sábado, 26 de julho de 2008

Rumo ao título, Dixon vence mais uma na Fórmula Indy

A quatro corridas do fim da temporada, nada parece capaz de impedir o bicampeonato de Scott Dixon na Fórmula Indy. Neste sábado, o neozelandês conquistou sua quinta vitória do ano ao vencer a etapa de Edmonton, no Canadá. Largando da quarta posição do grid, Dixon assumiu a liderança após a última rodada de pit stops e só precisou administrou a ponta até a bandeirada, resistindo aos ataques do brasileiro Helio Castroneves.

Segundo colocado no campeonato, Helinho contava com a prova de Edmonton para diminuir a vantagem de Dixon. O piloto da Penske liderou boa parte da corrida e parecia rumo a uma vitória categórica. Infelizmente para Helinho, as bandeiras amarelas eliminaram os quase dez segundos de distância que chegou a abrir para Dixon. E, quando a dupla entrou junta para o derradeiro pit stop da prova, a equipe Ganassi trabalhou mais rápido e devolveu Dixon na primeira posição.

O inglês Justin Wilson fechou o podium, com o veterano Paul Tracy aparecendo num surpreendente quarto, após um bom tempo afastado das pistas. Saindo do fim do grid em virtude de uma troca de motor, Tony Kanaan lutou muito e salvou um nono lugar. Os outros brasileiros não passaram das posições intermediárias. No campeonato, Dixon abriu 65 pontos de distância para Helinho, uma vantagem que dificilmente será revertida pelo brasileiro.

Logo abaixo, os dez primeiros em Edmonton:

1. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, 91 voltas em 1h51:05.7039
2. Hélio Castroneves/Brasil/Penske, a 5.9237
3. Justin Wilson/Inglaterra/Newman-Haas-Lanigan, a 13.4009
4. Paul Tracy/Canadá/Vision, a 28.1462
5. Oriol Servia/Espanha/KV, a 28.7132
6. Ryan Briscoe/Austrália/Penske, a 36.8816
7. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi, a 41.8281
8. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal-Letterman, a 42.1294
9. Tony Kanaan/Brasil/Andretti-Green, a 43.0732
10. Darren Manning/Inglaterra/Foyt, a 43.3363


A próxima prova da Fórmula Indy acontece em Kentucky, no dia 9 de agosto.



Aproveitando um sábado não muito animado em notícias, vamos direto ao vídeo do dia. Considerado um dos últimos playboys da Fórmula 1, o irlandês Eddie Irvine confirma a fama ao interromper uma entrevista para passar uma cantada numa grid girl:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.indycar.com

sexta-feira, 25 de julho de 2008

McLaren confirma hegemonia e encerra testes de Jerez na liderança

Este Blog errou ao afirmar no último post que os testes de Jerez já haviam terminado. Evidentemente, as atividades só foram encerradas somente nesta sexta...

Pelo visto, a Ferrari ainda tem muito trabalho pela frente. Com sobras, o finlandês Heikki Kovalainen liderou hoje o último dia da bateria de testes em Jerez de la Frontera. De quebra, o piloto da McLaren também cravou a volta mais rápida de toda a semana. No combinado dos quatro dias de ensaios, Kovalainen finalizou cerca de um segundo à frente do melhor representante da Ferrari, Kimi Raikkonen, que não entrou na pista nesta sexta.

Nos ensaios de hoje, Kovalainen experimentou os já famosos "chifres" na asa dianteria de sua McLaren e, mesmo sem pneus slicks, não teve dificuldades para finalizar na ponta. Dessa vez, seu adversário mais próximo foi Sebastien Bourdais, que voltou a mostrar o potencial da nova Toro Rosso ao terminar na segunda posição. Felipe Massa andou pela Ferrari e terminou somente em quinto. Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello ficaram de folga.

A Ferrari usou pela primeira verz o chamado "carro-bigorna", lançado pela Red Bull no início do ano. Até agora, apenas BMW e Williams não aderiram à novidade. Por outro lado, a Honda testou um novo pacote aerodinâmico, considerado a última cartada da equipe para salvar a temporada 2008. O resultado se resume no desânimo de Rubens Barrichello: "O carro parece melhor, mas está difícil de entendê-lo. Nossa performanece melhorou, mas não muito".

