sábado, 12 de abril de 2008

Nelsinho admite frustração com fraco início de temporada

Ainda zerado em pontos após as três primeiras corridas da temporada 2008, Nelsinho Piquet reconheceu hoje que está frustrado com o lento início de campeonato da Renault. Em entrevista à revista Auto Hebdo - reproduzida no Brasil pelo site Tazio - Nelsinho revelou que o novo carro da equipe francesa é "simplesmente pouco competitivo", e que os maus resultados de Fernando Alonso são uma prova dos problemas que o time enfrenta.

"Estou frustrado, e não decepcionado. Só estaria realmente chateado se o Alonso estivesse andando muito mais do que eu. As dificuldades que ele tem para marcar pontos tiram um pouco a pressão sobre os meus ombros, mas essa situação obviamente não me deixa satisfeito", disse Nelsinho. Para o piloto brasileiro, porém, ainda há tempo para que a sua performance melhore bastante:

"O Heikki Kovalainen também teve problemas na última temporada, e conseguiu crescer depois. Certamente vai acontecer o mesmo comigo", falou Nelsinho. A partir do G.P. da Espanha, inclusive, o brazuca deve receber um importante reforço do lado de fora da pista: a presença de seu pai Nelsão, que estréia como acompanhante do filho na Fórmula 1.

Não será o suficiente para que Nelsinho faça milagres com a Renault, mas já representa uma pequena ajuda a mais.


A temporada 2008 da Stock Car começa amanhã com Ingo Hoffmann na pole. O "Alemão" foi o mais rápido no terceiro e decisivo período do treino classificatório de hoje, quebrando um jejum de quase seis anos sem largar da primeira posição. Logo atrás de Ingo, Thiago Camilo e Antonio Jorge Neto fecham os três primeiros, enquanto o bicampeão Cacá Bueno sai de quinto. A largada da corrida deste domingo, em Interlagos, está marcada para as 11 horas de Brasília, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

O fim de semana, aliás, vem sendo bastante movimentado no mundo da velocidade. Em Dubai, Johnny Herbert venceu duas provas consecutivas e se sagrou o primeiro campeão da história da Speedcar. Também na pista árabe, a GP2 Asia encerrou hoje sua temporada com um triunfo do italiano Marco Bonamoni. Vencedor da bateria de ontem, Romain Grosjean terminou disparado na tabela de pontos, seguido por Sebastien Buemi e Vitaly Petrov. Por sua vez, Bruno Senna finalizou o certame em quarto.

E, por fim, a MotoGP definiu hoje seu grid de largada para o Grande Prêmio de Portugal. Pela terceira vez consecutiva, Jorge Lorenzo vai sair da pole. Logo na seqüência, Daniel Pedrosa e Valentino Rossi completam os três primeiros. Mais atrás, o atual campeão Casey Stoner teve um desempenho mediano e não passou de nono. Neste domingo, o SporTV2 transmite o G.P. de Portugal a partir das 9 horas de Brasília.


O vídeo do dia é uma ótima dica do Kohara. Trata-se do espetacular vôo do britânico Jan Lancaster durante a etapa de ontem da Fórmula 3 Européia, em Hockenheim. Fazendo sua estréia na categoria, Lancaster certamente não esperava chamar tanta atenção assim logo de cara:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Nelsinho e Nelsão - http://www.motorsport.com/

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Villeneuve: "Massa e Alonso são os pilotos que mais admiro"

Ele andava meio sumido desde que foi demitido pela sua equipe da Nascar, em meados de fevereiro. Mas agora Jacques Villeneuve arrumou espaço na categoria Supercars, e voltou a aparecer na imprensa internacional nesta sexta, após conceder uma entrevista reveladora ao jornal Gulf News. Como de costume, o canadense não economizou nas palavras, principalmente quando listou seus pilotos preferidos na Fórmula 1.

"Massa e Alonso são os que mais admiro. No Bahrein, Massa foi absolutamente impressionante. Se ele continuar nesse ritmo, ninguém vai pará-lo na disputa pelo título. E Alonso é um touro, e vai dar seu máximo até o fim do ano", falou Villeneuve. Além disso, o campeão de 1997 também deu uma leve cutucada em Lewis Hamilton. Para Villeneuve, o inglês desperdiçou a oportunidade de aprender com Alonso na temporada passada.

"Ele deveria ter mostrado mais respeito a Alonso, que é um bicampeão do mundo. Hamilton precisava fazer o que eu fiz quando corri ao lado de Damon Hill na Williams, em 1996", ensinou Villeneuve. Mesmo do alto de sua experiência, porém, o canadense não conseguiu mais do que um desempenho mediano na sua estréia pela Speedcar, que correu como uma das preliminares da Fórmula 1 no G.P. do Bahrein. Em duas corridas, Villeneuve fez apenas um sexto lugar.

No momento, portanto, o canadense não está lá com essa moral toda para ficar dando pitacos sobre Hamilton e companhia...




