terça-feira, 24 de março de 2009

Relembrando 2008: erros e acertos do Blog

Está faltando pouco!

Às 22h30 da próxima quinta-feira, horário de Brasília, os carros da Fórmula 1 entram na pista para o primeiro treino do GP da Austrália.

Hora de fazer os últimos palpites para o início da temporada.

Mas, antes disso, é preciso relembrar os erros e acertos da minha "bola de cristal" no ano passado.

Não tem graça apenas palpitar e depois não parar para conferir os resultados.

Por isso, aí vai o atrasado balanço dos chutes que o Blog F1 Grand Prix fez para a temporada de 2008.

Ferrari
Palpite:
Kimi Raikkonen será bicampeão mundial de Fórmula 1
Resultado: Água! O "Homem de Gelo" esteve irreconhecível durante a maior parte do campeonato. E coube ao subestimado Massa ser o representante da Ferrari na luta pelo título. Não chegou lá, mas ganhou o respeito da equipe e do público.

McLaren
Palpite:
A McLaren vai perder o duelo contra a Ferrari
Resultado: Aqui, não estava totalmente errado. É verdade que a McLaren levou o título de pilotos com Hamilton. Mas ficou com vice no Mundial de Construtores, a 21 pontos da campeã Ferrari.

BMW
Palpite:
A BMW vai ganhar seu primeiro Grande Prêmio
Resultado: Na mosca! Robert Kubica faturou o GP do Canadá e esteve na disputa pelo troféu de campeão até a penúltima etapa. A BMW confirmou sua evolução e se firmou se vez entre as equipes de ponta da Fórmula 1.

Renault
Palpite:
Com Fernando Alonso, a Renault vai voltar a vencer
Resultado: No início da temporada, parecia que este palpite era totalmente furado. Mas a Renault evoluiu na segunda metade do ano e Alonso venceu duas vezes. As vitórias em Cingapura e no Japão foram uma prova da capacidade do espanhol.

Williams

Palpite:
A Williams vai prosseguir com a sua notável recuperação
Resultado: Nada feito. A Williams não teve uma temporada catastrófica, mas não deu continuidade ao promissor ano de 2007. Apesar de ter somado dois pódios com Rosberg, a equipe inglesa não passou do oitavo lugar no Mundial de Construtores.

Red Bull e Toro Rosso
Palpite:
Os pilotos da Toro Rosso vão ofuscar a dupla da Red Bull
Resultado: Embora Bourdais tenha tido um ano difícil, não dá para negar que Vettel ofuscou facilmente os veteranos Webber e Coulthard. A Toro Rosso teve um desempenho surpreendente e terminou o campeonato à frente da "matriz" Red Bull.

Toyota
Palpite:
A Toyota vai ter outro ano "mais-ou-menos"
Resultado: Não foi uma temporada apenas mediana para a Toyota, que teve uma performance animadora. Foi um ano "mais para mais do que para menos". A equipe terminou o ano em quinto no Mundial de Construtores, acima da expectativa de muitos.

Honda

Palpite:
A Honda vai passar por mais um ano difícil
Resultado: À exceção do espetacular terceiro lugar de Rubinho no GP da Inglaterra, a Honda enfrentou uma temporada bastante complicada. O palpite aqui foi correto, mas não era muito difícil de adivinhar.

Super Aguri
Palpite:
A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
Resultado: A modesta Super Aguri durou apenas quatro corridas antes de decretar falência. Enquanto esteve no grid, ficou sempre na lanterna.

Force India
Palpite: A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
Resultado: Um palpite meio óbvio, mas que se revelou totalmente acertado. Em sua estreia na Fórmula 1, a Force India não fez quase nada. Dezoito corridas, nenhum ponto e apenas um décimo lugar como melhor resultado.

No geral, um desempenho bastante satisfatório.

Não passei perto na aposta principal - o campeão - mas acertei a primeira vitória da BMW, o retorno da Renault às primeiras posições, entre outras apostas menores.

Amanhã, é a vez dos palpites para o próximo campeonato.

A temporada 2009, esta sim, é a que interessa a todos nós neste momento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre a cera líquida para o carro.
Eu usava, mais um amigo informou e mostrou na prática que o certo e melhor é usar a cera em pasta e de preferência uma cera que faça brilho espelhado com protetor UV.
Achei que ele estava mal informado, mas observando melhor, notei que a cera em pasta além de render bem mais, o brilho tem maior durabilidade realmente.
Deixei de usar a cera líquida no meu carro por algumas simples razões: Por ser líquida deve ter mais água e por esta razão proporciona menos brilho, e nenhuma proteção na pintura além de ter observado que o brilho tinha vida curta.