sábado, 28 de março de 2009

Em condições normais, GP da Austrália está entre Button e Barrichello

Problemas de conexão com a internet impediram que este post entrasse no ar mais cedo.

Nessa altura, mais de 12 horas após o treino classificatório que viu a Brawn GP monopolizar as duas primeiras posições do grid, quase todas as análises já foram feitas.

E uma conclusão é unânime: a Brawn não estava mesmo blefando.

Pole com Button e segundo com Rubinho, que deu a impressão de estar um pouquinho mais pesado que o inglês na fase decisiva da classificação.

O terceiro lugar ficou com um espetacular Vettel, o "melhor do resto".

Vale lembrar que o alemão perdeu boa parte dos treinos de sexta-feira por problemas mecânicos.

Mesmo assim, deu uma lavada no companheiro Webber, que não passou do oitavo lugar.

Entre eles, ficaram Kubica, Rosberg, Massa e Raikkonen.

A Toyota havia conquistado o sexto lugar com Glock e o oitavo com Trulli, mas ambos foram desclassificados por irregularidades técnicas.

A equipe japonesa vai sair com os dois carros da última fila.

Um péssimo início, mas o carro não é tão fraco assim e, considerando a loucura que o GP da Austrália promete ser, tanto Glock quanto Trulli ainda podem sonhar com pontos.

Atrás da Brawn, há uma série de equipes que está praticamente no mesmo patamar.

A diferença entre Red Bull, Williams, Toyota, BMW e Ferrari é minúscula.

Prova disso foi o apertadíssimo "Q2": nessa fase do treino, a distância do terceiro colocado, Vettel, para o décimo, Raikkonen, ficou em apenas dois décimos.

Ou seja: está todo mundo junto.

Um pouco mais atrasadas, Renault e McLaren vão largar do meio do grid e só terão chance de chegar mais à frente se a corrida for acidentada.

No fundão, Toro Rosso e Force India lutam para escapar da lanterna. Como esperado, as duas equipes têm os dois piores carros do grid.

O GP da Austrália de logo mais é, como já virou clichê, imprevisível.

Na largada, atenção para Massa, Raikkonen, Heidfeld, Alonso, Kovalainen, Nelsinho e Hamilton - os sete pilotos que têm o "KERS" em seus carros.

O dispositivo, que não provou ser uma grande vantagem nos treinos, deve ajudar na largada e nas ultrapassagens do início da prova.

Lá na frente, a disputa pela vitória, em condições normais, vai se limitar a Button e Rubinho.

Este blog, na quinta-feira, jogou suas fichas no brasileiro.

Mesmo largando em segundo, Rubinho ainda tem ótimas chances de vencer pela primeira vez em cinco anos.

Mantenho a minha aposta: vai dar Barrichello.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Primeiro dia do GP da Austrália só levanta mais dúvidas

O primeiro dia de treinos na Austrália, ao invés de esclarecer dúvidas, apenas levantou mais perguntas.

O resultado pareceu completamente aleatório.

Na liderança, o azarão Nico Rosberg, da Williams, que foi o mais rápido nas duas sessões de ensaios.

O segundo lugar ficou com Rubens Barrichello, confirmando o potencial da novata Brawn GP.

A Toyota, com Trulli em terceiro, e a Red Bull, com Webber em quarto, mostraram algum potencial.

Nas oito primeiras posições, nenhum carro de Ferrari, McLaren e BMW, as três melhores colocadas no Mundial de Construtores do ano passado.

O time de Lewis Hamilton, em especial, teve desempenho bastante discreto.

O atual campeão foi apenas o 18º, enquanto o companheiro Heikki Kovalainen não passou de 16º.

A Ferrari não teve lá uma atuação muito melhor: Raikkonen em nono, Massa em 11º.

E a BMW? Heidfeld foi o 14º, uma posição à frente de Kubica.

É claro que as equipes podem estar blefando e escondendo o verdadeiro potencial do carro para o treino classificatório.

Mas a hierarquia da Fórmula 1, de fato, não é mais a mesma.

Embora ainda seja cedo para saber o tamanho das mudanças, já está claro que este ano será bem diferente.

Palpitão do Grande Prêmio da Austrália

E não é que a Williams surpreendeu todo mundo e fez a dobradinha no primeiro treino livre para o GP da Austrália?

Rosberg foi o primeiro, com Nakajima em segundo.

O resultado apenas comprovou a expectativa da pré-temporada: este campeonato será imprevisível.

Por isso mesmo, arriscar palpites ficou bem mais difícil.

Mas este Blog não desiste.

As apostas a seguir foram feitas para o bolão BRV, organizado pelo editor do site Grande Prêmio, Victor Martins.