Os resultados de Fernando Alonso na temporada 2008 vêm deixando a desejar, mas a torcida espanhol continua estusiasmada. Nesta sexta, os organizadores do G.P. da Europa anunciaram que os ingressos para a corrida em Valência já estão esgostados. No total, 112.711 entradas foram vendidas em apenas dez dias. "Honestamente, nunca imaginei que isso aconteceria tão rápido", admitiu o presidente da empresa responsável pela prova, Jorge Martinez. A "Alonsomania", pelo visto, ainda vive o seu auge...

Enquanto isso, a Honda indicou hoje que o seu carro pode ganhar uma espécie de versão "B" em meados de maio ou junho. Falando à Autosport, o chefe de equipe Ross Brawn confirmou que o time prepara novidades: "Já no G.P. da Espanha, vamos estrear um novo pacote aerodinâmico. Mais tarde, o carro vai sofrear uma revisão geral no meio da temporada, e então os esforços já ficarão voltados para o ano que vem", contou Brawn. Finalmente, a Honda parece ter recuperar algo que faltou nos últimos tempos: organização.

A equipe japonesa, inclusive, já deu início a alguns projeto de longo prazo. Um deles é a contração do jovem Will Stevens, kartista britânico de apenas dezesseis anos de idade. Considerado um dos melhores do esporte no mundo, Stevens vai passar a integrar o programa de desenvolvimento de pilotos da Honda. Se tudo der certo, o plano deve facilitar a passagem do inglezinho pelas categorias de base do automobilismo mundial, até que ele chegue à Fórmula 1.


Vem um novo Lewis Hamilton por aí?





O vídeo do dia é uma propaganda viral que divulga o início da temporada 2008 do campeonato australiano de Supercars. Embora desconhecida em boa parte do mundo, a categoria chega a atrair mais fãs na Austrália do que a própria Fórmula 1. Resultado, por exemplo, de estratégias de marketings inteligentes como esta:



Nos vemos por aí!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Alonso: "McLaren não é uma equipe vencedora"

Fernando Alonso não perde mesmo oportunidade nenhuma de dar uma cutucada na McLaren. Nesta quinta, o espanhol garantiu ao site F1Today.nl que o time prateado não é "vencedor", e que este foi um dos principais motivos do seu retorno à Renault. Para Alonso, a McLaren pode até ser capaz de produzir carros rápidos, mas a escuderia de Ron Dennis não tem competência para conquistar títulos.

"A McLaren parece ser uma equipe vencedora, mas não é. Eles não vencem um campeonato há anos, e por isso resolvi voltar para a Renault, que levou dois troféus de Pilotos e Construtores nas últimas temporadas", falou Alonso. Além disso, o bicampeão também garantiu que a Renault vai se recuperar: "Acredito que até o fim do ano vamos superar as dificuldades atuais e avançar alguns passos. Em 2009, quero estar numa equipe capaz de vencer corridas".

O comprometimento de Alonso com a Renault, porém, pode não ser tão forte assim. Nos últimos dias, a imprensa espanhola especulou com entusiasmo que o bicampeão estaria conversando com a BMW para 2009. A princípio, Alonso seria companheiro do polonês Robert Kubica. Mas essa possibilidade, por enquanto, não passa de um mero boato. O esforçado Nick Heidfeld, inclusive, ainda se mantém à frente do badalado Kubica na tabela de pontos.

Se a Renault não conseguir recuperar-se ainda neste ano, a tendência é que o nome de Alonso seja envolvido em vários rumores. A imprensa espanhola está desesperada para ver seu ídolo de volta ao topo, nem que isso significa contrariar alguns princípios básicos da profissão. A credibilidade dos jornalistas do país de Alonso, nessa altura, já foi para o espaço...





Não é só dentro da pista que Lewis Hamilton vive uma péssima fase. Segundo o jornal Daily Mirror, a biografia oficial do piloto inglês - lançada no fim do ano passado - é um dos maiores fracassos editoriais da Inglaterra. Logo após a sua chegada às livrarias, o livro "Lewis Hamilton - Minha História" custava cerca de quarenta dólares, mas agora já pode ser encontrado por nada mais do que dois dólares. A editora que pagou dois milhões pelos direitos da obra já deve estar pedindo falência...


Enquanto isso, os organizadores do G.P. dos Emirados Árabes Unidos - cuja estréia na Fórmula 1 está marcada para o ano que vem - anunciaram hoje que a prova deve acontecer em outubro. O complexo automobilístico, que está sendo construído na cidade de Abu Dhabi, custou cerca de um bilhão de dólares, e vai ficar dentro de uma ilha artificial especialmente erguida para o projeto. "Será o melhor autódromo do mundo", disse Bernie Ecclestone à Autosport. E que ninguém ouse duvidar disso...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar que a Ferrari confirmou hoje a participação de Michael Schumacher nos testes coletivos de Barcelona, programados para a próxima semana. O alemão vai testar um pacote técnico pensado para 2009, quando o regulamento da Fórmula 1 deve passar a restringir uma série de pesquisas na área aerodinâmica. Além de Schumi, Felipe Massa e Kimi Raikkonen também devem participar das atividades.