Logo abaixo, os tempos combinados dos quatro dias de testes em Jerez:

1. Heikki Kovalainen/FinlândiaMcLaren, 1:18.385
2. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:18.746
3. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:18.843
4. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.081
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:19.176
6. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.334
7. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.434
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:19.494
9. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:19.544
10. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.611
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:19.724
12. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:19.861
13. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:19.915
14. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:19.965
15. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:20.421
16. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:20.532
17. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.534
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.614


Agora, a Fórmula 1 só volta à pista no próximo dia 1º de agosto, quando começam os treinos para o GP da Hungria.



A equipe Penske dominou o treino classificatório para a etapa de Edmonton da Fórmula Indy. Após liderar os dois primeiros períodos da sessão, Helio Castroneves terminou batido pelo companheiro Ryan Briscoe na "superpole". Ainda assim, larga de segundo, duas posições à frente do líder do campeonato Scott Dixon. Neste sábado, o BandSports transmite a corrida a partir das 18h00 de Brasília.

No mundo da MotoGP, a grande novidade foi a divulgação do calendário 2009 da categoria. Assim como na atual temporada, serão dezoito etapas ao todo - incluindo a corrida noturna no Catar, que abre o campeonato. A única mudança fica por conta da saída da China, substituída pela Hungria. Ao que parece, a prova húngara vai acontecer num novo circuito, a ser construído no sul do país.

Enquanto isso, a imprensa européia noticia que o heptacampeão Valentino Rossi pode fazer sua estréia em monopostos muito em breve. Segundo o ex-piloto Piercarlo Ghinzani, Rossi considera representar a Itália na próxima temporada da A1GP. "Seria fantástico. Sou amigo dele e estamos conversando", revelou Ghinzani, que controla a equipe italiana na categoria. Vale ressaltar que os calendários da MotoGP e da A1GP não coincidem.

A seguir, o calendário 2008 da MotoGP:

12 de abril: GP do Qatar, em Losail
26 de abril:
GP do Japão, em Motegi
03 de maio:
GP da Espanha, em Jerez
17 de maio:
GP da França, em Le Mans
31 de maio:
GP da Itália, em Mugello
14 de junho:
GP da Catalunha, em Barcelona
27 de junho:
GP da Holanda, em Assen
05 de julho:
GP dos Estados Unidos, em Laguna Seca
19 de julho:
GP da Alemanha, em Sachsenring
26 de julho:
GP da Inglaterra, em Donington Park
16 de agosto:
GP da República Tcheca, em Brno
30 de agosto:
GP de Indianápolis, em Indianapolis
13 de setembro:
GP de San Marino, em Misano
20 de setembro:
GP da Hungria, em Balatonring
04 de outubro:
GP de Portugal, no Estoril
18 de outubro:
GP da Austrália, em Phillip Island
25 de outubro:
GP da Malásia, em Sepang
08 de novembro: GP de Valência, no Ricardo Tormo




O vídeo do dia é uma edição caprichada de diversas cenas que marcaram a história da Fórmula 1. São dez minutos que passam rapidinho:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.motorsport.com

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Nelsinho: "É burrice achar que as coisas mudaram"

A segunda posição no GP da Alemanha foi um grande alívio. Apesar disso, Nelsinho Piquet reconhece que continua com o mesmo padrão de desempenho e que o pódio não significa uma melhora radical nas suas performances. Em entrevista ao site Autosport, Nelsinho disse que vem melhorando pouco a pouco, mas admitiu que apenas o resultado de Hockenheim não fez dele um piloto tão melhor do que já era:

"É claro que continuo aprendendo a cada corrida. Mas, se tivesse quebrado a duas voltas do fim, ninguém teria dito nada sobre mim. É burrice achar que as coisas mudaram apenas porque tive um pouco de sorte. Todos dizem que eu estou num nível muito melhor, só que não é bem assim", afirmou Nelsinho. Além disso, o brasileiro reconheceu não ter chances de repetir o pódio no GP da Hungria: "Se terminar nos pontos já ficarei muito feliz".

Criticado de maneira severa após a seqüência de erros no início do ano, Nelsinho está enfim provando o seu valor. Nas primeiras corridas da temporada, o piloto brasileiro teve claros problemas de adaptação, agravados pela presença de Fernando Alonso no outro carro da Renault. O espanhol não só elevou o padrão de desempenho dentro da equipe, como também limitou a atenção dedicada pelo time a Nelsinho. Agora, o brazuca parece finalmente conquistar seu espaço.

Bater Alonso continua sendo uma tarefa bastante complicada. Ao menos, Nelsinho ganhou na Alemanha algo muito mais importante do que o segundo lugar: o respeito de sua própria equipe.