Embora este post esteja entrando no ar após o primeiro treino, os palpites já haviam sido dados.

Vamos a eles, então:

Pole: Rubens Barrichello
Vitória: Rubens Barrichello
Grid aleatório (segundo lugar): Jenson Button
Primeiro abandono: Sebastien Buemi
Tempo da pole: 1:25.592
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello
2. Jenson Button
3. Robert Kubica
4. Felipe Massa
5. Fernando Alonso
6. Kimi Raikkonen
7. Lewis Hamilton
8. Nick Heidfeld

Será que vai dar Rubinho?

Este palpite, que seria considerado loucura há apenas algumas semanas, tem chances razoáveis de dar certo.

Rubinho não é o grande favorito, é verdade.

Mas... existe algum?

--

No primeiro treino em Melbourne, vale registrar alguns detalhes.

Rubinho, o quarto, ficou na frente de Button (sexto), Massa (sétimo) e Hamilton (16º), entre vários outros favoritos.

A Toyota e a Ferrari tiveram desempenhos decentes.

Já a McLaren andou bem com Kovalainen e mal com Hamilton. E ainda é uma incógnita.

Mais atrás, BMW, mineira como sempre, ficou lá no meio do pelotão e não chamou muita atenção.

O número de erros e saídas de pistas foi bem maior do que o registrado até o ano passado.

E o primeiro treino, que poderia responder algumas perguntas, só serviu para levantar mais dúvidas.

Daqui a pouco, às 2h30, a segunda sessão talvez esclareça algumas questões.

Por enquanto, só nos resta esperar.

Mas a temporada 2009 já teve um início, no mínimo, animador.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Vai começar a temporada: os palpites do Blog para 2009

Finalmente, a espera acabou.

Foram quase cinco meses de intervalo entre o último GP Brasil e o GP da Austrália deste domingo.

O primeiro treino, vale sempre lembrar, acontece já na noite desta quinta-feira, às 22h30, com transmissão do Sportv.

Na expectativa para a prova de Melbourne, o Blog preparou seus palpites para a temporada 2009.

Guarde bem este post para cobrar do blogueiro mais tarde!

Agora, sem mais delongas, vamos à nossa bola de cristal:

BrawnGP
Grande surpresa da pré-temporada, a Brawn GP terá um início de ano forte, mas vai cair de desempenho a partir da fase europeia do calendário. Button e Rubinho vão disputar as primeiras posições e a equipe vai vencer uma corrida, ao menos. Entretanto, não terá forças para brigar pelo título até o fim.

Force India
Pelo segundo ano consecutivo, será a lanterna do grid. Apesar disso, não vai ficar tão atrás como na temporada passada. Sutil e Fisichella devem marcar poucos pontos e, em condições normais, ficam longe de pódios. No fim do campeonato, se a equipe não apresentar uma evolução tão grande, o dono Vijay Mally vai trocar os dois pilotos.

Williams
A tradicional equipe terá um começo de temporada mais forte do que o esperado, mas também vai ficar para trás ao longo do ano. Nico Rosberg talvez tenha possibilidade de lutar por alguns pódios, no máximo. Vitórias estão praticamente fora de cogitação. No fim do campeonato, Rosberg vai tentar forçar uma mudança para a McLaren ou a BMW.

Red Bull
Com Vettel a bordo, vai voltar a andar bem melhor do que a "filial" Toro Rosso. O alemão vai vencer a disputa interna na equipe, mas Webber dará muito trabalho. A Red Bull não vai vencer corridas. Apesar disso, estará na briga por pontos a cada prova e vai somar alguns pódios ao longo do ano.

Toro Rosso
Ao lado da Force India, ficará nas últimas posições do grid. Na disputa interna, Bourdais vai começar melhor do que o novato Buemi, mas o suíço vai provar seu valor nas corridas europeias. A equipe vai ficar longe dos resultados que alcançou no ano passado. Mesmo assim, os pilotos terão oportunidade para mostrar serviço.

Toyota
Aí vai uma aposta arriscada: Timo Glock vai vencer uma corrida neste ano e quebrar o tabu de vitórias da Toyota. O alemão vai perder a disputa em treinos classificatórios para Trulli, mas vai somar mais pontos que o italiano e será considerado uma das grandes surpresas da temporada. No fim do ano, a Toyota estará entre as quatro primeiras no Mundial de Construtores.

Renault
Assim como no ano passado, vai começar atrás e se recuperar a partir da metade do ano. Alonso vai vencer corridas, mas só terá chance de disputar o título se o campeonato for realmente equilibrado. Embora continue a perder a briga interna para o espanhol, Nelsinho Piquet vai somar mais pontos do que na última temporada e se firmar na Fórmula 1.