Impossível não registrar uma ótima novidade para os fãs da velocidade: a chegada da Race TV, o primeiro canal on-line dedicado exclusivamente ao esporte a motor. Comandada pelo Carlos Cintra Mauro - o "Lua" - a RaceTV já começou bem, apresentando uma série de programas bem produzidos e que falam de assuntos bem variados. Desde já, o Blog deseja toda a sorte do mundo ao projeto.



O vídeo do dia é uma espetacular filmagem onboard com Ayrton Senna e Nigel Mansell durante as primeiras voltas do G.P. do Japão de 1991. A prova, para quem não lembra, decidiu o título daquele ano em favor do brasileiro. Vale a pena conferir os sensacionais roncos dos motores Honda de Senna e Renault de Mansell, além da disputa emocionante entre os dois até o erro do inglês na nona volta:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Até a próxima!

Crédito das fotos:
Livro de Hamilton - http://www.play.com/

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Destino de Max Mosley será decidido em votação secreta

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou hoje que a reunião da Assembléia Geral Extraordinária - convocada para analisar o escândalo sexual do presidente Max Mosley - vai acontecer apenas no dia 3 de junho, em Paris. No total, duzentos membros da FIA estão sendo chamados a participar de uma votação secreta, que decidirá sobre a saída ou permanência de Mosley à frente da entidade.

Se depender da vontade de ex-pilotos, representantes de montadoras e membros da imprensa em geral, a renúncia de Mosley já teria sido sacramentada. Com a decisão por uma votação secreta, porém, a FIA abre espaço para uma zebra nos resultados, o que permitiria a Mosley cumprir seu mandato até o fim deste ano. Seria uma solução política engenhosa, mas uma afronta ao desejo da ampla maioria da comunidade automobilística.

Nesta quinta, por exemplo, a federação da Nova Zelândia revelou que pediu o cancelamento de uma visita que Mosley faria ainda neste ano ao país. Ao mesmo tempo, a Associação Canadense de Automobilismo veio a público fazer pressão pela saída de Mosley, juntando-se ao grupo que já conta com as federações de Alemanha, Áustria, Estados Unidos e França, entre várias outras.

No fim das contas, Mosley pode até conseguir continuar no seu cargo. Mas ele não vai contar mais com nenhum pingo de respeito e lealdade por parte dos seus subordinados.


Mais uma vez, a direção do autódromo de Indianapolis acena com a possibilidade de voltar a receber a Fórmula 1. Falando à imprensa americana, o presidente do lendário complexo de Indy, Joie Chitwood, reafirmou hoje que a categoria continua com espaço nos Estados Unidos. "A porta está aberta. Acreditamos que a Fórmula 1 é fenomenal, e não deve ficar longe daqui". Agora, é torcer para que Indianapolis não perca sua vaga para mais um milionário paraíso financeiro do Oriente Médio, por exemplo.

Enquanto isso, os pilotos resolveram aumentar a pressão sobre os comissários da FIA para que sejam feitas mudanças na regra do safety car. Em entrevista ao site Autosport, Mark Webber revelou que algumas modificações no regulamento podem estar em curso: "Precisamos discutir a questão do fechamento do pit lane nos momentos em que o carro de segurança é acionado. Queremos uma volta ao sistema anterior", disse Webber, presidente da Associação dos Pilotos.

Para terminar o giro pelas notícias o dia, vale registrar uma declaração do diretor técnico da Renault, Pat Symonds, a respeito do polonês Robert Kubica. "Ele fez parte do nosso programa de desenvolvimento de pilotos, mas saiu quando houve uma reestruturação. Queríamos fazer algo com Kubica, só que aí descobrimos que havia um contato entre ele e a BMW. Nesse sentido, acredito que foi Kubica quem nos deixou", afirmou Symonds.

Isso tudo foi em meados de 2005. Agora, fica a pergunta: será que o polonês fez o melhor negócio? Se depender das problemáticas experiências iniciais de Heikki Kovalainen e Nelsinho Piquet na Fórmula 1, parece que sim...


O vídeo do dia mostra um lance raro: a bela disputa entre Ayrton Senna e Mika Hakkinen na última volta do G.P. da Bélgica de 1992. Ainda que a ultrapassagem de Senna não tenha sido tão difícil assim, vale a pena conferir as imagens pela plasticidade da manobra, e pelo espetacular visual dos dois pilotos lado a lado no fim da reta mais rápida de Spa-Francochamps:


Esse eu vi na Comunidade F1 Brasil do Orkut

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

terça-feira, 8 de abril de 2008

Com nova suspensão, Renault quer ganhar seis décimos por volta até G.P. da Espanha

A falta de tempo vem me impedido de responder aos comentários de vocês, que têm se acumulado desde o último domingo. Peço desculpas, mas vou tentar recuperar o terreno perdido a partir de amanhã. Obrigado a todos pela compreensão!

Talvez a grande decepção da temporada até aqui, a Renault corre para evitar mais vexames na fase européia da Fórmula 1. Segundo o jornal As, a equipe francesa planeja estrear um novo desenho de suspensão dianteira no G.P. da Espanha, marcado para o dia 27 de abril. Na verdade, a inovação estava programada para ser utilizada desde o início do ano, mas demorou a entrar na pista por causa de um pequeno problema de bastidores.