E respeito é algo que o presidente da FIA Max Mosley continua lutando para recuperar. Protagonista de um escândalo sexual que ganhou destaque no News of the World, o dirigente inglês conquistou hoje uma grande vitória contra o tablóide na Alta Corte de Londres, que julgou a reportagem como "invasão de publicidade". Condenado, o News of the World terá de pagar uma indenização de cerca de 76 mil euros - isso sem falar nos custos do processo, avaliados em 1 milhão de euros.

Em Jerez, as equipes da Fórmula 1 concluiram mais um dia de treinos coletivos. Nesta quinta, o mais rápido foi o australiano Mark Webber. Usando pneus slicks, o piloto da Red Bull superou em dois décimos seu adversário mais próximo, Nelsinho Piquet. No total, dez carros entraram na pista hoje, representando cada uma das escuderias da categoria. Rubens Barrichello finalizou em nono e penúltimo.

Por sua vez, o campeão Kimi Raikkonen fechou em terceiro, duas posições à frente do piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa. Apesar disso, o finlandês admitiu que a Ferrari perdeu terreno em relação ao time prateado. "Nesse momento, eles estão mais fortes do que nós. Mas na Fórmula 1 tudo muda muito rápido. Ainda há muito pela frente", disse Raikkonen. Logo abaixo, os tempos de hoje:

1. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:19.176 (85 voltas)
2. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.334 (95)
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.434 (84)
4. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:19.544 (86)
5. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.850 (39)
6. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.029 (77)
7. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:20.097 (88)
8. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:20.421 (78)
9. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.614 (68)
10. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:20.896 (97)


A bateria de testes em Jerez encerra-se amanhã.



Se você é fã de rally, o vídeo do dia é para guardar com muito carinho. Trata-se de um belíssimo tributo aos grandes campeões do Mundial de Rally, incluindo imagens raríssimas e espetaculares da história da categoria. Vale a pena conferir:



Até a próxima!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net e www.tazio.com.br (Max Mosley apenas)

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Raikkonen alimenta mistério sobre aposentadoria em 2010

Um dia após o jornal Bild garantir que Kimi Raikkonen renovou contrato com a Ferrari até 2011, o próprio finlandês voltou a alimentar os boatos sobre sua suposta aposentadoria. Em entrevista ao El Mundo, Raikkonen revelou que ainda não sabe qual será seu futuro depois de 2009 - quando expira seu compromisso com a Ferrari - e deu a entender que pode realmente abandonar a Fórmula 1.

"Continuo com a mesma vontade de vencer. Mas não tenho pressa para definir o que fazer na minha carreira. Quero terminar meu contrato com a Ferrari. Depois, vamos ver. Essa não é uma decisão fácil", afirmou Raikkonen, deixando mais do que claro que a possibilidade de aposentadoria ao fim de 2009 é mesmo existente. Ao que parece, a Ferrari escolheu o último dia de agosto como data limite para que o campeão se decida.

Boa parte da imprensa especializada diz que a indefinição de Fernando Alonso vem paralisando o mercado de pilotos. Na verdade, a bola está com Raikkonen. Somente após o finlandês escolher entre a aposentadoria prococe ou a permanência na Ferrari é que Alonso vai poder se definir. E, só depois de revelado o futuro do espanhol, todas as equipes de meio de pelotão vão começar a anunciar seus pilotos para 2009.

Pelo menos até o fim de agosto, portanto, a fábrica de boatos da Fórmula 1 vai continuar a pleno vapor.



Uma cena não captada pelas câmeras de televisão quase mudou o resultado do GP da Alemanha. Segundo o jornal The Independent, Lewis Hamilton deu um susto nos torcedores que se localizavam na área do "estádio" de Hockenheim. Por distração ou por confiar demais em suas habilidades, o inglês chegou muito perto de causar uma colisão com o safety car na 41ª volta. De acordo com o The Independent, Hamilton esteve literalmente a um palmo do carro de segurança, mas conseguiu evitar o choque.

A Toro Rosso comemorou em Hockenheim o oitavo lugar de Sebastian Vettel, que está de mudança para a Red Bull em 2009. Os favoritos para a vaga do alemão são o brasileiro Bruno Senna e o suíço Sebastien Buemi - este último, em entrevista à ITV, admitiu que seu objetivo é mesmo assinar com a Toro para o ano que vem. A princípio, o outro titular vai continuar sendo Sebastien Bourdais. "Prefiro misturar juventude e experiência", disse hoje um dos sócios da Toro, Gerhard Berger, ao site Sportnet.