BMW
Aqui está a grande aposta do Blog para 2009: Robert Kubica será campeão mundial neste ano. O polonês vai acumular resultados, sem vencer tantas corridas assim, e vai levar o título. Nick Heidfeld vai somar pódios, provar que é um piloto rápido e continuar na BMW em 2010. Apesar disso, não vai conquistar a sonhada primeira vitória.

Ferrari
Mais uma vez, Massa vai derrotar Raikkonen no duelo interno, mas a disputa será mais equilibrada do que em 2008. A Ferrari será a equipe que vai somar o maior número de vitórias, só que os triunfos serão divididos entre os dois pilotos. A falta de confiabilidade do novo modelo F60 vai fazer a diferença em momentos cruciais.

McLaren
Começa atrás, com um desempenho frustrante, mas vai se recuperar ao longo da temporada. Hamilton será um grande "animador" das corridas sempre que estiver preso no pelotão intermediário. Na segunda metade do ano, o inglês vai ganhar corridas. Por sua vez, Kovalainen ficará mais perto de Hamilton, mas será dispensado no fim do campeonato.

Quantos erros? Quantos acertos? Daqui a alguns meses, vamos descobrir.

Agora, é esperar para ver.

A temporada 2009 já começou.

terça-feira, 24 de março de 2009

Relembrando 2008: erros e acertos do Blog

Está faltando pouco!

Às 22h30 da próxima quinta-feira, horário de Brasília, os carros da Fórmula 1 entram na pista para o primeiro treino do GP da Austrália.

Hora de fazer os últimos palpites para o início da temporada.

Mas, antes disso, é preciso relembrar os erros e acertos da minha "bola de cristal" no ano passado.

Não tem graça apenas palpitar e depois não parar para conferir os resultados.

Por isso, aí vai o atrasado balanço dos chutes que o Blog F1 Grand Prix fez para a temporada de 2008.

Ferrari
Palpite:
Kimi Raikkonen será bicampeão mundial de Fórmula 1
Resultado: Água! O "Homem de Gelo" esteve irreconhecível durante a maior parte do campeonato. E coube ao subestimado Massa ser o representante da Ferrari na luta pelo título. Não chegou lá, mas ganhou o respeito da equipe e do público.

McLaren
Palpite:
A McLaren vai perder o duelo contra a Ferrari
Resultado: Aqui, não estava totalmente errado. É verdade que a McLaren levou o título de pilotos com Hamilton. Mas ficou com vice no Mundial de Construtores, a 21 pontos da campeã Ferrari.

BMW
Palpite:
A BMW vai ganhar seu primeiro Grande Prêmio
Resultado: Na mosca! Robert Kubica faturou o GP do Canadá e esteve na disputa pelo troféu de campeão até a penúltima etapa. A BMW confirmou sua evolução e se firmou se vez entre as equipes de ponta da Fórmula 1.

Renault
Palpite:
Com Fernando Alonso, a Renault vai voltar a vencer
Resultado: No início da temporada, parecia que este palpite era totalmente furado. Mas a Renault evoluiu na segunda metade do ano e Alonso venceu duas vezes. As vitórias em Cingapura e no Japão foram uma prova da capacidade do espanhol.

Williams

Palpite:
A Williams vai prosseguir com a sua notável recuperação
Resultado: Nada feito. A Williams não teve uma temporada catastrófica, mas não deu continuidade ao promissor ano de 2007. Apesar de ter somado dois pódios com Rosberg, a equipe inglesa não passou do oitavo lugar no Mundial de Construtores.

Red Bull e Toro Rosso
Palpite:
Os pilotos da Toro Rosso vão ofuscar a dupla da Red Bull
Resultado: Embora Bourdais tenha tido um ano difícil, não dá para negar que Vettel ofuscou facilmente os veteranos Webber e Coulthard. A Toro Rosso teve um desempenho surpreendente e terminou o campeonato à frente da "matriz" Red Bull.

Toyota
Palpite:
A Toyota vai ter outro ano "mais-ou-menos"
Resultado: Não foi uma temporada apenas mediana para a Toyota, que teve uma performance animadora. Foi um ano "mais para mais do que para menos". A equipe terminou o ano em quinto no Mundial de Construtores, acima da expectativa de muitos.

Honda

Palpite:
A Honda vai passar por mais um ano difícil
Resultado: À exceção do espetacular terceiro lugar de Rubinho no GP da Inglaterra, a Honda enfrentou uma temporada bastante complicada. O palpite aqui foi correto, mas não era muito difícil de adivinhar.

Super Aguri
Palpite:
A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
Resultado: A modesta Super Aguri durou apenas quatro corridas antes de decretar falência. Enquanto esteve no grid, ficou sempre na lanterna.