Acontece que a nova suspensão do time de Alonso foi desenvolvida por um ex-engenheiro da McLaren, equipe que acusou a Renault de espionagem no fim de 2007. Mesmo tendo se livrado de todas as denúncias, a escuderia francesa achou por bem consultar a FIA antes de estrear a inovação. Finalmente autorizada pela entidade, a Renault já deve usar a suspensão nos próximos testes coletivos de Barcelona, programados para os dias 14, 15 e 16 de abril.

A princípio, a expectativa do diretor técnico Pat Symonds é conseguir um ganho de seis décimos por volta. Esse avanço seria um enorme alento para o bicampeão Fernando Alonso, que não tem escondido sua frustração com o péssimo ritmo da Renault neste início de ano. "Se a nova suspensão não funcionar, vamos ficar muito preocupados. Na última corrida, por exemplo, Giancarlo Fisichella cravou uma melhor volta mais rápida do que a minha, e ele pilota uma Force India!", reclamou Alonso hoje.

Pois é, Fernando: a situação não está nada fácil mesmo. A Renault pode até melhorar os tais seis décimos até o G.P. da Espanha. Mas as outras equipes também vão evoluir. Alcançar os times de ponta, sem dúvida alguma, ainda vai demorar muito...



Não é só a cúpula da Ferrari que começa a temer o avanço da BMW. Um dia após o chefe de equipe Stefano Domenicali colocar Robert Kubica entre os candidatos ao título deste ano, Kimi Raikkonen admitiu que não seria surpresa alguma ver o time alemão no topo do podium. "A temporada vai ser muito disputada, e conquistar posições na pista será bastante difícil. Não ficaria surpreso se a BMW vencer algumas corridas, porque eles estão bem próximos de nós", admitiu Kimi ao site oficial da Ferrari.

Enquanto isso, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, veio a público hoje para esclarecer que não está fazendo campanha pela permanência de Max Mosley como homem-forte da FIA, depois dos escândalos sexuais envolvendo o dirigente inglês. De acordo com Scaglione, a CBA ainda não tem uma posição a respeito do caso: "Seria irresponsável julgar Mosley sem antes ouví-lo", disse Scaglione.

Para fechar as notícias do dia, vale registrar uma entrevista concedida pelo dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, ao jornal espanhol El Mundo Deportivo. Falando sobre o suposto flerte que a equipe teve com Fernando Alonso no fim do ano passado, Mateschitz abriu o jogo: "Atualmente, ele é um dos melhores pilotos do mundo. Mas o contrato que Alonso queria era de um ano só, e isso não seria bom para a marca da Red Bull".

No fim das contas, o bicampeão acabou assinando com a Renault mesmo. Será que ele já está arrependido?



O "vídeo do dia" é um resumo muito original do G.P. da Malásia, produzido pelos espanhóis do grupo "Los Quemagomas". A animação foi mostrada pouco antes da largada do G.P. do Bahrein, durante a transmissão da rede Telecinco. Vale a pena conferir:


Antes que eu me esqueça: esse eu vi no blog Voando Baixo, do Rafael Lopes

Até a próxima!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Aumenta pressão para renúncia de Max Mosley

A posição de Max Mosley à frente da presidência da FIA é praticamente insustentável. Cumprindo o prometido, o News of the World revelou ontem mais detalhes sobre a sórdida orgia sado-masoquista do dirigente inglês com cinco prostitutas. Dessa vez, o tablóide trouxe uma entrevista com uma das garotas de programa envolvidas na "brincadeira'.

De acordo com a moça, as fantasias nazistas e a filmagem das relações sexuais teriam sido ordens do próprio Mosley. Além disso, a garota também contou várias das "preferências" do presidente da FIA, que não valem aqui serem mencionadas. Segundo o News of The World, o vídeo daquela animada tarde em Londres - que inclui cerca de de cinco horas de duração - será encaminhado para "avaliação" dos membros do Senado da FIA.

Enquanto isso, a pressão sobre Mosley não pára de crescer. Nesta segunda, mais dois nomes de peso pediram a renúncia do inglês. "Se Mosley começar a realizar seu trabalho sem emoção, então lhe restará apenas uma saída: a demissão", disparou o tricampeão Niki Lauda. Ao site Autosport, o ex-piloto Jacky Ickx fez coro com o austríaco. "Mosley não pode continuar representando a FIA. Ele caiu num buraco negro", falou o belga, vice-campeão da Fórmula 1 em 1969 e 1970.

Desde já, correm soltas as especulações sobre os supostos substitutos de Mosley. Em sua última edição, a revista GPWeek listou vários candidatos à presidência da FIA, incluindo até nomes como Jean Todt e Ron Dennis. Por enquanto, porém, os principais favoritos são Michel Boeri, Peter Meyer e Alan Evans, respectivamente os chefões das federações de Mônaco, Alemanha e Austrália.