Em Jerez, a Toro surpreendeu de novo e pelo segundo dia consecutivo liderou a tabela de tempos. Com pneus slicks, Sebastian Vettel foi dois décimos mais rápido do que seu adversário mais próximo, Pedro de la Rosa. Na seqüência, Kimi Raikkonen fechou os três primeiros. O único brasileiro na pista, Nelsinho Piquet, finalizou na nona e penúltima posição. Os tempos desta quarta-feira estão logo abaixo:

1. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:18.843 (100 voltas)
2. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.081 (122)
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.446 (76)
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:19.861 (112)
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.021 (105)
6. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:20.416 (77)
7. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.534 (81)
8. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:20.577 (102)
9. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:20.827 (99)
10. Christian Klien/Áustria/BMW, 1:20.866 (89)


A bateria de testes em Jerez termina amanhã.



Vem gerando muita polêmica o empurrão que Kimi Raikkonen deu numa menina durante o fim do semana do GP da Alemanha. O finlandês acabou derrubando a pobre garota sem querer, mas não fez questão de ajudá-la a se levantar. Em matéria de acidentes bizarros, porém, o grande especialista é o inglês Nigel Mansell. No vídeo abaixo, o "Leão" toma um baita tombo no meio do Paddock quando tenta correr atrás de um suposto fotógrafo que teria lhe irritado. Alguém por favor explique o que foi isto:




Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

terça-feira, 22 de julho de 2008

O boato do dia: Honda disposta a oferecer cheque em branco para Alonso

Na semana passada, parte da imprensa chegou a dar como certa a permanência de Rubens Barrichello e Jenson Button nas vagas de titulares da Honda. Mas parece que não é bem assim: nesta terça, uma reportagem do jornal Daily Telegraph garante que a escuderia japonesa teria oferecido um cheque em branco para Fernando Alonso. Ao que parece, a única exigência da Honda seria a necessidade de um acordo de longa duração.

A princípio, Alonso só deve definir seu futuro por volta de setembro, como ele já mesmo adiantou. O grande sonho do bicampeão é claramente a Ferrari, que pode ficar com uma vaga aberta caso Kimi Raikkonen se aposente no fim de 2009. Entretanto, o diário Bild revelou hoje que a Ferrari está muito perto de renovar o compromisso do finlandês até 2011. Nesse caso, Alonso seria forçado a assinar com uma equipe da "segunda divisão", já que não encontra espaço na BMW e muito menos na McLaren.

As opções do espanhol para 2009 seriam a Renault, a Honda e a Toyota, embora esta última não tenha expressado em público seu interesse por Alonso. Nas três hipóteses, não há certeza de equipamento competitivo. Por outro lado, todas estariam dispostas a oferecer status de número um para Alonso, além de pagar um salário generoso para o bicampeão. Agora, Alonso precisa fazer sua escolha. Renault, Honda ou Toyota: qual delas tem mais potencial?

No momento, a Honda está num estágio abaixo das rivais. Mas é nela que o Blog apostaria.



Um acidente bizarro marcou o primeiro dia da bateria de testes em Jerez de la Frontera. A BMW resolveu estrear em seu carro o KERS - sigla do "sistema de recuperação de energia cinética" - novidade que será obrigatória para todas as equipes no ano que vem. Depois de apenas três voltas, o piloto de testes Christian Klien parou no pitlane e um mecânico veio empurrá-lo para os boxes. Foi aí que, sem motivo esclarecido, o mecânico recebeu um forte choque elétrico, sendo jogado ao chão de imediato.

Levado ao centro médico do circuito, o funcionário da BMW passa bem. Mas o acidente acendeu o sinal amarelo para o KERS, que já havia causado um princípio de incêndio na fábrica da Red Bull, semana passada. Dentro da pista, os testes prosseguiram com o surpreendente Sebastian Vettel finalizando em primeiro com a Toro Rosso. Nove equipes entraram na pista hoje - a Force India foi a única ausência. Dessa vez, nenhum brasileiro participou das atividades.

A McLaren foi representada pelo piloto de testes Gary Paffett, que terminou em segundo. Segundo o jornal inglês The Telegraph, uma inovação no volante do carro seria o segredo para o excelente desempenho do time prateado no GP da Alemanha. De acordo com a reportagem, a McLaren teria instalado duas borboletas extras no volante, com o objetivo de controlar o torque do motor nas curvas mais lentas. Coincidência ou não, o crônico problema de travamento das rodas parece ter sido solucionado...

