sábado, 25 de abril de 2009

Agora é a vez da Toyota?

Uma semana após a Red Bull quebrar o tabu de vitórias na Fórmula 1, a Toyota parece bem perto de fazer o mesmo.

No treino classificatório deste sábado para o GP do Bahrein, a equipe japonesa emplacou as duas primeiras posições no grid.

O veterano Jarno Trulli está na pole, seguido pelo companheiro Timo Glock.

O desempenho do italiano, que andou mais pesado do que o alemão, foi espetacular.

Trulli impôs três décimos sobre Glock e mais de meio segundo para cima do terceiro colocado, Sebastian Vettel.

De acordo com a tabela divulgada pela FIA após o treino, o italiano está realmente mais leve do que Vettel, mas não o bastante para colocar uma distância tão grande.

Se conseguir manter o ritmo no domingo - o que, no caso de Trulli, é sempre uma dúvida - a Toyota fica pertinho da primeira vitória.

Em condições normais, a batalha pela vitória deverá ficar restrita aos três primeiros colocados no grid.

Isso porque a Brawn, que começou o ano de forma fantástica, já mostra sinais de cansaço.

Apesar de correrem com menos combustível do que Vettel, Jenson Button e Rubens Barrichello foram batidos pelo piloto da Red Bull.

Rubinho, em especial, não passou do sexto lugar no grid, atrás também do campeão Lewis Hamilton.

A pista do Bahrein, pelo visto, não agrada ao carro da Brawn.

Completando os dez primeiros no grid, Fernando Alonso, Felipe Massa, Nico Rosberg e Kimi Raikkonen são pilotos que devem lutar apenas pelas migalhas da zona de pontuação.

Os demais, a princípio, não têm maiores chances na corrida.

Mais uma vez, Nelsinho Piquet errou e teve um desempenho abaixo do esperado.

Foi o 15º e ficou muito longe de Alonso, para variar.

Pelo visto, infelizmente, Nelsinho não está aguentando a pressão.

Largada para o GP do Bahrein às 9h deste domingo.

O Blog havia apostado em Button, mas o palpite já parece ter ido para o espaço.

Trulli e Vettel, com Glock correndo por fora, são os nomes da vez.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

GP do Bahrein começa sem novidades

O primeiro dia de treinos no Bahrein não trouxe maiores novidades.

Na verdade, foi praticamente um repeteco dos atividades de sexta do GP da China, há uma semana.

Pela manhã, Hamilton levou sua McLaren à liderança, como havia acontecido em Xangai.

E as duas BMW surpreenderam, em segundo e terceiro.

À tarde, porém, o resultado foi bem diferente.

O "leão de treino" Rosberg terminou o dia como o mais rápido, seguido pela Renault de Alonso e pela Toyota de Trulli.

Na sequência vieram os dois pilotos da Red Bull, com Vettel à frente de Webber, e o líder do campeonato Button em sexto.

Rubinho, só em nono.

Hamilton, apenas o 11º.

E as BMW?

Depois do ótimo resultado pela manhã, Kubica e Heidfeld caíram para 17º e 20º, respectivamente.

Pronto, a ordem da temporada havia sido restabelecida.

Lá na frente, Brawn, Red Bull, Toyota e Williams são, nesta ordem, as principais favoritas.

E, agora, ganharam a companhia do bicampeão Alonso, que leva o carro da Renault acima dos limites para brigar nas primeiras posições.

Por outro lado, McLaren, BMW e Ferrari estão condenadas a lutar, no máximo, pelas migalhas da zona de pontuação.

O time de Maranello, em especial, mostrou que está pouquíssimo à vontade no Bahrein.

Massa terminou em 19º no combinado das duas sessões - o "Kers" em seu carro aparentemente não fez muita diferença.

E Raikkonen, pior ainda, ficou em último, sem ter utilizado o dispositivo eletrônico.

Com ou sem "Kers", a Ferrari está mal das pernas.

E Nelsinho Piquet?

Correndo no escuro, mais uma vez.

Foi apenas o 17º, e permanece muito longe de Alonso apesar de contar com o novo difusor da Renault...

Neste sábado, o treino de classificação para o GP do Bahrein está marcado para as 8h.

O Blog aposta suas fichas em Button, mas a briga pela pole será realmente apertada.

Basta ver a diferença do primeiro, Rosberg, ao último, Raikkonen, nos treinos desta sexta: apenas 1.331s.

As novas regras, contrariando as expectativas, deixaram a Fórmula 1 ainda mais equilibrada.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Palpitão do Grande Prêmio do Bahrein

A Brawn GP perdeu o duelo contra a Red Bull no GP da China, mas ainda é a equipe a ser batida na Fórmula 1.