Agora, é esperar para ver. Até agora, só há uma (quase) certeza: Max Mosley não vai continuar mesmo como presidente da FIA.





Com uma pole position, dois podiuns seguidos e catorze pontos no campeonato, Robert Kubica já pode ser considerado um candidato ao título deste ano. Ao menos, essa é a opinião do chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, que fez questão de elogiar a boa forma do polonês. "Kubica fez uma corrida realmente boa no Bahrein. Seu ritmo e o da BMW é bastante forte. Acredito que ele vai ficar na batalha pelo título até o fim", disse hoje Domenicali.

Mas nem todo mundo compartilha do mesmo ponto de vista. Ainda insafisfeito com o desempenho da McLaren no Bahrein, Ron Dennis garantiu que o time prateado vai se recuperar na fase européia do calendário, e mandou um recado à BMW: "Esses três primeiros G.Ps. não mostraram o verdadeiro potencial das equipes. Com todo o respeito, não acho que a BMW será uma ameaça constante daqui para frente".

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar um boato lançado pelo Flávio Gomes ontem. Pelo visto, Fernando Alonso pode deixar a Renault após o G.P. de Valência - marcado para agosto - por causa da sua frustração com o desempenho da equipe. Em seu lugar, entraria a promessa francesa Romain Grosjean. É claro que nada disso é confirmado, mas o desânimo de Alonso é claro.

"Não somos apenas mais lentos do que Ferrari, McLaren e BMW. Toyota, Williams, Red Bull e Honda também estão à nossa frente", disse hoje o bicampeão. Alonso pode até estar exagerando, mas a Renault continua mesmo bastante longe de disputar as primeiras posições.




Há exatos quarenta anos, morria um dos maiores nomes da história do esporte a motor. Jim Clark, bicampeão mundial em 1963 e 1965, foi certamente o piloto mais rápido e admirado de seu tempo. O "escocês voador" sempre correu pela Lotus durante a sua carreira, interrompida tragicamente por um acidente numa ordinária prova de Fórmula 2 no circuito alemão de Hockenheim. Fica aqui a homenagem do Blog:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

domingo, 6 de abril de 2008

Análise do Grande Prêmio - Bahrein/Sakhir (06/04/2008)

Análise dos pilotos:

Felipe Massa
É verdade que deixou escapar a pole por erro próprio, mas foi absolutamente perfeito na corrida. Venceu de ponta a ponta, sem dar chances aos adversários. Nem a Raikkonen.
Nota: 10

Kimi Raikkonen
Terminou a apenas três segundos de Massa, mas a impressão que ficou é que Raikkonen perdeu por muito mais. Discreto e apagado, jamais ameaçou a vitória do brasileiro.
Nota: 8

Robert Kubica
Conquistou uma merecida pole, e acompanhou o ritmo de Raikkonen durante toda a corrida. Mais um pouquinho e vai chegar à primeira vitória. Só falta um pouco de sorte.
Nota: 9

Nick Heidfeld
Permanece devendo nas classificações, mas continua muito rápido nas corridas. Conseguiu boas ultrapassagens sobre Trulli e Kovalainen, e terminou a prova perto de Kubica.
Nota: 8

Heikki Kovalainen
Teve o mérito de não cometer erros em nenhum momento, contrastando com o desempenho afobado de Hamilton. Fez a volta mais rápida da corrida, mas esteve longe de superar as BMW.
Nota: 7

Jarno Trulli
Mais uma vez, foi o melhor da "segunda divisão". Ao contrário do que virou rotina na sua carreira, vem conseguindo manter o ritmo da classificação na corrida. Início de ano excelente.
Nota: 9

Mark Webber
Outro que começou a temporada 2008 muito forte. Pelo segundo G.P. consecutivo, conseguiu um bom sétimo, superando Coulthard com enorme facilidade.
Nota: 8

Nico Rosberg
Não cometeu erros, manteve o carro na pista e ganhou como recompensa um suado pontinho. Seu desempenho esteve longe de ser brilhante, mas deu para o gasto.
Nota: 7

Timo Glock
Pelo menos conseguiu completar sua primeira corrida pela Toyota. Vem sendo superado por Trulli nas classificações, mas seu ritmo de prova não é tão ruim assim.
Nota: 6

Fernando Alonso
Com o carro que tem, faz o possível. Não tinha mesmo possibilidade de chegar aos pontos. Vai precisar ter paciência, porque a Renault ainda está muito longe das equipes de ponta.
Nota: 6

Rubens Barrichello
Perdeu bastante tempo atrás de Fisichella, o que eliminou qualquer chance de lutar por pontos. Ao menos não teve nenhum problema nos boxes dessa vez...
Nota: 6

Giancarlo Fisichella
Performance elogiável. Não conseguiu um bom desempenho na classificação, mas compensou com uma prova combativa. Terminou à frente de muita gente com carro melhor.
Nota: 8

Lewis Hamilton
Talvez tenha sido sua pior atuação na Fórmula 1. Suas duas primeiras voltas foram horrorosas, incluindo a péssima largada e a desastrada batida em Alonso. Depois, a recuperação também ficou a dever.
Nota: 3