Logo abaixo, os tempos de hoje em Jerez:

1. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:19.844
2.
Gary Paffett/Inglaterra/McLaren, 1:20.179
3.
Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:20.697
4.
Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:20.953
5
. Sebastien Buemi/Suíça/Red Bull, 1:20.997
6.
Romain Grosjean/França/Renault, 1:21.223
7.
Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:21.459
8.
Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:21.596
9.
Christian Klien/Áustria/BMW, sem tempo

Os testes no circuito espanhol continuam amanhã e encerram-se na próxima quinta-feira.



O vídeo do dia é mais uma animação de "Los Quemagomas", a série animada que brinca com os bastidores da Fórmula 1. Dessa vez, a sátira é com os acontecimentos do GP da Inglaterra:



Até mais!

Crédito das fotos:
www.gpupdate.net

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Vídeo do dia - O épico duelo entre Rossi e Stoner

O Blog F1 Grand Prix prepara para a semana que vem uma grande novidade para os seus leitores. Mas, antes disso, ainda há muito material para adiantar, o que vem me tirando o tempo necessário para atualizar este espaço. Aproveitando que o dia de hoje não teve lá nenhuma notícia de grande impacto, deixo vocês com o vídeo do épico duelo entre Valentino Rossi e Casey Stoner no G.P. dos Estados Unidos da MotoGP, disputado ontem em Laguna Seca. Vale a pena conferir:



Nos vemos por aí!

domingo, 20 de julho de 2008

Análise do Grande Prêmio - Alemanha/Hockenheim (20/07/2008)

Análise dos pilotos:

Lewis Hamilton
Uma vitória incontestável. Dominou o fim de semana desde a sexta-feira e não teve adversários na luta pelo primeiro lugar.
Nota: 10

Nelsinho Piquet
Seu ritmo na parte final da prova foi brilhante. Embora tenha tido muita sorte, também sobrou competência. Agora, ganhou tranqüilidade para o resto do ano.
Nota: 10

Felipe Massa
Percebendo a superioridade de Hamilton, contentou-se com o terceiro lugar. Perdeu a batalha hoje, mas conquistou um bom resultado em termos de campeonato.
Nota: 8

Nick Heidfeld
Antes intensamente criticado pelas sucessivas derrotas para Kubica, agora já está a apenas sete pontos do polonês. Em Hockenheim, mais uma performance consistente e sem erros.
Nota: 8

Heikki Kovalainen
Embora tenha sido apenas o quinto, ganhou pontos com a McLaren ao facilitar a ultrapassagem de Hamilton. Com um pouco de sorte, deve conquistar a primeira vitória em breve.
Nota: 6

Kimi Raikkonen
Mostrou combatividade nas boas manobras de ultrapassagem que realizou sobre Alonso (duas vezes), Trulli e Kubica. Mesmo assim, saiu devendo mais uma vez.
Nota: 5

Robert Kubica
O acidente de sexta-feira atrapalhou o desempenho de todo o fim de semana. Ainda conseguiu uma boa posição de largada, mas sua tática não foi das melhores.
Nota: 6

Sebastian Vettel
Ótima corrida, que resultou num suado e merecido pontinho. De Red Bull em 2009, Vettel se torna candidato a podiuns e pode até beliscar uma vitória.
Nota: 9

Jarno Trulli
Em condições normais, teria finalizado entre os seis primeiros. Mas foi um maiores prejudicados pela entrada do safety car. No fim, errou e entregou o oitavo lugar a Vettel.
Nota: 7

Nico Rosberg
Mesmo com um carro mediano, esforçou-se para chegar aos pontos e arrumou um lugar entre os dez primeiros. Performance combativa, que merecia um melhor resultado.
Nota: 6

Fernando Alonso
Deve estar tentando entender até agora como Nelsinho conseguiu chegar em segundo. Andou muito bem no sábado, mas abusou dos erros na corrida. Parece francamente desmovitado.
Nota: 4

Sebastien Bourdais
Batido por Vettel, fez prova discreta e terminou no meio do pelotão. Ainda sofre problemas de adaptação à Fórmula 1.
Nota: 4

David Coulthard
Conseguiu se envolver em mais um acidente, dessa vez com Barrichello. Ainda teve forças para completar a corrida, mas finalizou lá atrás.
Nota: 3