Neste fim de semana, o time de Rubinho e Button chega ao Bahrein como o grande favorito à vitória.

Numa pista de longas retas e fortes freadas, ter um bom equilíbrio aerodinâmico é ainda mais importante.

E esse quesito é justamente o ponto forte da Brawn.

Uma vez mais, a aposta deste Blog vai para um dos pilotos da equipe.

Em plena forma, Button lidera o campeonato e parece mais à vontade no carro do que o companheiro Barrichello.

O brasileiro precisa mais urgentemente de bons resultados, mas isso não é garantia de que vai virar o jogo contra Button.

Meu palpite para a vitória vai para o inglês.

Mas, ao contrário do que aconteceu na Austrália e na Malásia, Button vai encontrar uma concorrência bem mais forte na disputa pelo lugar mais alto do pódio.

Depois de vencer na semana passada, Vettel viaja ao Bahrein disposto a mostrar que também pode ganhar em pista seca.

E a Toyota, que passou o mês de janeiro inteiro testando na pista do Oriente, entra forte na luta por pódio e pode sonhar até com algo a mais.

Na briga pelas demais posições da zona de pontuação, é de se esperar que Rosberg e a Williams somem mais uns pontinhos e que a Ferrari finalmente quebre o jejum de pontos neste ano.

Mas, apesar do ótimo desempenho no Bahrein, o time de Maranello não pode sonhar com grandes resultados.

Logo abaixo, o palpitão para o GP do Bahrein:

Vitória: Jenson Button
Pole Position: Jenson Button
Melhor volta: Sebastian Vettel
Grid aleatório (5º lugar): Mark Webber
Primeiro abandono: Kazuki Nakajima
Tempo da pole: 1:32.400
Zona de pontuação:
1. Jenson Button
2. Sebastian Vettel
3. Jarno Trulli
4. Rubens Barrichello
5. Nico Rosberg
6. Timo Glock
7. Mark Webber
8. Felipe Massa

O primeiro treino livre começa daqui a algumas horas, às 4h, com transmissão do Sportv. Mais tarde, a segunda sessão é às 8h.

Dessa vez, não há previsão de chuva para a corrida que será disputada no meio do deserto.

Mas, infelizmente, os metereologistas apontam que é possível que haja uma tempestade de areia, o que poderia até adiar a prova.

Tomara que não.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ainda é cedo para a Ferrari desistir do ano

Desistir da temporada ou tentar a recuperação ainda neste ano?

É esta a dúvida que martela a cabeça dos torcedores da Ferrari.

Para os dirigentes da escuderia, porém, a resposta é bem clara.

Com apenas três corridas transcorridas, é evidente que a equipe não vai abandonar o desenvolvimento do modelo F60 agora.

Abrir mão do ano significa se arrastar na metade de trás do grid até o fim da temporada, disputando posição com escuderias bem mais modestas como Toro Rosso e Force India.

E uma equipe da Ferrari não pode se dar a esse luxo, como ressaltou o heptacampeão Michael Schumacher.

Por questão de honra e tradição, o time de Maranello vai lutar para voltar às primeiras posições ainda na atual temporada.

Se a McLaren já está se recuperando, por que não acreditar que a Ferrari tem condições de fazer o mesmo?

A escuderia vermelha certamente perdeu a chance de brigar pelo título, mas ainda pode sonhar com vitórias dentro de alguns meses.

Já seria um resultado animador, e uma motivação a mais para a temporada de 2010.

O que a Ferrari não pode fazer é repetir o erro do ano passado, quando atrasou o desenvolvimento do novo carro e ficou atrasada em relação aos rivais neste campeonato.

Com o insucesso do F60, a equipe vai antecipar o projeto do modelo de 2010, mas também não vai mudar o cronograma de maneira tão radical.

Ferrari, sendo Ferrari, não pode ter o desempenho que Massa e Raikkonen apresentaram nas três primeiras provas do ano.

É preciso que a equipe se recupere já.

Se a Ferrari quiser desistir do campeonato mais tarde, até tudo bem.

Mas agora não.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sebastian Vettel já se credencia como candidato ao título

Quando o alemão Sebastian Vettel foi confirmado como titular da Red Bull em meados do ano passado, a equipe austríaca vinha em certa decadência enquanto a surpreendente Toro Rosso ia acumulando bons resultados.

Poucas semanas após o anúncio, Vettel venceu o GP da Itália e a inevitável pergunta veio à tona: teria o jovem piloto feito a escolha errada ao trocar a "filial" pela "matriz"?