Kazuki Nakajima
Largando de 16º, escolheu sair pesadão, o que revelou-se um grande erro. Se não bastasse a falta de ritmo, ainda ignorou as bandeiras azuis, atrapalhando Raikkonen e Kubica.
Nota: 4

Sebastien Bourdais
Bateu Vettel na classificação pela primeira vez, mas fez uma corrida burocrática. Só vai conseguir resultados melhores se fatores externos ajudarem.
Nota: 5

Anthony Davidson
Difícil julgar o desempenho do inglês. Terminou à frente de Sato, o que não chega a ser lá muita coisa...
Nota: 4

Takuma Sato
Bateu na classificação, e foi superado por Davidson na corrida. Mesmo assim, ainda fugiu da última colocação, graças às péssimas atuações de Coulthard e Sutil.
Nota: 3

David Coulhard
Fim de semana recheado de problemas. Muito mal na classificação, tentou recuperar-se rápido e acabou batendo na largada. Mais tarde, foi acertado por Button quando já não tinha mais nada a fazer na corrida.
Nota: 2

Adrian Sutil
Por enquanto, merece o título de "pior piloto do ano". De novo, perdeu feio na disputa interna contra Fisichella, e ainda arrumou problemas na largada. Se a paciência indiana for curta, Sutil já corre risco...
Nota: 2

Nelsinho Piquet
Continua evoluindo, apesar de todos os problemas. Ganhou posições na largada, mas jogou tudo fora ao rodar no óleo de Vettel. Fazia corrida discreta quando quebrou.
Nota: 5

Jenson Button
Um ótimo desempenho na classificação estragado por mais um acidente no início da corrida. Terminou abandonando por atingir Coulthard numa manobra meio suicida.
Nota: 4

Sebastian Vettel
É o único piloto que ainda não completou um G.P. no ano. Não adaptou-se à pista do Bahrein, e ainda sofreu uma quebra de motor logo na primeira volta.
Nota: 3

Análise das equipes:

BMW
Lidera o Mundial de Construtores com todos os méritos. A inédita pole position já veio. Agora, a primeira vitória parece ser apenas uma questão de tempo.
Cotação: ****

Ferrari
Perder a pole foi um mero detalhe. A equipe vermelha dominou todo o fim de semana, e sai do Bahrein com um resultado dos sonhos. Até porque a rival McLaren teve um G.P. para esquecer.
Cotação: *****

McLaren
Kovalainen foi batido em luta direta contra a dupla da BMW, mostrando claramente a fraqueza do time prateado. O carro continua inquebrável, mas isso não é suficiente para levar o título.
Cotação: **

Williams
Recuperou-se do fiasco da Malásia com um bom oitavo lugar para Rosberg. Mas o ritmo da equipe ainda está bem abaixo do prometido na pré-temporada.
Cotação: **

Toyota
Deveria ter pontuado com os dois pilotos se Glock não tivesse classificado-se mal. Por enquanto, tem o melhor carro da "segunda divisão", e tem tudo para pontuar com grande regularidade.
Cotação: ****

Renault
Pode ser considerada a grande decepção do fim de semana. Alonso não enfrentou problemas que justificasse o décimo lugar: o carro é que não é veloz o suficiente. E Nelsinho ainda sofreu outra quebra...
Cotação: *

Red Bull
Mais dois pontinhos para a equipe das bebidinhas, cortesia do consistente Webber. O australiano tem potencial para figurar sempre entre os dez primeiros, mas Coulthard já merece um puxão de orelhas.
Cotação: ***

Toro Rosso
A equipe não poderia mesmo ter muitas expectativas para o G.P. do Bahrein. Bourdais fez o possível com um carro bem limitado. E Vettel continua sem completar uma prova no ano.
Cotação: *

Honda
Barrichello chegou junto da Renault de Alonso, e Button conseguiu um promissor nono lugar na classificação. Mas, apesar da evolução, a Honda permanece zerada no campeonato.
Cotação: **

Force India
Fisichella tem andado no ritmo do pelotão intermediário, mostrando que a Force India não é mais a baba que a Spyker foi no ano passado. Pena que Sutil esteja passando por uma fase tão ruim.
Cotação: **

Super Aguri
Ganha uma estrelinha a mais por ter chegado ao fim com os dois pilotos. Considerando as limitações da Super Aguri, isso já é motivo para uma pequena comemoração.
Cotação: **

Análise da corrida:

O Grande Prêmio do Bahrein teve um início empolgante, com uma largada um tanto confusa e várias disputas entre os líderes. Depois que a ordem estabilizou-se, porém, a prova transformou-se numa chata procissão. E a corrida de recuperação de Hamilton, que poderia animar um pouco as coisas, nem chegou a acontecer. Daqui a algum tempo, esta será um daqueles G.Ps. que todo mundo vai esquecer.
Nível da corrida: Regular

Análise do campeonato:

A BMW se consolida cada vez mais como a terceira força da Fórmula 1, transformando a batalha pelo título numa disputa tripla. Por enquanto, está tudo praticamente zerado: Raikkonen lidera a classificação, mas a sua vantagem para o sexto colocado Massa, por exemplo, não passa de nove pontos. Nos construtores, a briga é ainda mais acirrada, com BMW, Ferrari e McLaren separadas em apenas três pontinhos. Expectativa de muita emoção pela frente...
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos Palpites:

Vitória - Felipe Massa. O palpite do Blog foi certeiro
Pole Position - Felipe Massa. Deu Kubica, mas Massa ficou logo ali em segundo
Primeiro Abandono - Mark Webber. O australiano escapou da minha secada e terminou em sétimo. Já Sebastian Vettel não teve um dia de sorte, e foi logo o primeiro a abandonar
Decepção do G.P. - Toro Rosso. De fato, a equipe de Bourdais e Vettel teve um desempenho sofrível no Bahrein. Mas a grande decepção provavelmente foi a Renault, que não conseguiu mais do que um décimo com Alonso
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa (PALPITE CORRETO)
2. Kimi Raikkonen (PALPITE CORRETO)
3. Lewis Hamilton (Robert Kubica)
4. Nick Heidfeld (PALPITE CORRETO)
5. Heikki Kovalainen (PALPITE CORRETO)
6. Robert Kubica (Jarno Trulli)
7. Jarno Trulli (Mark Webber)
8. Timo Glock (Nico Rosberg)

Se não bastasse acertar o vencedor, ainda cravei a posição exata de quatro pilotos na zona de pontuação. Isso não acontece todo dia. A aposta na Toro Rosso para "Decepção do G.P." também foi razoavelmente boa, embora a minha secada em Mark Webber de nada tenha adiantado. No fim das contas, porém, os palpites do Blog para o G.P. do Bahrein foram realmente bons. Sem dúvidas, meu melhor desempenho no ano até agora.
Nível dos palpites: Ótimo

Por hoje, é só. Até a próxima!

Felipe Massa lidera dobradinha da Ferrari no G.P. do Bahrein

Felipe Massa se recuperou com estilo. Largando do segundo lugar do grid, o piloto brasileiro tomou a ponta logo na primeira volta e não foi ameaçado até o fim, vencendo o Grande Prêmio do Bahrein deste domingo com bastante autoridade. Completando uma dobradinha tranqüila para a Ferrari, Kimi Raikkonen veio na segunda posição, com o pole position Robert Kubica fechando o podium. Por sua vez, a McLaren e Lewis Hamilton tiveram um dia para esquecer.

Sem nenhuma surpresa, o domingo amanheceu quente e seco, seguindo a receita tradicional do deserto do Bahrein. Mas dessa vez havia uma diferença: mais do que nunca, o vento estava presente para complicar os pilotos. Antes mesmo da largada, Nelsinho Piquet já enfrentava problemas de câmbio, que viriam a encerrar sua corrida mais tarde. Lá na frente, Felipe Massa estava decicido a não dar nenhuma chance para o pole Robert Kubica.

Já no apagar das luzes vermelhas, Massa deu um pulo perfeito e assumiu a ponta, sem deixar possibilidade de defesa para Kubica. O polonês caiu para segundo, enquanto Kimi Raikkonen subiu de quarto para terceiro. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton teve uma saída desastrosa. Em apenas alguns metros, o inglês perdeu várias posições, despencando para o décimo lugar. No fim da primeira volta, o piloto logo à frente de Hamilton era justamente o maior de seus rivais: Fernando Alonso.

E o espanhol não perdeu a oportunidade de complicar a corrida de Hamilton. Sem querer perder tempo, o inglês partiu para cima de Alonso já no início da segunda volta, e acabou cometendo um erro de novato. Hamilton saiu do grampo ao fim da reta principal colado em Alonso, mas afobou-se na tentativa de ultrapassagem e atropelou o piloto da Renault. Por sorte, Alonso não precisou voltar ao box para reparos. Hamilton, porém, viu sua corrida arruinada.

Com a asa dianteira destruída, o inglês teve de percorrer a pista inteira antes de poder realizar seu pit stop. Quando finalmente retornou ao ritmo normal, Hamilton já havia caído para 18º, longe de qualquer possilidade de lutar por pontos, ou muito menos pela vitória. O dia, aliás, foi muito difícil para os pilotos britânicos, já que David Coulthard e Jenson Button também ficaram para trás logo no início.

Outros que tiveram problemas cedo foram Adrian Sutil e Sebastian Vettel. O alemão da Toro Rosso explodiu seu motor já na segunda volta, espalhando óleo pela pista. Sem perceber as bandeiras de advertência, Nelsinho Piquet passou exatamente por cima desse óleo e rodou, caindo para o fim do pelotão. Ao mesmo tempo, os pilotos de ponta travavam uma batalha bem equilibrada.

Com Massa já abrindo distância na ponta, Raikkonen não quis perdeu tempo e foi para cima de Kubica. No início da terceira volta, o finlandês colocou por fora no fim da reta principal e realizou uma bela manobra. Kubica – provavelmente prejudicado por problemas de granulação nos pneus – não teve como resistir. Mais atrás, entretanto, seu companheiro Nick Heidfeld não deixou a BMW ficar desanimada por muito tempo.