Kazuki Nakajima
Uma rodada no início da prova jogou fora suas chances de marcar pontos. No geral, esteve bem abaixo do companheiro Rosberg.
Nota: 3

Adrian Sutil
O alemão mal apareceu na transmissão de TV. Pelo menos, foi superior a Fisichella e manteve um ritmo de corrida honroso.
Nota: 4

Jenson Button
Prejudicado pela péssima estratégia da Honda, foi o único piloto a ficar uma volta atrás dos líderes após o safety car. Depois disso, não teve como se recuperar.
Nota: 3

Giancarlo Fisichella
Por ter desobedecido uma ordem da direção de prova, recebeu uma penalização e caiu para o último lugar. Um dia antes, já havia sido o lanterna no treino classificatório.
Nota: 2

Rubens Barrichello
Duas semanas após o podium em Silverstone, voltou à realidade da Honda. Largou lá de trás e fez uma prova decente até ser tirado da pista por Coulthard.
Nota: 3

Mark Webber
Para variar, apareceu bem no treino classificatório. Um problema de motor, porém, arruinou qualquer possibilidade de bom resultado.
Nota: 6

Timo Glock
O acidente não foi culpa sua, mas Glock vinha fazendo corrida apenas mediana. De novo, acabou facilmente batido por Trulli.
Nota: 4

Análise das equipes:

Ferrari
Assim como aconteceu no ano passado, perde a hegemonia para a McLaren no meio do campeonato. Mas ainda há tempo para se recuperar.
Cotação: **

BMW
Correndo em casa, teve um desempenho fraco na classificação e uma atuação apenas razoável na corrida. A verdade é que a BMW caiu sensivelmente após a vitória no Canadá.
Cotação: ***

McLaren
Um fim de semana para deixar a equipe inteira muito otimista. O time errou a estratégia de Hamilton, mas mesmo assim o inglês ainda venceu com autoridade.
Cotação: *****

Toyota
Perdeu ótima chance de pontuar. Trulli vinha em oitavo antes de errar a poucas voltas do fim. Já Glock classificou-se mal, mas estava se recuperando até bater por falha mecânica.
Cotação: **

Red Bull
Depois de marcar pontos nas primeiras oito corridas do ano, fica em branco pela segunda vez consecutiva. Culpa do motor de Webber e da falta de ritmo de Coulthard.
Cotação: **

Renault
Enfim, a equipe francesa tem motivos para sorrir. Nelsinho deu muita sorte, mas também teve competência para salvar o segundo lugar. Por outro lado, Alonso ficou abaixo de sua capacidade.
Cotação: ****

Williams
Ao menos chegou ao fim com os dois carros. Após um início de ano promissor, já não tem forças para pontuar com regularidade. Já parece concentrada em 2009.
Cotação: **

Honda
Voltou à desagradável rotina de andar no fundo do pelotão. Classificação ruim e mais uma prova bastante franca. Agora é torcer pela chuva nas corridas que ainda restam em 2008...
Cotação: *

Toro Rosso
O novo carro da equipe trouxe um ganho significativo de performance. Em Hockenheim, Vettel foi o melhor de todos os quatro carros da Red Bull, provando a evolução do time "B".
Cotação: ***

Force India
Desde a falência da Super Aguri, não tem adversários. Corre sempre lá atrás, sem a menor perspectiva de pontos.
Cotação: *

Análise da corrida:

O G.P. da Alemanha pode ser dividido em duas partes. A primeira: chata, insossa e sonolenta, com pouquíssimas disputas e um amplo domínio de Hamilton. Felizmente, o acidente de Glock mudou as coisas. A segunda metade da prova foi emocionante e quase terminou com a surpreendente vitória de Nelsinho. No fim, Hamilton venceu do mesmo jeito, mas precisou suar em duas agressivas ultrapassagens sobre Massa e Nelsinho.
Nível da corrida: Médio

Análise do campeonato:

Antes azarão, agora Hamilton passa à condição de favorito ao título. Isso porque a McLaren virou o jogo sobre a Ferrari e ainda tem uma série de pistas teoricamente favoráveis pela frente. O campeonato, entretanto, continua bastante aberto. Kubica já vai ficando para trás, mas Massa e Raikkonen estão firmes na disputa.
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos Palpites:

Pole: Lewis Hamilton. Na mosca!
Vitória: Felipe Massa. Não deu para Massa, que pelo menos andou mais do que Raikkonen
Primeiro abandono: Jenson Button. Não abandonou a corrida, mas teve mais um dia para esquecer
Decepção do G.P.: Williams. A grande decepção provavelmente foi a Ferrari, que perdeu feio o duelo para a McLaren. A Williams, porém, também não tem nada a comemorar.
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa (Lewis Hamilton)
2. Lewis Hamilton (Nelsinho Piquet)
3. Kimi Raikkonen (Felipe Massa)
4. Robert Kubica (Nick Heidfeld)
5. Heikki Kovalainen (PALPITE CORRETO)
6. Nick Heidfeld (Kimi Raikkonen)
7. Fernando Alonso (Robert Kubica)
8. Mark Webber (Sebastian Vettel)

Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)

Alemanha - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (terceiro)

O Blog até que teve seus acertos neste fim de semana, mas no geral deixou um pouco a desejar. A única "previsão" correta foi a pole de Lewis Hamilton. Além disso, também cravei o quinto lugar de Heikki Kovalainen - neste caso, um chute de pura sorte. Assim como muitos, fui surpreendido pelo ritmo alucinante de Hamilton e da McLaren. Quase ninguém esperava uma performance tão dominante do piloto inglês.
Nível dos palpites: Médio
Placar da temporada: quatro acertos em 10 possíveis (40% de aproveitamento)

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

Vitória de Hamilton e podium para Nelsinho no G.P. da Alemanha

Foi mais difícil do que deveria, mas Lewis Hamilton confirmou seu favoritismo e venceu com autoridade o Grande Prêmio da Alemanha deste domingo, em Hockenheim. O principal destaque do dia, porém, acabou sendo Nelsinho Piquet, que saiu do 17º lugar do grid para conquistar um excelente segundo lugar. Felipe Massa fechou o podium, enquanto Kimi Raikkonen não passou de sexto. Já Rubens Barrichello abandonou.

Desde a largada, Hamilton mostrou que era bem superior à concorrência. O inglês saiu bem da pole e manteve a liderança sem maiores problemas. Nas voltas seguintes, abriu uma distância que chegou a dez segundos antes da primeira rodada de paradas. Hamilton era cerca de meio segundo por volta mais rápido do que Massa, seu adversário mais próximo. Sem condições de acompanhar Hamilton, o brasileiro limitou-se a administrar a vantagem para Heikki Kovalainen, que vinha em terceiro.

Mais atrás, Robert Kubica aparecia em quarto, após ganhar três posições na largada. Por sua vez, Kimi Raikkonen teve um início de corrida ruim e caiu de sexto para sétimo no fim da primeira volta. Menos mal que o finlandês aproveitou um descuido de Fernando Alonso para superar o espanhol, voltando à posição original de grid. Até aí, nada indicava que Nelsinho Piquet poderia conseguir um bom resultado. O brasileiro da Renault ocupava apenas o 18º lugar, à frente somente da dupla da Force India.

Com Hamilton disparado na frente, a corrida foi uma chata procissão até os primeiros pit stops. O líder inaugurou a série de paradas na volta 19, junto com Kubica. A McLaren trabalhou rápido e devolveu Hamilton ainda em quinto. Massa visitou os boxes dois giros depois e não teve como superar o rival. Depois de todos os pit stops, Hamilton assumiu a liderança mais uma vez, com confortável vantagem sobre Massa. Parecia que a prova seria um apenas um passeio para o inglês.

Então, exatamente na metade da corrida, Timo Glock sofreu um fortíssimo acidente na reta de largada. O alemão teve uma quebra de suspensão e bateu com violência no muro, causando a entrada do safety car. Glock saiu tonto e precisou ser levado ao centro médico do circuito, mas não se machucou seriamente. De qualquer maneira, a intervenção do carro de segurança mudou a história da corrida e veio no momento ideal para Nelsinho Piquet.

Na mesma volta em que Glock bateu, Nelsinho visitou os boxes para fazer sua primeira e única parada. Colocou gasolina até o fim da corrida e voltou para a rabeira do pelotão que se enfileirava atrás do safety car. Quando o pit lane foi aberto, a maior parte dos pilotos entrou para fazer a última parada. Somente Hamilton e Nick Heidfeld permaneceram na pista, preferindo uma estratégia mais arriscada. Assim, Nelsinho subiu para terceiro, uma posição à frente de Massa.