Nessa altura, já se tornou claro que Vettel não cometeu nenhum deslize.

A Toro Rosso, de fato, construiu um carro muito rápido no ano passado. Mas o ingrediente que fazia a diferença era aquele que sentava entre o volante e o motor e atendia pelo nome de Sebastian Vettel.

Agora, na Red Bull, o alemão repete o que já havia conseguido na Toro Rosso: causar um impacto na equipe e promover um salto de performance grande e repentino.

Quantos pilotos, na Fórmula 1 atual, têm essa característica tão especial de mudar o desempenho de uma escuderia apenas com a sua presença?

São muito poucos, e Vettel já está entre eles.

Com a vitória no GP da China, o alemão já se credencia como candidato ao título deste ano.

A Red Bull ainda tem uma desvantagem para a Brawn GP, mas nada impede que a distância seja cortada.

Se a equipe de Vettel já vem andando tão bem sem o milagroso difusor, imagine então quando a peça for instalada no carro.

Além de bem nascido, o carro da Red Bull possui uma longa curva de desenvolvimento, ou seja, ainda pode melhorar bastante.

Se igualar a performance da Brawn, o palpite deste blogueiro é que Vettel, frente aos veteranos Button, Barrichello e Webber, vira o favorito na disputa pelo troféu de campeão.

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Pode ainda ser cedo para dizer, mas Vettel já começa a se tornar centro de uma briga que promete explodir no fim de 2010, quando acaba o seu contrato com a Red Bull.

Não é segredo nenhum que o alemão é desejado por Ferrari e BMW.

E, agora, a McLaren - através da Mercedes - também admite que sonha contar com a presença de Vettel.

Para onde iria o alemão? Não dá para saber nessa altura.

Até porque também existiria a possibilidade de Vettel permanecer na própria Red Bull.

Principalmente se, nos próximos dois anos, ele se sagrar campeão com a equipe das bebidas energéticas.

Impossível? Nem tanto.

Ninguém ousaria apostar num título para a Red Bull com Mark Webber e David Coulthard ao volante.

Mas, com Vettel, a história é diferente...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Barrichello e Nelsinho arriscados de demissão?

À exceção de Felipe Massa, todos os outros brasileiros envolvidos com a Fórmula 1 frequentaram o noticiário desta segunda-feira.

Até Lucas di Grassi, que andava meio esquecido meio ultimamente, voltou a ser citado.

Segundo a agência SID, Rubens Barrichello corre risco de ser dispensado pela Brawn GP porque não consegue acompanhar o ritmo de Jenson Button. E seu substituto seria Bruno Senna, que recusou um contrato para correr o Campeonato Alemão de Turismo para ficar mais perto da F-1.

Após três corridas, é realmente fato que Barrichello está tendo dificuldades para igualar as performances do companheiro Button.

Mesmo assim, é muito difícil acreditar numa demissão de Rubinho nessa altura da temporada.

O veterano não foi brilhante, mas também não teve um desempenho ruim. Não a ponto de motivar Ross Brawn a querer uma troca.

Na Brawn GP, por enquanto, Bruno Senna não tem muitas chances.

Dizem que o brasileiro também poderia conseguir uma oportunidade na Toro Rosso, onde o posto de Sebastien Bourdais estaria ameaçado, mas essa possibilidade também é remota.

O piloto francês, assim como Rubinho, não está tão mal assim. A Toro Rosso, até agora, não emitiu qualquer sinal de que pretende mandar Bourdais embora.

De todos os boatos que circulam pela Fórmula 1 atualmente, o mais concreto é aquele que coloca o emprego de Nelsinho Piquet em risco.

Segundo os jornais espanhóis As e Marca, o brasileiro tem uma cláusula de desempenho com a Renault que estipula o número de pontos que ele deve alcançar nas primeiras cinco provas do ano para ter a vaga de titular assegurada até o fim do campeonato.

Como Nelsinho está indo muito mal, a Renault ficaria livre para substituí-lo depois do GP da Espanha, quinta etapa da temporada.

Levando em consideração o desprezo de Flavio Briatore com suas performances e o pouco apoio que vem recebendo da Renault, Nelsinho tem motivos para ficar realmente preocupado.

No caso de uma demissão, algo que está longe de ser improvável, há quatro candidatos a substituir Nelsinho.

Senna e o japonês Takuma Sato são considerados os mais fortes. Correm por fora o francês Romain Grosjean e outro brasileiro, Lucas di Grassi.

Nenhum deles é favorito, todos têm alguma chance.

Mas, primeiro, Nelsinho precisaria perder o emprego.