No setor mais travado do circuito de Sakhir, o alemão surpreendeu Heikki Kovalainen e conseguiu uma ultrapassagem excelente, passando para a quarta posição. Até o fim da corrida, a ordem dos quatro primeiros não mais se alteraria, mas a disputa nunca deixou de ser intensa. Confirmando sua evolução, os pilotos da BMW acompanharam o ritmo da dupla da Ferrari o tempo inteiro, enquanto Kovalainen foi ficando mais para trás.

Dos líderes, o primeiro a visitar os boxes foi Kubica, na volta 17. Dois giros depois, Raikkonen realizou sua parada, provando que Massa estava, sim, mais pesado do que ele. O brasileiro só fez seu pit stop na volta 20, voltando com uma confortável diferença de quatro segundos para Kimi. Durante as próximas quinze voltas, a distância entre os dois estabilizou-se, e a segunda e derradeira rodada de paradas não trouxe mudanças.

Com uma performance segura e sem erros, Massa venceu o G.P. do Bahrein até com certa facilidade. Raikkonen foi segundo, enquanto Kubica superou Heidfeld na disputa interna da BMW para ficar com a terceira posição. O quinto lugar terminou ocupado por Kovalainen, que fez uma corrida bastante discreta. Atrás do finlandês, Jarno Trulli conseguiu pela segunda vez consecutiva ser o “melhor do resto”, completando a prova num ótimo sexto.

Assim como Trulli, Mark Webber também repetiu o bom desempenho na Malásia, finalizando mais uma vez na sétima posição. Na seqüência, fechando a zona de pontuação, Nico Rosberg provou que a Williams está no páreo, fazendo uma corrida consistente e madura para salvar um importante pontinho. Em nono, Timo Glock viu escapar a chance de marcar seu primeiro ponto no ano, mas ao menos teve o mérito de segurar Alonso nas últimas voltas da corrida.

Num dia frustrante, o bicampeão não passou de décimo, sem ter enfrentando nenhum problema em seu carro. Ou seja: Alonso simplesmente não teve ritmo para terminar entre os oito primeiros, provando de uma vez por todas que o modelo da Renault ainda precisa evoluir muito antes de poder lutar por vitórias. Uma posição atrás de Alonso, Rubens Barrichello fez o possível com a Honda, enquanto Giancarlo Fisichella também merece elogios por ter levado a Force Índia a um promissor 12º lugar.

O G.P. do Bahrein teve apenas três abandonos, sendo um deles de Nelsinho Piquet. Na segunda metade da prova, o brasileiro da Renault vinha apenas em 14º, em dificuldades com os problemas de câmbio que vinham lhe atormentando desde o início da prova. Na volta 42, Nelsinho finalmente quebrou, juntando-se a Jenson Button e Vettel no grupo dos pilotos que não viram a bandeira quadriculada.

Logo abaixo, a classificação final do Grande Prêmio do Bahrein:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 57 voltas em 1h31:06.970s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, a 3.339s
3. Robert Kubica/Polônia/BMW, a 4.998s
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, a 8.409s
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, a 26.789s
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, a 41.314s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, a 45.473s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, a 55.889s
9. Timo Glock/Alemanha/Toyota, a 1:09.500s
10. Fernando Alonso/Espanha/Renault, a 1:17.181s
11. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, a 1:17.862s
12. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, a 1 volta
13. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, a 1 volta
14. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, a 1 volta
15. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, a 1 volta
16. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, a 1 volta
17. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, a 1 volta
18. David Coulthard/Escócia/Red Bull, a 1 volta
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, a 2 voltas
Não classificados:
Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, Problema Mecânico na volta 42
Jenson Button/Inglaterra/Honda, Acidente na volta 20
Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, Problema Mecânico na volta 1
Melhor volta: Heikki Kovalainen, 1:33.193s na volta 49

Mundial de Pilotos: 1. RAIKKONEN, 19 pts; 2. Heidfeld, 16 pts; 3. Hamilton, Kubica e Kovalainen, 14 pts; 6. Massa, 10 pts; 7. Trulli, 8 pts; 8. Rosberg, 7 pts; 9. Alonso, 6 pts; 10. Webber, 4 pts; 11. Nakajima, 3 pts; 12. Bourdais, 2 pts; 13. Coulthard, Glock, Button, Barrichello, Piquet, Fisichella, Davidson, Sato, Sato, Sutil e Vettel, 0 pts

Mundial de Construtores: 1. BMW, 30 pts, 2. Ferrari, 29 pts; 3. McLaren, 28 pts; 4. Williams, 10 pts. 5, Toyota, 8 pts; 6. Renault, 6 pts; 7. Red Bull, 4 pts; 8. Toro Rosso, 2 pts; 9. Honda, Force India e Super Aguri, 0 pts

Agora, a próxima parada da Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Espanha, no dia 27 de abril. Em instantes, o Blog volta com a seção Análise do Grande Prêmio, repercutindo o desempenho de equipes e pilotos no G.P. do Bahrein. Até já!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/