimentos recebidos por Lewis Hamilton, porém, o bicampeão foi diplomático: "As pessoas dizem muitas coisas no calor da disputa. Mas, no fim, sei que tivemos as mesmas chances de vencer".

Por sua vez, a McLaren se limitou a comentar que "a relação não deu certo". Em comunicado divulgado no site oficial do time prateado, o chefe da equipe, Ron Dennis, foi bastante suscinto: "Alonso é um grande piloto, mas por algum motivo nossa combinação não funcionou. A opção por romper o contrato foi conjunta e todos acreditamos ter sido a melhor decisão".

Mesmo com a confirmação da saída de Alonso da McLaren, continuam restando muito mais perguntas do que respostas. E a temporada de boatos ainda deve se arrastar por um bom tempo. O substituto de Alonso na McLaren, por exemplo, só vai ser anunciado em 2008, segundo informações do próprio time prateado. Até lá, os jornais vão poder especular à vontade.

A principal dúvida, porém, fica por conta do destino de Alonso. Toyota e Red Bull acenam com as melhores propostas, do ponto de vista financeiro. Mas Renault e Williams prometem pacotes mais competitivos na próxima temporada. Como o assunto rende muita discussão, o Blog vai apresentar um panorama detalhado da situação no post da noite. Incluindo, é claro, meu palpite sobre a futura equipe de Alonso.

Por enquanto, deixo aqui apenas uma clara constatação: agora, sim, o mercado de pilotos vai ferver.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tava na cara que não ia dar certo essa coisa do Alonso com a McLaren. Olha a curiosidade - em 2003, a McLaren anunciou o Montoya para 2005 e não deu certo, aí em 2005 anuncia o Alonso para 2007 e também não dá certo. Deve ser por isso que a McLaren só quer anunciar o piloto quando estiver chegando perto a temporada. Todos os pilotos que eles anunciam com antecipação não dão certo!

Anônimo disse...

ô gustavo para de fazer suspense sobre esse seu palpite!!!

Eu aposto na Red Bull com Mr. Brown. Vai ser uma dupla do cacete, com Newey então vai ser um trio pra ninguém botar defeito.

E quem vai no lugar?? o Nico!!!! Esse merece.

Anônimo disse...

É, vai ferver, mas a Mclaren só vai anunciar seu segundo piloto em 2008...ou seja, vamos ficar moh tempao esperando a definição dos pilotos...bom pra vc q vai poder postar bastante coisa, rs

Anônimo disse...

Será se alguém vai aceitar fácil assim ser segundão do Hamilton?

Não descarto a hipótese de Dennis contratar um Fisichella da vida para isso, se bem que seria muito mais interessante ver a McLaren com Rosberg ou Kovalainen.

Sobre o futuro dele? Muito complicado, nenhuma das equipes postulantes parece ter chance de dar um carro para brigar pelo título no ano que vem.

Honda, Force India, Ferrari, McLaren, Super Aguri, Toro Rosso e BMW descartadas...

Vejamos, a Renault iria queimar Kovalainen ou Nelsinho, ou os dois (se os dois ficassem), caso Alonso fosse para lá, mas não sei se o Briatore liga muito para isso, então... pode ser...

Williams, acho a menos provável, Frank não gosta de pagar muito a seus pilotos e ponto, dizem que a Toyota bancaria o salário... mas se for para ser assim, por que não levá-lo para lá? Por maior que seja a grana, não acho que Alonso queira ir para lá... levaria muito tempo para fazer o time evoluir a ponto de brigar por algo...

Red Bull... tudo se encaixa (ou não) tem o Newey, acena com a possibilidade de contratar Brown (ou seja, um corpo técnico de respeito), o que daria a Alonso uma chance de brigar por algo em um prazo menor do que em outras equipes (além de ter um segundão à escolha: é amigo de Webber e Coulthard sabe bem fazer esse papel), meu palpite.

Um jogo para chutar as duplas do ano que vem seria legal, eu acho.

Abraços,
Nelson

Anônimo disse...

Já era hora de pelo menos uma coisa ser definida. Mas ainda tem muito assunto sem definição..

Felipe Maciel disse...

Tomara que ele se defina logo, e nem tem motivo para demorar. agora sim a dança das cadeiras volta à ativa.

Priscilla Bar disse...

Aposto na Red Bull!