Será que ele vai conseguir se recuperar?

O tempo e a paciência de Briatore já estão se esgotando.

domingo, 19 de abril de 2009

Análise do Grande Prêmio - China/Xangai (19/04/2009)

Leia também: Vitória esplêndida de Sebastian Vettel no GP da China

Análise dos pilotos:

Sebastian Vettel. Absolutamente perfeito. Nota 10
Mark Webber. Não fosse Vettel seu companheiro, teria tido seu dia de glória. Nota 8
Jenson Button. Percebeu a superioridade da Red Bull e se estabeleceu em terceiro. Nota 7
Rubens Barrichello. Prejudicado por problema de freios, fez prova burocrática. Nota 5
Heikki Kovalainen. Manteve o carro na pista e mostrou que sabe ser eficiente. Nota 8
Lewis Hamilton. É excelente na chuva, mas dessa vez errou um pouco demais. Nota 7
Timo Glock. Valente, teve todo tipo de problemas, mas jamais desistiu. Nota 7
Sebastien Buemi. Já provou que merece um lugar na Fórmula 1. Nota 8
Fernando Alonso. Ótima classificação, estragada por uma tática desastrosa. Nota 7
Kimi Raikkonen. Pouco combativo, ficou preso no tráfego e não marcou pontos. Nota 5
Sebastien Bourdais. Está levando um vareio do companheiro Buemi. Errou muito. Nota 4
Nick Heidfeld. Muito apagado, quase não foi notado na pista. Nota 4
Robert Kubica. Vive a pior fase da sua carreira na Fórmula 1. Nota 3
Giancarlo Fisichella. Batido facilmente por Sutil na briga interna da Force India. Nota 4
Nico Rosberg. Arriscou com pneus intermediários e se deu mal. Nota 4
Nelsinho Piquet. Uma corrida horrorosa. Está ainda pior do que no ano passado. Nota 1
Adrian Sutil. Estava perto de um excelente sexto, mas bateu no fim. Coitado. Nota 8
Kazuki Nakajima. Não justifica ser titular de uma equipe de Fórmula 1. Nota 2
Felipe Massa. Teria sido quinto colocado, no mínimo. Merece melhor sorte. Nota 7
Jarno Trulli. Quando bate água no capacete, o italiano fica para trás. Nota 3

Análise das equipes:

Brawn. Perdeu para a Red Bull, mas ainda não há motivo para desespero. ****
Red Bull. Um fim de semana dos sonhos. Não poderia ter sido melhor. *****
Toyota. Só os japoneses e a Force India seguem sem vitórias na F-1. ***
McLaren. Já está reagindo mais rápido do que a Ferrari. ****
BMW. Performance fraca e desanimadora. *
Renault. Mais um fim de semana para esquecer. **
Toro Rosso. Ao contrário das previsões, vai se afastando da lanterna. ****
Williams. Precisa começar a aproveitar o potencial do carro. **
Ferrari. Um início de ano tenebroso. *
Force India. Ficou no quase, de novo. Já merece marcar o sonhado pontinho. ***

Análise da corrida:

O GP da China foi agitado como qualquer corrida com chuva, mas teve poucas disputas entre os primeiros colocados. Apesar disso, a prova teve uma boa dose de saídas de pistas, ultrapassagens e acidentes.
Nível da corrida: Boa

Análise do campeonato

A Brawn GP já tem uma rival na briga pelo título. Embora ainda pareça estar um pouco atrás da equipe-sensação, a Red Bull provou que o campeonato deste ano não será um simples passeio de Jenson Button e Rubens Barrichello.
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos palpites:

Vitória: Rubens Barrichello. O vencedor foi Sebastian Vettel
Pole: Rubens Barrichello. O pole position foi Sebastian Vettel.
Melhor volta: Jenson Button. A melhor volta foi de Rubens Barrichello
Tempo da pole: 1:36.250. O tempo da pole foi 1:36.184
Primeiro abandono: Sebastian Vettel. O primeiro abandono foi de Jarno Trulli
Zona de pontuação:
1. Rubens Barrichello (Sebastian Vettel)
2. Jenson Button (Mark Webber)
3. Nico Rosberg (Jenson Button)
4. Jarno Trulli (Rubens Barrichello)
5. Kimi Raikkonen (Heikki Kovalainen)
6. Timo Glock (Lewis Hamilton)
7. Felipe Massa (Timo Glock)
8. Heikki Kovalainen (Sebastien Buemi)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Rubens Barrichello (segundo)
Malásia - Vencedor: Jenson Button. Palpite: Jenson Button (PRIMEIRO)
China - Vencedor: Sebastian Vettel. Palpite: Rubens Barrichello (terceiro)

De bom, mesmo, apenas o palpite sobre o tempo da pole position - errei por menos de um décimo! No resto, entretanto, meu desempenho foi bem fraco. Passei perto de acertar as posições de Button e Glock, mas quase todas as apostas foram tiros n'água.
Nível dos palpites: Ruim
Placar da temporada: Um acerto em três possíveis

Por hoje, é só. Até a próxima!