Depois que o safety car saiu, Hamilton não demorou a abrir uma vantagem razoável, mas logo precisou rumar para os boxes. A McLaren trabalhou rápido e o inglês retornou em quinto, num ritmo alucinante. Primeiro superou o companheiro Kovalainen, que facilitou a ultrapassagem no grampo de Hockenheim. Na seqüência, ganhou mais uma posição com o último pit stop de Heidfeld e partiu à caça de Massa.

Em poucas voltas, Hamilton alcançou o piloto brasileiro. Mais uma vez no grampo de Hockenheim, realizou uma manobra agressiva para cima de Massa, que precisou sair da pista para não bater. Hamilton passou para segundo e imediatamente começou a diminuir a distância para Nelsinho. Pela primeira vez, o brazuca da Renault liderava uma corrida, mas o seu momento de glória não duraria muito tempo.

Sem ter como segurar Hamilton, Nelsinho perdeu a ponta para o inglês a oito voltas da bandeirada. Até o fim da corrida, as posições não se alteraram mais entre os líderes e Hamilton conquistou sua segunda vitória consecutiva - fato inédito nesta temporada. Mas a grande estrela do dia foi Nelsinho, que segurou o segundo lugar de maneira brilhante, andando num ritmo inclusive superior ao de Massa nas voltas finais.

Conformado, Massa fechou em terceiro, depois de resistir à pressão de Heidfeld nos derradeiros momentos da prova. Ofuscado por Hamilton, Kovalainen fez uma corrida mediana até o quinto lugar. Seu compatriota Raikkonen também ficou devendo: o campeão foi apenas o sexto, embora tenha realizado algumas bonitas ultrapassagens sobre Alonso, Trulli e Kubica. O polonês finalizou em sétimo e Sebastian Vettel completou a zona de pontuação, após superar Trulli a poucas voltas do fim.

Visivelmente desinteressado, Alonso cometeu vários erros e não passou de 11º, irritando o chefe Flavio Briatore. O espanhol, inclusive, chegou a rodar no trecho final da corrida, quando já não tinha muitas chances de pontuar. Assim como Alonso, Rubens Barrichello teve um dia para esquecer, abandonando após receber uma fechada grosseira do aposentado David Coulthard. Logo abaixo, o resultado final do Grande Prêmio da Alemanha e a classificação dos campeonatos de pilotos e construtores:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 67 voltas em 1h31:20.874
2. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, a 5.586
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, a 9.339
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 9.825
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 12.411
6. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 14.483
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 22.603
8. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, a 33.282
9. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 37.158
10. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 37.625
11. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 38.600
12. Sebastian Bourdais/França/Toro Rosso, a 39.111
13. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 54.971
14. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 1:00.003
15. Adrian Sutil/Alemanha/Force India), a 1:09.488
16. Jenson Button/Inglaterra/Honda, a 1 volta
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, a 59.093*
Não classificados:
Rubens Barrichello/Brasil/Honda, Acidente na volta 50
Mark Webber/Austrália/Red Bull, Problema Mecânico na volta 40
Timo Glock/Alemanha/Toyota, Acidente na volta 35
Melhor volta: Nick Heidfeld, 1:15.987 na volta 52
* = Punido em 25 segundos por ultrapassar os carros dos líderes em momento proibido

Mundial de Pilotos: 1. HAMILTON, 58 pts; 2. Massa, 54 pts; 3. Raikkonen, 51 pts; 4. Kubica, 48 pts; 5. Heidfeld, 41 pts; 6. Kovalainen, 28 pts; 7. Trulli, 20 pts; 8. Webber, 18 pts; 9. Alonso, 13 pts; 10. Barrichello, 11 pts; 11. Piquet, 10 pts; 12. Rosberg e Nakajima, 8 pts; 14. Coulthard e Vettel, 6 pts; 16. Glock, 5 pts; 17. Button, 3 pts; 18. Bourdais, 2 pts; 19. Fisichella, Sato, Davidson e Sutil, 0 pts

Mundial de Construtores: 1. FERRARI, 105 pts; 2. BMW, 89 pts; 3. McLaren, 86 pts; 4. Toyota, 25 pts; 5. Red Bull, 24 pts; 6. Renault, 23 pts; 7.Williams, 16 pts; 8. Honda, 14 pts; 9. Toro Rosso, 8 pts; 10. Force India e Super Aguri, 0 pts


A próxima parada da Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Hungria, marcado para o dia 3 de agosto. Logo mais, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo as atuações de pilotos e equipes no G.P. da Alemanha. Até já!

Crédito das fotos: www.motorsport.com e www.gpupdate.net