Force India
Palpite: A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
Resultado: Um palpite meio óbvio, mas que se revelou totalmente acertado. Em sua estreia na Fórmula 1, a Force India não fez quase nada. Dezoito corridas, nenhum ponto e apenas um décimo lugar como melhor resultado.

No geral, um desempenho bastante satisfatório.

Não passei perto na aposta principal - o campeão - mas acertei a primeira vitória da BMW, o retorno da Renault às primeiras posições, entre outras apostas menores.

Amanhã, é a vez dos palpites para o próximo campeonato.

A temporada 2009, esta sim, é a que interessa a todos nós neste momento.

segunda-feira, 23 de março de 2009

A grande chance de Rubens Barrichello

Rubens Barrichello pode ser campeão mundial neste ano.

Sim, pode.

Justamente quando ninguém mais esperava que Rubinho teria uma chance, ela apareceu como por milagre.

Embora muitos ainda duvidem do desempenho da Brawn GP, a equipe começa o campeonato como forte candidata a vitória.

O próprio Rubinho não esconde que pensa em vencer corridas.

E os adversários, como Felipe Massa, não deixam de listar a Brawn como favorita na primeira fase da temporada.

Dessa vez, Rubinho não tem um Schumacher ao lado.

Sem um companheiro a concentrar as atenções, Rubinho tem a oportunidade que sonhou durante toda a carreira.

Se Rubinho se sagrar campeão, seria certamente a maior reviravolta da história da Fórmula 1.

Será que ele chega lá?

Continua sendo muito difícil.

Mas não é mais impossível.

domingo, 22 de março de 2009

Fórmula 1 em Roma, na Bulgária, na Argentina... e longe da Alemanha

Em meio à polêmica causada pelo "sistema de vitórias" proposto por Bernie Ecclestone e Max Mosley na semana passada, pouca gente deu atenção às notícias que pipocaram sobre possíveis mudanças no calendário da Fórmula 1.

Não foram poucas.

Para começar, a possibilidade antes fantasiosa de um GP nas ruas de Roma começa a ganhar forma.

De acordo com um vereador da cidade, as negociações avançaram e o acordo para a realização da prova está "próximo".

Ainda é cedo para saber se o projeto vai sair do papel, mas já dá para perceber que não é mera especulação.

Enquanto isso, um dirigente búlguro revelou que o país pode anunciar um acerto com Bernie Ecclestone já nesta semana.

A Bulgária vai receber a MotoGP a partir de 2011 e pretende organizar uma prova da Fórmula 1 em 2012.

O país não tem a menor tradição no esporte, mas isso já não é um obstáculo tão grande assim.

Num calendário recheado de provas em nações como Bahrein, Turquia, Malásia e outras "potências" do automobilismo mundial, não seria surpresa nenhuma ver a inclusão da Bulgária.

Depois da Hungria, seria o segundo país do Leste Europeu a sediar um GP da Fórmula 1.

Só resta torcer para que o novo circuito búlgaro não seja tão chato e mal projetado como o monótono Hungaroring...

Assim como Roma e Bulgária, a Argentina também sonha entrar no calendário num futuro próximo.

Mas os "hermanos" parecem ainda distantes do objetivo.

De acordo com uma reportagem do La Nacion, que foi praticamente ignorada no Brasil, a cidade de Mar del Plata pensa em construir uma pista de rua para ser a "Mônaco da América do Sul".

Por enquanto, tudo não passa de sonho mesmo. A ideia é até bem interessante.

Será que vai dar certo? Muito provavelmente não.

--

Enquanto vários países fazem fila para entrar na Fórmula 1, outros parecem cada vez mais próximos de deixar o calendário.

Depois de Estados Unidos, Canadá e França, a ameaçada da vez é a Alemanha.

Logo a Alemanha de Michael Schumacher, que chegou a ter duas corridas por ano até 2006, mas agora tem dificuldades para organizar uma prova só.

O circuito de Nurburgring já avisou que não tem como receber a Fórmula 1 anualmente.

E o autódromo de Hockenheim está em situação ainda mais complicada, sem condições de bancar a categoria uma vez a cada dois anos.

Uma pena, mas parece que mais um país tradicional da Fórmula 1 está caminhando para perder seu GP.

E será exatamente a Alemanha, a nação que tem mais representantes no grid.

O que nos leva a uma reflexão.

No calendário deste ano, há duas provas na Espanha porque a febre de Fernando Alonso continua a entusiasmar os torcedores.

Tirando Alonso, não há nenhum outro espanhol no grid.

Por outro lado, a Alemanha tem cinco pilotos, mas nenhum deles consegue animar o torcedor a ir para o autódromo.

Será que Alonso vale mais do que Heidfeld, Glock, Rosberg, Vettel e Sutil juntos?

Aparentemente, sim.