sábado, 3 de janeiro de 2009

Vai começar o Rally Dakar... na América do Sul!

Ainda em ritmo de "operação-padrão" o Blog tira folga neste fim de semana e volta na noite da próxima segunda

Logo no início do ano passado, o esporte a motor sofreu um duríssimo golpe com o cancelamento repentino do Rally Dakar.

A 30ª edição do evento, disputado anualmente desde 1979, não aconteceu por causa de ameaças terroristas na Mauritânia.

A notícia chocante poderia significar o fim imediato do Dakar, mas não foi isso que aconteceu.

Meses depois, os organizadores anunciaram que a prova de 2009 seria disputada no Chile e na Argentina, com possibilidade de chegar ao Brasil em 2010.

Para muitos, inclusive o escriba deste Blog, o sentimento foi de profunda decepção.

Como assim, um Dakar fora da África?

Melhor mudar de nome e começar tudo de novo.

No fim das contas, o estrago do cancelamento foi muito grande, mas poderia ainda ter sido pior.

Neste sábado, começa na Argentina o Dakar 2009, com um número de competidores até superior ao dos anos anteriores.

Marcas como KTM, Yamaha, BMW e Mitsubishi também mantiveram seu investimento na prova e a cobertura da imprensa, até agora, tem sido relativamente extensa.

Ainda não dá para saber se o percurso será tão difícil quanto o trajeto africano, como prometem os organizadores.

Mas o Dakar conseguiu manter o status de rally mais importante do mundo.

Agora, é esperar para ver se a experiência sul-americana vai dar certo.

Tomara que sim.

Apesar disso, o desejo de todos que já acompanharam a prova é de que competição não fique para sempre afastada da África.

O Rally Dakar, de verdade mesmo, precisa ser no continente africano.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Massa e os boatos sobre seu futuro na Ferrari

Felipe Massa evoluiu de forma notável no ano passado.

Não só dentro da pista, mas também fora dela.

Depois de um início um pouco irregular em 2006 e de alguns momentos vacilantes na temporada seguinte, Massa fez uma temporada acima das expectativas em 2008.

Ao mesmo tempo, mostrou que já aprendeu a conviver com a pressão de correr pela escuderia de Maranello.

Na última quarta, o vice-campeão garantiu que nem se preocupa com os boatos que colocam Vettel e Alonso na Ferrari em 2010.

É possível argumentar que Massa pode estar secretamente arrancando os cabelos, mas esse não parece o caso.

O fato é que Massa já se firmou como piloto de ponta na Fórmula 1 e isso significa aprender a viver no sempre instável universo da categoria.

Na Fórmula 1, não conta apenas o desempenho dentro da pista.

A forma como que cada um lida com o ambiente frenético e sufocante do Paddock também faz muita diferença.

É por isso que pilotos como Villeneuve, Rubinho e Montoya não conseguiram atingir todo o seu potencial.

Massa, ao lado de Alonso, Raikkonen, Hamilton e Kubica, forma o "primeiro time" da Fórmula 1, que só não inclui Vettel porque o alemão não tem carro para brigar por título.

Todos eles já aprenderam que, para ter sucesso na Fórmula 1, é preciso ter uma cabeça tranquila para aguentar todo tipo de rumor, conversinha, boato e fofoca.

Quando Massa afirma que nem se preocupa com os boatos sobre seu futuro na Ferrari, ele não está dizendo isso da boca para fora.

Se parasse para ficar preocupado com todas as notícias que saem na imprensa, jamais teria o foco necessário para pilotar para a escuderia de Maranallo.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Boato de fim de ano: Alonso e Vettel na Ferrari em 2010

A Fórmula 1 encerra o ano de 2008 da maneira que mais gosta: com mais um boato infundado, desses que só aparecem quando o noticiário da categoria anda realmente sem muitas novidades.

De acordo com a rádio espanhola Cadena Ser, a Ferrari sonha em unir num futuro bem próximo Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que poderiam formar a dupla de titulares da equipe já em 2010.

Ou seja: mesmo com contratos para mais duas temporadas, Felipe Massa e Kimi Raikkonen seriam sumariamente demitidos no fim de 2009.

Dá para acreditar nisso?

Será que logo a Ferrari, a equipe que menos trocou de pilotos nos últimos 15 anos, está pensando em demitir seus dois titulares de uma vez só?

E não são titulares qualquer.

Massa foi o piloto que mais evoluiu em 2008 e Raikkonen, apesar de tudo, é um campeão do mundo.

Imaginar Alonso ou mesmo Vettel como piloto da Ferrari num futuro nem tão distante não é nenhum absurdo.

Mas não dá para imaginar mudanças radicais no curto prazo.

Antes de 2011, a Ferrari muito dificilmente vai mexer na sua dupla de titulares.

--

Este é o último post do Blog neste ano de 2008.

Os desejos deste espaço para 2009 já foram explicados aqui, mas vale sempre a pena renovar os votos de feliz ano novo.

A você amigo do Blog F1 Grand Prix, obrigado pela audiência e um 2009 muito especial!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Continua a novela para encontrar um comprador para a Honda

Até a segunda semana de janeiro, o Blog continua em "operação-padrão", num ritmo um pouco mais lento do que o normal

Quem acreditou na história da compra da Honda pelo bilionário mexicano Carlos Slim caiu no conto do vigário.

Este Blog, inclusive.

Apenas dois dias após o jornal La Stampa publicar que Slim já havia adquirido o espólio da escuderia japonesa, o próprio empresário veio a público desmentir os rumores.

Além dele, os dirigentes da Honda também negaram qualquer negociação com Slim.

A novela para encontrar um comprador para a Honda continua.

O mais provável é que a escuderia encontre um salvador, mas não será tão fácil quanto parece.

O difícil não é entrar na Fórmula 1, e sim se manter na categoria.

Antes que o investimento comece a dar resultado, é preciso um orçamento generoso para evitar fracassos.

E, do jeito que a economia anda, pouca gente parece disposta a arriscar.

Ainda assim, há candidatos "de calibre", como definiu o chefe de equipe da Honda, Nick Fry.

Seriam eles o dono da Prodrive, David Richards, o magnata grego Achilleas Kallakis e um grupo suíço não identificado.

Richards parece realmente querer voltar à Fórmula 1, mas lhe faltam recursos financeiros.

De Kallakis e do tal grupo suíço não identificado, é muito difícil fazer qualquer previsão.

Novidades na novela Honda, só em 2009.

Até a virada do ano, dificilmente a Fórmula 1 será sacudida por mais uma alguma notícia interessante.