Vitória esplêndida de Sebastian Vettel no GP da China

A Red Bull provou neste domingo que a Brawn GP já tem uma rival à altura.

Com estilo, a equipe das bebidas energéticas quebrou o tabu de vitórias com uma dobradinha.

Em primeiro, um Sebastian Vettel perfeito, talvez o único piloto de todo o pelotão que não cometeu um errinho sequer em toda a corrida.

O alemão não tinha marcado pontos nas duas primeiras provas da temporada, mas já pula para terceiro no campeonato com os 10 que somou em Xangai.

Sim, o jovenzinho de 21 anos já se credencia como um potencial candidato ao título, embora o favoritismo ainda fique mais com Jenson Button e Rubens Barrichello.

Apesar de alguns deslizes, o australiano Mark Webber completou a dobradinha da Red Bull com uma atuação muito consistente.

Se não tivesse Vettel como companheiro, Webber talvez tivesse quebrado a escrita de jamais ter vencido na Fórmula 1. Ao menos, o GP da China mostrou que a sonhada vitória não está tão longe assim para o australiano.

Batida claramente pela Red Bull, a Brawn GP não tem motivos para entrar em desespero.

Na chuva, os carros de Button e Barrichello não pareciam bem acertados e os dois pilotos foram ficando para trás. Ainda assim, salvaram um terceiro e um quarto, respectivamente.

Mais uma vez, Button superou o companheiro, mas a diferença entre os dois é de apenas seis pontos.

Rubinho teve problemas de freios na primeira metade da prova. Mais tarde, marcou a melhor volta e provou que, não fosse isso, certamente teria chegado à frente de Button.

O fato, porém, é que o inglês conquistou um melhor resultado de novo. Barrichello, se quiser o título, não pode continuar perdendo a batalha.

Depois da tempestade que enfrentou nas últimas semanas, a McLaren mostrou um poder de reação que a rival Ferrari ainda não conseguiu mostrar.

Heikki Kovalainen, que não havia completado uma volta nas duas primeiras corridas, fez uma prova segura e somou quatro valiosos pontos.

E Lewis Hamilton, apesar dos erros em demasia, terminou em sexto.

O inglês é extremamente veloz na chuva, mas precisa de mais cautela quando as condições da pista forem muito ruins.

Completaram a zona de pontução o valente Timo Glock - um piloto que enfrentou todo tipo de problemas e jamais desistiu, somando dois pontos - e o promissor Sebastien Buemi, que fez uma corrida de gente grande e terminou num ótimo oitavo lugar.

Outro que também merece destaque é o alemão Adrian Sutil, da modesta Force India.

Embora tenha batido a seis voltas do fim por aquaplanagem, Sutil andou sempre no mesmo ritmo dos adversários com carros mais fortes e merecia melhor sorte.

Por outro lado, a lista dos que não se entenderam com a chuva é enorme.

Começa com os pilotos de Williams e BMW - todos os quatro, sem exceção, abusaram dos erros e saídas de pistas.

Continua com o veterano Jarno Trulli, que definitivamente não anda muito bem quando cai água no capacete.

E termina com o brasileiro Nelsinho Piquet, cuja performance horrorosa dá fôlego à ameaça cada vez mais concreta de demissão.

Na Ferrari, mais um dia de pouca sorte.

Kimi Raikkonen errou a estratégia e terminou somente em 10º, longe da zona de pontução.

E Felipe Massa, que tinha tudo para conseguir pelo menos um quinto lugar, teve um problema elétrico e abandonou.

O início de temporada do time de Maranello é tenebroso. Simplesmente, não poderia ter sido pior.

Já na semana que vem, o GP do Bahrein é a quarta etapa da temporada 2009.

Numa pista recheada de longas retas e freadas fortes, o favoritismo mais uma vez é da Brawn GP, cujo carro tende a se adaptar bem às características do circuito bahrenita.

Entretanto, a aerodinâmica refinada da Red Bull também pode fazer a diferença.

O certo é que a Brawn não vai passear no Bahrein.

Quem previa uma temporada de intenso domínio de Button e Rubinho já viu que as coisas não serão bem assim.